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Grupo de estudo Java e Android para games.

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Mensagem por Meokor Ter 05 Fev 2013, 12:11

Olá pessoal,

Recentemente estive pensando seriamente em trabalhar com jogos, em transformar esse meu "hobby" em algo lucrativo e com profissionais da área.
Há quase um mês eu venho fazendo pesquisas, já entrei em contato com várias empresas associadas a ABRA Games (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais), a maioria dos Produtores Executivos e CEOs me informaram que o mercado está em alta para programadores Java e Android (claro que incluí toda a lógica da estrutura dos jogos, que muitos já conhecem). Ai vocês me perguntam, "mas o Game Maker cria jogos para Android", sim cria, mas se trata de uma engine o Game Maker, o mercado procura profissionais que seja especialistas em linguagens de programação. Eu até hoje não vi uma empresa que cria jogos usando o Game Maker, mas Java já, além disso se conseguirmos um bom resultado, uma certificação SCJP é algo que está sendo muito valorizado hoje em dia, não só na programação de jogos, mas como na programação em geral (já que Java é uma das linguagens mais usadas).

Meu foco aqui não é buscar pessoas para conseguir uma certificação, mas sim para estudar em conjunto, organizar uma forma de trocar informações/ideias, códigos, etc. e evoluir.

Quem estiver interessado, forneço o material (em inglês) e o auxilio para começar a desenvolver e testar os projetos no PC (se não tiver um cel com Android). Se não saber inglês, podemos conseguir um bom material na internet.

De principio estive pensando em um Canal IRC ou fórum (exclusivo para membros).

Quem estiver a fim, entre em contato ae!
Abração, sucesso a todos! \º/
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Mensagem por L0l-King Ter 05 Fev 2013, 12:49

Legal, sempre quis fazer apps de jogos, apesar de ainda não ter um smartphone. Estou como candidato a participar.
Vê se tu consegue fazer um IRC no Freenode, ou usamo RaidCall/Skype, todas essas opções são melhores que um fórum =s

Mas kra, se você desse uma lida melhor, iria ver que (mais ou menos) a cada 10 dólares que são usados comprando apps, 7 vem da Apple Store :s

Já fica o aviso: o certificado Java não é pra qualquer um. Procure por simulados, você vai ver que é soda...
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Mensagem por Meokor Ter 05 Fev 2013, 13:55

L0l-King: Sim, já dei uma olhada nos simulados, realmente não é fácil, mas com o tempo e muita prática se pode alcançar tais níveis.

Como eu disse, o pessoal me orientou neste sentido, pois 50% dos celulares usam Android. Se, por exemplo, você se desenvolver e trabalhar prestando serviços para empresas, para pessoas interessadas ou até mesmo criando seu próprio site, verá que há várias formas de conseguir ganhar alguma coisa com isso, além da diversão e de trabalhar em algo que goste.

Caso queira, podemos estudar UDK e/ou Unity também, foi uma das alternativas que um deles me sugeriu.

Acho interessante usarmos o IRC mesmo e um fórum para alojarmos os conteúdos. Ainda estou pensando em uma forma de estruturar melhor como isso pode ser feito. Não gosto muito do Skype para este fim.

Qualquer sugestão a mente está sempre aberta! Happy

Forte abraço!
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Mensagem por L0l-King Ter 05 Fev 2013, 19:16

Eu não tenho nada contra.
Comentei isso porque acredito que eles estão falando visando lucro. Depois deles falarem da UDK aí mesmo que eu percebi que estão mesmo.

Pensando pelo lado da permanência de conteúdo, seria necessário ou um dropbox comunitário ou um fórum mesmo.

A UDK não é brinquedo, é algo profissional, fora que a licença é uma fortuna, pelo menos pra estudar é de graça. A Unity tem grande potencial(não tanto quanto a UDK) e é mais simples de se programar o que é simples, não exige tanto do programador, e o mais legal é a portabilidade IMENSA que a engine tem. Pra acessar todos os recursos tem que ter pelo menos a menor licença se não me falha a memória.
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Mensagem por Meokor Qua 06 Fev 2013, 23:02

Olá L0l-King,

Então, visando lucro eles estão mesmo. (rs)

Sim, um dropbox é uma boa ideia, vamos adotar isso! (Sou meio das antigas ainda).

Eu já andei vendo umas video-aulas e já cheguei a fazer alguns testes básicos com a Unity e é bem interessante, chega a empolgar muito!

Já analisei também a UDK, é bem mais complexa sim, como você mesmo disse. Meu notebook vai cem por hora só de abrir a engine. Happy

Podemos discutir e vermos o que mais nos interessa, estou atualmente estudando Android mesmo. Ai se você tiver mais alguém que se interesse pelo assunto, convide para participar.

Talvez o pessoal não se interesse muito por Android, mas Unity, pode ser que haja mais alguém, sendo assim podemos ter vários grupos.

Quanto mais pessoas unidas, mais motivação para continuar estudando. Tenho bastante conteúdo aqui (inglês), mas posso tentar traduzi-los, sei lá... a gente sempre dá um jeito! \º/

Forte Abraço!

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Mensagem por Super Maker Qua 06 Fev 2013, 23:46

Eu já dei início a algúm tempo em Java pra Android usando o Eclipse e gostaria muito de trocar ideias a respeito.
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Mensagem por PedroX Qua 06 Fev 2013, 23:49

Eu até hoje não vi uma empresa que cria jogos usando o Game Maker, mas Java já
Bom, essa é a oportunidade de fazer as empresas usarem o GM. O Java é usado nas empresas porque ele é bastante conhecido. Quando conhecerem o GM, vão começar a usar mais também. O GM facilita e agiliza muito a produção do jogo.

Fora isso, quero aprender a trabalhar com Unity. Mas não sei se faço isso de imediato ou não.

Até mais!

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

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Mensagem por Meokor Qui 07 Fev 2013, 18:45

Super Maker: Ok, assim que começarmos te dou um toque! Smile

PedroX: Esse é o ponto complicado, não acredito que as empresas adotariam o Game Maker como engine para produzirem seus jogos. Embora ele venha evoluindo, nem se compara com a Unity ou UDK, em se tratando de engines.

Agora comparar o Game Maker com Java/Android, voltamos ao ponto inicial. Já que se você programa para Game Maker, só se sabe a engine e provavelmente pouco entende da lógica ou da física envolvida nisso tudo, estando bastante limitando ao mercado que utiliza o Game Maker com ferramente de desenvolvimento, o que é bem pouco ou nada. Não estou criticando o Game Maker, sempre foi minha ferramenta favorita de criação, mas para trabalhar a sério com isso, não dá.

Grato a todos,
Abraços.
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Mensagem por vinians Qui 07 Fev 2013, 19:00

Meokor escreveu:Super Maker: Ok, assim que começarmos te dou um toque! Smile

PedroX: Esse é o ponto complicado, não acredito que as empresas adotariam o Game Maker como engine para produzirem seus jogos. Embora ele venha evoluindo, nem se compara com a Unity ou UDK, em se tratando de engines.

Agora comparar o Game Maker com Java/Android, voltamos ao ponto inicial. Já que se você programa para Game Maker, só se sabe a engine e provavelmente pouco entende da lógica ou da física envolvida nisso tudo, estando bastante limitando ao mercado que utiliza o Game Maker com ferramente de desenvolvimento, o que é bem pouco ou nada. Não estou criticando o Game Maker, sempre foi minha ferramenta favorita de criação, mas para trabalhar a sério com isso, não dá.

Grato a todos,
Abraços.
Acho que não utilizar o GM para fazer jogos para dispositivos móveis é perder uma grande oportunidade. Para fazer um pequeno jogo simples com Java e o SDK do Android da um trabalho danado, já como o GM você pode se preocupar diretamente com o seu jogo pois o poder e a facilidade do GM lhe permite ter que fazer tudo na unha. Não estou falando de jogos 3D mas sim de jogos 2D para dispositivos móveis que é onde o GM se faz mais produtivo. Imagine uma ferramenta onde você pode criar um jogo e disponibilizar simultaneamente para Windows, Android, IOS, HTML5... com direito a física objetos com herança, gerenciamento simples de recursos, conversão automatica de audio, vídeo, suporte a canal alpha, blending modes, rotinas especiais para movimentação., extrema facilidade de uso, esta mágica existe e se chama Game Maker Studio. Eu programo em Java e posso te dizer o GMS compensa e muito. Seria legal se voce colocasse neste tópico algo que o Java + SDK faça que seja indispensavel em um jogo e que valha a pena deixar de usar o GMS que pode atingir diversas plataformas ao mesmo tempo?????
Flws!
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Mensagem por L0l-King Qui 07 Fev 2013, 19:15

@vinians:
Java é uma linguagem de programação, você está ao nível mais baixo, você tem controle total ali. Posso programar em POO ao invés de fazer vários Scripts como no GM e outra coisa é que a parte Online é muito melhor, porque ao invés de pegar dll de terceiros você tem várias classes que com mínima otimização e pesquisa se pode fazer os teus jogos online.

Topic: Eu apoio a ideia de usar a Unity, muita gente já a usa, seria interessante saber um pouco ou bem dela também Happy
Quando criares alguma coisa desse grupo, não hesite de me chamar e disponibilizar o conteúdo que você já achou Very Happy
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Mensagem por vinians Qui 07 Fev 2013, 19:34

L0l-King escreveu:@vinians:
Java é uma linguagem de programação, você está ao nível mais baixo, você tem controle total ali. Posso programar em POO ao invés de fazer vários Scripts como no GM e outra coisa é que a parte Online é muito melhor, porque ao invés de pegar dll de terceiros você tem várias classes que com mínima otimização e pesquisa se pode fazer os teus jogos online.

Sim eu sei, alias eu uso Muito o Java. Mas só estou argumentando se não existe apenas um preconceito bobo em relação ao GMS, pois uma ferramenta que começou como um brinquedo ficar tão poderosa assim pode assustar. Mas o fato é que ele permite que você se preocupe mais com o seu jogo do que com engines. É só uma questão a se pensar, eu tambem defendo Java mas se fosse criar uma empresa de desenvolvimento de jogos séria hoje, usaria o GMS sem dúvida alguma. Quando a jogos on line realmente o GMS precisa evoluir mas já dá pra fazer coisas muito interessantes com PHP e o Ajax embutido no GMS. De uma olhada nos jogos criados pelo Cascavelo e verá que um bom design se levado a sério pode criar muitos jogos bons, o negócio aqui é que muitas pessoas criam um jogo em uma semana e culpam o GMS pelo jogo ruim, sem planejamento, equipe boa para criação dos recursos entre outras coisas. O GMS é relativamente novo como ferramenta profissional e acho que muitas empresas "serias" devem estar pensando em utiliza-lo se já não estão fazendo.

@topico, boa sorte ai no grupo de estudos de vocês Java é realmente pra mim a melhor linguagem disponível quando se leva em conta todos os aspéctos e não se deseja usar uma ferramenta como o GMS.
Flws!
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Mensagem por Super Maker Qui 07 Fev 2013, 19:35

vinians escreveu:Seria legal se voce colocasse neste tópico algo que o Java + SDK faça que seja indispensavel em um jogo e que valha a pena deixar de usar o GMS que pode atingir diversas plataformas ao mesmo tempo?????
Flws!
Acho legal você contar todas essas vantagens do GMS. Quem me dera se eu podesse fazer oque sei com o que tenho aqui...
Eu não to podendo fazer absolutamente nada com o GMS por conta dos bugs e quando sai uma nova versão eles corrigem os bugs anteriores e surgem novos.
Agora imagina eu ter que ficar plugando e desplugando o cabo USB do meu aparelho pra testar oque fiz no GMS e vendo que na compilação foi recusado algumas coisas por causa de bug e não por funções obsoletas!
Isso demora de mais.
Eu me dava muito bem testando osprojetos com o AVD por que não demora como quando uso o cabo USB. E sim, usando Eclipse nós podemos usar absolutamente todos os recursos existentes no SDK do Android. Você sabe que o GMS ainda ta muito limitado (tomara que seja por pouco tempo).
Um desses recursos que eu queria muito que tivesse no GMS e que da pra usar no Eclipse é o de deixar o aparelho em stand by.
Antes via usuários no GMC querendo isso e eu achava tolice imaginando que isso detonaria a bateria do aparelho, então um dia precisei disso e procurei nas funções do GMS, mas sem sucesso.
Tive que entregar o projeto a quem me ofereceu o serviço (que vergonha eu senti).
Não sei se agora existe essa função, mas mesmo que exista, pra mim não vai valer de nada se meu GMS não funciona como devia.
Eu procurei no GMC outros usuários com o mesmo problema que o meu. Eu achei vários.
Então criei um tópico lá (ver aqui) e um deles comentou que da pra testar com o BlueStacks. Adorei o recurso, porém demora o mesmo tempo que usar o cabo USB e nem funcionou por conta do bug que eu comento lá.
Até hoje não consegui desvendar esse mistério. É extressante que uma equipe tão grande e cheia de recursos ainda esteja se ajustando ao dar suporte pro usuários.
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Mensagem por Meokor Qui 07 Fev 2013, 20:57

vinians: O GMS pode ser a melhor ferramente existente e ter todos os recursos necessários para se produzir jogos excelentes, porém ela não é largamente usada. Não há razão para ter preconceito contra ela, até porque se não fosse o Game Maker eu jamais saberia o é a criação de um jogo.

Nunca testei o GMS, portanto não posso me posicionar a respeito dos bugs.

Se especializar em GMS para trabalhar com desenvolvimento de jogos em grandes empresas não é uma boa ideia. Como já me disseram, não é interessante você se especializar em engine nenhuma, mas saber trabalhar bem com a criação de um jogo do zero, sendo assim qualquer um te contraria, pois você sempre terá aquela base sólida de como um jogo realmente funciona. Depois que estiver manjando, ai você pode escolher uma engine e estudar.

Há empresas como a Blue Pixel (http://www.bpixel.com.br/), que já estão desenvolvendo a sua própria engine em Java/Android e estarão em breve, contratando pessoal que conheça este "baixo nível" da programação.

O produtor executivo deles é especializado em Android e já deu diversas palestras, inclusive na Campus Party sobre o mercado mobile.

Se souber bem Java e Android, não só o mercado dos games erá sorrir para você. Espero que tenha entendido meu ponto de vista meu caro. Smile

L0l-King: Pode deixar, já dei inicio a algumas coisas, vou precisar de alguém para me ajudar a administrar isso tudo, se estiver afim... Smile

Abração a todos!
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Mensagem por Arkd Qui 07 Fev 2013, 21:32

Eu gostaria de aprender unity, embora ainda esteja estudando o gm, e me considero "novo" ainda pra pensar em algo mais serio, mas eu realmente pretendo trabalhar e me profissionalizar na area, se for eu gostaria de aprender um pouco (muito xD) com vcs tbm, posso?
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Mensagem por L0l-King Qui 07 Fev 2013, 22:07

Olha kra, não que eu não queira ajudar, é simplesmente porque não tenho tanto tempo assim pra dispor então acredito que se eu fosse ajudar não ia ajudar muito =s
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Mensagem por Meokor Sex 08 Fev 2013, 14:44

Arkd: Tudo bem, pode participar, mas já vou avisando novamente que, por enquanto o material está em inglês.

L0l-King: Ok, sem problemas. Happy

Já estou com o chat em fase de testes, quem quiser testá-lo:

IRC: irc.freenode.net
Canal: #java_gamers
Senha: javagamer363145

Estou utilizando um programa free que achei na net a pouco, caso alguém achar melhor usar um software, pode baixá-lo no link a seguir:
- Download ICECHAT

Abraços!
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Mensagem por L0l-King Seg 11 Fev 2013, 12:54

Só confirmando que consegui entrar no freenode.
Aproveitando o post: dá pra programar alguma coisa gráfica com um desempenho perto do real pelo emulador?
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Mensagem por Super Maker Seg 11 Fev 2013, 13:48

São poucas as diferenças entre o real e o virtual, uma delas é que só ao abrir pela primeira vez (como os programas da Adobe) é que demora.
Isso porque toos os componentes estão sendo carregados naquele momento. Então é bom não fechar o AVD enquanto o horário de desenvolvimento estiver em andamento.
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Mensagem por Meokor Seg 11 Fev 2013, 16:08

O pessoal sempre reclama do desempenho do AVD. Li alguns comentários de usuários que, mesmo com computadores potentes não estavam conseguindo alcançar uma boa performance no emulador.

Eu uso e recomento uma instalação do Android em uma máquina virtual como a VirtualBox, por exemplo. Segue o link de das versões "portáveis" para download.

L0l-King: Obrigado por testar ai, que bom que está dando certo! Smile

Abração a todos!
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