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ajuda com mapa
5 participantes
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ajuda com mapa
eu sabie só que esqueci :oops: :oops: :oops: :oops: , alguem pode me dizer como criar mapas sem usar gm (PRO)?
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Re: ajuda com mapa
Como assim criar mapa??
Voce diz que nem no RPG maker, usando tilesets?
Voce diz que nem no RPG maker, usando tilesets?
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Re: ajuda com mapa
tipo assim tem uma bolinha azul no mapa que é você e o mapa tem um background que vai ser a fase ai toda ves que o seu carinha andar o pontinho azul no mapa tambem vai andar.
ai por-exemplo tem um inimigo e ele vai tar de vermelho a toda ves que o inimigo andar o abolinha tambem vai andar
ai por-exemplo tem um inimigo e ele vai tar de vermelho a toda ves que o inimigo andar o abolinha tambem vai andar
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Re: ajuda com mapa
makgamer escreveu:tipo assim tem uma bolinha azul no mapa que é você e o mapa tem um background que vai ser a fase ai toda ves que o seu carinha andar o pontinho azul no mapa tambem vai andar.
ai por-exemplo tem um inimigo e ele vai tar de vermelho a toda ves que o inimigo andar o abolinha tambem vai andar
Cara nao to intendendo
você diz a camera seguir o player?
Hélio- Data de inscrição : 02/06/2008
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Re: ajuda com mapa
aaaaa
tipo isso olha:..:
sabe em war craft
voce em um personagem
ai tem um quadrado com um ponto que simbolisa o seu personagem
ai quando seu personagen reall!! anda o falsooo!!!! da mapa que simbolisa seu personagen anda só qyue pro mesmo lado que o seu.
e quando seu personagen realll!!!! para o falsooo!!! do mapa tambem anda.
a mesma coisa com o inimigo ssó qeu com o inimigo um ponto vermelhooo!!!
entendeu????
tipo isso olha:..:
sabe em war craft
voce em um personagem
ai tem um quadrado com um ponto que simbolisa o seu personagem
ai quando seu personagen reall!! anda o falsooo!!!! da mapa que simbolisa seu personagen anda só qyue pro mesmo lado que o seu.
e quando seu personagen realll!!!! para o falsooo!!! do mapa tambem anda.
a mesma coisa com o inimigo ssó qeu com o inimigo um ponto vermelhooo!!!
entendeu????
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Re: ajuda com mapa
você se refere aqueles mapas que ficam no canto inferior da tela, tipo tem em jogos de corrida, que tem um pontinho preto que representam nossa posição no mapa?
Se for , tambem quero saber...
Se for , tambem quero saber...
Re: ajuda com mapa
tipo, vc usa view? se vc for ver isso ai é super simples de se fazer, vou criar um script aki, e posto na seção de scripts, ok?
Re: ajuda com mapa
- Código:
draw_set_color(c_white);
draw_rectangle(x,y,x+round(room_width/4),y+round(room_height/4),false);
draw_set_color(c_black);
draw_rectangle(x,y,x+round(room_width/4),y+round(room_height/4),true);
draw_sprite(spr_player_mapa,0,x + ((player.x*round(room_width/4))/room_width),y + ((player.y*round(room_height/4))/room_height));
muda nesse script, "player" para o nome do objeto do player, "spr_player_mapa" pelo nome da sprite do player no mapa, larga no draw de um objeto e colocao na room, isso ai é bem simples, depois posso aprimorar, agora tenho q estudar pra uma prova, flw!
Re: ajuda com mapa
vlw
mas tem como faser o mapa seguir a tela pra quando o personagen andar o mapa naum ficar pra trais?
mas tem como faser o mapa seguir a tela pra quando o personagen andar o mapa naum ficar pra trais?
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Re: ajuda com mapa
acredito q assim funciona:
- Código:
draw_set_color(c_white);
draw_rectangle(x,y,x+round(room_width/4),y+round(room_height/4),false);
draw_set_color(c_black);
draw_rectangle(x,y,x+round(room_width/4),y+round(room_height/4),true);
draw_sprite(spr_player_mapa,0,x + view_xview + ((player.x*round(room_width/4))/room_width),y + view_yview + ((player.y*round(room_height/4))/room_height));
Re: ajuda com mapa
cometi um erro bisonho, agora sim:
- Código:
vx = view_xview;
vy = view_yview;
draw_set_color(c_white);
draw_rectangle(x + vx,y + vy,x + vx + 320,y + vy + 240,false);
draw_set_color(c_black);
draw_rectangle(x + vx,y + vy,x + vx + 320,y + vy + 240,true);
draw_sprite(spr_player_mapa,0,x + vx + ((player.x*320)/room_width),y + vy + ((player.y*240)/room_height));
Re: ajuda com mapa
olha mais no meu jogo a area é grande é de 2000x2000 ai o mapa fica enorme tem como o carinha no mapa andar mais lento e o mapa continuar do mesmo tamanho de uma fase 640x480?
a e desculpe se estou pedindo demais.
agradeço des de já.
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Re: ajuda com mapa
//////////////// Circulair radar script ////////////////////
//
// Copyright Simon Donkers 27-1-2005
// gmmentor@simondonkers.com
//
// the arguments are: behind is recommandable value
// argument0 is radius
// argument1 is controller object
// argument2 is fixing point x
// argument3 is fixing point y
// argument4 is radius of what is visible.
//
// This script will create a circulair radar at the
// left bottom corner of the screen with the given radius
// In this circle all objects within distance argument4 to
// the fixing point will be drawn by there sprite but scaled
// argument1 or objects whose parent this object is
// will not be drawn
//
/////////////////////////////////////////////////////
global.center_x:=view_left[0]+view_width[0]-10-argument0; //x coordinate of circle
global.center_y:=view_top[0]+view_height[0]-10-argument0; //y coordinate of circle
pen_size:=1;
brush_style:=bs_solid;
brush_color:=c_yellow; //The background color of the radar.
draw_circle(global.center_x,global.center_y,argument0);
with all
{
//if it isn't a controller and it is within distance
if object_index!=argument1 and point_distance(argument2,argument3,x,y)<argument4 then
{
draw_sprite_ext(sprite_index, -1,global.center_x+(x-argument2)/argument4*argument0, global.center_y+(y-argument3)/argument4*argument0, argument0/argument4,argument0/argument4,1);
}
}
pen_color:=c_black; //border color of the radar
pen_size:=4; //border width of the radar. (Some objects might be visible whose origin is within the circle but of which the rest of the body isn't. This border will be drawn over them
brush_style:=bs_hollow;
draw_circle(global.center_x,global.center_y,argument0);
//
// Copyright Simon Donkers 27-1-2005
// gmmentor@simondonkers.com
//
// the arguments are: behind is recommandable value
// argument0 is radius
// argument1 is controller object
// argument2 is fixing point x
// argument3 is fixing point y
// argument4 is radius of what is visible.
//
// This script will create a circulair radar at the
// left bottom corner of the screen with the given radius
// In this circle all objects within distance argument4 to
// the fixing point will be drawn by there sprite but scaled
// argument1 or objects whose parent this object is
// will not be drawn
//
/////////////////////////////////////////////////////
global.center_x:=view_left[0]+view_width[0]-10-argument0; //x coordinate of circle
global.center_y:=view_top[0]+view_height[0]-10-argument0; //y coordinate of circle
pen_size:=1;
brush_style:=bs_solid;
brush_color:=c_yellow; //The background color of the radar.
draw_circle(global.center_x,global.center_y,argument0);
with all
{
//if it isn't a controller and it is within distance
if object_index!=argument1 and point_distance(argument2,argument3,x,y)<argument4 then
{
draw_sprite_ext(sprite_index, -1,global.center_x+(x-argument2)/argument4*argument0, global.center_y+(y-argument3)/argument4*argument0, argument0/argument4,argument0/argument4,1);
}
}
pen_color:=c_black; //border color of the radar
pen_size:=4; //border width of the radar. (Some objects might be visible whose origin is within the circle but of which the rest of the body isn't. This border will be drawn over them
brush_style:=bs_hollow;
draw_circle(global.center_x,global.center_y,argument0);
Re: ajuda com mapa
cara, ja ta la o code, ta certinho eu arrumei ele pra ele fica do tamanho pequeno e seguir, é só testar
Re: ajuda com mapa
ta errado aparece escrito uma placa de error
quer ver usa o código no seu game maker
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