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erro nas falas
3 participantes
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erro nas falas
bom eu tentei colocar um code para script para ter um maior aproveitamento, mas ele só escreve a ultima fala, EX:
no code:
1°fala: ola.
2°fala: eaw.
3°fala: tudo bom.
no jogo
1°fala: em branco.
2°fala: em branco.
3°fala: tudo bom.
é basicamente isto :-(
o codigo que usei no scr_falas
obrigado pela atenção
no code:
1°fala: ola.
2°fala: eaw.
3°fala: tudo bom.
no jogo
1°fala: em branco.
2°fala: em branco.
3°fala: tudo bom.
é basicamente isto :-(
o codigo que usei no scr_falas
- Código:
if (global.fala1>0)
{
draw_sprite(spr_caixa_de_fala,0,view_xview,view_yview+100);
//se a global.fala1 estiver entre 0 e 6
if (global.fala1 > 0) and (global.fala1 < 7)
{
if global.fala1 =argument0//numero da fala
{
//nome e face do perssonagen na caixa de texto
draw_text(view_xview+60,view_yview+110,argument1)// colocar entre "" é o nome!
draw_sprite(spr_player_perfil,0,view_xview+10,view_yview+148)
http://global.fala1 da caixa de texto
draw_text(view_xview+128,view_yview+148,argument2)//colocar entre"" é a fala!
global.falando=true
}
}
draw_set_color(8421440);
draw_set_font(font0);
draw_set_halign(fa_left);
}
- Código:
scr_falas(1,"sombra","ola! posso fazer-lhe uma pergunta?")//numero da fala,nome,fala
scr_falas(2,"Sr_Bob","mas é claro, vá em frente.")//numero da fala,nome,fala
scr_falas(3,"Sombra","o que posso encontrar a leste?")//numero da fala,nome,fala
- Código:
if global.fala1 = 6
{
instance_destroy()
}
obrigado pela atenção
feyon2.1- Data de inscrição : 14/08/2013
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Re: erro nas falas
Seu erro é pelo seguinte, o depth : você pode estar desenhando esse spr_caixa_de_fala "em cima" dos outros textos.Você está usando o script 3 vezes certo? Ao usar a segunda vez,você está desenhando aqueles dois sprites mais uma vez (repare no script),entao ele vai desenhar por cima da fala anterior, na terceira vez,estará desenhando por cima da fala 2,e assim por diante; Por isso a terceira fala está normal, porquê nada está desenhado sobrepondo ela.
Sobre o return,o script irá retornar o que for passado.Exemplo :
Espero ter ajudado xD
Sobre o return,o script irá retornar o que for passado.Exemplo :
- Código:
var idade,anoNascimento,anoAtual;
idade = anoAtual - anoNascimento
return (idade);
Espero ter ajudado xD
mleoni- Data de inscrição : 06/03/2013
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Re: erro nas falas
Realmente, parece que ao usar 3x o script vai desenhando as falas por cima. Mas tem um "if global.fala1 = argument0" que dá a impressão de estar controlando isso... Então eu acho que você deve estar usando um tipo de "timer" nessa global.
Talvez o erro seja esse! Tente usar o script que eu modifiquei e veja o que acontece. Só coloquei uma mensagem a mais para o caso de a variável não bater exatamente com o valor. Daí você vai saber onde procurar pelo erro:
- Código:
if (global.fala1>0)
{
draw_set_color(8421440);
draw_set_font(font0);
draw_set_halign(fa_left);
draw_sprite(spr_caixa_de_fala,0,view_xview,view_yview+100);
if (global.fala1 < 7)
{
if global.fala1 =argument0//numero da fala
{
draw_sprite(spr_player_perfil,0,view_xview+10,view_yview+148)
draw_text(view_xview+60,view_yview+110,argument1)// colocar entre "" é o nome!
draw_text(view_xview+128,view_yview+148,argument2)//colocar entre"" é a fala!
global.falando=true
} else show_message('a fala não está definida');
}
}
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
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Re: erro nas falas
No começo do script tem o seguinte :
- Código:
draw_sprite(spr_caixa_de_fala,0,view_xview,view_yview+100);
- Código:
if (global.fala1>0)
{
draw_sprite(spr_caixa_de_fala,0,view_xview,view_yview+100);
}
scr_falas(1,"sombra","ola! posso fazer-lhe uma pergunta?")//numero da fala,nome,fala
scr_falas(2,"Sr_Bob","mas é claro, vá em frente.")//numero da fala,nome,fala
scr_falas(3,"Sombra","o que posso encontrar a leste?")//numero da fala,nome,fala
mleoni- Data de inscrição : 06/03/2013
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Re: erro nas falas
não pegou! só ficou na cacha de mg !a fala não está definida'brendan640 escreveu:
Realmente, parece que ao usar 3x o script vai desenhando as falas por cima. Mas tem um "if global.fala1 = argument0" que dá a impressão de estar controlando isso... Então eu acho que você deve estar usando um tipo de "timer" nessa global.
Talvez o erro seja esse! Tente usar o script que eu modifiquei e veja o que acontece. Só coloquei uma mensagem a mais para o caso de a variável não bater exatamente com o valor. Daí você vai saber onde procurar pelo erro:
- Código:
if (global.fala1>0)
{
draw_set_color(8421440);
draw_set_font(font0);
draw_set_halign(fa_left);
draw_sprite(spr_caixa_de_fala,0,view_xview,view_yview+100);
if (global.fala1 < 7)
{
if global.fala1 =argument0//numero da fala
{
draw_sprite(spr_player_perfil,0,view_xview+10,view_yview+148)
draw_text(view_xview+60,view_yview+110,argument1)// colocar entre "" é o nome!
draw_text(view_xview+128,view_yview+148,argument2)//colocar entre"" é a fala!
global.falando=true
} else show_message('a fala não está definida');
}
}
mais algumas idéias?
bom sobre as mg estarem sobreposta eu concordo, mas eu coloquei como o parópio
e quanto a pergunta do termo retorna no GML eu entendi,
ajuda ai pessoal! to tentando corrigir este bug pro meu projeto seguir em frente.
edit não vi esta postagem vou ver se funciona esta logica e já volto !
feyon2.1- Data de inscrição : 14/08/2013
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Re: erro nas falas
vlw aos dois e em especial ao Mloni que conseguiu me ajudar "merci" .
feyon2.1- Data de inscrição : 14/08/2013
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