[FAQ] - Game Maker Studio

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[FAQ] - Game Maker Studio

Mensagem por PedroX em Sab 18 Maio 2013, 23:00

Game Maker Studio - FAQ

Antes de tudo quero avisar que fiz uma tradução livre. Ou seja, nem sempre reproduzi exatamente o que a Wiki da YoYoGames disse. Muitas vezes resumi as expressões para facilitar a leitura, simplificá-la ou para poupar trabalho mesmo.

Ainda pretendo traduzir cada link citado abaixo. Talvez alguém ajude, mas não estou preocupado com isso.

Link original: http://wiki.yoyogames.com/index.php/GameMaker:Studio_FAQ

Como eu acho meu endereço IP local?
Ver: http://wiki.yoyogames.com/index.php/How_To_Find_My_IP

Como configurar GameMaker: Studio para Mac OSX?
Ver: http://wiki.yoyogames.com/index.php/Setup_GameMaker:Studio_for_Mac

Como configurar GameMaker: Studio para iOS?
Ver: http://wiki.yoyogames.com/index.php/Setup_GameMaker:Studio_for_iOS

Como configurar GameMaker: Studio para Android?
Ver: http://wiki.yoyogames.com/index.php/Setup_GameMaker:Studio_for_Android

Como configurar GameMaker: Studio para Html5?
Ver: http://wiki.yoyogames.com/index.php/Setup_GameMaker:Studio_for_Html5

Como conectar meu dispositivo ao GM: Studio?
Na primeira vez que você usar o software para conectar ao seu dispositivo, este deve estar conectado por um cabo USB. Nas próximas vezes você poderá conectar tanto usando o mesmo cabo quanto uma conexão Wi-Fi.

Posso usar um dispositivo iOS no qual foi feito Jailbreak?
Não.

Meu aparelho Android é "rooted". O que fazer?
Em andamento.

Meu jogo feito no GM 8.1/HTML5 funciona no iOS/Android?
Dificilmente de imediato. CPU, GPU e memória são fatores que diferem entre dispositivos. Algumas funções anteriores ainda não foram implementadas no GM:S ou não irão ser.

Posso criar e distribuir minha própria aplicação Android / iOS usando a versão Alpha/Beta do GM:Studio?
Não.

Posso distribuir um jogo feito com o GameMaker Studio durante teste Alpha/Beta?
Não. Detalhes em andamento.

Como fazer feedbacks ou reportar bugs?
Registre-se no YoYoGames Bug Tracker, e poste lá. O fórum da GMC também serve.

Beta Tester - Informações

Preciso de uma nova licença para usar o GameMaker:Studio?
Sim. Ela valerá durante o período de betas.

Preciso de minha própria conta de desenvolvedor Apple / Android para testar?
Para Android não; para Apple sim. Apple Developer Site.

Como obter novos builds?
Pelo Beta Channel do auto updater. Tenha certeza de ter selecionado essa opção (botão direito no icone da barra de tarefas).

Como publicar meu jogo?

Windows
Em breve.

Mac
http://wiki.yoyogames.com/index.php/Submitting_To_Mac_OSX_App_Store

HTML5
Em breve.

Android
http://wiki.yoyogames.com/index.php/Submitting_To_Google_Play

iOS
Em breve.

Mudanças gerais do GM8.1 para o GM:Studio

Sprites não estão aparecendo na ordem correta. Seus depths parecem diferentes da versão windows.

Se o depth for o mesmo, não é garantida a ordem. Isso torna o GM:S mais rápido ao renderizar. No GM:8, a ordem era garantida pela ordem de criação dos objetos.

Quando eu deleto um objeto/sprite/room/path/timeline/etc, o arquivo não é deletado do sistema.

O motivo é trabalhar com "source control systems". Se você quiser apagar os arquivos desnecessários, exporte o projeto em .GMZ, e importe-o novamente.

NOTA: Nas preferências você pode modificar isso, caso não faça o controle de versão. Assim, os arquivos serão deletados do disco.

Caixas de mensagem não estão funcionando no GM:Studio

O motivo é que os dispositivos têm seu próprio sistema de mensagens (somente com OK e CANCEL, sem alterações visuais). Faça a sua própria estrutura se quiser algo mais bonito.

Carregar scripts e usar execute_string()/execute_file()

Se precisar carregar código, use extensões para JavaScript. Não são usados por aumentar o tamanho dos jogos e gastar tempo demais para ser feito.

'Treat uninitialized as 0' não existe mais.

Entre outros, é um mau costume.

Funções deletadas

variable_global_set(), variable_global_exists() e variable_local_array_set() não existem mais, por motivos de performance. Use ds_maps como alternativa.

Sons não tocam no iOS

Bloqueado pela Apple, no HTML5.

Artigo possivelmente será melhor trabalhado.

PedroX

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