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Que tal criar um jogo em outra linguagem?

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Que tal criar um jogo em outra linguagem? Empty Que tal criar um jogo em outra linguagem?

Mensagem por rafael3do Sex 11 Out 2013, 22:10

Olá pessoas eu queria saber de vocês o que vocês acham de outra engines e programas para criar jogos pois estou com intuito de migrar para o XNA pelo fato de ser uma linguagem orientada a objeto (C#) .
Vocês pensam em migrar futuramente ?
Trabalhar com outras engines?
Ou algo mais profissional?
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Mensagem por mZIl Sex 11 Out 2013, 22:32

Mas GML também é orientada a objetos :p Pode ser algo muito mais natural no GM, mas é.

Eu fui obrigado a migrar para outra engine, eu não tenho acessibilidade para comprar o GM (Principalmente pelo preço) então como eu já sabia programar um pouco em Lua (Graças ao ComputerCraft rs) eu simplesmente migrei para a Love2D (Que é uma engine em lua).

Lua não é uma OOP, mas tem como você programar o seu próprio sistema nela mesma(Tipo, você não precisa fazer uma magia negra e editar a própria linguagem, existem algumas ferramentas na linguagem em si que se você juntar irá funcionar exatamente como um sistema OO). Eu fiquei muito feliz quando consegui fazer o meu sistema de instancias (Foi tipo um pequeno passo para o mundo mas um grande passo para mim #referenciaHorrivel hhhehehe).

Eu já tentei usar JAVA, mas eu acho que tem muita frescura (Por favor não me matem D: ), tipo colocar ';' no final de todos os statements e ter que dizer o tipo de variável e tudo mais D: (Eu acho muito ruim ter que lidar com isso, não é para mim.)

Eu diria que o melhor é ir tentando coisas novas, você vai limitar seu conhecimento se ficar sempre na mesma coisa, não é? Poucos programadores ficam em uma linguagem apenas, o bom é variar rs.
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Mensagem por PedroX Sex 11 Out 2013, 23:16

Outro dia, conversando com uns colegas do fórum, fiz uma lista das mais populares ferramentas atuais para criar jogos. Já usei as 8 primeiras, e, destas, diria que a melhor delas é o Game Maker (não importando se é o Studio ou não) e também C++ com SFML. Mas isso é na minha opinião e para meus objetivos.

Game Maker Studio ¹
Game Maker 8.1 ¹
C# ²
Love2D ¹
C++ com SFML ²
Javascript (Canvas do HTML5) ²
Tululoo Game Maker ³
Enigma ³
Unity ¹
Construct 2 ¹|³
Stencyl ¹
Blender ¹
XNA ²
C com Allegro ²
Java ²

¹ Ferramentas relativamente mais simples.
² Requerem um pouco mais, pois são linguagens e precisam de várias adaptações em cada projeto.
³ Pouco conhecidos (exceto o Construct 2) e são semelhantes ao Game Maker.

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Mensagem por ruanzera Dom 13 Out 2013, 09:29

eu só sei jogo de corrida no blender ¬¬'
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Mensagem por Davichococat Dom 13 Out 2013, 19:12

Hmm, assunto interessante, discussão legal. Vou contribuir com minha historinha(e já me desculpo pelo tamanho do post).

Eu mesmo já larguei o Game Maker(tanto que não faço um post há muito tempo). É claro que na indústria de jogos, nunca é bom reinventar a roda, e é claro que usar engines e DLLs cada vez mais específicas ao seu problema irão diminuir o tempo e aumentar a eficiência.
Mas pouco a pouco, eu fui dominando o Game Maker e ganhando cada vez mais interesse em linguagens mais complicadas.

Eu não me arrependo de ter usado o Game Maker. Eu comecei sem nenhuma experiência em programação, apenas conhecendo uns truques legais em HTML(que aliás, nem é linguagem de programação). A GML foi minha primeira tentativa, e foi o que realmente me introduziu à programação.

Eu recomendo a todos que saiam de sua zona de conforto. Tentem aprender algo um pouco mais complicado, tipo C++, C# ou Java. Não tou dizendo que o Game Maker é uma engine ruim, só tou dizendo pra ninguém ficar estagnado, é sempre bom desenvolver seu conhecimento em programação. Não deixe a facilidade de se resolver o seu problema com soluções prontas tirar seu interesse em aprender.

Concluindo: usar Game Maker, Construct, Unity, sempre vale. O que não vale é ficar parado.


@PedroX:
Javascript com HTML5 é bem legal. <canvas> foi um presente dos deuses. Mas ainda acho que a tecnologia tem que desenvolver muito pra competir com as grandes opções de hoje, mesmo com WebGL e tal, mas já faz um bom progresso. Você conhece o jogo "Runescape"? É um MMORPG muito famoso, e parece que a versão nova(3) é em HTML5. Eu fiquei muito empolgado quando ouvi isso.

C++:
Hmm. Interessante um programador C++ aqui no fórum(estou assumindo que você seja). Eu já usei o SFML, mas fiquei com o SDL: A portabilidade pra outras plataformas e simplesmente ser uma biblioteca mais antiga me atraiu quando eu queria comecei a programar com gráficos em C++. Ou foi simplesmente a falta de projetos na biblioteca que me afastou. Hoje eu ainda uso SDL, apesar de ser focado mais em gráficos, não é problema, pois há uma DLL feita pela comunidade pra tudo que você imaginar: multiplayer, sons, texto, threads, tudo. Mas tou mergulhando em níveis menores de abstração: é complicado, é pouco eficiente, mas ensina muito.

Atualmente, tou aprendendo WinAPI e OpenGL. Já ouviu falar de um dos dois, ou já tentou usar? É um código mais complicado, mas é o nível mais alto de abstração que eu pretendo  chegar. Construir sua própria engine em cima do API do Windows e o OpenGL tem um grande valor de aprendizado.

Eu me interessei muito pelo Unity, mas é pago... Quer dizer, claro que tem a versão "de grátis", mas é limitada, e $1500 pela profissional é bem caro.
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Mensagem por PedroX Dom 13 Out 2013, 19:20

Já usei SDL e considero a SFML melhor. Pelo menos atualmente está muito boa. Recentemente adicionaram suporte a iOS e Android. Isso ainda não testei.

É possível usar um pouco de OpenGL em SFML. Mas ainda não tentei. Já WinApi só consegui usar bem através do C#, que considero uma ótima linguagem (Windows).

Recomendo que os interessados em projetar jogos mobile foquem em C++ ou Java ou HTML5.

Já, para quem gosta de Windows, pode ser bom usar C# ou C++ (também Java).

E, para quem gosta de Linux, talvez C++ seja uma das melhores opções.

Usar engines como GM e Construct é bem útil. Só que aprender linguagens de programação aumenta as chances de arrumar um bom emprego na área.

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