[Ajuda] Movimento de arremesso

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90% [Ajuda] Movimento de arremesso

Mensagem por willyruduit em Qua 09 Out 2013, 08:34

Gostaria de fazer um sistema de arremesso parecido com o angry birds, mas não para acertar algo e sim ver aonde o objeto vai parar.
Ex: faço dez quadrados a frente do obj que vai arremessar dai vejo em qual deles ele parou em cima.
Olhei o exemplo do gm mas não entendo o código deles.

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90% Re: [Ajuda] Movimento de arremesso

Mensagem por PedroX em Qua 09 Out 2013, 13:35

Supondo que você já definiu a speed e a direction, você pode tentar algo assim:

Código:
var voltarx, voltary, tempo_subida;
voltarx = x;
voltary = y;
tempo_subida = (vspeed / gravity); //calcula o tempo de subida

repeat(tempo_subida*2 + 10) // 10 serve para considerar a diferença de altura do canhão ao chão
{
// Faz o movimento
x += hspeed;
y += vspeed;
if (place_meeting(x, y, objCHAO)) break;
}
//Grava os valores
XFINAL = x;
YFINAL = y;

//Retorna à posição original
x = voltarx;
y = voltary;
O que você quer é XFINAL e YFINAL.

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Mensagem por fredcobain em Qua 09 Out 2013, 14:04

Também tem um tutorial oficial da Yoyogames de "angry birds", se não me engano é o Angry Cats. Faz uso das funções de física e tudo mais. Vc baixa pelo próprio gm studio.

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90% Re: [Ajuda] Movimento de arremesso

Mensagem por willyruduit em Qua 09 Out 2013, 20:27

PedroX

É assim o tipo que quero depende de quanto o jogador puxar mais longe será o arremesso
tem que ser tipo o angry birds, segura o botão do mouse e puxa com o mouse para traz, solta dai ele atira.

Spoiler:

fredcobain

Já olhei o exemplo mas não entendi pois eles usam script dai me enrasco cyclops 




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90% Re: [Ajuda] Movimento de arremesso

Mensagem por PedroX em Qua 09 Out 2013, 21:15

O código que passei deve ser colocado depois do código que escolhe a velocidade e a direção.

Ou seja, no lançador, no evento Global Mouse Left Released:
Código:
with(objBala)
{
direction = other.d;
speed = other.s;
}
E no evento Global Mouse Left Button:
Código:
d = point_direction(mouse_x, mouse_y, x, y);
s = point_distance(mouse_x, mouse_y, x, y);
with(objBala)
{
var voltarx, voltary, tempo_subida;
voltarx = x;
voltary = y;
tempo_subida = (lengthdir_y(other.s, other.d) / gravity); //calcula o tempo de subida

repeat(tempo_subida*2 + 10)
{
// Faz o movimento
x += lengthdir_x(other.s, other.d);
y += lengthdir_y(other.s, other.d);
if (place_meeting(x, y, objCHAO)) break;
}
//Grava os valores
XFINAL = x;
YFINAL = y;

//Retorna à posição original
x = voltarx;
y = voltary;
}
Claro que você precisa limitar o valor.

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90% Re: [Ajuda] Movimento de arremesso

Mensagem por willyruduit em Qua 09 Out 2013, 21:46

Vou tentar depois posto a resposta flw

edit:

deu esse erro

Spoiler:
FATAL ERROR in
action number 1
of Mouse Event for Glob Left Pressed
for object obj_l:


DoDiv :: Divide by zero
at gml_Object_obj_l_Mouse_53 (line Cool- tempo_subida = (lengthdir_y(other.s, other.d) / gravity); //calcula o tempo de subida

se coloco gravidade a pedra cai se coloco=0 da esse erro
tem como fazer um engine para eu analisar melhor?

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Mensagem por PedroX em Qui 10 Out 2013, 11:50

Coloque gravity=valor somente quando atirar. No código, troque gravity pelo mesmo valor que vai usar depois.

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90% Re: [Ajuda] Movimento de arremesso

Mensagem por willyruduit em Qui 10 Out 2013, 14:54

Cara acho que não é o que quero pois a vista é de cima então não preciso de gravidade eu acho!
Cada quadrado será um objeto o jogador clica e segura o botão do mouse puxa para traz e direciona para o quadrado desejado a pedra é lançada de acordo com a força e direção dai vejo em que objeto ele acertou.
É tipo o sistema do angry para lançar só que topview.

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90% Re: [Ajuda] Movimento de arremesso

Mensagem por PedroX em Qui 10 Out 2013, 15:52

Então o código é um pouco diferente.

No lançador, no evento Global Mouse Left Released:
Código:
with(objBala)
{
direction = point_direction(mouse_x, mouse_y, x, y);
speed = min(point_distance(mouse_x, mouse_y, x, y), 50);
friction = 0.04;
}
E no evento Global Mouse Left Button:
Código:
var d, s, f;
d = point_direction(mouse_x, mouse_y, x, y);
s = min(point_distance(mouse_x, mouse_y, x, y), 50); // 50 é o limite de velocidade
f = 0.04;

with(objBala)
{
var voltarx, voltary, distMax;
voltarx = x;
voltary = y;
distMax = s/(2*f);
repeat(distMax)
{
x += lengthdir_x(s, d);
y += lengthdir_y(s, d);
s -= f;
if (place_meeting(x, y, objCHAO)) break;
}
//Grava os valores
XFINAL = x;
YFINAL = y;

//Retorna à posição original
x = voltarx;
y = voltary;
}
Não muda o conceito geral. Calculamos a distância através do atrito e da velocidade inicial e da direção.

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90% Re: [Ajuda] Movimento de arremesso

Mensagem por willyruduit em Qui 10 Out 2013, 20:14

Funcionou Happy 

mas pq tem esse código:

Spoiler:
Código:
if (place_meeting(x, y, objCHAO)) break;

se não tem chão confused 

tem como ele não ir tão longe tipo eu puxar mais para traz e ele ir menos pq mal puxo e ele se some.

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Mensagem por PedroX em Sex 11 Out 2013, 11:44

Troque objCHAO pelo parent dos objetos que podem colidir com o player, assim ele detecta uma possível colisão.

Basta diminuir o 50, ou seja, coloque uns 20 ou qualquer valor que fique bom.

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90% Re: [Ajuda] Movimento de arremesso

Mensagem por willyruduit em Dom 13 Out 2013, 19:35

"Troque objCHAO pelo parent dos objetos que podem colidir com o player, assim ele detecta uma possível colisão."

como assim parent?

eu poderia fazer tipo:
se colidir com objeto_bloco_1 e hspeed=0{bloco_1}
se colidir com objeto_bloco_2 e hspeed=0{bloco_2}

na teoria ou teria um jeito mais fácil de checar?

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