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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[Script] Prioridade de teclas
2 participantes
Página 1 de 1
[Script] Prioridade de teclas
É um script para priorizar a última das teclas pressionadas, ideal para movimentos não diagonais em jogos do tipo top-view.
Você pode usá-lo de duas maneiras:
1- script(tecla_Esquerda, tecla_Cima, tecla_Direita, tecla_Baixo, velocidade)
Verifica se a última das teclas é uma das 4, e então se move na direção certa com a velocidade tal. Retorna 0 só por retornar mesmo.
Você pode usar assim: script(0, 0, 0, 0, velocidade), se o jogo usar as direcionais no movimento.
2- script(tecla_1, tecla_2)
Apenas retorna qual das teclas foi pressionada por último.
Você pode usá-lo de duas maneiras:
1- script(tecla_Esquerda, tecla_Cima, tecla_Direita, tecla_Baixo, velocidade)
Verifica se a última das teclas é uma das 4, e então se move na direção certa com a velocidade tal. Retorna 0 só por retornar mesmo.
Você pode usar assim: script(0, 0, 0, 0, velocidade), se o jogo usar as direcionais no movimento.
2- script(tecla_1, tecla_2)
Apenas retorna qual das teclas foi pressionada por último.
- Código:
// Aceita script(tecla_Esquerda, tecla_Cima, tecla_Direita, tecla_Baixo, velocidade), movendo o objeto.
// Aceita script(tecla_1, tecla_2), retornando a última das 2 teclas que estão sendo pressionadas.
if (argument2 == 0)
{
if (!argument0) argument0=vk_left;
if (!argument1) argument1=vk_up;
if (!argument2) argument2=vk_right;
if (!argument3) argument3=vk_down;
teclas = keyboard_check(argument2)+keyboard_check(argument0)*4+keyboard_check(argument1)*2+keyboard_check(argument3)*8;
}
else
{
if (keyboard_check(argument0) && keyboard_check(argument1))
if (keyboard_lastkey==argument0)
return argument0;
else
if (keyboard_lastkey==argument1)
return argument1;
else
return 0;
}
direita = (teclas==1 or (keyboard_check(argument2) && keyboard_lastkey==argument2));
esquerda = (teclas==4 or (keyboard_check(argument0) && keyboard_lastkey=argument0));
cima = (teclas==2 or (keyboard_check(argument1) && keyboard_lastkey==argument1));
baixo = (teclas==8 or (keyboard_check(argument3) && keyboard_lastkey==argument3));
hspeed = (direita-esquerda)*argument4;
vspeed = (baixo-cima)*argument4;
return 0;
- Código:
teclas = keyboard_check(argument2)+keyboard_check(argument0)*4+keyboard_check(argument1)*2+keyboard_check(argument3)*8;
Última edição por PedroX em Seg 21 Out 2013, 20:55, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção do código)
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: [Script] Prioridade de teclas
Lol, cara, qué isso. Agradeça ao criador do sistema numérico binário kk
Muito legal vc desenvolver um script sobre isso. É um sistema interessante pois melhora a jogabilidade já que faz as teclas responderem melhor.
Tenho duas observações:
tu esqueceu de substituir os "tc_soma"s depois do or;
ali em "cima =" não deveria ser
"(teclas==3 or teclas==6)"
ao invés de
"(teclas==3 or teclas==9)"?
Valeu ;D
Muito legal vc desenvolver um script sobre isso. É um sistema interessante pois melhora a jogabilidade já que faz as teclas responderem melhor.
Tenho duas observações:
tu esqueceu de substituir os "tc_soma"s depois do or;
ali em "cima =" não deveria ser
"(teclas==3 or teclas==6)"
ao invés de
"(teclas==3 or teclas==9)"?
Valeu ;D
VerdiMare- Data de inscrição : 21/02/2009
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Re: [Script] Prioridade de teclas
Corrigi a primeira. Em vez de fazer isso na segunda fiz uma modificação.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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