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[Resolvido]Contagem regressiva com reiniciar
2 participantes
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[Resolvido]Contagem regressiva com reiniciar
Galera, achei esse link onde explica (https://gmbr.forumeiros.com/t7668-cronometro-de-contagem-regressiva?highlight=Contagem+regressiva), mas eu não sei oq colocar pro jogo reiniciar ao final da contagem REGRESSIVA.
Podem me ajudar?
Podem me ajudar?
carlos.souza.921230- Data de inscrição : 24/02/2013
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Re: [Resolvido]Contagem regressiva com reiniciar
Vamos recapitular o que fora feito no tópico que você citou:
Vamos supor que você criou um objeto chamado obj_tempo, criaremos então os eventos e seus respectivos comandos e vamos acionar um alarme com o valor da room_speed (lembrando que para inserir um código, é só arrastar a ação "Execute a piece of code" para o objeto).
Evento Create:
Neste evento, vamos declarar as variáveis que determinarão o tempo antes da contagem regressiva
Evento Alarm 0:
Declaradas as variáveis no evento "Create", criaremos o evento "Alarm 0", que foi colocado no "Create" com o valor de room_speed
Vamos lembrar que 1 segundo equivale à quantidade de frames em relação à room_speed. Seu valor padrão é 30. Portanto 1 segundo equivale a 30 frames neste caso, mas essa variável pode ser alterada.
Evento Step:
Este evento ocorrerá a cada frame corrido no jogo. Lembre-se que alarme, quando acionado, ele vai subtraindo-se por 1 a cada frame até chegar ao seu valor inicial, que é -1. Depois disso o evento do alarme não acionará mais. Então teremos de ativá-lo de novo:
Não se esqueça, é claro, de desenhar o tempo na tela do seu jogo.
Evento Draw:
Aqui nós vamos fazer o relógio aparecer a tela, desenhando as variáveis que você declarou no evento "Create". Lembrando que este comando pode ser aprimorado, é apenas uma ideia, pois provavlemente, você pode querer fazer o relógio com 2 dois dígitos na unidade de tempo dos segundos:
Lembrando, é claro, que as coordenadas x e y do texto ficam à sua vontade.
Espero ter te ajudado. Qualquer coisa é só falar aqui no fórum que a gente te dá uma força
Vamos supor que você criou um objeto chamado obj_tempo, criaremos então os eventos e seus respectivos comandos e vamos acionar um alarme com o valor da room_speed (lembrando que para inserir um código, é só arrastar a ação "Execute a piece of code" para o objeto).
Evento Create:
Neste evento, vamos declarar as variáveis que determinarão o tempo antes da contagem regressiva
- Código:
/* Não chamei a variável dos minutos de 'min' porque existe uma função com este nome, que encontra o menor número entre os argumentos colocados nela, mas isso não vem ao caso. Portanto, escreva qualquer coisa, menos 'min', ok?*/
mn = 5 //minutos
sec = 30 // segundos
alarm[0] = room_speed
Evento Alarm 0:
Declaradas as variáveis no evento "Create", criaremos o evento "Alarm 0", que foi colocado no "Create" com o valor de room_speed
Vamos lembrar que 1 segundo equivale à quantidade de frames em relação à room_speed. Seu valor padrão é 30. Portanto 1 segundo equivale a 30 frames neste caso, mas essa variável pode ser alterada.
- Código:
if sec < 0 {
mn -= 1
sec = 59
}
else {sec -= 1}
Evento Step:
Este evento ocorrerá a cada frame corrido no jogo. Lembre-se que alarme, quando acionado, ele vai subtraindo-se por 1 a cada frame até chegar ao seu valor inicial, que é -1. Depois disso o evento do alarme não acionará mais. Então teremos de ativá-lo de novo:
- Código:
if alarm[0] == -1 then alarm[0] = room_speed
- Código:
if mn == 0 and sec == 0 {game_restart()}
Não se esqueça, é claro, de desenhar o tempo na tela do seu jogo.
Evento Draw:
Aqui nós vamos fazer o relógio aparecer a tela, desenhando as variáveis que você declarou no evento "Create". Lembrando que este comando pode ser aprimorado, é apenas uma ideia, pois provavlemente, você pode querer fazer o relógio com 2 dois dígitos na unidade de tempo dos segundos:
- Código:
draw_text(120,120,mn)
draw_text(132,120,':')
// Deixar os segundos sempre com 2 dígitos, mesmo abaixo de 10
if sec < 10 {
draw_text(136,120,0)
draw_text(144,120,sec)
}
else{draw_text(136,120,sec)}
Lembrando, é claro, que as coordenadas x e y do texto ficam à sua vontade.
Espero ter te ajudado. Qualquer coisa é só falar aqui no fórum que a gente te dá uma força
Dr.XGB- Games Ranking :
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Re: [Resolvido]Contagem regressiva com reiniciar
Vlw Cara! Ja tava a um tempão atrás desta ajuda. É para um trabalho de escola :DD
carlos.souza.921230- Data de inscrição : 24/02/2013
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