Entrar
Últimos assuntos
» Preciso de ajudapor AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
Preciso de uma engine de Mini-Map [Urgente]
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
Preciso de uma engine de Mini-Map [Urgente]
Olá pessoal, estou aqui hoje para pedir uma ajudinha...
Estou criando um game baseado na série da Nintendo chamada Metroid. Como em todos os jogos da série (a partir do console Super Nintendo), existe um mapa que para quem conhece a série deve saber como ele é.
É muito difícil (pelo menos para mim) explicar como ele funciona, então peço que os interessados em me ajudar olhem o seguinte video para entender como ele funciona.
https://www.youtube.com/watch?v=XPp-wk1JW8g&feature=player_detailpage#t=382s
Estou criando um game baseado na série da Nintendo chamada Metroid. Como em todos os jogos da série (a partir do console Super Nintendo), existe um mapa que para quem conhece a série deve saber como ele é.
É muito difícil (pelo menos para mim) explicar como ele funciona, então peço que os interessados em me ajudar olhem o seguinte video para entender como ele funciona.
https://www.youtube.com/watch?v=XPp-wk1JW8g&feature=player_detailpage#t=382s
Re: Preciso de uma engine de Mini-Map [Urgente]
Custei a achar o mapa no video. Perdi a paciência depois de um tempo, então assim que vi uma imagem, presumi um monte de coisa.
Primeira coisa, NÃO É um mini-mapa, mas um MAPA, daqueles que você pausa o jogo pra entrar nele. Tem duas formas de lidar com esses mapas.
1 - O mapa mostra sua posição com relação ao resto da room.
2 - O mapa mostra a posição da room que você está em relação a outras rooms da mesma fase.
Nos dois casos, você precisa de uma imagem pra ser o mapa. Não dá pra aproveitar a room. Essa imagem só deve ser elaborada depois que o mapa estiver pronto. Se você gostar de planejar antes de fazer, pode até usar o rascunho que usou pra fazer as fases, mas a imagem tem que ser condizente com a fase pronta.
No primeiro caso, a posição mostrada no mapa é uma proporção da sua posição na room. MAPAX = x * proporção; MAPAY = y * proporção. Simples assim.
No segundo caso, a cada room equivale uma posição do mapa. Aí, quando o jogador ENTRA na room, as variáveis MAPAX e MAPAY são atualizadas. Pode-se usar o room_create event ou o create de algum objeto que fica em cada room. Recomendo usar o room_create.
Primeira coisa, NÃO É um mini-mapa, mas um MAPA, daqueles que você pausa o jogo pra entrar nele. Tem duas formas de lidar com esses mapas.
1 - O mapa mostra sua posição com relação ao resto da room.
2 - O mapa mostra a posição da room que você está em relação a outras rooms da mesma fase.
Nos dois casos, você precisa de uma imagem pra ser o mapa. Não dá pra aproveitar a room. Essa imagem só deve ser elaborada depois que o mapa estiver pronto. Se você gostar de planejar antes de fazer, pode até usar o rascunho que usou pra fazer as fases, mas a imagem tem que ser condizente com a fase pronta.
No primeiro caso, a posição mostrada no mapa é uma proporção da sua posição na room. MAPAX = x * proporção; MAPAY = y * proporção. Simples assim.
No segundo caso, a cada room equivale uma posição do mapa. Aí, quando o jogador ENTRA na room, as variáveis MAPAX e MAPAY são atualizadas. Pode-se usar o room_create event ou o create de algum objeto que fica em cada room. Recomendo usar o room_create.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: Preciso de uma engine de Mini-Map [Urgente]
saim escreveu:Custei a achar o mapa no video. Perdi a paciência depois de um tempo, então assim que vi uma imagem, presumi um monte de coisa.
Primeira coisa, NÃO É um mini-mapa, mas um MAPA, daqueles que você pausa o jogo pra entrar nele. Tem duas formas de lidar com esses mapas.
1 - O mapa mostra sua posição com relação ao resto da room.
2 - O mapa mostra a posição da room que você está em relação a outras rooms da mesma fase.
Nos dois casos, você precisa de uma imagem pra ser o mapa. Não dá pra aproveitar a room. Essa imagem só deve ser elaborada depois que o mapa estiver pronto. Se você gostar de planejar antes de fazer, pode até usar o rascunho que usou pra fazer as fases, mas a imagem tem que ser condizente com a fase pronta.
No primeiro caso, a posição mostrada no mapa é uma proporção da sua posição na room. MAPAX = x * proporção; MAPAY = y * proporção. Simples assim.
No segundo caso, a cada room equivale uma posição do mapa. Aí, quando o jogador ENTRA na room, as variáveis MAPAX e MAPAY são atualizadas. Pode-se usar o room_create event ou o create de algum objeto que fica em cada room. Recomendo usar o room_create.
Mas você sabe fazer um mapa desse tipo? que apareça a parte da room que você está? e mais, não se vc percebeu, mas aparece uma miniatura do mapa no meio do game.
Re: Preciso de uma engine de Mini-Map [Urgente]
Saber, saber, eu não sei, porque nunca fiz algo assim. Mas a questão toda é essa que eu falei, você pega a posição do objeto, na room, e joga uma proporção. Tipo, se o mapa é 1/10 do tamanho da room, a proporção é 0.1.
Daí, você pega uma sprite cuidadosamente elaborada pra ser o mapa e outra sprite pra ser a indicação da posição. Desenhe o mapa na posição mapaX, mapaY (você que define quanto vale cada posição dessas). Supondo que a origem da sprite do mapa seja em (0, 0), a posição da sprite que indica a posição vai ser mapaX + objeto . x * proporção, mapaY + objeto . y * proporção.
Daí, você pega uma sprite cuidadosamente elaborada pra ser o mapa e outra sprite pra ser a indicação da posição. Desenhe o mapa na posição mapaX, mapaY (você que define quanto vale cada posição dessas). Supondo que a origem da sprite do mapa seja em (0, 0), a posição da sprite que indica a posição vai ser mapaX + objeto . x * proporção, mapaY + objeto . y * proporção.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: Preciso de uma engine de Mini-Map [Urgente]
Veja: https://gmbr.forumeiros.com/t12989-hyper-minimap
Eu cheguei a fazer um exemplo, mas o host já era. De qualquer maneira, acho que o exemplo do link acima é o melhor minimap que já vi nesse fórum.
Eu cheguei a fazer um exemplo, mas o host já era. De qualquer maneira, acho que o exemplo do link acima é o melhor minimap que já vi nesse fórum.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Preciso de uma engine de Mini-Map [Urgente]
só dando minha opinião, se o caso for mini mapa, tem um jeito:
se a room não tiver views (ja passei alguns apertos com views e mini-maps) use um script simples:
Esse é só um exemplo, terá que adapta-lo a suas nescecidades:
tente assim para testar:
Uu eu ainda não tinha visto esse do pedro U.u esquece o meu, é só um exemplo
Ah de qualquer forma, se quiser ver um mini map em um projeto meu, vai ai: https://gmbr.forumeiros.com/t26908-zombies
Claro que o script lá é a adaptação desse que te passei, mais o sistema é o mesmo!
se a room não tiver views (ja passei alguns apertos com views e mini-maps) use um script simples:
Esse é só um exemplo, terá que adapta-lo a suas nescecidades:
- Código:
//Nome do script: Map_make()
//Uso: Map_make(posição x do mapa na room,posição y do mapa na room,Posição x do item a ser mostrado,Posição y do item a ser mostrado,resolução)
//By: Isaque Onix
Mapx=argument0
Mapy=argument1
xx=argument2/(argument4/2)
yy=argument3/(argument4/2)
draw_rectangle(Mapx-room_width/argument4,Mapy-room_height/argument4,Mapx+room_width/argument4,Mapy+room_height/argument4,1)
draw_circle(Mapx-room_width/argument4+xx,Mapy-room_height/argument4+yy,3,1)
tente assim para testar:
- Código:
Map_make(room_width/2,room_height/2,mouse_x,mouse_y,8)
- Código:
Map_make(room_width/2,room_height/2,object0.x,object0.y,8)
Uu eu ainda não tinha visto esse do pedro U.u esquece o meu, é só um exemplo
Ah de qualquer forma, se quiser ver um mini map em um projeto meu, vai ai: https://gmbr.forumeiros.com/t26908-zombies
Claro que o script lá é a adaptação desse que te passei, mais o sistema é o mesmo!
Tópicos semelhantes
» Preciso de engine urgente
» Preciso de uma ENGINE, URGENTE!
» Preciso Urgente Ajuda/Engine Gelo
» [Resolvido] Preciso de um som urgente!!!!
» [Pedido] engine 3d top view [URGENTE]
» Preciso de uma ENGINE, URGENTE!
» Preciso Urgente Ajuda/Engine Gelo
» [Resolvido] Preciso de um som urgente!!!!
» [Pedido] engine 3d top view [URGENTE]
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|