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[Tutorial]Invisibilidade Parcial

2 participantes

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[Tutorial]Invisibilidade Parcial Empty [Tutorial]Invisibilidade Parcial

Mensagem por Rodrigo Santiago Qua 13 Mar 2013, 22:37

Invisibilidade Parcial


Este é o primeiro tutorial de uma serie de efeitos que ensinarei, mais os próximos estarão todos juntos

A maioria dos programadores do Game Maker já estão acostumados a mudar o alpha dos desenhos pra criar efeitos de invisibilidade, mais de um modo que não fique impossível para o jogador de vê-lo(Falso invisível).

Mais existe outra maneira de Criar este efeito, alguns poderiam julgar este efeito como MUITO melhor, (ou não), mais consome mais memória que apenas mudar o alpha.

Como funciona:

  • Recortar um pedaço da tela
  • Desenhar o inverso da sprite
  • Apagar o inverso
  • Desenhar o que sobrou
  • Apagar da memoria


Quais funções usaremos:
  • Recortar tela - sprite_add_from_screen
  • Imagem temporaria -surface_create,surface_set_target
  • Desenhar nova sprite - draw_sprite
  • Limpar memoria - surface_free, {sprite_delete - não tira da memoria, sprite_replace_sprite - com file vazia - devagar}



obs.: O que é uma sprite invertida?
Veja só (considere verde transparencia):
[Tutorial]Invisibilidade Parcial Oqeinvertida

Explanação : Ao recortar um pedaço da tela com margem de erro , eliminar a área não desejada, você estará redesenhando esta pequena parte da tela com um erro, e com a forma da sprite original.

Mão na massa :

temp_spr=sprite_vazia
temp_spr2=sprite_vazia
nothing.gmspr=sprite+vazia salva em formato .gmspr

create
Código:

surf=surface_create(sprite_width,sprite_height)

step
Código:

sprite_replace_sprite(temp_spr,'nothing.gmspr')
sprite_add_from_screen(temp_spr2,x-sprite_xoffset-8,y-sprite_yoffset-8,sprite_width-8,sprite_height-8,-1,0)
surface_set_target(surf)
draw_sprite(temp_spr2,0,0,0)
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,sprite_xoffset,sprite_yoffset,lado,1,0,c_white,1)
surface_reset_target()
sprite_replace_sprite(temp_spr2,'nothing.gmspr')
sprite_add_from_surface(temp_spr,surf,0,0,sprite_width,sprite_height,1,0)

draw
Código:

draw_sprite(temp_spr,0,x-sprite_xoffset,y-sprite_yoffset)

Bem, aqui completamos o efeito invisibilidade parcial, veja a engine aqui Download

obs.: Por motivo não especificado da erro se você tiver esta imagem a 670 pixels de x ou y, eu não sei porque Evil or Very Mad , este efeito deve ser usado com caltela em jogos simples e medianos.
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[Tutorial]Invisibilidade Parcial Empty Re: [Tutorial]Invisibilidade Parcial

Mensagem por JoaoVanBlizzard Qua 13 Mar 2013, 23:23

Bah,rodrigo,legal esse seu sistema ,eu vinha procurando algo parecido,mas você teria como ensinar como eu faria para criar um efeito de lupa raio-x tipo assim: eu coloco um personagem escondido atraz de uma porta e quando eu passo a lupa por onde ela passar aparece o personagem do outro lado da porta,como se eu tivesse usando a visao raio-x do superman para ser mais especifico,tem como vc me ensinar por favor? Smile
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[Tutorial]Invisibilidade Parcial Empty Re: [Tutorial]Invisibilidade Parcial

Mensagem por Rodrigo Santiago Qui 14 Mar 2013, 08:04

OK, vou tentar fazer

Edit

Ta aqui, vai estar incluido nos novos efeitos
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[Tutorial]Invisibilidade Parcial Empty Re: [Tutorial]Invisibilidade Parcial

Mensagem por JoaoVanBlizzard Qui 14 Mar 2013, 17:58

Era isso mesmo que eu procurava Rodrigo,funcionou direitinho aqui,valeu. Smile
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