GM: S Android

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GM: S Android

Mensagem por Convidad em Sab 31 Ago 2013, 22:24

Título: GM: S Android
Versão do GM: GM: S
Link para download da Engine: Não tem
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Tags: Android, SDK, GM

Traduzido:http://wiki.yoyogames.com/index.php/Setup_GameMaker:Studio_for_Android

Instalando o SDK ANDROID
Baixe o SDK Android clicando aqui.

Apos ter baixado o SDK Android Segue os seguintes passos:
1- Execute o instalador do SDK Android. Se você não tiver o Java SE Development Kit (JDK), você também será solicitado a baixar e instalar antes de continuar.

Você será solicitado para instalar o Android SDK para o caminho "C:\Program Files(x86)\Android\android-sdk". Nós recomendamos fortemente que você escolha um caminho alternativo (por exemplo: "C: \ Android \ android-sdk") como o caminho padrão pode causar problemas com Game Maker: Studio.

2- Depois de ter instalado com sucesso o SDK Android você terá a opção de iniciar o Gerenciador do SDK Android.

Apos iniciar o Gerenciador do SDK Android você deve instalar os seguintes items: Android SDK Tools Platform, Android 2.1 (API 7), Android 2.2 (API Cool, Android 3.2 (API 13).

Instalando JDK(Java SE Development Kit)
1- Acesse a pagina de download do JDK clicando aqui.

2- Aceita os termos e baixe o JDK de acordo com o seu sistema operacional.


3- Execute o instalado e faz os seguintes passos:
Usuário do Windows:

Antes de Você Instalar
1- Verifique se seu sistema atende ou excede os requisitos mínimos de hardware:
Intel Pentium III de 800MHz ou equivalente
512 MB de RAM.
750 MB de espaço livre
Observação: O instalador usa o diretório %USERPROFILE%\Local Settings\Temp para armazenar arquivos temporários.

2- Verifique se você tem privilégios de administrador no seu sistema.

3- Faça download do arquivo do instalador e salve-o em seu sistema.
No sistema operacional Windows de 32 bits, o nome do arquivo do instalador é: jdk-7u25-nb-7_3_1-windows-i586.exe.
No sistema operacional Windows de 64 bits, o nome do arquivo do instalador é: jdk-7u25-nb-7_3_1-windows-x64.exe.

Instalando o Software

1- Clique duas vezes no arquivo do instalador para executá-lo ou aperte enter apos selecionar o instalado.

2- Clique em Próximo na página de Boas-Vindas do assistente de instalação.

3- Na página "Contrato de Licença do JUnit", aceitar os termos de licença e clique em Próximo.

4-Na página de Instalação do JDK, especifique em qual diretório a instalação do JDK será realizada e clique em Próximo.

5- Na página de Instalação do NetBeans IDE, proceda da seguinte maneira:
       1- Especifique o diretório para a instalação do NetBeans IDE.
       2- Aceite a instalação default do JDK para uso com o IDE ou especifique outro local do JDK.

6- Clique em Próximo.

7- Revise a página de Resumo para certificar-se de que os locais de instalação de software estejam corretos.

8- Clique em Instalar para iniciar a instalação.

9- Na página Configuração Concluída, forneça os dados de utilização anônimos, se desejado, e clique em Finalizar.
Quando a instalação for concluída, você poderá exibir o arquivo de log, que está no seguinte diretório: %USERPROFILE%\.nbi\log.

Usuário do Linux:

Antes de você instalar

1- Verifique se seu sistema atende ou excede os requisitos mínimos de hardware recomendados:
Estação de trabalho Pentium III, 800 MHz
512 MB de RAM
700 MB de espaço livre
Observação: o instalador usa o diretório /tmp ou /var/tmp para arquivos temporários.

2- Faça download do arquivo do instalador e salve-o em seu sistema.
No sistema operacional Linux de 32 bits, o nome do arquivo do instalador é jdk-7u25-nb-7_3_1-linux-i586.sh .
No sistema operacional Linux de 64 bits, o nome do arquivo do instalador é jdk-7u25-nb-7_3_1-linux-x64.sh

3- Navegue até o diretório no qual você fez download do arquivo do instalador e digite
chmod +x para alterar as permissões de arquivo do instalador, de forma que ele possa ser executado.7

Instalando o Software

1- Digite o seguinte comando no diretório em que você armazenou o arquivo de instalação:
./

Instalando o Software

1- Digite o seguinte comando no diretório em que você armazenou o arquivo de instalação:
./

2- Clique em Próximo na página de Boas-Vindas do assistente de instalação.

3- Na página "Contrato de Licença do JUnit", aceitar os termos de licença e clique em Próximo.

4-Na página de Instalação do JDK, especifique em qual diretório a instalação do JDK será realizada e clique em Próximo.

5- Na página de Instalação do NetBeans IDE, proceda da seguinte maneira:
       1- Especifique o diretório para a instalação do NetBeans IDE.
       2- Aceite a instalação default do JDK para uso com o IDE ou especifique outro local do JDK.

6- Clique em Próximo.

7- Revise a página de Resumo para certificar-se de que os locais de instalação de software estejam corretos.

8- Clique em Instalar para iniciar a instalação.

9- Na página Configuração Concluída, forneça os dados de utilização anônimos, se desejado, e clique em Finalizar.
Quando a instalação for concluída, você poderá exibir o arquivo de log, que está no seguinte diretório: %USERPROFILE%\.nbi\log.

Usuário do OS X:

Antes de você instalar

1- Se você estiver instalando no OS X, instale as atualizações necessárias do OS X antes de continuar. Se você instalar esse pacote e não tiver as primeiras atualizações adequadas do OS X, é possível que o instalador ou a plataforma Java se comporte de forma inesperada.
Observação: você pode verificar as atualizações disponíveis em http://support.apple.com/downloads.

2- Verifique se seu sistema atende ou excede os requisitos mínimos de hardware recomendados:
Intel Dual-Core (64 bits)
1 GB de RAM
700 MB de espaço livre

3- Faça download do arquivo do instalador jdk-7u25-nb-7_3_1-macosx-x64.dmg.

Instalando o Software

1- Após concluir o download, execute o instalador. O arquivo do instalador tem a extensão .dmg.

2- Clique no ícone de pacote no painel exibido. A extensão do pacote é .mpkg . O assistente de instalação é iniciado.

3- Na página de Introdução do assistente de instalação, clique em Continuar.

4- Na página Tipo de Instalação, selecione a opção adequada abaixo:
       1- Para executar uma instalação padrão do Pacote de Software, clique em Instalar.
       2- Para especificar outra localização de instalação, clique em Alterar Local de Instalação.

5- (Opcional, obrigatório se você clicou em Alterar Local de Instalação na etapa 4) Na página Seleção de Destino, especifique o disco para a instalação do Pacote de Software e clique em Continuar.

6- (Opcional, obrigatório se você clicou em Alterar Local de Instalação na etapa 4) Na página Tipo de Instalação, clique em Instalar.

7- Informe o nome do administrador e a senha de seu sistema e clique em Instalar Software para iniciar a instalação.
A página de Instalação exibe o andamento da instalação.

8- Quando a instalação for concluída, clique em Fechar na página de Resumo.

Game Maker: Studio Configuração Básicas
Pronto apos você ter concluído todos os passos com sucesso você pode fazer os seguintes passos:

1- Inicie o Game Maker: Studio
2- Insira sua chave de licença
3- Crie um novo projeto
4- Selecione File> Preferences> Web Server
5- Web Server Port: Ela é definido por padrão para 51.268-51.280. Não há necessidade de alterar.
6- IP Lista de Permitidos: Insira o seu endereço IP local aqui como se vê neste exemplo: 192.168.1.1/24

Caso não sabe seu ip siga esse pequeno tutorial:
Spoiler:

1- Mantenha pressionada a tecla "Windows" e pressione "R" no teclado para abrir a janela "Executar".
2- Digite "cmd" e pressione a tecla "enter" para abrir um prompt de comando.
3- Digite "ipconfig" e tecle enter.
4- Encontre onde diz ipv4 esse é seu ip.


Instalação do dispositivo Android
É essencial que o dispositivo Android que você esteja usando com o Game Maker: Studio seja configurados para funcionar corretamente. Abaixo estão os passos a seguir para garantir que não haja problemas.

Ativar a depuração USB
Em seu dispositivo Android, navegue até Settings> Applications> Developtment and eneble USB Debugging

Conectando ao dispositivo

1- Conecte seu dispositivo Android para o seu PC através do cabo de dados
2- Os drivers de dispositivo deve ser instalado automaticamente nesta fase (se eles já não estão), mas se não forem, então, por favor consulte as informações de suporte do fabricante do dispositivo para localizar e instalar os drivers corretos.

Configurando o Game Maker: Studio
No Game Maker: Studio vai até File> Preferences> Android Antes de continuar verifique se o seu dispositivo Android esta conectado e se você fez a etapa: Conectando ao dispositvo.



Name - este é o nome do arquivo keystore (Nota: Não é o seu nome ou o nome da empresa)
Password - sua senha de segurança para o arquivo keystore que deve ter pelo menos seis caracteres
Alias ??- este é um outro nome que pode ser utilizado para o armazenamento de chaves e arquivo deve ser diferente para o nome acima
Password - a senha para o arquivo de alias. Deve ser a mesma que a senha Nome
Common Name - normalmente seria o seu nome
Orgasinational Unit - o departamento dentro da empresa que você está em
Organisation - o nome da sua empresa
Location - o nome da cidade ou da cidade onde você está baseado
Country - o código de duas letras do país onde você está baseado exemplo: GB, BR etc...

obs: Todos os nomes devem ter apenas letras, números e espaços, mas não caracteres especiais.

Apos ter preenchido tudo clica no botão "Generate".

obs 2: Em SDK Status tem que estar da seguinte forma: SDK + JDK + keystore OK.

Pronto esta tudo configurando agora pode clicar em "ok". agora dentro do Game Maker: Studio Procure "Target" e selecione "Android".

Bom galera é isso ai agora.

flw


Última edição por PedroSilva em Dom 01 Set 2013, 20:25, editado 2 vez(es)

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Re: GM: S Android

Mensagem por fredcobain em Dom 01 Set 2013, 17:57

Belo tutorial, Pedro.

Parabéns.

Sugiro que vc adicione as informações de como instalar do JDK e também falar sobre o NDK da Yoyogames para Android (que permite gerar código compilado).


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Re: GM: S Android

Mensagem por Isaque Onix em Seg 02 Set 2013, 21:49

&& essa parada de keystore file? tenho isso não '-' fora isso já fiz as outras partes...

que burro eu kkk dexa queto! valeu ae!

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Re: GM: S Android

Mensagem por antchita em Ter 24 Jun 2014, 06:59

xtou ter problema, sempre pra testar tenho que fazer o apk! seguindo o tutorial aparece uma caixa com o nome game maker: studio web serve. nao aparece nada no celular, samsung galaxi mini 4.
primeiro nao aparecia a depuragem mas com uma peswuisa na net consegui .
qual deve ser o problema? e qual das opçao de ligaçao usb devo escolhe?
uso ligaçao a cabo. llplll

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Re: GM: S Android

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