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Mensagem por devcc Seg 22 Jul 2013, 23:24

Saudações.


pessoal, hoje 22/07/2013, depois de aprender como criar os eventos e alguns scripts. comecei a " criar" de verdade meu jogo.Então eu notei uma grande fraqueza em mapeamento por parte do programa GM8 em comparação a outros programas.

Eu adicionar uma imagem de background com tamanho de 8 megas,porém, ao salvar meu GMK o mesmo passou a ter 49 megas! (realmente não compreendi o absurdo desse GMK)

Meu jogo é estilo RPG, portando, requer mapas relativamente grandes.(Engraçado, que no RPG maker XP, todos os meus mapas são executados com muita perfeição, sem lag ou travamento... para um programa que é considerado inferior...)

Todos os mapas que eram grandes... o jogo não rodou. aparece uma mensagem de erro. todas as imagens que passam os tamanhos 1024 by 768 geram erro no programa.

Bom.. então, eu queria saber se é o GM8 que é realmente fraco em mapeamento.. ou se estou pesando de mais o programa. visto que se comprar com programas que são julgados inferiores como RPG maker XP comparado a GM8.. o RPG é 10 vezes superior em mapeamento. pede apenas em scripts e configurações.

Alguém sabe informar se é bug do GM8 ?
Ou eu realmente terei de procurar um novo motor para criar meu RPG?

Fiquei realmente frustado, por que quando cheguei na parte que mais gosto, que é criar realmente o jogo.... me deparo com essa situação... que não é simples.



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Mensagem por GameMakerTutoriais Seg 22 Jul 2013, 23:58



Com um jpeg menor que 8 MB e com boa qualidade eu já imprimi banners do tamanho de outdoors. Se o seu background tem realmente 8 MB, está bem exagerado. O problema não é no Game Maker.

Nunca tive problemas com imagens 1024x768 ou até maior que isso, exceto no 6.1 onde ocorria um bug bem comum em que a imagem da janela parecia ficar esticada, mas isso não acontece no 8. No 7, isso só acontecia quando o PC em que o jogo rodava era mais modesto com relação à placa de vídeo.

Talvez, além de o background estar grande, você ainda deve ter usado uma compressão mínima no jpeg (se for jpg) pra manter a qualidade alta, então, além de a imagem ser grande na dimensão, o tamanho do arquivo também cresceu (mesmo no caso de um PNG).

Se o mapa do jogo puder ser dividido em várias áreas diferentes, divida o background em pedaços e vá criando rooms (salas), uma pra cada parte do cenário. Em todas as situações de "comportamento estranho" do GM ao lidar com gráficos (o que é perfeitamente natural, pois a falha é nossa, não do programa) essa solução resolveu pra mim. Talvez isso resolva pra você.

Supondo que seu jogo seja um RPG clássico estilo topdown, você poderia usar "tiles" pra facilitar seu trabalho. "Tiles" são pequenas imagens usadas pra compor um cenário grande através da repetição das mesmas. Esse tutorial explica melhor:

https://gmbr.forumeiros.com/t5762-aula-14-introducao-a-jogos-tiles?highlight=tiles

Isso alivia o trabalho do Game Maker e vai deixar seu jogo mais leve em tamanho e em consumo de processamento.

Boa sorte.
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Mensagem por devcc Ter 23 Jul 2013, 08:55

Estou a estudar outras alternativas. penso no rpg maker vxcae, mas eu gosto muito do GM8 o que complica bastante a migração do projeto.

Mas por hora vou utilizar o GM mesmo. vou lêr o link que você postou, e vou fazer o cenário de fundo por 'tiles'.

Bom. Obrigado por comentar. é interessante lêr outras opiniões.
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Mensagem por Kabeção Ter 23 Jul 2013, 11:34

Meu jogo é estilo RPG, portando, requer mapas relativamente grandes.
Você tem que parar de pensar como o jogador e pensar como quem esta desenvolvendo o jogo.

Antes de fazer um RPG você deve entender que esse é o tipo de jogo que mais exige que os desenvolvedores compreendam o reaproveitamento de recursos.
Um mapa de RPG é um conjunto de pequenas imagens repetidas em posições diferentes para enganar os olhos do jogador.

Alguns tiles que fiz:

Potencia no processamento de dados. Tile
Potencia no processamento de dados. Rochas

Potencia no processamento de dados. Tile1

Esses arquivos não passam nem de 300 pixels de largura e altura e alguns kb de tamanho e cada tile tem 16x16 e mesmo assim apenas com eles eu consigo essa variedade:

Potencia no processamento de dados. Exemplo0

Potencia no processamento de dados. Exemplo1

Potencia no processamento de dados. Exemplo4

É muito estranho você não estar familiarizado com tiles já que o RPG Maker é completamente baseado nesse conceito.
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Mensagem por Anderson3d Ter 23 Jul 2013, 15:32

devcc dá uma olhada nesse projeto: https://gmbr.forumeiros.com/t13087-super-policial-super-cop
Ele é feito todo em HD, com mapas de 12000x9000 pixels, tem dois personagens na tela usando um monte de efeitos visuais a todo instante e roda liso.
No começo eu também ficava irado. Quiz fazer um donkey kong pensando como vc, "vou usar uma imagem gigante de background", fracasso total.
Ao invés de usar uma única imagem use tiles ou faça como eu, monte seu background com objetos, e mostre na tela só o que interessa.
Aprenda a usar o comando "hide" e o comando "instance_deactivate_object" e verás que poderá fazer milagres no GM.
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Mensagem por PedroX Ter 23 Jul 2013, 16:30

Assim como o Anderson disse, você pode usar instancias para desenhar o background, deixando-as visíveis apenas quando o jogador estiver perto. Isso vai aumentar o FPS, certamente.

Veja o tutorial:

https://gmbr.forumeiros.com/t19480-melhorando-o-desempenho-dos-jogos

Isso vai ajudar bastante.

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Mensagem por devcc Qua 24 Jul 2013, 11:18

Kabeção escreveu:
Meu jogo é estilo RPG, portando, requer mapas relativamente grandes.
Você tem que parar de pensar como o jogador e pensar como quem esta desenvolvendo o jogo.

Antes de fazer um RPG você deve entender que esse é o tipo de jogo que mais exige que os desenvolvedores compreendam o reaproveitamento de recursos.
Um mapa de RPG é um conjunto de pequenas imagens repetidas em posições diferentes para enganar os olhos do jogador.

Esses arquivos não passam nem de 300 pixels de largura e altura e alguns kb de tamanho e cada tile tem 16x16 e mesmo assim apenas com eles eu consigo essa variedade:

É muito estranho você não estar familiarizado com tiles já que o RPG Maker é completamente baseado nesse conceito.


A questão é que eu uso panoramas.... não teria como fazer por tiles meus mapas. mas tentarei usar os  exemplos aqui mostrado.

Veja meu mapa:
Código:
https://www.dropbox.com/s/lyzdm7ljlw8p9nl/map_JMG_4.jpg

@Andeson3d

Agora referente ao jogo.. realmente ficou muito impressionante.

Obrigado a todos por colocar suas opnições aqui, estou tentando melhorar o desempenho do projeto ao máximo. Obrigado. se tiver algo mais a acrescentar por favor falem !
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Potencia no processamento de dados. Empty Re: Potencia no processamento de dados.

Mensagem por Kabeção Qua 24 Jul 2013, 13:28

www.dropbox.com/s/lyzdm7ljlw8p9nl/map_JMG_4.jpg

Essa imagem por exemplo é feita em grande parte por objetos repetidos: árvores e padrão da água.
Mas como você não tem o arquivo original não pra reparar as coisas a menos que você faça seus próprios gráficos.

Todos os mapas que eram grandes... o jogo não rodou. aparece uma mensagem de erro. todas as imagens que passam os tamanhos 1024 by 768 geram erro no programa.
Isso acontece porque placas de video tem limite de memoria para texturas. Quanto pior a placa menor a imagem que você pode usar.
No computador que estou agora por exemplo, da erro com imagens em 2048x2048 e no outro com imagens em 4096x4096.

O que o RPG Maker deve fazer automaticamente é dividir a imagem em pequenos pedaços e assim evitando o erro na placa de video.

Eu adicionar uma imagem de background com tamanho de 8 megas,porém, ao salvar meu GMK o mesmo passou a ter 49 megas! (realmente não compreendi o absurdo desse GMK)
Esse aumento absurdo é devido ao fato da imagem ser convertida para bitmap, ou seja, sem compactação porque é mais rápido carrega-la assim.

Enfim, acho que é um problema difícil de ser revolvido a menos que você faça seus próprios gráficos ou encontre imagens propriamente construidas para desenvolver jogos (como o pacote de imagens do próprio RPG Maker).
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Mensagem por Brother27 Qua 24 Jul 2013, 13:35

Estou fazendo uma engine para você. Hoje mesmo ou amanhã te entrego. Pode ser?
Garanto que vai funcionar direitinho =D
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Mensagem por devcc Qua 24 Jul 2013, 15:03

@ Kabeção:
Cara, é verdade... você está certo quanto a isso. Eu tenho as arvores e o gramado a agua as pedras e tudo em separados: é que antes eu montava meu mapa no Photo-shop e depois passava para o GM. mas vou mudar a tatica de mapeamento. e irei montar no proprio GM com a mesma imagem vários cenários.
https://www.dropbox.com/s/7uqwcbc34t1olhu/C%C3%B3pia%20de%20images1_BMg_879.bmp
https://www.dropbox.com/s/nhz7llatpfnfr50/C%C3%B3pia%20de%20images1_BMg_882.bmp
https://www.dropbox.com/s/6u6orty1q6ckg19/images1_BMg_866.bmp
https://www.dropbox.com/s/tcti9huyip80u1u/images1_BMg_915.bmp (essa é bonita: arvore)
https://www.dropbox.com/s/j0j9dshedfgu3g7/images1_BMg_919.bmp ( grama)
@Brother27

Olá, Opa, sim sim, fico no aguardo.

Bom. Eu achei todo o conteúdo do tópico interessante até agora. estou vendo como criar um sistema de "ativação de textura" pela aproximação do Hero.


Se alguém souber mais técnicas , favor compartilhar a informação. Obrigado a todos que estão postando.
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Potencia no processamento de dados. Empty Re: Potencia no processamento de dados.

Mensagem por PedroX Qua 24 Jul 2013, 15:27

Step do objeto tile:
Código:
visible = (distance_to_object(Hero) < raio);

Obs: é bom usar apenas um objeto para as tiles e instanciá-lo várias vezes. No Draw você coloca para desenhar o background/sprite definido pela variavel. (Ex: draw_sprite(my_tile, -1, x, y))

Na hora de criar o objeto você passa a variável para o mesmo.

Obs: o evento Draw não é executado quando visible é 0 ou false.

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Mensagem por devcc Qua 24 Jul 2013, 20:05

@Pedro

Interessante, Então eu faço da seguinte forma:

Crio um Objeto_Controle. E dentro dele eu desenho todo o mapa por códigos...

mas uma duvida: O fato de o objeto está invisível... não quer dizer que ele não esteja sendo executado.... o que daria no mesmo.

agora, se está invisível... não consome o mesmos recursos ?
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Mensagem por Anderson3d Qua 24 Jul 2013, 20:28

Aff demorei pois não achava!
Eis um tutorial interessante para você...
https://gmbr.forumeiros.com/t15314-producao-de-cenarios-complexos-parte-2-2
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Potencia no processamento de dados. Empty Re: Potencia no processamento de dados.

Mensagem por PedroX Qua 24 Jul 2013, 20:35

dentro dele eu desenho todo o mapa por códigos...
Na verdade, você desenha apenas a parte que deve desenhar. Cada instância desenha uma parte.

não quer dizer que ele não esteja sendo executado....
Ele não vai executar comandos de desenho.

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Mensagem por devcc Qua 24 Jul 2013, 21:17

@pedro: Ok, sem duvidas agora ^_^ Obrigado pelas informações. Eu estava realmente decepcionado. agora já estou bem mais animado e estou mapeando meu game *_* seguindo algumas ideias que foram apresentadas aqui.

@andeson 3D, cara, gostei do tutorial! Obrigado. estou lendo bastante agora sobre mapeamento. e é a parte que mais gosto de fazer.
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Potencia no processamento de dados. Empty Re: Potencia no processamento de dados.

Mensagem por Brother27 Qui 25 Jul 2013, 10:13

Ih, devcc... Não vai dar, meu Game Maker não quer abrir...
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Potencia no processamento de dados. Empty Re: Potencia no processamento de dados.

Mensagem por devcc Qui 25 Jul 2013, 10:59

KKK, Sem problemas amigo. Obrigado pela vontade de ajudar. MAS caso você arrume o problema... se quiser fazer o system, será muito bem vindo! hahaha.

Abraços.
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