Mudar view_wport e view_hport.

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Mudar view_wport e view_hport.

Mensagem por diegoLuiz em Sex 29 Mar 2013, 21:23

Boa noite pessoal, alguem saberia me me dizer qual é a ideia disto? Tenho que mudar a wport e hport pra alterar o tamanho da tela, mas quando faço isso no creation code da room só muda as informações da view.

Código:
view_enabled = true;
view_visible[0] = true;
view_wview[0] = 480;
view_hview[0] = 720;
view_wport[0] = 200;// não altera.
view_hport[0] = 200;// não altera.

se alguem souber e quiser compartilhar como se altera esse tamanho em tempo de execução fico grato.

Att.
Diego Luiz.

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Re: Mudar view_wport e view_hport.

Mensagem por gabrielsch em Sab 30 Mar 2013, 00:19

Até onde sei isso só vai ter resultado se você mudar os valores fora da room, no caso você deve estar em outra room e usar a função:

Código:
room_set_view(ind,vind,vis,xview,yview,wview,hview,xport,yport,wport,hport,hborder,vborder,hspeed,vspeed,obj)

O código acima modifica praticamente todos as configurações da view de um room.

Flw! sorrindo2

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Re: Mudar view_wport e view_hport.

Mensagem por diegoLuiz em Sab 30 Mar 2013, 00:39

Ainda nada, eu criei uma room vazia para o jogo iniciar nela, em seu creation code eu botei:
Código:

room_set_view_enabled(myRoom,true);
room_set_view(myRoom,0,true,0,0,480,720,0,0,1024,768,32,32,-3,-3,-1);
room_goto(myRoom);

myRoom fica com as configurações da room inicial, não com as novas que eu passei antes de ir pra ela.

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Re: Mudar view_wport e view_hport.

Mensagem por Kabeção em Sab 30 Mar 2013, 11:32

A view e a janela do jogo são coisas diferentes, o GameMaker defini sozinho o tamanho da janela no inicio do jogo por conveniência.
Para mudar o tamanho use window_set_size.

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Re: Mudar view_wport e view_hport.

Mensagem por NPH em Sab 30 Mar 2013, 11:45

para se alterar views durante o jogo, crie um script com todas as roms (menos menus e tals) e um objeto de controle logo assim que o jogo inicia.
Tipo:
Esse é um código que eu uso para definir todas as rooms de uma só vez assim que o jogo é carregado:
Código:

//aqui devera estar as definicoes basicas de cada room:
room_set_view_enabled(rm_game01,true);room_set_view_enabled(rm_game02,true);
room_set_view_enabled(rm_game03,true);room_set_view_enabled(rm_game04,true);
room_set_view_enabled(rm_game05,true);room_set_view_enabled(rm_game06,true);
room_set_view_enabled(rm_game07,true);room_set_view_enabled(rm_game08,true);
room_set_view_enabled(rm_game09,true);room_set_view_enabled(rm_game10,true);
room_set_view_enabled(rm_game11,true);room_set_view_enabled(rm_game12,true);
room_set_view_enabled(rm_game13,true);room_set_view_enabled(rm_game14,true);
room_set_view_enabled(rm_game15,true);
room_set_view(rm_game01,0,1,0,0,640,480,0,0,640,480,320,240,-1,-1,global.stt_player_object);room_set_view(rm_game02,0,1,0,0,640,480,0,0,640,480,320,240,-1,-1,global.stt_player_object);
room_set_view(rm_game03,0,1,0,0,640,480,0,0,640,480,320,240,-1,-1,global.stt_player_object);room_set_view(rm_game04,0,1,0,0,640,480,0,0,640,480,320,240,-1,-1,global.stt_player_object);
room_set_view(rm_game05,0,1,0,0,640,480,0,0,640,480,320,240,-1,-1,global.stt_player_object);room_set_view(rm_game06,0,1,0,0,640,480,0,0,640,480,320,240,-1,-1,global.stt_player_object);
room_set_view(rm_game07,0,1,0,0,640,480,0,0,640,480,320,240,-1,-1,global.stt_player_object);room_set_view(rm_game08,0,1,0,0,640,480,0,0,640,480,320,240,-1,-1,global.stt_player_object);
room_set_view(rm_game09,0,1,0,0,640,480,0,0,640,480,320,240,-1,-1,global.stt_player_object);room_set_view(rm_game10,0,1,0,0,640,480,0,0,640,480,320,240,-1,-1,global.stt_player_object);
room_set_view(rm_game11,0,1,0,0,640,480,0,0,640,480,320,240,-1,-1,global.stt_player_object);room_set_view(rm_game12,0,1,0,0,640,480,0,0,640,480,320,240,-1,-1,global.stt_player_object);
room_set_view(rm_game13,0,1,0,0,640,480,0,0,640,480,320,240,-1,-1,global.stt_player_object);room_set_view(rm_game14,0,1,0,0,640,480,0,0,640,480,320,240,-1,-1,global.stt_player_object);
room_set_view(rm_game15,0,1,0,0,640,480,0,0,640,480,320,240,-1,-1,global.stt_player_object);
room_set_caption(rm_game01,global.stt_game_name);room_set_caption(rm_game02,global.stt_game_name);
room_set_caption(rm_game03,global.stt_game_name);room_set_caption(rm_game04,global.stt_game_name);
room_set_caption(rm_game05,global.stt_game_name);room_set_caption(rm_game06,global.stt_game_name);
room_set_caption(rm_game07,global.stt_game_name);room_set_caption(rm_game08,global.stt_game_name);
room_set_caption(rm_game09,global.stt_game_name);room_set_caption(rm_game10,global.stt_game_name);
room_set_caption(rm_game11,global.stt_game_name);room_set_caption(rm_game12,global.stt_game_name);
room_set_caption(rm_game13,global.stt_game_name);room_set_caption(rm_game14,global.stt_game_name);
room_set_caption(rm_game15,global.stt_game_name);
Esse código que eu mostrei acima está dentro de um evento [Game Start] onde esse objeto assim que o jogo inicia executa este script e todas as configs do jogo (sons, vidas, objetos, auto-salvar...).
Caso não tenha entendido ainda, me envie uma MP ou responda aqui mesmo...

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Re: Mudar view_wport e view_hport.

Mensagem por diegoLuiz em Sab 30 Mar 2013, 14:14

Pessoal, muito obrigado pelos esclarecimentos, fiz alguns testes aqui e percebi que realmente o tamanho da janela é diferente de view_wport[] e view_hport[].

diegoLuiz

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Re: Mudar view_wport e view_hport.

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