GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


erro nas falas

3 participantes

Ir para baixo

erro nas falas Empty erro nas falas

Mensagem por feyon2.1 Dom 01 Set 2013, 22:30

bom eu tentei colocar um code para script para ter um maior aproveitamento, mas ele só escreve a ultima fala, EX:
no code:
1°fala: ola.
2°fala: eaw.
3°fala: tudo bom.

no jogo
1°fala: em branco.
2°fala: em branco.
3°fala: tudo bom.

é basicamente isto :-(

o codigo que usei no scr_falas
Código:
if (global.fala1>0)
{
    draw_sprite(spr_caixa_de_fala,0,view_xview,view_yview+100);
    
//se a global.fala1 estiver entre 0 e 6
if (global.fala1 > 0) and (global.fala1 < 7)
{
if global.fala1 =argument0//numero da fala
{
//nome  e face do perssonagen na caixa de texto
draw_text(view_xview+60,view_yview+110,argument1)// colocar entre "" é o nome!
draw_sprite(spr_player_perfil,0,view_xview+10,view_yview+148)

http://global.fala1 da caixa de texto
draw_text(view_xview+128,view_yview+148,argument2)//colocar entre"" é a fala!
global.falando=true
}
}
    draw_set_color(8421440);
    draw_set_font(font0);
    draw_set_halign(fa_left);
}
ai utilizei no draw do obj_balão:
Código:
scr_falas(1,"sombra","ola! posso fazer-lhe uma pergunta?")//numero da fala,nome,fala
scr_falas(2,"Sr_Bob","mas é claro, vá em frente.")//numero da fala,nome,fala
scr_falas(3,"Sombra","o que posso encontrar a leste?")//numero da fala,nome,fala
e no step do mesmo:
Código:
if global.fala1 = 6
{
instance_destroy()
}
bom eu estou aprendendo a usar argumentos, e eu sempre ouso em explicações o termo  "retorna", será isto ? eu tenho que mandar o code retornar pra fazer a leitura? se é como faço?

obrigado pela atenção Happy
feyon2.1
feyon2.1

Data de inscrição : 14/08/2013
Reputação : 6
Número de Mensagens : 76
Prêmios : erro nas falas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

erro nas falas Empty Re: erro nas falas

Mensagem por mleoni Seg 02 Set 2013, 00:01

Seu erro é pelo seguinte, o depth : você pode estar desenhando esse spr_caixa_de_fala "em cima" dos outros textos.Você está usando o script 3 vezes certo? Ao usar a segunda vez,você está desenhando aqueles dois sprites mais uma vez (repare no script),entao ele vai desenhar por cima da fala anterior, na terceira vez,estará desenhando por cima da fala 2,e assim por diante; Por isso a terceira fala está normal, porquê nada está desenhado sobrepondo ela.

Sobre o return,o script irá retornar o que for passado.Exemplo :
Código:

var idade,anoNascimento,anoAtual;
idade = anoAtual - anoNascimento
return (idade);
Se você chamar esse script,ele irá retornar a idade.
Espero ter ajudado xD
mleoni
mleoni

Data de inscrição : 06/03/2013
Reputação : 23
Número de Mensagens : 81
Prêmios : erro nas falas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

erro nas falas Empty Re: erro nas falas

Mensagem por GameMakerTutoriais Seg 02 Set 2013, 12:55



Realmente, parece que ao usar 3x o script vai desenhando as falas por cima. Mas tem um "if global.fala1 = argument0" que dá a impressão de estar controlando isso... Então eu acho que você deve estar usando um tipo de "timer" nessa global.

Talvez o erro seja esse! Tente usar o script que eu modifiquei e veja o que acontece. Só coloquei uma mensagem a mais para o caso de a variável não bater exatamente com o valor. Daí você vai saber onde procurar pelo erro:

Código:

    if (global.fala1>0)
    {
        draw_set_color(8421440);
        draw_set_font(font0);
        draw_set_halign(fa_left);
        draw_sprite(spr_caixa_de_fala,0,view_xview,view_yview+100);
        
        if (global.fala1 < 7)
        {
            if global.fala1 =argument0//numero da fala
            {
                draw_sprite(spr_player_perfil,0,view_xview+10,view_yview+148)
                draw_text(view_xview+60,view_yview+110,argument1)// colocar entre "" é o nome!
                draw_text(view_xview+128,view_yview+148,argument2)//colocar entre"" é a fala!
                global.falando=true
            } else show_message('a fala não está definida');
        }
    }
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : erro nas falas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

erro nas falas Empty Re: erro nas falas

Mensagem por mleoni Seg 02 Set 2013, 13:12

No começo do script tem o seguinte :
Código:

draw_sprite(spr_caixa_de_fala,0,view_xview,view_yview+100);
Então irá desenhar esse sprite 3 vezes,e o GM segue a ordem que é lhe passada para desenhar.Então, o ultimo comando de desenho sempre vai estar "por cima",conclusão : após desenhar o texto da fala 2, o script é chamado novamente, e novamente desenhará esse sprite,então desenhará por cima das outras falas,acho q a solução é tirar essa parte do código,ficando mais ou menos assim no draw do objeto :
Código:

if (global.fala1>0)
{
    draw_sprite(spr_caixa_de_fala,0,view_xview,view_yview+100);
}
scr_falas(1,"sombra","ola! posso fazer-lhe uma pergunta?")//numero da fala,nome,fala
scr_falas(2,"Sr_Bob","mas é claro, vá em frente.")//numero da fala,nome,fala
scr_falas(3,"Sombra","o que posso encontrar a leste?")//numero da fala,nome,fala
mleoni
mleoni

Data de inscrição : 06/03/2013
Reputação : 23
Número de Mensagens : 81
Prêmios : erro nas falas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

erro nas falas Empty Re: erro nas falas

Mensagem por feyon2.1 Seg 02 Set 2013, 13:21

brendan640 escreveu:

Realmente, parece que ao usar 3x o script vai desenhando as falas por cima. Mas tem um "if global.fala1 = argument0" que dá a impressão de estar controlando isso... Então eu acho que você deve estar usando um tipo de "timer" nessa global.

Talvez o erro seja esse! Tente usar o script que eu modifiquei e veja o que acontece. Só coloquei uma mensagem a mais para o caso de a variável não bater exatamente com o valor. Daí você vai saber onde procurar pelo erro:

Código:

    if (global.fala1>0)
    {
        draw_set_color(8421440);
        draw_set_font(font0);
        draw_set_halign(fa_left);
        draw_sprite(spr_caixa_de_fala,0,view_xview,view_yview+100);
        
        if (global.fala1 < 7)
        {
            if global.fala1 =argument0//numero da fala
            {
                draw_sprite(spr_player_perfil,0,view_xview+10,view_yview+148)
                draw_text(view_xview+60,view_yview+110,argument1)// colocar entre "" é o nome!
                draw_text(view_xview+128,view_yview+148,argument2)//colocar entre"" é a fala!
                global.falando=true
            } else show_message('a fala não está definida');
        }
    }
não  não pegou! só ficou na cacha de mg !a fala não está definida'

mais algumas idéias?

bom sobre as mg estarem sobreposta eu concordo, mas eu coloquei como o parópio ninja brendan640 disse eu coloquei uma var global pra checar a sequencia das falas.

e quanto a pergunta do termo retorna no GML eu entendi,só que não e vejo que não é o caso do meu erro.

ajuda ai pessoal! to tentando corrigir este bug pro meu projeto seguir em frente.

edit não vi esta postagem vou ver se funciona esta logica e já volto !
feyon2.1
feyon2.1

Data de inscrição : 14/08/2013
Reputação : 6
Número de Mensagens : 76
Prêmios : erro nas falas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

erro nas falas Empty Re: erro nas falas

Mensagem por feyon2.1 Seg 02 Set 2013, 13:28

vlw aos dois e em especial ao Mloni que conseguiu me ajudar "merci" Very Happy.
feyon2.1
feyon2.1

Data de inscrição : 14/08/2013
Reputação : 6
Número de Mensagens : 76
Prêmios : erro nas falas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

erro nas falas Empty Re: erro nas falas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos