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[Ajuda] Movimento de arremesso
3 participantes
Página 1 de 1
[Ajuda] Movimento de arremesso
Gostaria de fazer um sistema de arremesso parecido com o angry birds, mas não para acertar algo e sim ver aonde o objeto vai parar.
Ex: faço dez quadrados a frente do obj que vai arremessar dai vejo em qual deles ele parou em cima.
Olhei o exemplo do gm mas não entendo o código deles.
Ex: faço dez quadrados a frente do obj que vai arremessar dai vejo em qual deles ele parou em cima.
Olhei o exemplo do gm mas não entendo o código deles.
willyruduit- Games Ranking :
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Re: [Ajuda] Movimento de arremesso
Supondo que você já definiu a speed e a direction, você pode tentar algo assim:
- Código:
var voltarx, voltary, tempo_subida;
voltarx = x;
voltary = y;
tempo_subida = (vspeed / gravity); //calcula o tempo de subida
repeat(tempo_subida*2 + 10) // 10 serve para considerar a diferença de altura do canhão ao chão
{
// Faz o movimento
x += hspeed;
y += vspeed;
if (place_meeting(x, y, objCHAO)) break;
}
//Grava os valores
XFINAL = x;
YFINAL = y;
//Retorna à posição original
x = voltarx;
y = voltary;
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: [Ajuda] Movimento de arremesso
Também tem um tutorial oficial da Yoyogames de "angry birds", se não me engano é o Angry Cats. Faz uso das funções de física e tudo mais. Vc baixa pelo próprio gm studio.
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Re: [Ajuda] Movimento de arremesso
PedroX
É assim o tipo que quero depende de quanto o jogador puxar mais longe será o arremesso
tem que ser tipo o angry birds, segura o botão do mouse e puxa com o mouse para traz, solta dai ele atira.
fredcobain
Já olhei o exemplo mas não entendi pois eles usam script dai me enrasco
É assim o tipo que quero depende de quanto o jogador puxar mais longe será o arremesso
tem que ser tipo o angry birds, segura o botão do mouse e puxa com o mouse para traz, solta dai ele atira.
- Spoiler:
fredcobain
Já olhei o exemplo mas não entendi pois eles usam script dai me enrasco
willyruduit- Games Ranking :
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Re: [Ajuda] Movimento de arremesso
O código que passei deve ser colocado depois do código que escolhe a velocidade e a direção.
Ou seja, no lançador, no evento Global Mouse Left Released:
Ou seja, no lançador, no evento Global Mouse Left Released:
- Código:
with(objBala)
{
direction = other.d;
speed = other.s;
}
- Código:
d = point_direction(mouse_x, mouse_y, x, y);
s = point_distance(mouse_x, mouse_y, x, y);
with(objBala)
{
var voltarx, voltary, tempo_subida;
voltarx = x;
voltary = y;
tempo_subida = (lengthdir_y(other.s, other.d) / gravity); //calcula o tempo de subida
repeat(tempo_subida*2 + 10)
{
// Faz o movimento
x += lengthdir_x(other.s, other.d);
y += lengthdir_y(other.s, other.d);
if (place_meeting(x, y, objCHAO)) break;
}
//Grava os valores
XFINAL = x;
YFINAL = y;
//Retorna à posição original
x = voltarx;
y = voltary;
}
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Re: [Ajuda] Movimento de arremesso
Vou tentar depois posto a resposta
edit:
deu esse erro
se coloco gravidade a pedra cai se coloco=0 da esse erro
tem como fazer um engine para eu analisar melhor?
edit:
deu esse erro
- Spoiler:
- FATAL ERROR in
action number 1
of Mouse Event for Glob Left Pressed
for object obj_l:
DoDiv :: Divide by zero
at gml_Object_obj_l_Mouse_53 (line - tempo_subida = (lengthdir_y(other.s, other.d) / gravity); //calcula o tempo de subida
se coloco gravidade a pedra cai se coloco=0 da esse erro
tem como fazer um engine para eu analisar melhor?
willyruduit- Games Ranking :
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Re: [Ajuda] Movimento de arremesso
Coloque gravity=valor somente quando atirar. No código, troque gravity pelo mesmo valor que vai usar depois.
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Re: [Ajuda] Movimento de arremesso
Cara acho que não é o que quero pois a vista é de cima então não preciso de gravidade eu acho!
Cada quadrado será um objeto o jogador clica e segura o botão do mouse puxa para traz e direciona para o quadrado desejado a pedra é lançada de acordo com a força e direção dai vejo em que objeto ele acertou.
É tipo o sistema do angry para lançar só que topview.
Cada quadrado será um objeto o jogador clica e segura o botão do mouse puxa para traz e direciona para o quadrado desejado a pedra é lançada de acordo com a força e direção dai vejo em que objeto ele acertou.
É tipo o sistema do angry para lançar só que topview.
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Re: [Ajuda] Movimento de arremesso
Então o código é um pouco diferente.
No lançador, no evento Global Mouse Left Released:
No lançador, no evento Global Mouse Left Released:
- Código:
with(objBala)
{
direction = point_direction(mouse_x, mouse_y, x, y);
speed = min(point_distance(mouse_x, mouse_y, x, y), 50);
friction = 0.04;
}
- Código:
var d, s, f;
d = point_direction(mouse_x, mouse_y, x, y);
s = min(point_distance(mouse_x, mouse_y, x, y), 50); // 50 é o limite de velocidade
f = 0.04;
with(objBala)
{
var voltarx, voltary, distMax;
voltarx = x;
voltary = y;
distMax = s/(2*f);
repeat(distMax)
{
x += lengthdir_x(s, d);
y += lengthdir_y(s, d);
s -= f;
if (place_meeting(x, y, objCHAO)) break;
}
//Grava os valores
XFINAL = x;
YFINAL = y;
//Retorna à posição original
x = voltarx;
y = voltary;
}
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Re: [Ajuda] Movimento de arremesso
Funcionou
mas pq tem esse código:
se não tem chão
tem como ele não ir tão longe tipo eu puxar mais para traz e ele ir menos pq mal puxo e ele se some.
mas pq tem esse código:
- Spoiler:
- Código:
if (place_meeting(x, y, objCHAO)) break;
se não tem chão
tem como ele não ir tão longe tipo eu puxar mais para traz e ele ir menos pq mal puxo e ele se some.
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Re: [Ajuda] Movimento de arremesso
Troque objCHAO pelo parent dos objetos que podem colidir com o player, assim ele detecta uma possível colisão.
Basta diminuir o 50, ou seja, coloque uns 20 ou qualquer valor que fique bom.
Basta diminuir o 50, ou seja, coloque uns 20 ou qualquer valor que fique bom.
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Re: [Ajuda] Movimento de arremesso
"Troque objCHAO pelo parent dos objetos que podem colidir com o player, assim ele detecta uma possível colisão."
como assim parent?
eu poderia fazer tipo:
se colidir com objeto_bloco_1 e hspeed=0{bloco_1}
se colidir com objeto_bloco_2 e hspeed=0{bloco_2}
na teoria ou teria um jeito mais fácil de checar?
como assim parent?
eu poderia fazer tipo:
se colidir com objeto_bloco_1 e hspeed=0{bloco_1}
se colidir com objeto_bloco_2 e hspeed=0{bloco_2}
na teoria ou teria um jeito mais fácil de checar?
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