GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Colisões não funcionando
por RastaMaan Hoje à(s) 19:49

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Hoje à(s) 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21


Barra de load no inicio da fase?

+4
Anderson3d
Janx
Borgo
Super Man
8 participantes

Ir para baixo

Barra de load no inicio da fase? Empty Barra de load no inicio da fase?

Mensagem por Super Man Dom 05 Abr 2009, 23:53

Olá galera!

É possível fazer carregar a barra de "load" no início de cada fase, em vez
de carregar o jogo todo no inicio?
Super Man
Super Man

Data de inscrição : 29/12/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios : Barra de load no inicio da fase? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Barra de load no inicio da fase? Empty Re: Barra de load no inicio da fase?

Mensagem por Borgo Seg 06 Abr 2009, 16:07

Não, mas dá para configurar as imagens (sprites) para não serem pré carregadas (pre-load).
Borgo
Borgo

Data de inscrição : 06/01/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 69
Prêmios : Barra de load no inicio da fase? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.neonerds.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Barra de load no inicio da fase? Empty Re: Barra de load no inicio da fase?

Mensagem por Janx Seg 06 Abr 2009, 18:02

Até da,
Complicado? um pouco...

Oque vc presisa:
Ter os recursos q serao carregados fora do executavel,

Ai quando for para a fase vc adiciona o sprite, background, etc
usando:
background_add
sprite_add
sound_add
...

Lembre-se de deleta-los da memoria depois de usar!!
sprite_delete (ou sprite_discard, num lembro...)
background_delete (ou background_discard, num lembro...)
...

Flwss
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : Barra de load no inicio da fase? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Barra de load no inicio da fase? Empty Re: Barra de load no inicio da fase?

Mensagem por Anderson3d Seg 06 Abr 2009, 18:15

o problema disso é o que to passando nesse momento, nao aparece uma barra de loading, simplesmente a tela parece travar, depois de dar o load começa a fase. ou seja, é um quebra galho e fica feio pacas...
Anderson3d
Anderson3d

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A
Data de inscrição : 15/02/2009
Reputação : 9
Número de Mensagens : 1479
Prêmios : Barra de load no inicio da fase? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.indiegamebr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Barra de load no inicio da fase? Empty Re: Barra de load no inicio da fase?

Mensagem por Janx Seg 06 Abr 2009, 19:05

Nao se vc fizer direito...

Faz uma room chamada "LOAD"
Ai quando for para uma fase, vc salva o valor da fase em uma variavel global assim:

Código:
global.next_fase = fase2;
room = LOAD //ir para o room de load

Blz, isso vai te deixar no room de load.

Crie um objeto LOAD_obj
no evento create:
Código:
loading = 0;
itens_fase2 = 2; //saber quantos itens tem para serem carregados, para intao adicionar na % a cada item carregado

e no evento draw dele:
Código:
draw_text(16,16,string(loading));

//Agora começa a carregar as coisas:
if global.next_fase = fase2 //carregar coisas para fase 2
{
 if !sprite_exists(spr_aaa) //se ainda nao tem o sprite spr_aaa
 {
 global.spr_aaa = sprite_add('sprite_aaa.png',0,0,0,0,0,0,0); //carregar sprite e guardar valor na variavel global.spr_aaa
loading += 100/itens_fase2; //adicionar na % de itens carregados.
exit;
 }
 if !sprite_exists(spr_aab) //se ainda nao tem o sprite spr_aab
 {
 global.spr_aab = sprite_add('sprite_aab.png',0,0,0,0,0,0,0);
loading += 100/itens_fase2; //adicionar na % de itens carregados.
exit;
 }
}

room = global.next_fase; //No fim do script, tem esse codigo, mas esse codigo so é lido se ja foi tudo carregado, por isso da funçao exit, q sai do script, e dpois volta no proximo step, ai quando nao tiver nada pra carregar ele passa direto e le o codigo, dai ele vai para a room.
[code]
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : Barra de load no inicio da fase? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Barra de load no inicio da fase? Empty Re: Barra de load no inicio da fase?

Mensagem por Anderson3d Ter 07 Abr 2009, 05:06

janx eu me referí apenas à barrinha de load, mesmo que seja numa outra room.
mas é a melhor forma mesmo...
Anderson3d
Anderson3d

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A
Data de inscrição : 15/02/2009
Reputação : 9
Número de Mensagens : 1479
Prêmios : Barra de load no inicio da fase? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.indiegamebr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Barra de load no inicio da fase? Empty Re: Barra de load no inicio da fase?

Mensagem por Borgo Qua 08 Abr 2009, 13:15

O problema é o seguinte, quando ele vai carregar, ele para tudo que está fazendo até que termine, inclusive os draws ficam congelados.
Não há como colocar alguma coisa dinâmica, como uma barra progressiva, mas dá para colocar uma imagem estática antes de iniciar o carregamento, obs.: no evento draw, é possível fazer quase tudo que podemos fazer no step...
Então, no draw, podemos seguir código:

if carregado=0{
draw_sprite ou draw_text ou whatever you want...
//script para carregar as coisitas
carregado=1
}

o que faz... isto irá carregar somente uma vez quando a variavel carregado for igual a 0...
Logo, a imagem ou texto que inserirmos irá aparecer somente uma vez e quando terminar de carregar (carregado=1) ela não será mais desenhada, até que carregado seja 0 novamente...
resumidamente, o texto ou imagem será desenhada e o jogo irá congelar para carregar, por isso não é possível colocar um barra progressiva por exemplo.
Borgo
Borgo

Data de inscrição : 06/01/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 69
Prêmios : Barra de load no inicio da fase? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.neonerds.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Barra de load no inicio da fase? Empty Re: Barra de load no inicio da fase?

Mensagem por Janx Qua 08 Abr 2009, 13:25

da pra por uma barra progessiva, é oque eu expliquei ali no meu ultimo post.
So que nao é uma barra, é uma contagem
Q vai aumentando
1..2...3 De acordo com as coisas carregadas
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : Barra de load no inicio da fase? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Barra de load no inicio da fase? Empty Re: Barra de load no inicio da fase?

Mensagem por Borgo Qua 08 Abr 2009, 14:24

É verdade... agora que eu li inteiro rsrsrs desculpas
Borgo
Borgo

Data de inscrição : 06/01/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 69
Prêmios : Barra de load no inicio da fase? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.neonerds.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Barra de load no inicio da fase? Empty Re: Barra de load no inicio da fase?

Mensagem por M.A.S. Qua 08 Abr 2009, 20:56

na verdade tem um modo melhor, é tipo o que o janx disse mas vc tem que organizar o que vai usar primeiro. se você não vai usar tudo no inicio da fase, carregue so o que vai usar e de um tempo para carregar o restante senão vai dar uma travada grotesca.

usa durante o carregamento as funcoes screen_refresh() e screen_redraw(). isso vai atualizar os desenhos da tela pra evitar aquela janela branca tosqueira
M.A.S.
M.A.S.

Data de inscrição : 03/01/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 377
Prêmios : Barra de load no inicio da fase? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Barra de load no inicio da fase? Empty Re: Barra de load no inicio da fase?

Mensagem por Kabeção Qui 09 Abr 2009, 18:26

Quando eu uso muitos arquivos eu coloco as funções para carregá-los em um arquivo de texto separado.
Ficaria assim:

Código:
spr1=sprite_add(...)
spr2=sprite_add(...)
back1=background_add(...)
som1=sound_add(...)

Sempre mudando de linha apos uma função.
Para fazer uma barra de loading nisso eu abro o arquivo de texto com as funções file_text. Uso execute_string lendo cada linha e retorno a porcentagem do processo para desenhar a barra usando screen_redraw também.

Um script para ilustrar isso seria assim:
Código:
var f,l,n;

f=file_text_open_read('carregar.txt')  // abrir arquivo
l=0                                    // linha atual
n=4                                    // numero de linhas no texto

do
{
    execute_string(file_text_read_string(f))
    file_text_readln(f)                // ir para proxima linha
    l+=1

    draw_sprite_ext(sprBarra,0,x,y,l/n,image_yscale,1,c_white,1)
    screen_redraw()        // redesenhar tela
} until file_text_eof(f);  // se o texto acabar, para a leitura

file_text_close(f)                      // dechar arquivo
Eu não o testei mas essa seria a ideia de como fazer.

l/n retorna a escala para em image_xscale. Se estiver na linha 2 e o texto tiver 4 linhas a escala sera 0.5 de uma imagem inteira.
Faça uma sprite do tamanho máximo que você quer para a barra, quando l/n for 0.5, por exemplo, a barra sera desanhada pela metada dizendo que o processo esta em 50%.

Não precisa ser um arquivo de texto, você so precisa fazer algo onde tenha como saber quantas funções serão executadas e qual esta executando no momento.

Querer desenhar uma barra de loading onde poucas e pequenas coisa são carregadas pode ser um disperdicio pois o processo vai ser rápido demais.
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314
Prêmios : Barra de load no inicio da fase? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Barra de load no inicio da fase? Empty Re: Barra de load no inicio da fase?

Mensagem por Gusba Qui 09 Abr 2009, 18:49

mas nem precisa colocar os esquema em um texto, algo assim basta:


Código:
nt = 6 // numero total de carregamentos
n = 0; // numero atual
draw_rectangle(16,16,16+((n*300)/nt),32,false);
sprite_add(...);
n += 1;
draw_rectangle(16,16,16+((n*300)/nt),32,false);
sprite_add(...);
n += 1;
draw_rectangle(16,16,16+((n*300)/nt),32,false);
sprite_add(...);
n += 1;
draw_rectangle(16,16,16+((n*300)/nt),32,false);
sprite_add(...);
n += 1;
draw_rectangle(16,16,16+((n*300)/nt),32,false);
sprite_add(...);
n += 1;
draw_rectangle(16,16,16+((n*300)/nt),32,false);
sprite_add(...);
n += 1;
draw_rectangle(16,16,16+((n*300)/nt),32,false);
Gusba
Gusba

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1156
Prêmios : Barra de load no inicio da fase? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.ciganospictures.hd1.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Barra de load no inicio da fase? Empty Re: Barra de load no inicio da fase?

Mensagem por makgamer Sex 17 Abr 2009, 19:42

se diz tipo isso Aqui Question
makgamer
makgamer

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 29/03/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 941
Prêmios : Barra de load no inicio da fase? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • RPG Maker
  • C ou C++
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

Barra de load no inicio da fase? Empty Re: Barra de load no inicio da fase?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos