GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


[Ajuda] Movimento de arremesso

3 participantes

Ir para baixo

[Ajuda] Movimento de arremesso Empty [Ajuda] Movimento de arremesso

Mensagem por willyruduit Qua 09 Out 2013, 08:34

Gostaria de fazer um sistema de arremesso parecido com o angry birds, mas não para acertar algo e sim ver aonde o objeto vai parar.
Ex: faço dez quadrados a frente do obj que vai arremessar dai vejo em qual deles ele parou em cima.
Olhei o exemplo do gm mas não entendo o código deles.
willyruduit
willyruduit

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B-B-B-A-A
Data de inscrição : 02/08/2013
Reputação : 33
Número de Mensagens : 306
Prêmios : [Ajuda] Movimento de arremesso Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda] Movimento de arremesso Empty Re: [Ajuda] Movimento de arremesso

Mensagem por PedroX Qua 09 Out 2013, 13:35

Supondo que você já definiu a speed e a direction, você pode tentar algo assim:

Código:
var voltarx, voltary, tempo_subida;
voltarx = x;
voltary = y;
tempo_subida = (vspeed / gravity); //calcula o tempo de subida

repeat(tempo_subida*2 + 10) // 10 serve para considerar a diferença de altura do canhão ao chão
{
// Faz o movimento
x += hspeed;
y += vspeed;
if (place_meeting(x, y, objCHAO)) break;
}
//Grava os valores
XFINAL = x;
YFINAL = y;

//Retorna à posição original
x = voltarx;
y = voltary;
O que você quer é XFINAL e YFINAL.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : [Ajuda] Movimento de arremesso Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda] Movimento de arremesso Empty Re: [Ajuda] Movimento de arremesso

Mensagem por fredcobain Qua 09 Out 2013, 14:04

Também tem um tutorial oficial da Yoyogames de "angry birds", se não me engano é o Angry Cats. Faz uso das funções de física e tudo mais. Vc baixa pelo próprio gm studio.
fredcobain
fredcobain

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 14/04/2011
Reputação : 163
Número de Mensagens : 692
Prêmios : [Ajuda] Movimento de arremesso Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 3 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda] Movimento de arremesso Empty Re: [Ajuda] Movimento de arremesso

Mensagem por willyruduit Qua 09 Out 2013, 20:27

PedroX

É assim o tipo que quero depende de quanto o jogador puxar mais longe será o arremesso
tem que ser tipo o angry birds, segura o botão do mouse e puxa com o mouse para traz, solta dai ele atira.

Spoiler:

fredcobain

Já olhei o exemplo mas não entendi pois eles usam script dai me enrasco cyclops 



willyruduit
willyruduit

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B-B-B-A-A
Data de inscrição : 02/08/2013
Reputação : 33
Número de Mensagens : 306
Prêmios : [Ajuda] Movimento de arremesso Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda] Movimento de arremesso Empty Re: [Ajuda] Movimento de arremesso

Mensagem por PedroX Qua 09 Out 2013, 21:15

O código que passei deve ser colocado depois do código que escolhe a velocidade e a direção.

Ou seja, no lançador, no evento Global Mouse Left Released:
Código:
with(objBala)
{
direction = other.d;
speed = other.s;
}
E no evento Global Mouse Left Button:
Código:
d = point_direction(mouse_x, mouse_y, x, y);
s = point_distance(mouse_x, mouse_y, x, y);
with(objBala)
{
var voltarx, voltary, tempo_subida;
voltarx = x;
voltary = y;
tempo_subida = (lengthdir_y(other.s, other.d) / gravity); //calcula o tempo de subida

repeat(tempo_subida*2 + 10)
{
// Faz o movimento
x += lengthdir_x(other.s, other.d);
y += lengthdir_y(other.s, other.d);
if (place_meeting(x, y, objCHAO)) break;
}
//Grava os valores
XFINAL = x;
YFINAL = y;

//Retorna à posição original
x = voltarx;
y = voltary;
}
Claro que você precisa limitar o valor.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : [Ajuda] Movimento de arremesso Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda] Movimento de arremesso Empty Re: [Ajuda] Movimento de arremesso

Mensagem por willyruduit Qua 09 Out 2013, 21:46

Vou tentar depois posto a resposta flw

edit:

deu esse erro

Spoiler:

se coloco gravidade a pedra cai se coloco=0 da esse erro
tem como fazer um engine para eu analisar melhor?
willyruduit
willyruduit

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B-B-B-A-A
Data de inscrição : 02/08/2013
Reputação : 33
Número de Mensagens : 306
Prêmios : [Ajuda] Movimento de arremesso Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda] Movimento de arremesso Empty Re: [Ajuda] Movimento de arremesso

Mensagem por PedroX Qui 10 Out 2013, 11:50

Coloque gravity=valor somente quando atirar. No código, troque gravity pelo mesmo valor que vai usar depois.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : [Ajuda] Movimento de arremesso Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda] Movimento de arremesso Empty Re: [Ajuda] Movimento de arremesso

Mensagem por willyruduit Qui 10 Out 2013, 14:54

Cara acho que não é o que quero pois a vista é de cima então não preciso de gravidade eu acho!
Cada quadrado será um objeto o jogador clica e segura o botão do mouse puxa para traz e direciona para o quadrado desejado a pedra é lançada de acordo com a força e direção dai vejo em que objeto ele acertou.
É tipo o sistema do angry para lançar só que topview.
willyruduit
willyruduit

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B-B-B-A-A
Data de inscrição : 02/08/2013
Reputação : 33
Número de Mensagens : 306
Prêmios : [Ajuda] Movimento de arremesso Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda] Movimento de arremesso Empty Re: [Ajuda] Movimento de arremesso

Mensagem por PedroX Qui 10 Out 2013, 15:52

Então o código é um pouco diferente.

No lançador, no evento Global Mouse Left Released:
Código:
with(objBala)
{
direction = point_direction(mouse_x, mouse_y, x, y);
speed = min(point_distance(mouse_x, mouse_y, x, y), 50);
friction = 0.04;
}
E no evento Global Mouse Left Button:
Código:
var d, s, f;
d = point_direction(mouse_x, mouse_y, x, y);
s = min(point_distance(mouse_x, mouse_y, x, y), 50); // 50 é o limite de velocidade
f = 0.04;

with(objBala)
{
var voltarx, voltary, distMax;
voltarx = x;
voltary = y;
distMax = s/(2*f);
repeat(distMax)
{
x += lengthdir_x(s, d);
y += lengthdir_y(s, d);
s -= f;
if (place_meeting(x, y, objCHAO)) break;
}
//Grava os valores
XFINAL = x;
YFINAL = y;

//Retorna à posição original
x = voltarx;
y = voltary;
}
Não muda o conceito geral. Calculamos a distância através do atrito e da velocidade inicial e da direção.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : [Ajuda] Movimento de arremesso Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda] Movimento de arremesso Empty Re: [Ajuda] Movimento de arremesso

Mensagem por willyruduit Qui 10 Out 2013, 20:14

Funcionou Happy 

mas pq tem esse código:

Spoiler:

se não tem chão confused 

tem como ele não ir tão longe tipo eu puxar mais para traz e ele ir menos pq mal puxo e ele se some.
willyruduit
willyruduit

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B-B-B-A-A
Data de inscrição : 02/08/2013
Reputação : 33
Número de Mensagens : 306
Prêmios : [Ajuda] Movimento de arremesso Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda] Movimento de arremesso Empty Re: [Ajuda] Movimento de arremesso

Mensagem por PedroX Sex 11 Out 2013, 11:44

Troque objCHAO pelo parent dos objetos que podem colidir com o player, assim ele detecta uma possível colisão.

Basta diminuir o 50, ou seja, coloque uns 20 ou qualquer valor que fique bom.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : [Ajuda] Movimento de arremesso Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda] Movimento de arremesso Empty Re: [Ajuda] Movimento de arremesso

Mensagem por willyruduit Dom 13 Out 2013, 19:35

"Troque objCHAO pelo parent dos objetos que podem colidir com o player, assim ele detecta uma possível colisão."

como assim parent?

eu poderia fazer tipo:
se colidir com objeto_bloco_1 e hspeed=0{bloco_1}
se colidir com objeto_bloco_2 e hspeed=0{bloco_2}

na teoria ou teria um jeito mais fácil de checar?
willyruduit
willyruduit

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B-B-B-A-A
Data de inscrição : 02/08/2013
Reputação : 33
Número de Mensagens : 306
Prêmios : [Ajuda] Movimento de arremesso Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda] Movimento de arremesso Empty Re: [Ajuda] Movimento de arremesso

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos