[DISCUSSÃO] Crítica sobre os comentários de jogos

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

100% [DISCUSSÃO] Crítica sobre os comentários de jogos

Mensagem por Mr.Rafael em Sex 08 Mar 2013, 10:36

Olá a todos. O que eu venho tentar discutir aqui pode parecer um tipo de "raiva", mas deixo claro que não é essa a minha intenção aqui.
AVISO: Parede de texto gigante, escrito no muro de berlim:

Quando vemos um tópico de um jogo, geralmente alguns usuários fazem questão de baixar, testar e "avaliar" o jogo (ou seja, dar sua opinião a respeito e como o criador pode melhorá-lo). A opinião dos membros geralmente conta muito para o futuro dos seus jogos, já que você certamente saberá em que está errando e, como tal, poderá buscar mais conhecimento para corrigir esses problemas em outros possíveis projetos.

Por conta disso, a honestidade dessas avaliações/opiniões é vital para o futuro dos seus projetos. Mesmo porque, você não pode avaliar seu próprio jogo (pode ser sincero consigo mesmo sobre algumas coisas, mas nunca é o suficiente perto de alguém que realmente joga).

Mas quando a falta de sinceridade fala mais alto pelos membros, geralmente vemos jogos visivelmente mal-trabalhados ("ruim" não é a palavra, pois todo jogo tem um potencial) ganhando atenção com 2/3 páginas de posts com comentários do tipo "Muito bom cara, os gráficos estão bons porque você abriu o editor do GM e fez um quadrado com olhos. Parabéns pelo primeiro jogo!".

Alguns podem até dizer que "você não pode ser rígido ao extremo, menos ainda para um iniciante". Enquanto por um lado eu concordo, já que o criador sempre espera algo construtivo e que o motive a fazer mais jogos, por outro nós estamos acostumando os novatos a continuar fazendo jogos mal-trabalhados, sem melhorias gráficas, sem uma boa escolha de músicas, sem um bom level design.

Como assim? Bem, por que eu me dedicaria em um jogo com o máximo de meu potencial e o mais polido possível que só ganha 2/3 posts, quando eu posso criar um projeto apressado que digo ser "um dos meus primeiros jogos" e ganhar 2/3 páginas de atenção? Na visão de um iniciante, isso também é levado em consideração e é um motivo que ele leva para não melhorar o que faz. Mesmo com uma nota dada por um avaliador oficial, os comentários dos usuários contam muito, pois enquanto o jogo estiver no topo da página com um monte de respostas tendenciosas, ele ainda estará sendo um sucesso não-merecido.

Ok, agora alguns podem dizer que "você também não gostaria que alguém viesse falar que seu jogo ficou ruim", mas... sim, eu gostaria! Sabe por quê? Porque eu preciso saber se o que eu fiz está ruim, para não ficar dando voltas corrigindo algo que esteve errado o tempo todo. Quando alguém diz que um projeto meu está ruim na minha cara, eu tenho que procurar mais conhecimento e evitar fazer aquilo de novo. Aliás, é assim que vemos quem realmente está disposto a criar jogos: aquele que abaixar a cabeça na primeira crítica querendo desistir já sabe que não vai durar muito tempo, a menos que ele se levante e melhore o que faz.

Outro mal é quando alguns membros sugerem que ele reconstrua o jogo, mesmo que a idéia foi o principal motivo dele não ter sido bom. Para um iniciante, ele vai julgar isso como "sequências". Então o "paraíso dos cubos saltitantes" ficou ruim? Já sei, vou criar o "paraíso dos cubos saltitantes 2", agora com os cubos mais arrendodados e o fundo é cinza-escuro. Não, espera: terminei agora mesmo o "paraíso dos cubos saltitantes 3", que tem uma história que nunca é contada dentro do jogo, só no tópico dele. --\'

Resumindo: sejam mais sinceros na hora de avaliar ou comentar sobre um jogo. Ser o "bonzinho que considera tudo" não te torna um membro mais querido, mas um mais mentiroso (do tipo que comenta e você nunca sabe se a crítica realmente foi verdade ou mentira). Os gráficos estão ruins? Independente de quem for, fale! E tentem entender um pouco proposta do jogo antes de dar sugestões (tipo: "você poderia ter colocado 3D, cutscenes, participação especial do Silvio Santos e um dinossauro de chocolate no meio da fase"), fantasiar demais o que ele poderia colocar, em muitos casos, muda completamente o jogo, o cara se sente forçado a construir aquilo para agradar o "público" e acaba desistindo porque não consegue. Reflitam um pouco antes de comentar sobre o jogo de alguém, vendo se merece ou não ser comentado (tanto jogo bom com 2/3 posts e os piores projetos tem mais de 3 páginas) e pensem no que isso influencia, pois muitas vezes esse gesto acaba sendo algo negativo mais para frente. Rolling Eyes

Obrigado por ler. Deixo claro que não é minha intenção aqui ofender ninguém, mas sinto que precisava discutir sobre isso há muito tempo.

o/

Mr.Rafael

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 383
Notas recebidas : A-C-B-A
Reputação : 57
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 1
   : 2

100% Re: [DISCUSSÃO] Crítica sobre os comentários de jogos

Mensagem por The Wizard em Sex 08 Mar 2013, 11:18

Também acho muita sacanagem, isso deixa os novatos se achando, eu mesmo falo com clareza que o jogo está ruim, mas o problema è que nem todos fazem isso, na minha opnião não tem dessa de "o jogo está bom para um novato" ou está bom ou está ruim, não e suporto isso, em meu primeiro todo mundo falou que teria nota A, e é deprimente quando se recebe um nota "ruim", já houve tópicos falando sobre isso, mas vale a pena falar disso denovo

The Wizard

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 1129
Notas recebidas : B
Reputação : 17
Prêmios

http://awesomewizards.deviantart.com/

Mensagem por Mestre em Sex 08 Mar 2013, 12:30

É exatamente esse o meu ponto de vista Mr. Rafael, por isso eu fundei o HyperBit (tópico explicando aqui), a GMBR chegou em um ponto que possui bastante dúvidas de programação, mas pelo que eu vejo, o pessoal não se importa em baixar os projetos e realmente AVALIAR, só mesmo os avaliadores, meu ponto de vista é que TODOS os comentários deveriam ser uma avaliação, dá trabalho, sem dúvida, o que acontece Mr.Rafael, eu mesmo já tentei mudar algumas coisas aqui no fórum, um tempo atrás, a comunidade é bastante rígida, alguns membros são cabeça-oca e não querem mudar de forma alguma, exemplo off-topic: mudaram o logo mas não quiseram mudar o layout.. Dai eu cheguei na conclusão de que compensa mais criar uma comunidade já moldada da forma correta, do que pegar uma já existente e tentar mudá-la. Compreende?

Mestre

Número de Mensagens : 233
Notas recebidas : A + A
Reputação : 5
Prêmios

http://www.gomferr.com.br

Mensagem por DNilo em Sex 08 Mar 2013, 13:29

SOU NOVO AQUI NESSE FORUM mais uma coisa que já me deparei, é que muitos vivem um mundinho fechado ! Pensando somente nos comentários que vai ter o post dele aqui no fórum, e não para pra pensar que quem realmente pode ta jogando o Game dele nem realmente frequenta aqui !

Oque eu quero dizer que aqui é um ótimo fórum para desenvolvedores de Games, mais se você criar um jogo pensando somente aqui no fórum, você vai ser avaliado por criadores, e não por jogadores, pois acredito que se não todos ou ao menos a maioria esta aqui para evoluir e trocar informações de desenvolvimento.

Então não adianta ficar pensando que se um post tem 100 comentários ou apenas 1 ou ate mesmo nenhum, que significa que o jogo é bem projetado ou não, oque temos que começar a pensar na minha opinião é em profissionalismo para os que realmente "tem potencial e quer seguir carreira no mercado de game" muitos as vezes leva isso ainda como um passa tempo, e outro ate querem ser profissionais no que estão tentando fazer. acho que deveria já começar a sair daqui de dentro mesmo uma areá para os que digamos estão um nivel a cima em desenvolvimento. sei que é dificil selecionar e juntar as pessoas certas, mais so assim o forum poderia centralizar algo muito mais profissional. pois vejo muitos projetos digno de "VENDAS" e que vão acabar no esquecimento, pois pra mim ter um jogo no HALL da Fama e totalmente concluido é legal e tudo mais, mais ai eu pergunto.

Eae acabo ? vai começar outro ? e as horas de desenvolvimento que você gasto foi so para aprendizado ?

Se sua resposta for sim para todas essas perguntas, muito bem continue como está =) e ao meu ver você não quer ser um profissional e futuramente publicar e vender seus projetos.

vejo, assisto, leio e busco saber sobre empresas de games, e oque eu mais vejo são desenvolvedores indie se destacando publicando e tendo um bom retorno com seus projetos. ai agente se pergunta.

Porque não temos isso aqui com tantos projetos com bom potencial ?

Minha resposta para isso é exatamente oque eu citei acima
R: Por muitos tão so preocupados com o mundinho fechado, e estão ficando felizes so com as avaliaçoes de outros desenvolvedores, que sim conta muito mais não sera seu cliente em potencial em uma futura publicação !

Acho que quem realmente quer levar o "negocio" mais a serio, tem que começar a pensar desde agora para não cair no anonimato com projetos bons.

OBS: Desculpa os erros de PT, e quero deixar claro que não quero ofender ninguem, e sim alertar os que querm levar a serio !

Então Viva o GAME !

DNilo

Número de Mensagens : 108
Reputação : 8

http://www.gamindie.com.br

Mensagem por andreh em Sex 08 Mar 2013, 14:21

Concordo com vc Mr.Rafael, a maioria está condicionada a pensar: "ah, vamos dar uma chance pro novato", ou então: "o jogo tem uns defeitos, mas eu só vou falar o que eu gostei", e isso acaba distorcendo a ideia de avaliação e crítica. É agradável ouvir uma crítica positiva? claro que sim, quem é q gosta de sempre ouvir coisas ruins acerca do seu próprio jogo ou qqer outra coisa!?
Mas muitas vezes eu prefiro uma crítica que fale um defeito do jogo, pq assim a gente vê os erros de uma outra visão, e percebe q realmente tem algo errado. A crítica positiva só vem depois das críticas negativas (ou menos dramático, críticas construtivas), então é importante julgar com seriedade e honestidade, e falar sobre o q vc realmente presenciou, não adianta ver uma imagem do jogo e dizer: "ah, melhora essa jogabilidade".
Então fica aí minha opinião, críticas construtivas são importantes, mas devem ser feitas da maneira correta!

andreh

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 183
Notas recebidas : C
Reputação : 3

Mensagem por TRFN em Sex 08 Mar 2013, 14:24

Queria levantar este aspecto como forma de complementar o que direi posteriormente : #joãovanblizzard
Eu acho totalmente sem sentido essa coisa de prazo,pra mim é só para desemotivar os novatos,temos que deixar livre para que eles aperfeiçoes seus games quando bem entenderem pô,ve se enxergam isso um pouco,mas quanto a essa versão do Minus,eu realmente concordo que ele modificou ao ponto de ter virado um jogo novo,teria sido mais coerente ele ter abrido um tópico novo para ser avaliado como um jogo independente como foi citado,eu só faço a critica pq eu vi vários jogos que entregam no prazo pedindo re-avaliação e ninguém reavalia ,ai a staff reclama quando a pessoa atrasa o prazo,mas se você esta disposto a reavaliar esse jogo independente de considerar um novo jogo ou não, já seria de bom tamanho ok.
#Eu
Primeiramente a nossa meta não é desmotivar ninguém e sim fazer algo justo. Tem um prazo de re-avaliação pre-estabelecido, e mediante a isso ele deve ser cumprido. Ele existe justamente para que não se desencadeie uma corrida por re-avaliações, para que assim os novatos tenham alguma chance. Se permitisse-mos re-avaliações desenfreadas e sem limites, os rankings não seriam justos, porque todos iriam concertando essa nota. Com o novo ranking o paradigma de injustiça acabou, porque todos tem possibilidade de ter um tão sonhado ranking A, basta ter empenho para que a sua capacidade seja utilizada. Todos aqui podem conquistar as coisas sem implorar notas. O ranking é algo simbólico, e não vejo porque criar caso. Ninguém aqui proíbe um determinado membro de fazer versões variadas do seu jogo, por mim que ele faça várias para que assim aprimore suas habilidades e faça algo que seja excelente, porém a unica coisa que muda é a metodologia de avaliação pelo fato citado acima por mim. Se um membro conquistasse um A tão facilmente assim, ele ficaria satisfeito e pararia na maioria dos casos de fazer jogos por causa do seu Status. Ora, não façam jogos por ranking, mas sim pela satisfação tua e pela comunidade em geral.
Espero que também seja discutido sobre o aspecto que citei acima.

A questão de projetos aqui no fórum é muito mais complexa do que imaginam, porque tem gente que acha que a nota do perfil vai mudar alguma coisa na vida de cada qual. O que quero dizer para cada um é que se a sua meta ao fazer um jogo para receber notas e dizer que é o f*da, pode sair daqui porque aqui não é seu lugar. Aqui é um lugar de aprendizado, de união e também de publicar seu trabalho para que outras pessoas possam aprender e se divertir com sua produção. Não concordo de forma alguma com brigas em prole de avaliações e afins, porque você não deve pedir uma avaliação boazinha e sim fazer algo bom de verdade se você quer reconhecimento. É muito fácil receber comentários de "Bah, seu jogo ta legal" mas é muito difícil fazer algo que seja reconhecido e que seja realmente "bom". A criatividade de cada um é um fator que pressupõe e diferencia o trabalho de cada qual, porque a programação é sempre a mesma e também todos aqui tem acesso ao aprendizado. Afinal, o que temer ?

Deixando de lado as avaliações e falando sobre comentários, eu acredito que o certo é ser uma pessoa que edifique o trabalho do próximo, e não que fale simplesmente : "lgl manolo!". Foi-se a época disso aqui no fórum, sou registrado desde 2010 e já ví muita coisa por aqui. Outra coisa irritante é os erros de ortografia extremos. Acho que ficar falando não adianta, eu quero ver é fazer! Comece a mudança a partir de você .

TRFN

Número de Mensagens : 970
Notas recebidas : C
Reputação : 33
Prêmios

http://trfnsite.com

Mensagem por Tiger em Sex 08 Mar 2013, 14:46

Prefiro a antiga GMBR
Sem avaliador e que todo membro ja seriam, acabar com os conceitos que acabou virando preconceito de A(invejosos) B(invejosos) C(invejosos) D(:yaoming:BULLYNADO) E(why?why? BULLYNADO) I(incompleto medrosos).
Nem vou questionar mais nada....enche a linguiça a vontade e pode atacar pedra em mim quem nao concorda....

Tiger

Número de Mensagens : 852
Notas recebidas : D+C+A
Prêmios

Mensagem por Mestre em Sex 08 Mar 2013, 14:59

A GMBR é um fórum bacana, eu pelo menos eu acho, o que ferra realmente, é a falta de profissionalismo aqui, esse fórum, tem (eu pelo menos ainda acho que tem), tudo para se tornar a representante da GMC no Brasil, mas as vezes parece que anda pro lado contrário a isso, hoje eu poderia estar hospedando a GMBR no lugar da HyperBit, realmente eu cogitei junto aos administradores essa possibilidade, foi redondamente negada com vários argumentos de perda de tópicos etc, em outros fóruns ou locais, aqui é chamado de creche, berçário e outros com o mesmo significado, eu julgo que o forumeiros é um ótimo serviço, mas não é uma ferramenta muito indicada para desenvolver um fórum-referência de uma ferramenta com milhares de usuários brasileiros.

Compreendem onde eu quero chegar?

Mestre

Prêmios

Mensagem por Joton em Sex 08 Mar 2013, 15:46

Podesse mudar de fórum fácilmente, o que complica é transferir todo conteúdo relevante para o novo fórum, duvido ter gente disposta em fazer esse baita trabalho, além que centralizar toda administração para uma unica pessoa é arriscado demais, vide o problema que teve do fórum ter sido excluido um tempo atrás.

Joton

Número de Mensagens : 836
Notas recebidas : A+B+C
Prêmios

http://jotonsn.blogspot.com/

Mensagem por theguitarmester em Sex 08 Mar 2013, 16:32

Vou comentar o tópico, e não as respostas, por algumas estarem se distânciando do foco, mas outra posso vir a comentar.

Nos meus comentários, sempre tento destacar o que há de ruim, e o de bom, mas não ofendo ou uso palavra muito fortes, mas passo o que quero dizer(acho eu).

Vejo muitos comentários sem conteudo, apenas dizendo que o jogo é bom, e só precisa retocar algo(ou nem dizem). acho que isso acontece por ser novatos sem muita experiência comentando esses jogos, que por sua vez, tem ainda aqueles que comentam qualquer coisa visando só o N°de mensagens, e tem aqueles iniciantes, com muita empolgação, que quando aprendendem fazer o jogador andar e estabelecer uma colisão a qualquer modo, já fazem um jogo e postam no forum como o 1°jogo.

Acho errado citar nomes ou tópicos, mas, atualmente tomarei essa medida, por tamanha indignação com os fatos em situações, como no "formação de equipes", a indignação era tanta, que tive que criar um tópico para discutir, e citar muito do que há de ruim no fórum(citei os bons tambem).

E pela mensagens de alguns membros, vou fazer algumas Citação, a menos que alguem se sinta Ofendido, ou algum MOD ou ADM, queira sensurar.

Em Breve começo as Citar Neste tópico, a menos que seja impedido.

theguitarmester

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 1908
Reputação : 80
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Prêmios

http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Mensagem por vinians em Sex 08 Mar 2013, 17:31

@TOPIC
Acho que tem que pensar muito bem sobre isso pra não transformar o fórum em um quartel. Muitas pessoas as vezes são amenas em comentar sobre o projeto para incentivar o criardor do jogo e isso é muito importante psicologicamente sim, pois se já for detonando o cara logo de começo ele vai se frustar e provavelmente vai desistir do projeto e as vezes até do fórum. Quanto a pessoa quizer uma avalição "oficial" ai sim ele vai ter uma avaliação minuciosa pois ele vai estar querendo isso.
@OFFTOPIC

exemplo off-topic: mudaram o logo mas não quiseram mudar o layout.. Dai eu cheguei na conclusão de que compensa mais criar uma comunidade já moldada da forma correta, do que pegar uma já existente e tentar mudá-la. Compreende?
Nem sempre o que achamos "funcional", "correto" etc, pode não ser para os outros. Democracia, por isso houve uma votação.

hoje eu poderia estar hospedando a GMBR no lugar da HyperBit, realmente eu cogitei junto aos administradores essa possibilidade, foi redondamente negada com vários argumentos de perda de tópicos etc, em outros fóruns ou locais, aqui é chamado de creche, berçário e outros com o mesmo significado, eu julgo que o forumeiros é um ótimo serviço, mas não é uma ferramenta muito indicada para desenvolver um fórum-referência de uma ferramenta com milhares de usuários brasileiros.

Podesse mudar de fórum fácilmente, o que complica é transferir todo conteúdo relevante para o novo fórum, duvido ter gente disposta em fazer esse baita trabalho, além que centralizar toda administração para uma unica pessoa é arriscado demais, vide o problema que teve do fórum ter sido excluido um tempo atrás.
Concordo plenamente!

A forumeiros é bem estável e funciona muito bem, porque hospedar em outro lugar e correr o risco? A GMBR tem funcionado muito bem aqui onde está, os problemas se é que existem são de conceito e muito pouco de engine de fórum. Mais uma vez, aqui e democracia prevalece. Temos que aprender a aceitar que nem todos pensam como nós.

Flws!

vinians

Número de Mensagens : 2490
Notas recebidas : B-C-A-C
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Prêmios

http://xcreatorgames.weebly.com/

Mensagem por Mestre em Sex 08 Mar 2013, 17:47

A forumeiros é bem estável e funciona muito bem, porque hospedar em outro lugar e correr o risco? A GMBR tem funcionado muito bem aqui onde está, os problemas se é que existem são de conceito e muito pouco de engine de fórum. Mais uma vez, aqui e democracia prevalece. Temos que aprender a aceitar que nem todos pensam como nós.
Concordo com o seu ponto de vista Vinians, se você pensa assim, é porque realmente aqui é o seu lugar!

Eu não penso assim, como a 'Democracia' desse fórum, tende a não mudar nada, resolvi criar uma nova comunidade. ;)

Edit:
Porém como eu disse, a intenção é compartilhar membros e não dividir. Aqui programação, lá os projetos e comentários realmente relevantes, desenvolvimento conceitual do projeto.

Outro edit:
Só complementando o reply do theguitarmester:

theguitarmester escreveu:Vejo muitos comentários sem conteúdo, apenas dizendo que o jogo é bom, e só precisa retocar algo(ou nem dizem). acho que isso acontece por ser novatos sem muita experiência comentando esses jogos, que por sua vez, tem ainda aqueles que comentam qualquer coisa visando só o N°de mensagens, e tem aqueles iniciantes, com muita empolgação, que quando aprenderem fazer o jogador andar e estabelecer uma colisão a qualquer modo, já fazem um jogo e postam no fórum como o 1°jogo.
Esse realmente é um dos problemas por aqui, um projeto com dezenas de comentários, onde o autor aproveita na maioria das vezes uns 2 ou 3 no máximo, sendo ainda que um deles é de um avaliador do fórum. Essa situação não deveria acontecer por aqui, estamos em um fórum de desenvolvimento, e não na página de download do jogo no Baixaki por exemplo!

Sobre citar nomes e mensagens, eu particularmente acho errado, seja genérico, as pessoas que fazem errado irão perceber!

Mestre

Prêmios

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sex 08 Mar 2013, 18:29

Sobre o assunto desse post: olha,eu concordo com você,eu por exemplo me considero até meio cruel quando comento o jogo de alguem,por que eu comento tudo que achei de errado no jogo,mas da mesma maneira que os avaliadores temos a obrigaçao de dizer o que esta certo e errado no jogo de alguem senao ele vai numa produtora de games e mostra o projeto deles e as pessoas nao aprovam e iria achar que a galera do forum não entende nada sobre games e nao saberiam se o que eles fazem é realmente bom ou ruim pq a galera do forum nao falaria a verdade a eles,por isso é importante que as pessoas façam criticas mas que sejam construtiva,não deve-se desmoralizar um projeto de alguem até pq essa pessoa é iniciante e nao esta lucrando nada com isso e sim aprendendo e criando seus joguinhos,mas tambem nao adianta entupir de elogios e nem querer jogar mais os jogos deles.o negocio é fazer as coisas conforme elas devem ser feitas,com sinceridade e coerencia,ok

JoaoVanBlizzard

Número de Mensagens : 1925
Notas recebidas : B+B
Reputação : 144
Prêmios

Mensagem por SIGILOSO em Sex 08 Mar 2013, 18:33

Foruns, comunidades, qualquer meio de "convívio", é feito pelas pessoas que o utilizam, e não pela plataforma ou estrutura física. A mentalidade geral aqui do forum que eu vejo é apenas de gente nova e imatura passando o tempo, infelizmente. Não existe comprometimento, uma verdadeira busca por coisas maiores. Ninguém se prezaria a estudar tutoriais, buscar cursos, aperfeiçoamentos avançados, profissionalizantes... nada, nada. Raríssimas vezes vi o termo "GDD" por aqui, por exemplo.
Perfeitamente aceitável a criação dos games da galera ser hobbie. Ninguém é obrigado a se profissionalizar, mas é impossível, impossível mudar a situação, desde o momento em que há anos e anos eu vejo a mesma discussão sobre usuários imaturos. Eu particularmente senti sim uma melhoria nos últimos tempos, mas eu não consigo enxergar a GMBR como um forum de profissionais, apenas, como uma comunidade para expôr trabalhos. Apenas isso. Sempre foi. No momento em que qualquer púbico de alto nível bater os olhos no comportamento geral do forum, logo procuram outro.
Primeiro jogo? Pra isso existe o facebook e seu lindo grupo da GMBR. Entulhar o forum com projetos que você sabe que são amadores serve apenas como repelente de oportunidades. Sprites feitas com o lápis do paint, jogo da bolinha, jogo do quadradinho, jogo da geometria... cara... cadê a busca pelo aperfeiçoamento? Por isso raramente comento nesses tópicos, pois eu não irei dizer que está bonito e que pode melhorar.
Um filtro de qualidade, se fosse possível na prática, seria muito bacana. Pra você ver, o próprio sistema de notas do forum já diz: "Este usuário faz péssimos trabalhos".

Tem é que parar de ficar com peninha e sentar o pau em trabalho mal feito. Se ficar magoado, paciência, mas é preciso maturidade pra trabalhar bem.
afro

SIGILOSO

Número de Mensagens : 2264
Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Reputação : 39
Prêmios
   : 4

Mensagem por Adilson Thiago Vieira em Sex 08 Mar 2013, 18:42

uma coisa que vivo a me perguntar:
porque diaxos tiveram que inventar essa tao de avaliação de jogos,e esse tao ranking??
gente,na gmc nao tem isso,e la é muito legal de trabalhar!!
se eu soubesse falar ingles so ficaria la....
esses rankings e avaliaçoes de jogos so servem para algums serem tratados rebaixados e outros serem tratados o bonsao e amigao ¬¬
axo que isso me desanima a usar o forum =/

sobre o topico,as pessoas realmente tende ser mais sinceras quanto ao projeto,mas tambem nao esculachar o cara,mas ver oque realmente precisa ser feito,e melhorara o jogo!

Adilson Thiago Vieira

Número de Mensagens : 367
Notas recebidas : D+C+C+D
Reputação : 25
Prêmios

Mensagem por SIGILOSO em Sex 08 Mar 2013, 18:44

Na realidade o sistema de ranks separa os usuários. Ou você é o bucha ou o metidão bom pra caraca. Acredito que o intuito dos trabalhos seja pra criar uma espécie de portfólio, e mostrar o trabalho dos usuários, porém a GMBR não tem estrutura pra isso, visto que os ranks não mostram a capacidade do usuário, apenas faz ele ser visto de forma diferente.
afro

SIGILOSO

Prêmios

Mensagem por Mr.Rafael em Sex 08 Mar 2013, 18:56

theguitarmester escreveu:Vou comentar o tópico, e não as respostas, por algumas estarem se distânciando do foco, mas outra posso vir a comentar.

Nos meus comentários, sempre tento destacar o que há de ruim, e o de bom, mas não ofendo ou uso palavra muito fortes, mas passo o que quero dizer(acho eu).

Vejo muitos comentários sem conteudo, apenas dizendo que o jogo é bom, e só precisa retocar algo(ou nem dizem). acho que isso acontece por ser novatos sem muita experiência comentando esses jogos, que por sua vez, tem ainda aqueles que comentam qualquer coisa visando só o N°de mensagens, e tem aqueles iniciantes, com muita empolgação, que quando aprendendem fazer o jogador andar e estabelecer uma colisão a qualquer modo, já fazem um jogo e postam no forum como o 1°jogo.
Falando nisso, também tem algo muito pior, que, inclusive, eu gostaria que fosse comentado aqui: o reconhecimento pelos seus jogos.

Como assim? Eu quotei seu post justamente por você falar em nº de mensagens. Tem jogos incríveis que recebem pouquíssimas respostas em comparação com os "de menor qualidade". Entre na seção de projetos completos e veja. Apesar de ter realmente esse tipo de usuário que você falou, que posta só para aumentar a quantidade de posts, eles também são direcionados para parecerem "legais" com os iniciantes (e isso com interesse no meio). Por esse motivo, os tópicos de "primeiros jogos" acabam ficando no topo enquanto os demais são jogados até irem para a outra página (e nunca mais são vistos).

Às vezes não é a nota do jogo que faz você se desmotivar, mas sim o reconhecimento (ou seja, as respostas). Não é que o cara queira ser o centro das atenções ou arrumar profissionalismo, é o simples fato de você saber se o que você fez está bom, se está no rumo certo. Mas isso você não poderá saber porque todos estarão ocupadíssimos sugerindo um pterodáctilo no jogo de Arkanoid de um novato. Fazer isso é como dizer que aquele jogo feito nas coxas é mais respeitoso do que o seu jogo bem-trabalhado.

Eles fazem isso com o intuito de ganhar "pontos de experiência para ser um colaborador". Digo o mesmo para os tutoriais, que em grande maioria são sempre de como montar seu primeiro jogo (sim, porque na visão de alguns, o colaborador tem que ter a paciência de Ghandi e dar um cafuné na cabeça do iniciante).

TRFN escreveu:Acho que ficar falando não adianta, eu quero ver é fazer! Comece a mudança a partir de você .

Quando eu ficava ativo por aqui, sempre tentei ser o mais sincero e prestativo possível respondendo os projetos criados. Mas, tirando os colaboradores/avaliadores, eu realmente nunca vi alguém ter feito o mesmo que eu. Toda vez que eu preparava uma "análise", eu fazia isso da mesma forma que eu testo algum jogo no meu console ou PC: tento ser o mais sincero possível. Aliás, se você ler uma análise minha, eu garanto: pode confiar em mim, não vou mentir sobre o que está bom ou não, da mesma forma que não quero que ninguém venha passar a mão na minha cabeça por um projeto mal-feito.

Tenho mais de 200 posts no fórum e nunca me importei com avaliações, nem em almejar ser colaborador/avaliador (ok, avaliador eu já pensei). Se for para manter minha sinceridade, espero nunca almejar...

o/

Mr.Rafael

Prêmios

Mensagem por The Wizard em Sex 08 Mar 2013, 19:00

Na realidade o sistema de ranks separa os usuários. Ou você é o bucha ou o metidão bom pra caraca. Acredito que o intuito dos trabalhos seja pra criar uma espécie de portfólio, e mostrar o trabalho dos usuários, porém a GMBR não tem estrutura pra isso, visto que os ranks não mostram a capacidade do usuário, apenas faz ele ser visto de forma diferente.
Concordo, não entendo que com tantos úsuarios reclamando ainda não tiraram esse sistema de notas, só acho que enquanto tem esse sistema não deveríamos nos preocupar, acho legal a ídeia de termos um portifólio, na verdade, seria ótimo se existisse um sistema que teria todos os jogos criados lá no perfil, é bem melhor assim... bem melhor que esse sistema atual que somente fala as notas recebidas, desvalorizando o jogo, não desejo acabar com o sistema de notas, só estou dando uma sugestão, muitos aqui estão falando que o forúm precisa ser melhor e talz, infelizmente qualquer um pode se cadastrar e nem todos estão aqui para ajudar o forúm ou tentar melhorar cada vez mais seus jogos, a cada dia que se passa mais novatos vão surgindo, 30% deles (ou menos) ficam aqui mais de 1 ano, alguns mal terminam um jogo, mas como já disse isso já foi discutido, parece que não tem como evitar né? é só isso que queria falar mesmo, até =)

The Wizard

Prêmios

Mensagem por Adilson Thiago Vieira em Sex 08 Mar 2013, 19:11

porque algums querem o ranking e a avaliação??
por acharem divertido,e poderem se acharem melhores ;D
porque algums nao querem avaliação??
porque nao se divertem com a avaliaçao e,talves porque nao ache justo ser tratado inferior!

agora,estamos aki para que??
para diversao,ou para criamento de jogos??
vou lhes mostrar novamente como os user sao vidos:
A=Mestre/Bonsao
B=Bonsao
C=Nao consegue melhora
D=IIIII,esse é burro!
E=nossa,que idiota,nao sei como pode postar o jogo..

FICOU OFENDIDO PORQ TEM NOTA BAIXA????
mas se vc refletir é isso q acontece na mente das pessoas!

espero melhoras ao forum

Adilson Thiago Vieira

Prêmios

Mensagem por The Wizard em Sex 08 Mar 2013, 19:19

porque algums querem o ranking e a avaliação??
por acharem divertido,e poderem se acharem melhores ;D
porque algums nao querem avaliação??
porque nao se divertem com a avaliaçao e,talves porque nao ache justo ser tratado inferior!

agora,estamos aki para que??
para diversao,ou para criamento de jogos??
vou lhes mostrar novamente como os user sao vidos:
A=Mestre/Bonsao
B=Bonsao
C=Nao consegue melhora
D=IIIII,esse é burro!
E=nossa,que idiota,nao sei como pode postar o jogo..

FICOU OFENDIDO PORQ TEM NOTA BAIXA????
mas se vc refletir é isso q acontece na mente das pessoas!

espero melhoras ao forum
Bom, poderia melhorar a ortografia né Adlison? É claro que não queremos avaliação para nos acharmos os melhores, queremos para saber como está realmente o jogo, porque não vale quase nada os comentários " que jogo perfeito", aí quem cabe dizer a verdade é um avaliador, como já te disse mais de umas 100 vezes, não devemos ter vergonha de nosso ranking, devemos melhorar, na minha opnião ficou mais vergonhoso esconder a nota do que ter uma baixa :/, mas isso é uma coisa muito pessoal Adilson... é verdade que somos vistos assim(somos julgados pelas nossas notas), vou indo :/, até Adilson =)

The Wizard

Prêmios

Mensagem por Gonçalves em Sex 08 Mar 2013, 19:31

Já fugiram totalmente do assunto...

Quanto aos comentários vagos, tem dezenas deles nos meus jogos/engines. Poderíamos simplesmente ignorá-los, até porquê já estou cansado de ficar respondendo comentários como "jogo show man, melhor do mundo!! kk".

Por quê não propõe uma solução, ao invés de criar uma discussão que provavelmente será apenas uma guerra de ofensas e "opniões"? ¬¬

Haha.

Gonçalves

Número de Mensagens : 1013
Notas recebidas : B + A + C
Reputação : 79
Prêmios

Mensagem por Adilson Thiago Vieira em Sex 08 Mar 2013, 19:39

Bom, poderia melhorar a ortografia né Adlison? É claro que não queremos avaliação para nos acharmos os melhores, queremos para saber como está realmente o jogo, porque não vale quase nada os comentários " que jogo perfeito", aí quem cabe dizer a verdade é um avaliador, como já te disse mais de umas 100 vezes, não devemos ter vergonha de nosso ranking, devemos melhorar, na minha opnião ficou mais vergonhoso esconder a nota do que ter uma baixa :/, mas isso é uma coisa muito pessoal Adilson... é verdade que somos vistos assim(somos julgados pelas nossas notas), vou indo :/, até Adilson =).
desculpa a ortografia rsr,vou ver se melhoro
para mim,ate acho ainda uma boa ideia a avaliação de jogos,mas dai o ranking,ja é outro assunto.

Aposto que se esse forum começar a ficar muito mesmo famoso,cada vez e cada vez mais ira aparecer gente contra isso!
E dai sim vai terque tirar ele...alias isso ja foi discutido antes,eu sou apenas mais um no meio de outros que iram reclamar.
Acho que nao seja muito vergonha oque tenho ao meu ranking
eu diria que,igual pus em minha assinatura:
Eu faço oque for preciso para obter oque é justo.
Ou seja,nao aguento nadanada a injustiça.
flws ai The Wizard! =D

E desculpe por fugir completamente do assunto Mr.Rafael...
Essa é minha ultima mensagem a respeito!

Adilson Thiago Vieira

Prêmios

Mensagem por SIGILOSO em Sex 08 Mar 2013, 19:46

O problema é que a solução torna-se muito subjetiva. Ela viria exatamente dos usuários que não trazem conteúdo ao forum, estes, parecem não participarem de tópicos de discussão sobre o assunto. Estes, aliás, recebem muito mais atenção e comentários para prolongar o assunto do que qualquer outro.
Concientização é a única solução que existe pra situações como essa, e desde o momento em que os donos do tópico passem a ser mais hostis com comentários irrelevantes, com o tempo vai acabando.
afro

SIGILOSO

Prêmios

Mensagem por Gonçalves em Sex 08 Mar 2013, 19:51

http://gmbr.forumeiros.com/t20177-gmbr-futuro-obscuro

Esse tópico tratava exatamente da infantilidade dos membros, etc., mas o que mudou de lá pra cá? NADA.

Realmente não dá pra colocar na cabeça dos outros o que é certo, mas pelo menos farei minha parte...

Gonçalves

Número de Mensagens : 1013
Notas recebidas : B + A + C
Reputação : 79
Prêmios

Mensagem por vinians em Sex 08 Mar 2013, 20:34

jogo do quadradinho, jogo da geometria... cara... cadê a busca pelo aperfeiçoamento? Por isso raramente comento nesses tópicos, pois eu não irei dizer que está bonito e que pode melhorar.
Um filtro de qualidade, se fosse possível na prática, seria muito bacana. Pra você ver, o próprio sistema de notas do forum já diz: "Este usuário faz péssimos trabalhos".

Tem é que parar de ficar com peninha e sentar o pau em trabalho mal feito. Se ficar magoado, paciência, mas é preciso maturidade pra trabalhar bem.
Ainda bem que é o público que joga que escolhe o que é o "melhor" jogo e não programadores que estão amarrados por esteriótipos do que é "bom" ou "ruim" no mercado de jogos. Alguem lembra do Tetriz? Então é um jogo de "Quadradinho" que ainda é um dos games mais jogados no mundo, incrivel como a jogabilidade influi tanto! Até hoje tentam achar a fórmula perfeita para se criar projetos que sejam sucesso certo no mercado mais ainda ninguem conseguiu.
Até pouco tempo atraz jogos 2D por exemplo não faziam mais sucesso apenas eram jogados por poucos e davam pouco retorno ao desenvolvedor, os jogos 3D estavam no auge... De repente um joguinho besta de um passarinho jogado por uma atiradeira se torna um sucesso absoluto concorrendo com jogos de milhões de dólares.. Por isso não venham achar que "sabem" o que é bom, o que vende, porque não sabem, pode ter certeza. Quem escolhe se um jogo é bom ou ruim é o público e não adianta investir milhoes em um jogo como Duke Nukem Forever que é 3D com gráficos excelentes e que NAO foi bem aceito nem pelo pessoal que já gostava do outro Duke, mais simples, pequenos e baratos projetos índie na PSN estão arrebentando de vender.

Concordo com o seu ponto de vista Vinians, se você pensa assim, é porque realmente aqui é o seu lugar!

Eu não penso assim, como a 'Democracia' desse fórum, tende a não mudar nada, resolvi criar uma nova comunidade. ;)
Pode ter certeza, não sou programador profissional de "jogos" então aqui é meu lugar sim, por isso estou na GMBR a tanto tempo e pretendo ficar enquanto a democracia for o "governo" vigente aqui. Alias você mesmo tentou implantar uma "ditadura" aqui e não deu certo, porque ? Porque antes de mais nada estamos no fórum pra nos divertir criando jogos e se fosse para "trabalhar" não estariamos aqui, ou alguem já viu algum criador de jogos profissional dando bobeira em fóruns de programação? Expondo seus projetos? Quando você trabalha com a coisa não fica tão "legal" assim, o ambiente é tenso, você trabalha sobre pressão e não quer na sua hora de folga perder tempo num fórum amador. Por isso não esperem profissionais aqui e em nenhum fórum do tipo ou estarão a caminho do fracasso como comunidade.
Flws!

vinians

Prêmios

Mensagem por Mestre em Sex 08 Mar 2013, 21:35

Se é isso, então eu realmente não tenho mais nada o que dizer aqui. Em breve esse tópico, será igual a esse:
http://gmbr.forumeiros.com/t20177-gmbr-futuro-obscuro

Esquecido, enquanto a comunidade e os membros continuam na mesma.

Última edição por Mestre em Sex 08 Mar 2013, 21:36, editado 1 vez(es)

Mestre

Prêmios

Mensagem por Tiger em Sex 08 Mar 2013, 21:35

Alguém ae poderia fechar o tópico, caso contrário vou virar um troll aqui vei... huehueheuhue!

Vei...na boa eu nem to afim de ficar lendo quilômetros de comentários, MImimi lilil lalala e lololo...pra quem não leu meu comentário antes, esses conceitos é frescurite, respeito quem vai me negar, não vai desistimular nada se tirar, pelo contrário, todo mundo vai ter sua forma de avaliar do jeito que quiser, não vai ter mais avaliador.

E ninguém vai ser BULLYNADO!!

A + hall da fama = Chuck Norris da vida
B = Invejoso
C = feliz
D = Infeliz
E = What? why? o my gosh!
I = Infeliz que não terminou o jogo com medo de ser bullynado.

Tiger

Prêmios

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sex 08 Mar 2013, 21:43

concordo com o Tiger em trancar o topico,mas na minha opinião juntando tudo que foi comentando eu acho que nem precisariam ter notas ,quando um jogo fosse realmente merecedor do hall of fame ,a propia staff colocava,caso o usuario quizesse fazer atualizaçoes faria independentes,como acontece com o jogo town craft que ja ta no hall of fame e ainda tem atualizaçoes sendo feitas,acho que assim seria melhor e menos constrangedor para todos ,ok

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por Mr.Rafael em Sex 08 Mar 2013, 23:42

Estou vendo muitas críticas que desviaram completamente o assunto do fórum, além de pedidos para trancar a única chance que temos para poder mudar isso.

Bem, o rafasgb (membro realmente honesto, lembro da discussão dele no concurso de halloween em 2010) fez este tópico antes de mim, o que eu desconhecia. Mesmo assim, vou tentar esclarecer uma coisa e dizer por que não devemos fechar este tópico.

1º.: Quando for comentar, certifique que você leu o maldito post. Eu não falei nada sobre o Ranking do fórum. Se você está querendo discutir sobre os Rankings, sobre o fórum mudar de host, ou algo do tipo, sugiro a você criar seu próprio tópico e os revolucionários que se mudem para lá.

2º.:

Honestamente, por que vocês querem que o tópico seja fechado? Vocês querem simplesmente fingir que o mundo é maravilhoso e enterrar a possibilidade de solução? Isso me faz perceber por que o tópico do rafasgb não atingiu o seu objetivo: os membros se conformam com o que têm e quando possuem a chance de fazer alguma coisa, preferem enterrar o tópico com medo de serem punidos por algo que não tem nada demais. Tenha um pouco de sinceridade e responda: você quer que o tópico seja trancado para evitar "perder warn"?

Se for, é a coisa mais patética que eu já vi. Isto é uma discussão, o tom de alguns posts pode parecer meio grosso, mas em todo conflito de idéias isso acontece. Não, você não vai "perder warn" porque está discutindo sobre um assunto visível no fórum. Ficou mais calmo agora? --\'

3º.:

Quando você tranca o tópico (leia-se: silencia todo mundo e finge que nada aconteceu), você está impedindo que haja algum progresso. Esse progresso nunca vai acontecer até que os usuários parem de falar sobre o quanto odeiam sistema de Rankings e comecem a debater, dar idéias, argumentar.

Sabe por que as coisas não mudaram e aparenta não mudar? Porque aqueles responsáveis por dar atenção aos "primeiros joguinhos" e dos posts tendenciosos do tipo "bom jogo flw", não aparecem. Não aparecem porque, no fim das contas, eles só querem uma quantidade maior de posts e ser o "pai dos pobres", porque tem o pensamento de que supervalorizar um novato que nem tem potencial o bastante para criar jogos aumenta a chance dele se tornar um "colaborador". As coisas não mudam porque, ao invés dos membros trazerem esses responsáveis para cá, simplesmente pedem para trancarem o tópico.

É por isso, senhores, que nada muda aqui. Você quer mudar? Faça algo! Ah, mas aí alguém vai me retrucar dizendo "você que criou o tópico, dê a solução primeiro". Ok, vamos lá: encontrem as situações em que isto acontece. Quando encontrar, dê o link deste tópico como referência, e logo eles vão se sentir forçados a postar aqui devendo explicação.

A partir do momento em que eles se pronunciarem, podemos tomar as devidas medidas, porque estaremos discutindo com as "fontes" do problema. Mas trancar o tópico só significa enterrar o fruto da discussão e fingir que os problemas não existem. Queriam algo para chegar em algum lugar? Aí está. Agora vamos deixar de reclamar e dar um novo passo adiante: vamos partir para a solução do problema, trazendo quem realmente deveria ler para cá.

o/

Mr.Rafael

Prêmios

Mensagem por Adilson Thiago Vieira em Sab 09 Mar 2013, 01:28

olha quem vc ta esperando que apareça aki,em??
Deus??
E É o unico que pode dar uma soluçao digna de um aleluia \o/
No maximo,podemos concientizar os membros,como por exemplo,com algum topico exposto,e,talvez colocar uma regra...
Se tivesse alguma soluçao boa mesmo,ja teria dado as caras....
no maximo,aki so pode virar um topico de troca de ofensas(se é que ja nao virou)

flws aew

Adilson Thiago Vieira

Prêmios

Mensagem por SIGILOSO em Sab 09 Mar 2013, 03:04

É meio inevitável que toquemos em outros problemas, afinal, a gente vai se empolgando com o que vê de errado, hehe.

Concientização, mais? Eu em alguns tópicos já peço antecipadamente para que evitem comentários vazios. Não ajuda em nada cara, nada. O problema nem está em comentar "Woooooooooow manuuh, zika d++", o problema está em ver que a maioria dos usuários não leva o espaço mais a sério. É um forum de compartilhamentos de ideias, um espaço descontraído, sim, mas muitos usuários vêem aqui uma chance de expor seus trabalhos com propósitos a mais, fora a "galera de fora" que deve estar sempre acompanhando os projetos que surgem. O ambiente fica ruim, desagradável. "Ai SIGI, se não gosta, sai!" Eu adoro esse forum, frequento desde 2009, vi vários jogos meus surgirem e amigos também. A GMBR pra mim, como já disse, é um espaço de compartilhamento e distração. E gostaríamos de ver isto crescer, se tornar melhor, criar um ambiente saudável pra tanta gente que sonha em desenvolver jogos. E não é com regras que isso se consegue, é simplesmente partido do bom senso.

Infelizmente eu sei que não vai dar em nada, que em breve mais um tópico com o mesmo propósito será feito e também não vai chegar a um ponto definitivo. Enquanto o pessoal sem noção continuar recebendo destaque e achando que realmente pode poluir a comunidade, não muda. Poluição conto qualquer dúvida que poderia ser evitada usando a pesquisa, qualquer tópico mal formatado, qualquer mensagem vaga e mal escrita, etc...

Paciência, señores.
afro

SIGILOSO

Prêmios

Mensagem por Rodrigo Santiago em Sab 09 Mar 2013, 11:26

Tenho uma ideia, os adiministradores poderiam colocar uma mensagen ensima de onde nos comentamos, tipo um lembrete assim:
Seja critico mais nao deixe de elogiar.
Ou algo parecido.
Apenas na area de jogos completos, em andamento, hall of fame, arte grafica e sonora, ate pq nao faria sentido em outras areas.

Rodrigo Santiago

Número de Mensagens : 1281
Notas recebidas : C + C + B
Reputação : 73
Prêmios
   : 3

Mensagem por Mestre em Sab 09 Mar 2013, 11:40

MINHA opinião, alguns são contra os comentários vagos nos projetos, mas ainda sim continuam a postar seus projetos aqui, pois acaba dando um movimento no tópico, e que indiretamente dá um volume imaginário ao projeto, essas mesmas pessoas sabem que em comunidades mais sérias esse alvoroço não ocorre e que muito menos os projetos serão idolatrados lá, serão somente tratados como um projeto (assim como qualquer outro).

É por isso que muitos reclamam mas continuam por aqui.

Mestre

Prêmios

Mensagem por Rodrigo Santiago em Sab 09 Mar 2013, 11:53

Se um jogo tem muita gente gostando, mesmo sendo 'bestinha' ele ja cumprio seu objetivo, conseguir jogadores e fama? O problema e que o seu criador nao vai evoluir.

Rodrigo Santiago

Número de Mensagens : 1281
Notas recebidas : C + C + B
Reputação : 73
Prêmios

Mensagem por SIGILOSO em Sab 09 Mar 2013, 12:12

Digamos que seja uma fama "cega". Muita gente se baseia naquilo que gostaria de saber fazer, não no que realmente ficou bom. Você pode até fazer um trabalho mediano, se tiver alguém que não consegue, ele vai exaltar. Por isso critico até mesmo aquilo que não sei fazer, se por algum motivo o resultado não agradar.
Eu sou sincero, no fundo é legal sim ver bastante comentário nos meus tópicos! A única vantagem é mantê-lo visível para que outras pessoas que realmente possam jogar/ analisar o trabalho o vejam. Aliás, meus tópicos geralmente recebem poucos comentários, kk
afro

SIGILOSO

Prêmios

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sab 09 Mar 2013, 12:13

Na minha opinião,o problema está nas pessoas mesmo e não nos fóruns,quem se inscreve para usar os recursos desse forum ou de qualquer outro tem que esta preparados para aceitar as regras do forum,existem muitos foruns por ai e cada um lida com um sistema diferente,como o mestre citou antes,ele criou seu propio forum com suas propias regras,se os recursos delas sao melhores ou piores que a desse forum não se sabe,mas ele tem as regras deles a assim deverao ser aceitadas tambem,agora ,no meu caso eu nunca fui prejudicado nem me senti rebaixado nesse forum,acho legal ser comentado mesmo com criticas fulminantes,eu nao ligo pra isso,quanto mais comentarios eu ganho mais gente joga meu jogo,se alguem diz que um jogo meu é ruim aparecerao outros para jogar para ver se meu jogo é realmente ruim mesmo ou nao,se ninguem comenta ninguem avalia,ninguem vai jogar entao nao me faria sentido criar,nem postar jogos,eu acho que os novatos realmente devem ser orientados e talz,eu ja auxilei muitos novatos comentando jogos deles,mesmo nao sendo muito bons,mas fazia criticas construtivas e eles melhoravam seus jogos e traziam coisas novas,o problema é que por algum motivo a maioria some e nao aparecem mais para postar atualizaçoes,ai entra a questao do porque sera? sera que falta insentivo da galera ou eles que perdem o interesse em criar games?

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por Mr.Rafael em Sab 09 Mar 2013, 13:17

Agora parece que estamos num lado bom da discussão.

SIGILOSO escreveu:Concientização, mais? Eu em alguns tópicos já peço antecipadamente para que evitem comentários vazios. Não ajuda em nada cara, nada. O problema nem está em comentar "Woooooooooow manuuh, zika d++", o problema está em ver que a maioria dos usuários não leva o espaço mais a sério. É um forum de compartilhamentos de ideias, um espaço descontraído, sim, mas muitos usuários vêem aqui uma chance de expor seus trabalhos com propósitos a mais, fora a "galera de fora" que deve estar sempre acompanhando os projetos que surgem. O ambiente fica ruim, desagradável. "Ai SIGI, se não gosta, sai!" Eu adoro esse forum, frequento desde 2009, vi vários jogos meus surgirem e amigos também. A GMBR pra mim, como já disse, é um espaço de compartilhamento e distração. E gostaríamos de ver isto crescer, se tornar melhor, criar um ambiente saudável pra tanta gente que sonha em desenvolver jogos. E não é com regras que isso se consegue, é simplesmente partido do bom senso.
Eu faço o mesmo, mas mesmo assim, me sinto mal por se esforçar em algo que aparentemente só eu gostei. Quando uma pessoa (sincera e com mente aberta) comenta no seu tópico, você recebe aquela sensação de que eles estão te enxergando no fórum, que o seu projeto está sendo (bem ou mal) recebido, você sente o reconhecimento pelo seu trabalho. Não é porque o cara faz por gostar que ele vai chegar e falar "Meu jogo caiu na página 2 e ninguém comentou... ah, mas eu gostei de criar, deixa quieto". Muito pelo contrário: independente de ser por prazer ou não, o cara gostaria SIM de ter a opinião de alguém,de ver se o que ele está fazendo é realmente de qualidade (e se o cara não ligar para isso, provavelmente tem mente fechada, sabe que fez algo errado mas não quer corrigir porque é dele e pronto).

Seus jogos são excelentes, SIGILOSO. E me admira que tanto joguinho lixo ainda ganhe mais atenção do que os seus. Quanto aos meus... bem, eu me esforço muito para construir algo a um nível seu e dos outros colaboradores, um jogo meu até está no Hall da Fama. Mas como eu disse aos revolucionários do tópico, não tem nada a ver com o Ranking, e sim com o reconhecimento do seu trabalho. De que adianta ele ficar lá no meio dos jogos TOP se você parece ser um excluído? Se os outros ficam babando ovo dos jogos ruins só para dizer no final "Ah, eu fico o dia todo no fórum ajudando os noobs, mereço ir pra staff!11!!" (sim, tem gente que faz isso e não são poucos, basta ver quem fica plantado no tópico de dúvidas o dia todo), isso é um problema que deve continuar sendo discutido.

E quanto aos visitantes: sim, isso é verdade, acho que todo mundo já deve ter visitado um fórum "ficando em cima do muro" (sem registrar e tal). Mas aí começaram a bloquear link, começaram a bloquear imagens (e eu nem falei das propagandas quando ele vai baixar)... será que o visitante vai querer baixar o jogo depois de tudo isso? Duvido muito, quando eu procuro alguma coisa e vejo isso, além de não me registrar, ainda ignoro o fórum e vou procurar o que eu quero noutro lugar. u.u

Rodrigo Santiago escreveu:Se um jogo tem muita gente gostando, mesmo sendo 'bestinha' ele ja cumprio seu objetivo, conseguir jogadores e fama? O problema e que o seu criador nao vai evoluir.

É esse o pensamento que eu acho que boa parte dos novatos seguem. Aliás, nem só novato: tem usuários bem antigos por aqui que ainda insistem em fazer um projeto com qualidade igual (algumas vezes inferior, mas não vou detalhar) a dos caras que criaram uma conta no mesmo dia! Tem uma diferença muito grande em o cara querer respostas por fama e por reconhecimento.

Quando o cara quer fama, ele não está nem aí para a qualidade do jogo. Ele só vai colocar um título chamativo (no melhor estilo de como NÃO ler as regras do fórum), fazer uma apresentação mal-formatada (afinal, ele tem que atrair os moderadores para verem o jogo dele indiretamente, não é mesmo?) e, o principal: sou novato e esse é meu primeiro jogo. Pronto, vai toda a galera gananciosa lá postar no tópico do cara. Ele se acha O MESTRE DOS JOGOS, faz um monte de sequência para o jogo como se aquilo também fosse dar mais atenção e se conforma com isso.

Quando um cara quer reconhecimento, ou seja, pouco tem importância se o cara fez porque leva a sério ou porque estava vagabundando por aí, ele quer saber o que você acha do jogo. Ele quer saber se o esforço dado por ele valeu a pena, é isso que se espera receber quando completamos um jogo, não é mesmo? (alguém vai assoprar que é por gostar também. Sim, eu concordo que tem que amar o que faz, mas pelo menos ao meu ver, ninguém nunca fez uma declaração de amor para si mesmo, não é?)

A conscientização correta (ao meu ver) para se dar a esses membros é a seguinte:
• Criar +100 tutoriais / Ganhar a graça dos novatos não te faz um avaliador. Nem um colaborador. Nem um moderador. (quem se sentia motivado por causa disso vai mostrar a carapuça logo no ato)
• Pelo motivo da regra acima, não dê uma de espertão tentando postar elogio nos piores projetos possíveis. (como o cara não tem mais motivo para postar nesses tópicos, ele só vai olhar o que prestar ou que gostar e o resto que fique no esquecimento. Aí os bons jogos se destacam, do jeito que tem que ser.)

Por enquanto só tenho essas na mente, mas sei que surgirão outras formas de solução.

SIGILOSO escreveu:Digamos que seja uma fama "cega". Muita gente se baseia naquilo que gostaria de saber fazer, não no que realmente ficou bom. Você pode até fazer um trabalho mediano, se tiver alguém que não consegue, ele vai exaltar. Por isso critico até mesmo aquilo que não sei fazer, se por algum motivo o resultado não agradar.
Eu sou sincero, no fundo é legal sim ver bastante comentário nos meus tópicos! A única vantagem é mantê-lo visível para que outras pessoas que realmente possam jogar/ analisar o trabalho o vejam. Aliás, meus tópicos geralmente recebem poucos comentários, kk
afro
É aí que vem a briga da fama contra o reconhecimento. Por causa da ação desses usuários, os jogos ruins aparecem lá em cima enquanto os bons mesmo vão descendo até a outra página. Acredito que também há um medo em postar no tópico de um jogo muito antigo (eu mesmo não sei se pode), acho que se ter uma permissão para postar em qualquer jogo independente da data, ajudaria bastante a tirar a maioria dos jogos do limbo (post duplo também).

Quanto ao exemplo do trabalho mediano: Muita gente faz isso porque avalia o jogo como se fosse uma arte de criança. Tipo você dar um desenho de um bebê para um especialista em arte avaliar: o cara pode considerar porque ele é só uma criança, mas no lado profissional e sério ele vai ter que dizer que ficou um lixo e dane-se se o moleque chorar na galeria.

Isso, no entanto, não será consertado simplesmente criando mais restrições, e sim procurando onde está o problema (que já citei lá em cima).

o/

Mr.Rafael

Prêmios

Mensagem por upnick em Sab 09 Mar 2013, 14:16

Simples, podiam colocar tipo de um "formulário" a seguir nas regras da área ocorrente, exemplo:

Nota: (nota ao jogo)
Motivo: (os motivos pela sua nota)
Sugestão: (sua sugestão que teria que ter ou não no jogo)

Sou Designer do fórum da mcbr, essa ficha é obrigatória na área de pedidos, assim deixa muito mais organizado e de melhor perspectiva.

upnick

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 28
Notas recebidas : D
Reputação : 0

Mensagem por SIGILOSO em Sab 09 Mar 2013, 15:59

O problema é o pessoal seguir por ser uma regra, isso na realidade não mudaria em nada o problema. O pessoal tem que ter bom senso, colaborar por vontade, e não por medo de perder warn, entende?
Rafael, você citou pontos importantes. Como eu havia dito, o pessoal poderia usar o forum apenas para postar trabalhos de verdade, "primeiros jogos" ou "desenho feito no paint", apenas na página do facebook, já estaria ótimo! Os termos "Ajuda por favor", "Primeiro jogo" e derivados nos títulos dos tópicos, são repelentes. Não existe problema algum em querer postar o primeiro jogo que o cara fez, realmente existe uma empolgação por parte dos usuários de querer mostrar o trabalho que fizeram. Mas como já estão acostumados com o baixo padrão de avaliação, chegam todos eufóricos. Não seria melhor o cara chegar e "Gente, é meu primeiro projeto, queria saber no que posso melhorar, afinal, ainda sou iniciante." Aí sim, teríamos todo o prazer do mundo em ajudar o sujeito.
Receber uma crítica de verdade é o que motiva realmente alguém a querer trabalhar mais! Se o cara faz um "primeiro jogo", e pretende lançar continuações, beleza, mas seria muito melhor se ele buscasse mais qualidade, inovação, e tirasse de uma pedra uma joia um dia. O primeiro jogo que postei do Kiiro (nem tinha esse nome ainda) há um tempo atrás era uma bosta, mas hoje já tá bem melhorzinho, por exemplo.
afro

SIGILOSO

Prêmios

Mensagem por Mr.Rafael em Sab 09 Mar 2013, 18:05

SIGILOSO escreveu:O problema é o pessoal seguir por ser uma regra, isso na realidade não mudaria em nada o problema. O pessoal tem que ter bom senso, colaborar por vontade, e não por medo de perder warn, entende?
Rafael, você citou pontos importantes. Como eu havia dito, o pessoal poderia usar o forum apenas para postar trabalhos de verdade, "primeiros jogos" ou "desenho feito no paint", apenas na página do facebook, já estaria ótimo! Os termos "Ajuda por favor", "Primeiro jogo" e derivados nos títulos dos tópicos, são repelentes. Não existe problema algum em querer postar o primeiro jogo que o cara fez, realmente existe uma empolgação por parte dos usuários de querer mostrar o trabalho que fizeram. Mas como já estão acostumados com o baixo padrão de avaliação, chegam todos eufóricos. Não seria melhor o cara chegar e "Gente, é meu primeiro projeto, queria saber no que posso melhorar, afinal, ainda sou iniciante." Aí sim, teríamos todo o prazer do mundo em ajudar o sujeito.
Receber uma crítica de verdade é o que motiva realmente alguém a querer trabalhar mais! Se o cara faz um "primeiro jogo", e pretende lançar continuações, beleza, mas seria muito melhor se ele buscasse mais qualidade, inovação, e tirasse de uma pedra uma joia um dia. O primeiro jogo que postei do Kiiro (nem tinha esse nome ainda) há um tempo atrás era uma bosta, mas hoje já tá bem melhorzinho, por exemplo.
afro

Na verdade, Sigi, colocar um formulário deste tipo pelo menos como recomendação já ajuda e muito. Não podemos pensar em forçar, mas sim, conscientizar. E o medo de perder warn é um dos motivos que uma discussão morre de forma prematura. É como se todo mundo tivesse medo de expor algo aqui com medo de associarem à briga e prefere voltar para dentro da caixinha velha e desorganizada. Depois que fica pedindo para o tópico ser trancado o manolo vem querer dar uma de sabidão e dizer "eu não disse que não ia dar em nada?"

Sugerir para que eles divulgarem os "primeiros joguinhos" deles no Facebook despoluiria bastante a GMBR, verdade... massssss, a página da GMBR ia ficar infestada de Spam. Quer dizer, não resolveu nada, só passou o abacaxi para outro local.

Por conta disso é que precisamos dessa conscientização. Um fórum com tantas regras faz com que os membros tenham receio de dizer o que realmente queriam. Você não pode postar num tópico antigo, aí eu fico com receio e deixo de responder um jogo muito bom. Você não pode ser ofensivo com outro membro, aí eu tenho que pegar leve com o novato porque se ele tomar as dores sou eu que perco warn.

E para não repetir aquele lance dos aspirantes à staff, eu já apontei as possíveis soluções. O negócio não é criar regra dizendo que os caras DEVEM parar de pensar que podem dar uma de Super aqui. Na verdade, tem que fazer eles perceberem que isso não é forma de requisito, postar sugerindo um monte de besteiras não o torna um usuário bem-visto, etc.

Entende? (Eu mesmo passo por isso, se me confirmarem que posso reviver projetos completos, por exemplo, farei isso com todo o prazer.)

o/

Mr.Rafael

Prêmios

Mensagem por vinians em Sab 09 Mar 2013, 18:43

É isso mesmo pessoal! Manda os iniciantes para o "Facebook" e façam do fórum uma elite, é assim mesmo que se faz! Isso vai colocar medo nos iniciantes que lerem uma discusão como essa, parabéns a todos vocês que apóiam essa idéia de exclusão, vamos ver quanto tempo a GMBR vai sobreviver se essas idéias pegarem! Acham que o nível está baixo pois tem muitos projetos "iniciantes", postem seus projetos na GMC! Mas nem lá vi uma discusão sobre este tema com tantos "adéptos" tem muitos projetos iniciantes por la.

E quanto aos projetos "rolarem" e não serem vistos, basta tirar aquela barra de rolagem, pois assim forçará o pessoal a visitar a área de projetos.
Flws!!!!!

vinians

Prêmios

Mensagem por Mr.Rafael em Sab 09 Mar 2013, 19:29

vinians escreveu:É isso mesmo pessoal! Manda os iniciantes para o "Facebook" e façam do fórum uma elite, é assim mesmo que se faz! Isso vai colocar medo nos iniciantes que lerem uma discusão como essa, parabéns a todos vocês que apóiam essa idéia de exclusão, vamos ver quanto tempo a GMBR vai sobreviver se essas idéias pegarem! Acham que o nível está baixo pois tem muitos projetos "iniciantes", postem seus projetos na GMC! Mas nem lá vi uma discusão sobre este tema com tantos "adéptos" tem muitos projetos iniciantes por la.

E quanto aos projetos "rolarem" e não serem vistos, basta tirar aquela barra de rolagem, pois assim forçará o pessoal a visitar a área de projetos.
Flws!!!!!

"Exclusão"? Ah, quer dizer que quando vem alguém que troca os sprites de um example do GM e publica aqui, quem falar mal já vai estar "excluindo"? Quer dizer que se não beijarmos os pés e o lixo da maioria dos novatos (só dando ênfase em MAIORIA, pois sempre pode aparecer um iniciante mas com disposição a aprender... pena que é raro), estamos discriminando todos eles. Hum... interessante a sua afirmação.

Sabe o que é exclusão? Um cara dedicado, que publica um jogo aqui esperando obter aprendizado e ver seus pontos fortes e fracos, ser totalmente ignorado por um usuário que provavelmente nem vai logar mais depois de 1/2 meses, com o milésimo tópico de "primeiro jogo" ou quando não é isso, um jogo com um monte de sprites roubados copiados de outros jogos, com jogabilidade fraca e péssimo Level Design.

Quer que eu vá mais além? Os membros que fingem ser os melhores sempre estão a um passo de serem indicados para entrar na staff na frente dos membros honestos, que não se calam ou mentem com medo de mostrar seu ponto de vista. Será que isso não é exclusão também?

Se é para ser curto e grosso, eu digo: que gere a exclusão de quem faz jogos ruins! Fiquem no vácuo! "Ah, você se esqueceu quando tinha 0 posts e seu primeiro projeto no fórum também era um lixo?". Sim, me esqueci e não faço questão de lembrar. Se hoje alguém olha para um jogo meu e diz que está bom, é justamente porque eu corri atrás de algum destaque, tentei me igualar aos bons makers e conseguir uma vaga nesse espaço. Se eu continuasse fazendo jogos ruins, que eu ficasse no vácuo mesmo. E ficasse lá até eu me levantar e correr atrás para melhorar meus jogos.

Não tem essa de passar a mão na cabeça dos novatos querendo mentir para eles. Deixem que os ruins fiquem no vácuo, e aqueles que correrem atrás para criar um jogo respeitado e reconhecido serão aqueles novatos que teremos orgulho de receber, que futuramente farão jogos ainda melhores. Em qualquer jogo online, nenhum jogador perde tempo ensinando um noob a se dar bem. No fim, aquele que se dedicar mais vai aprendendo por conta própria (e, antes de alguém me chamar de egoísta, muitas vezes os jogadores bons do time dele dão uns toques rápidos para ele se tocar) e vai se tornando tão bom quanto os outros. E é assim que aqui deveria ser também: se o projeto for ruim, deixe no vácuo. Sabe por que essa atitude? Porque quando você começa a dar corda para o jogo ruim, o cara vai pensar que aquilo lá tá um jogão e vai continuar lá. Enquanto isso, no outro lado, ele vai é sair aprendendo alguma coisa, fazendo perguntas e pesquisando, visando aprender (os membros dedicados, é claro).

Infelizmente não é isso que acontece... é por isso que temos tantos novatos se achando e insistindo nos mesmos erros, erros que ninguém tem coragem de dizer porque "é exclusão". Porque ajudar um novato dá muitos "colaborator's points" para o cara, isso deve fazer dele um membro muito importante. --\'

o/

Mr.Rafael

Prêmios

Mensagem por SIGILOSO em Sab 09 Mar 2013, 19:30

Amigo, ninguém está querendo excluir iniciante algum. Apenas gostaríamos de mais bom senso e seriedade por parte dos membros que acabam que não colaborar para um bom ambiente de crescimento.
Sobre postar conteúdos no facebook, realmente ficaria com peso de posts, e a ideia não é "esconder" a capacidade de ninguém, serviria apenas que os usuários que se sentirem bem a vontade postem para uma pré avaliação antes de expor realmente seu trabalho, porém, o facebook não teria tanto suporte pra isso.
afro

SIGILOSO

Prêmios

Mensagem por Mr.Rafael em Sab 09 Mar 2013, 19:51

SIGILOSO escreveu:Amigo, ninguém está querendo excluir iniciante algum. Apenas gostaríamos de mais bom senso e seriedade por parte dos membros que acabam que não colaborar para um bom ambiente de crescimento.
Sobre postar conteúdos no facebook, realmente ficaria com peso de posts, e a ideia não é "esconder" a capacidade de ninguém, serviria apenas que os usuários que se sentirem bem a vontade postem para uma pré avaliação antes de expor realmente seu trabalho, porém, o facebook não teria tanto suporte pra isso.
afro
Fui "curto e grosso", isso realmente deixou um tom meio ofensivo, mas não foi essa minha intenção. Bem, re-explicando de uma forma mais leve:

Os iniciantes devem ser tratados de uma forma mais aberta? Sim, devem, afinal, são eles que mantém o ciclo do fórum. No entanto, isso deve ser feito de forma espontânea, ou seja, se o cara tá fazendo um péssimo trabalho, faz aquela consideração que é o primeiro jogo dele e tal... mas sem deixar de falar a verdade e assumir que o projeto não ficou bom.

As coisas são aprendidas da forma difícil (no início de tudo). Creio que todos os bons makers daqui tiveram um período em que seus jogos não eram bons. Mas o que eles fizeram? Se contentaram recebendo críticas boazinhas e insistiram naquilo? Não, foram correr atrás de conhecimento, ou seja, tiveram dedicação e vontade. Uma boa parte dos novatos não têm isso, e ao invés de se dedicarem e perguntarem sobre como podem melhorar, consideram o jogo bom por causa das respostas e continua fazendo aquilo lá. E essas respostas surgem pela busca de uma falsa recompensa, que ao invés de melhorar, apenas atrapalha (como já venho dizendo, é aqui que está o problema).

O exemplo dos jogos online serviu bem nesse ponto. E dá até para ir mais além nesse exemplo: jogos que facilitam muito a vida do novato (Deathstreaks em Call of Duty/Vidas infinitas independente da dificuldade em qualquer TPS/Auto-play em Mario) são os mais desequilibrados em muitos aspectos. Desequilibrados porque o jogador não busca conhecimento nenhum para ser bom, os desenvolvedores fazem aviãozinho na boca do jogador.

Bem, peço desculpas a quem se doeu sentiu um tom ofensivo no meu comentário anterior e espero ter explicado melhor e de forma mais leve o que eu quis dizer.

o/

Mr.Rafael

Prêmios

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sab 09 Mar 2013, 20:02

Olha gente,forum como esse foram feito principalmente para os novatos,do contrario,o que faria aquelas toneladas de tutoriais postados pela galera né? o problema é que muitos novatos e seus projetos passam despercebidos pelo forum algumas ocasiões,uma sugestão bacana que eu teria era ter uma area indicada para esses novatos,chamada "meu primeiro jogo",pra mim a ideia seria boa pelo fato dos novatos terem uma area onde os jogos deles sejam visados com mais prioridade assim não se embolando com os projetos completos e com os em desenvolvimentos,seria legal ate para o propio pessoal do forum ver como anda a qualidade dos primeiros jogos dos novatos e futuramente tirar analises dissos e auxilia-los com mais facilidade. Smile

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por vinians em Sab 09 Mar 2013, 22:06

"Exclusão"? Ah, quer dizer que quando vem alguém que troca os sprites de um example do GM e publica aqui, quem falar mal já vai estar "excluindo"? Quer dizer que se não beijarmos os pés e o lixo da maioria dos novatos (só dando ênfase em MAIORIA, pois sempre pode aparecer um iniciante mas com disposição a aprender... pena que é raro), estamos discriminando todos eles. Hum... interessante a sua afirmação.
Se você acha que se referir aos projetos dos iniciantes como "lixo" está correto é perda de tempo discutir com você, mas esse "lixo" que você diz precisa de apoio pois é assim que se aprende e este é um fórum para iniciantes, ou como diz o nosso amigo em outro post, pra que os tutoriais se todos já seriam experts?

Sabe o que é exclusão? Um cara dedicado, que publica um jogo aqui esperando obter aprendizado e ver seus pontos fortes e fracos, ser totalmente ignorado por um usuário que provavelmente nem vai logar mais depois de 1/2 meses, com o milésimo tópico de "primeiro jogo" ou quando não é isso, um jogo com um monte de sprites roubados copiados de outros jogos, com jogabilidade fraca e péssimo Level Design.
Não poste um jogo aqui "esperando" nada, faça o seu jogo bem feito pelo prazer de tê-lo feito, mas não critique os outros por não se interessar no seu projeto, pois o que é considerado um jogo "otimo" pra você pode ser péssimo para o outro, ou ele simplesmente não gosta do estilo e pronto.

Quer que eu vá mais além? Os membros que fingem ser os melhores sempre estão a um passo de serem indicados para entrar na staff na frente dos membros honestos, que não se calam ou mentem com medo de mostrar seu ponto de vista. Será que isso não é exclusão também?
Fingir ser o melhor ? Como seria isso ? Você realmente acha que todos querem entrar pra staff ? Entrar pra "staff" é mais responsabilidade do que prazer. A maioria aqui que participa da staff atualmente não pediu pra "entrar", foi indicado por algum motivo e a pessoa aceitou, geralmente a pessoa tem algum mérito, mas não cabe a mim discutir isso aqui.

Se é para ser curto e grosso, eu digo: que gere a exclusão de quem faz jogos ruins! Fiquem no vácuo! "Ah, você se esqueceu quando tinha 0 posts e seu primeiro projeto no fórum também era um lixo?". Sim, me esqueci e não faço questão de lembrar. Se hoje alguém olha para um jogo meu e diz que está bom, é justamente porque eu corri atrás de algum destaque, tentei me igualar aos bons makers e conseguir uma vaga nesse espaço. Se eu continuasse fazendo jogos ruins, que eu ficasse no vácuo mesmo. E ficasse lá até eu me levantar e correr atrás para melhorar meus jogos.
Esse é o seu ponto de vista, ótimo! Mas o MEU ponto de vista é que o fórum existe principalmente para ajudar as pessoas a "aprender", criar laços de amizade, trocar conhecimentos etc. Se você se esforça pra melhorar, ótimo, essa deve ser a vontade de todos aqui no fórum, pois eu nunca vi ninguem querendo "piorar"....

Não tem essa de passar a mão na cabeça dos novatos querendo mentir para eles. Deixem que os ruins fiquem no vácuo, e aqueles que correrem atrás para criar um jogo respeitado e reconhecido serão aqueles novatos que teremos orgulho de receber, que futuramente farão jogos ainda melhores. Em qualquer jogo online, nenhum jogador perde tempo ensinando um noob a se dar bem. No fim, aquele que se dedicar mais vai aprendendo por conta própria (e, antes de alguém me chamar de egoísta, muitas vezes os jogadores bons do time dele dão uns toques rápidos para ele se tocar) e vai se tornando tão bom quanto os outros. E é assim que aqui deveria ser também: se o projeto for ruim, deixe no vácuo. Sabe por que essa atitude? Porque quando você começa a dar corda para o jogo ruim, o cara vai pensar que aquilo lá tá um jogão e vai continuar lá. Enquanto isso, no outro lado, ele vai é sair aprendendo alguma coisa, fazendo perguntas e pesquisando, visando aprender (os membros dedicados, é claro).
Não é questão de "passar a mão na cabeça" de ninguem e sim questão de incentivo, apontando os problemas, mas sim incentivando tambem.

"Deixe que os ruins fiquem no vácuo" é assim que você gostaria de ser tratado quando chegou aqui ? Creio que não foi isso que aconteceu.

"Em qualquer jogo online, nenhum jogador perde tempo ensinando um noob a se dar bem." Os bons jogadores e que queiram fazer amizade "perdem tempo" sim, já consegui bastante amigos em jogos on line ensinando "noobs" a jogar, é uma ótima prática, inclusive alguns destes "noobs" de ontem se tornaram os mestres de hoje e fico feliz por ser amigos deles.

"Enquanto isso, no outro lado, ele vai é sair aprendendo alguma coisa, fazendo perguntas e pesquisando, visando aprender (os membros dedicados, é claro)." E estaremos prontos a responder caso saibamos a resposta.

Creio que essa sua filosofia "curta e grossa" não funciona na maioria dos casos, nem aqui no fórum e nem em lugar algum. Mas você é livre pra ser "curto e grosso"! Seja feliz!

Lembre-se que muitos fóruns de programação já fecharam e a GMBR continua aqui por varios anos ajudando muita gente então a organização e metodologia atual deve ter algum mérito.

Flws!

vinians

Prêmios

Mensagem por Kabeção em Dom 10 Mar 2013, 01:50

vinians escreveu:Se você acha que se referir aos projetos dos iniciantes como "lixo" está correto é perda de tempo discutir com você, mas esse "lixo" que você diz precisa de apoio pois é assim que se aprende e este é um fórum para iniciantes, ou como diz o nosso amigo em outro post, pra que os tutoriais se todos já seriam experts?
AAAhh, os tempos de noobice!
Aquela época que era boa.
Perguntar coisas bobas tipo "como morrer se o life chegar a 0" e ficar feliz com o Mario se mexendo na tela, ainda lembro da primeira engine que estudei no GM.
Hoje em dia já não tenho nada pra perguntar, é meio chato.

Mr.Rafael, você esta muito extremista.
A maioria dos que esta a favor da sua causa está comentando sobre feedback mais crítico mas você esta sugerindo simplesmente deixa-los de lado o que faz o fórum perder totalmente o propósito.
Até criaram um fórum sobre game design para focar na crítica.
Desde que o objetivo dele seja esse é mas que bem vindo.

E nesse tipo de discussão sempre tem a velha história do "não vai dar em nada" como se nós administradores pudéssemos controlar a mente dos membros ou gerenciar uma taxa de 1000 mensagens por semana em tempo integral sem grandes problemas, um link pro http://gmbr.forumeiros.com/t20177-gmbr-futuro-obscuro e a citação de fóruns mais "profissionais".
São sempre fóruns globais com 10 vezes mais movimento do que aqui, com os mesmos projetos de iniciantes só que misturados com games de desenvolvedores e pequenas softhouses/grupos do mundo inteiro.
A maior diferença é que eles são patrocinados ou pertencentes a alguma empresa sendo capazes de fazer concursos com premiação em dinheiro, conseguindo assim, atrair os supostos profissionais e os comentários vagos vem em inglês.

Kabeção

Número de Mensagens : 2314
Reputação : 100
Prêmios

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Mensagem por Tiger em Dom 10 Mar 2013, 03:17

Grande Vinians, Kabeção e todos que falaram positivamente, só vim aqui por que afinal sou curioso mesmo, por mais que DETESTO! Ler comentário GIGANTESCO!

Concordo que aqui deve PARAR de...CRITICAR...ajudar o outro POSITIVAMENTE! bem...cansa ficar repetindo a mesma coisa que os outros

Então pra quem não entendeu leia o comentário deles e veja no sentido positivo.

Eu para ser sincero sou noob no gmk ainda, sei um pouco mas não me dediquei direito....tanto tive que fazer uma dupla....para fazer meu último jogo.. .mas tenho experiência fora que eu já trabalhei numa empresa que estava começando..... mas...MAS!.... mal começou e terminou menos de um ano.... e a triste realidade...não vou ficar falando, falando, falando, falando..falando..fal...pow! Deu bug aqui MEuooOw!! toda hora aqui ne! Vou repetir várias vezes que não quero DESISTIMULAR ninguém! Pronto falei! e agora?

Agora...basta encerrar aqui, alguém fecha por favor? E vocês que estão lendo meu comentário façam o favor de ler e reler várias vezes o comentários dos outros, até captar blza? flw ae para todos!

Tiger

Prêmios

Mensagem por Mr.Rafael em Dom 10 Mar 2013, 08:12

Não vou quotar o texto inteiro do vinians porque vai ficar muito longo, mas enfim:

1º. Você se baseou no meu primeiro post, que logo depois percebi que estava com um tom ofensivo e por isso havia remontado minha opinião (não queremos segregar os membros afinal, queremos um feedback mais crítico). Sendo assim, se quiser usar meu post "extremista" (e ficou mesmo) como brecha, está tentando usar o traço errado. Quer contra-argumentar meu lado? Use o meu segundo post (me contradigo que não quero realmente ver ninguém no vácuo, mas minha opinião continua a mesma).

2º.

Se você acha que se referir aos projetos dos iniciantes como "lixo" está correto é perda de tempo discutir com você, mas esse "lixo" que você diz precisa de apoio pois é assim que se aprende e este é um fórum para iniciantes, ou como diz o nosso amigo em outro post, pra que os tutoriais se todos já seriam experts?
A que você refere um example feito nas coxas e simplesmente jogado aqui? É visível quando alguém vem com um projeto em andamento bom. Quando o cara teve a boa vontade de formatar o tópico, de dizer com antecedência dos erros do projeto que ele está ciente, aí sim, tanto o projeto como o usuário tem futuro brilhante aqui.

Ah, então temos nós temos que continuar chegando no tópico do manolo e dizendo "jogo sencacional nota 10 pq eh seu primero e considero a idéia plagiada e os sprites roubados por causa disso". É um fórum para iniciantes? Então chegamos em outro problema... ele deveria ser acessível para eles, e não pensado exclusivamente. Do contrário os problemas continuam a existir: os iniciantes tomam conta do fórum, os bons não têm reconhecimento e saem do fórum. Resultado: quem sabe enxergar um jogo de qualidade vai embora e deixam os iniciantes ingênuos tomar conta, geralmente só elogiando o jogo por ter um recurso que ele não sabe fazer.

Não poste um jogo aqui "esperando" nada, faça o seu jogo bem feito pelo prazer de tê-lo feito, mas não critique os outros por não se interessar no seu projeto, pois o que é considerado um jogo "otimo" pra você pode ser péssimo para o outro, ou ele simplesmente não gosta do estilo e pronto.
Gostar do que faz é essencial, isso não discordo. Agora, quando você diz que meu jogo "ótimo" pode ser "péssimo" para os outros, é isso que eu devo esperar que me digam. Mas não com essa de "legal cara pra um user como vc ta muito bom entao vou considerar". O jogo é péssimo para ti? É isso que os membros dedicados querem, que você vá lá e discuta o potencial do cara. "Ah, mas é aprendizado, nunca fique esperando respostas". E será que não apontar o erro não é aprendizado? Nesse caso, a sinceridade vai mais além, porque é aí que ocorre a epifania do sujeito, ele vai perceber que o jogo dele ficou péssimo e vai tentar fazer jogos melhores.

Fingir ser o melhor ? Como seria isso ? Você realmente acha que todos querem entrar pra staff ?
Exato! São aqueles que vivem insistindo em um só público (ou seja, os iniciantes) de forma tendenciosa e que saem correndo para ser o primeiro a responder a pergunta de alguém. Pessoas desse tipo não fazem a coisa espontâneamente, postam com intenção de ganhar méritos no futuro. Reflita isso aos posts dos primeiros jogos e você encontra o problema.

Esse é o seu ponto de vista, ótimo! Mas o MEU ponto de vista é que o fórum existe principalmente para ajudar as pessoas a "aprender", criar laços de amizade, trocar conhecimentos etc. Se você se esforça pra melhorar, ótimo, essa deve ser a vontade de todos aqui no fórum, pois eu nunca vi ninguem querendo "piorar"....
A idéia "grossa" da exclusão é meu ponto de vista, mas a explicação é um fato. Conteúdo para aprendizado é sempre bem-vindo, trocas de conhecimento também ajuda muitos a evoluírem cada vez mais. Ok, eu concordo que ninguém deva ser subjulgado ou segregado, entretanto, quem é que vai se esforçar mais e criar algo bom mesmo no futuro? O cara que copia o código mastigado nos tutoriais ou o cara que arruma bem o jogo dele antes de publicar, que aprende a usar o Google e procurar na Wiki do GM antes de perguntar?

Piorar? Nunca. Melhorar? Quem é interessado procura. Parar no tempo? Aí sim, chegamos no ponto da maioria dos novatos:
• Se esforçar para melhorar = Mais valor a seus projetos = Jogos bons na GMBR = Fórum saudável
• Parar no tempo = Encontrar uma "vaca" e tentar extrair leite = Sequências dos jogos anteriores, geralmente com os mesmos erros = Fórum poluído

Enquanto por um lado ninguém quer piorar, por outro a conformidade permanece a mesma. O cara vai ter incentivo de melhorar se o joguete dele tá lá arrebetando todas? Por isso que não tem essa de apoiar tudo que entra, apenas avalie pedindo a qualidade que um jogo no mínimo deve ter, e se ele quiser melhorar e não se conformar, que pergunte a nós o que há de errado.

Não é questão de "passar a mão na cabeça" de ninguem e sim questão de incentivo, apontando os problemas, mas sim incentivando tambem.

"Deixe que os ruins fiquem no vácuo" é assim que você gostaria de ser tratado quando chegou aqui ? Creio que não foi isso que aconteceu.

Sim, gostaria. Se pesquisar meu primeiro post, perceberá que o meu primeiro projeto mostrado aqui era deveras horrível, mas todo mundo estava lá "considerando bom porque era meu primeiro jogo" (nota: não era o meu primeiro jogo). Se não fosse eu mesmo que tivesse rejeitado o próprio projeto, acho que eu sequer teria aprendido a desenhar. Seria diferente se alguém viesse com uma crítica mais honesta, eu sempre costumo desconfiar quando alguém aparece para comentar sobre a qualidade de um jogo ou tutorial por causa disso.

Mr.Rafael, você esta muito extremista.
A maioria dos que esta a favor da sua causa está comentando sobre feedback mais crítico mas você esta sugerindo simplesmente deixa-los de lado o que faz o fórum perder totalmente o propósito.
Até criaram um fórum sobre game design para focar na crítica.
Desde que o objetivo dele seja esse é mas que bem vindo.

Eu não quis gerar essa exclusão, foi uma expressão com um tom de raiva que eu mesmo admiti. Para evitar desconforto, peço que leia meu segundo post.
Ser "curto e grosso" foi um ato desnecessário e irracional. Tendo voltado a si, remontei meu ponto de vista no segundo post, acho que está mais adequado Smile

E nesse tipo de discussão sempre tem a velha história do "não vai dar em nada" como se nós administradores pudéssemos controlar a mente dos membros ou gerenciar uma taxa de 1000 mensagens por semana em tempo integral sem grandes problemas, um link pro http://gmbr.forumeiros.com/t20177-gmbr-futuro-obscuro e a citação de fóruns mais "profissionais".

Na verdade, não é culpa dos administradores, nem de falta de regras. A culpa vem da má informação de quem tenta responder uma dúvida ou um projeto visando ganhar alguma coisa em cima do novato, de quem já está acostumado a receber tudo mastigado e por isso para de tentar melhorar.

Esqueçam meu post falando de exclusão
, mesmo porque NÃO é realmente isso que eu quero. O que eu quis criando este tópico é o que você mesmo disse no quote acima, Kabeção: feedbacks mais críticos e conscientização adequada dos membros para que isso aconteça.

Continuo não vendo motivos para fechar o tópico, ainda mais agora que estamos discutindo nos trilhos do assunto e as propostas de soluções estão começando a aparecer.

o/

Mr.Rafael

Prêmios

Mensagem por Tiger em Seg 11 Mar 2013, 03:20

Essa linguiçada carambolas! Não acaba nunca, essa é a solução discutir? Estamos andando em círculo isso sim, não vai mudar em nada, quantas vezes vai ter que ficar repetindo várias vezes e postando links antigões que não tiveram soluções hein?

Sera que cada um vai ter que captar do seus jeitos individualistas? Ta difícil hein! ou vou ter que parar de aparecer aqui para tentar dar um impasse?

A situação do fórum

Tiger

Prêmios