Pergunta sobre objetos 3d

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Pergunta sobre objetos 3d

Mensagem por w&sl&y em Sex 05 Jul 2013, 17:47

Galera como faço para o meu player quando se chocar com uma parede ou objeto (carro) ele não atravessar o objeto e sim parar e não andar ?

é que eu fiz uns load externos de arquivos .obj  contendo paredes e objetos mais eu não queria que o meu player atravessasse eles o que faço?

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Re: Pergunta sobre objetos 3d

Mensagem por gabrielsch em Sab 06 Jul 2013, 02:03

O Game Maker infelizmente não tem muito suporte quando o assunto é 3D, um exemplo disso é a de que os objetos não tem uma variável que controla o eixo Z junto ao objeto assim como as variáveis X e Y. Mas para resolver o seu problema recomendo que dependo da versão do seu GM utilize DLLs para verificar a colisão. Aprender a usa-las pode ser um pouco cansativo no começo mas depois que tudo fica claro não tem muito mistério. Procure no fórum oficial do GM por Dlls que te ajudem com isso como é o caso da P3DC.dll.

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Re: Pergunta sobre objetos 3d

Mensagem por w&sl&y em Sab 06 Jul 2013, 10:35

po valeu eu tava precisando disto valeu mesmo

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Re: Pergunta sobre objetos 3d

Mensagem por w&sl&y em Sab 06 Jul 2013, 11:09

voce usa esta dll ? se usa me ajude porque nao estou conseguindo usa-la para nao deichar o meu player atravessar objetos? pode falar qual a funcao da dll nao deixa eu atravessar objetos 3d ?

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Re: Pergunta sobre objetos 3d

Mensagem por gabrielsch em Sab 06 Jul 2013, 19:26

w&sl&y escreveu:voce usa esta dll ? se usa me ajude porque nao estou conseguindo usa-la para nao deichar o meu player atravessar objetos? pode falar qual a funcao da dll nao deixa eu atravessar objetos 3d ?
Uso GM:Studio e desde então não uso mais DLLs, mas como você está tendo problemas com essa posso te indicar uma engine muito boa (YaruFPS: 3D collision engine).
...fiz uns load externos de arquivos .obj  contendo paredes...
Esse tipo de modelo mesmo sendo muito comum não é suportado pelo Game Maker (só por meio de DLLs ou scripts de importação) o que deixa as coisas um pouco complicadas dependendo do que você quer fazer com eles. Recomendo que utilize modelos .GMMOD, esses são modelos padrões do GM e conseguem ser importados sem problemas pelo programa. Se quiser você pode converter os seus modelos .obj para .gmmod usando o Model Creator 5.0.

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Re: Pergunta sobre objetos 3d

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