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Mensagem por makgamer Qua 15 Abr 2009, 14:42

eu sabie só que esqueci :oops: :oops: :oops: :oops: , alguem pode me dizer como criar mapas sem usar gm (PRO)?
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ajuda com mapa Empty Re: ajuda com mapa

Mensagem por Hélio Qua 15 Abr 2009, 15:46

Como assim criar mapa??
Voce diz que nem no RPG maker, usando tilesets?
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Mensagem por makgamer Qua 15 Abr 2009, 16:07

tipo assim tem uma bolinha azul no mapa que é você e o mapa tem um background que vai ser a fase ai toda ves que o seu carinha andar o pontinho azul no mapa tambem vai andar.
ai por-exemplo tem um inimigo e ele vai tar de vermelho a toda ves que o inimigo andar o abolinha tambem vai andar
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Mensagem por Hélio Qua 15 Abr 2009, 16:58

makgamer escreveu:tipo assim tem uma bolinha azul no mapa que é você e o mapa tem um background que vai ser a fase ai toda ves que o seu carinha andar o pontinho azul no mapa tambem vai andar.
ai por-exemplo tem um inimigo e ele vai tar de vermelho a toda ves que o inimigo andar o abolinha tambem vai andar

Cara nao to intendendo
você diz a camera seguir o player?
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Mensagem por makgamer Qua 15 Abr 2009, 18:08

aaaaa
tipo isso olha:..:
sabe em war craft
voce em um personagem
ai tem um quadrado com um ponto que simbolisa o seu personagem
ai quando seu personagen reall!! anda o falsooo!!!! da mapa que simbolisa seu personagen anda só qyue pro mesmo lado que o seu.
e quando seu personagen realll!!!! para o falsooo!!! do mapa tambem anda.
a mesma coisa com o inimigo ssó qeu com o inimigo um ponto vermelhooo!!!

entendeu????
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Mensagem por Tiago Lima Qua 15 Abr 2009, 18:26

você se refere aqueles mapas que ficam no canto inferior da tela, tipo tem em jogos de corrida, que tem um pontinho preto que representam nossa posição no mapa?

Se for , tambem quero saber...
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Mensagem por Gusba Qua 15 Abr 2009, 18:31

tipo, vc usa view? se vc for ver isso ai é super simples de se fazer, vou criar um script aki, e posto na seção de scripts, ok?
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ajuda com mapa Empty Re: ajuda com mapa

Mensagem por Gusba Qua 15 Abr 2009, 18:49

Código:
draw_set_color(c_white);
draw_rectangle(x,y,x+round(room_width/4),y+round(room_height/4),false);
draw_set_color(c_black);
draw_rectangle(x,y,x+round(room_width/4),y+round(room_height/4),true);

draw_sprite(spr_player_mapa,0,x + ((player.x*round(room_width/4))/room_width),y + ((player.y*round(room_height/4))/room_height));



muda nesse script, "player" para o nome do objeto do player, "spr_player_mapa" pelo nome da sprite do player no mapa, larga no draw de um objeto e colocao na room, isso ai é bem simples, depois posso aprimorar, agora tenho q estudar pra uma prova, flw!
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Mensagem por makgamer Qua 15 Abr 2009, 19:30

vlw
mas tem como faser o mapa seguir a tela pra quando o personagen andar o mapa naum ficar pra trais?
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Mensagem por Gusba Qua 15 Abr 2009, 19:44

acredito q assim funciona:

Código:
draw_set_color(c_white);
draw_rectangle(x,y,x+round(room_width/4),y+round(room_height/4),false);
draw_set_color(c_black);
draw_rectangle(x,y,x+round(room_width/4),y+round(room_height/4),true);

draw_sprite(spr_player_mapa,0,x + view_xview + ((player.x*round(room_width/4))/room_width),y + view_yview + ((player.y*round(room_height/4))/room_height));
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Mensagem por Gusba Qua 15 Abr 2009, 19:54

cometi um erro bisonho, agora sim:

Código:
vx = view_xview;
vy = view_yview;
draw_set_color(c_white);
draw_rectangle(x + vx,y + vy,x + vx + 320,y + vy + 240,false);
draw_set_color(c_black);
draw_rectangle(x + vx,y + vy,x + vx + 320,y + vy + 240,true);

draw_sprite(spr_player_mapa,0,x + vx + ((player.x*320)/room_width),y + vy + ((player.y*240)/room_height));
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Mensagem por makgamer Qua 15 Abr 2009, 20:20

olha mais no meu jogo a area é grande é de 2000x2000 ai o mapa fica enorme tem como o carinha no mapa andar mais lento e o mapa continuar do mesmo tamanho de uma fase 640x480?
a e desculpe se estou pedindo demais.
agradeço des de já.
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Mensagem por Borgo Qua 15 Abr 2009, 20:49

//////////////// Circulair radar script ////////////////////
//
// Copyright Simon Donkers 27-1-2005
// gmmentor@simondonkers.com
//
// the arguments are: behind is recommandable value
// argument0 is radius
// argument1 is controller object
// argument2 is fixing point x
// argument3 is fixing point y
// argument4 is radius of what is visible.
//
// This script will create a circulair radar at the
// left bottom corner of the screen with the given radius
// In this circle all objects within distance argument4 to
// the fixing point will be drawn by there sprite but scaled
// argument1 or objects whose parent this object is
// will not be drawn
//
/////////////////////////////////////////////////////
global.center_x:=view_left[0]+view_width[0]-10-argument0; //x coordinate of circle
global.center_y:=view_top[0]+view_height[0]-10-argument0; //y coordinate of circle
pen_size:=1;
brush_style:=bs_solid;
brush_color:=c_yellow; //The background color of the radar.
draw_circle(global.center_x,global.center_y,argument0);
with all
{
//if it isn't a controller and it is within distance
if object_index!=argument1 and point_distance(argument2,argument3,x,y)<argument4 then
{
draw_sprite_ext(sprite_index, -1,global.center_x+(x-argument2)/argument4*argument0, global.center_y+(y-argument3)/argument4*argument0, argument0/argument4,argument0/argument4,1);
}
}
pen_color:=c_black; //border color of the radar
pen_size:=4; //border width of the radar. (Some objects might be visible whose origin is within the circle but of which the rest of the body isn't. This border will be drawn over them
brush_style:=bs_hollow;
draw_circle(global.center_x,global.center_y,argument0);
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Mensagem por Gusba Qua 15 Abr 2009, 21:10

cara, ja ta la o code, ta certinho eu arrumei ele pra ele fica do tamanho pequeno e seguir, é só testar
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Mensagem por makgamer Qui 16 Abr 2009, 20:40

ta errado aparece escrito uma placa de error
quer ver usa o código no seu game maker
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Mensagem por Gusba Qui 16 Abr 2009, 20:47

ta certo, tenho certeza q tu nao renomeo o nome do player e da sprite ¬¬
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