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Fazendo um Block Breaker

em Sex 04 Out 2013, 01:48
Fazendo um jogo estilo Block Breaker

Versão do GM: 8.0
Dificuldade: Fácil
Download Engine: baixar
Requer Extensão: não
Requer DLLs: não
Tags: block breaker, block, breaker

Olá galera esse é meu primeiro tutorial e estarei ensinando a fazer um jogo no estilo block breaker espero que gostem e vamos lá!

ao termino desse tutorial o nosso jogo devera ficar assim:
imagem:


Sprites

Bom vamos começar pelas sprites, as sprites são as padrões do GM você pode pega-las lá mesmo mas para facilitar estarei disponibilizando, aqui estão as imagens:

sprites:

spr_pallet

spr_breaking

spr_block

spr_ball

spr_solid

Coloque o nome das sprites conforme esta no tutorial!

Objetos

Nosso jogo terá 4 objetos: obj_block(com a sprite spr_block), obj_solid(com a sprite spr_solid), obj_pallet(com a sprite spr_pallet), obj_ball(com a sprite spr_ball).

vamos programar nossos objetos:

obj_block:

no Create Event:
Código:
break = false //essa variavel indicara se o bloco colidiu com a bolinha
no Collision Event com o obj_ball:
Código:

 break = true; //break se torna true
 sprite_index = spr_breaking; //sprite principal muda para spr_breaking
 alarm[0] = 5; //o alarm[0] sera executado após 5 steps
no Alarm[] Event:
Código:
if(break){ instance_destroy(); } //se a variável break for true esse objeto será destruído!
obj_pallet:

no Step Event:
Código:
if(keyboard_check(vk_left) && place_free(x-4, y)){x -= 6} //esse código movera o obj_pellet para a esquerda
if(keyboard_check(vk_right) && place_free(x+4, y)){x += 6} //esse código movera o obj_pellet para a direita
obj_ball:

no Create Event:
Código:
direction = choose(240, 270, 300); //esse código indicara a direção que o obj_ball iniciara o jogo!
speed = 6; //esse código indica a velocidade que o obj_ball vai iniciar!
no Collision Event com o obj_block:
Código:
move_bounce_all(1); //quando o obj_ball colidir com o obj_block o obj_ball será ricocheteado!
no Collision Event com o obj_solid:
Código:
move_bounce_solid(1); //quando o obj_ball colidir com o obj_solid o obj_ball será ricocheteado!
no Collision Event com o obj_pallet:
Código:
move_bounce_all(1); //quando o obj_ball colidir com o obj_pallet o obj_ball será ricocheteado!
no Outside Room:
Código:
if(obj_ball.y > room_height){ game_restart(); } //se o obj_ball ultrapassar a parte de baixo da room o game será reiniciado
obj_solid:

para finalizar deixe o obj_solid sólido!

Room

Bom agora que os objetos já estão todos criados coloque eles na room conforme esta na imagem abaixo:

imagem:


ou do jeito que vocês quiserem vocês decidem!  

então é isso espero que tenham gostado e entendido até o próximo tutorial pessoal valeeeu!
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Re: Fazendo um Block Breaker

em Seg 07 Out 2013, 16:18
Excelente tutorial, bem organizado e bem explicado.
Aprovado com louvor.
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Re: Fazendo um Block Breaker

em Dom 28 Dez 2014, 19:37
Na colisão com o obj_pallet, sugiro colocar esse código:
Código:
direction=90+obj_pallet.x-x;
speed+=0.2//se quiser q a speed aumente a cada colisão
em vez de
Código:
move_bounce_all(1);

Isso dará um maior controle sobre a direção da bola.
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