O Palácio de Sucata

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O Palácio de Sucata

Mensagem por Kabeção em Ter 06 Nov 2012, 14:42

O Palácio de Sucata

Info

Nome: O Palácio de Sucata
Plataforma: GameMaker:Studio 1.1
Gênero: Plataforma/Jumper/Puzzle
Inicio do Projeto: 14/10/2012
Andamento: Aproximadamente 15 minutos de jogo (continuarei fazendo mais fases até acabar o tempo)

Enredo

O mundo já se encontra gravemente atingido pela destruição ambiental.
A água não é tão escassa mas os mais atingidos pelo estado do planeta são as plantas.

No meio de entulhos um homem acorda aparentemente sem ter idéia do que acontecia ou o que aconteceu a sua volta.
Depois de algum tempo andando ele se cansa, não há água ou comida por perto e então desmaia.
Felizmente uma exploradora que passava pelo local o encontra e lhe ajuda.
Ao ver que o homem estava desorientado começa a lhe contar uma história que é falada na região a muito tempo sobre como o mundo ficou naquele estado.

A exploradora ainda lhe conta que em meio ao terreno árido certas plantas conseguem sobreviver e se desenvolver com um mínimo de água e viaja pelo mundo as pesquisando na esperança de usa-las para restaurar o planeta aos tempos gloriosos que aquele velho conto menciona.

Após sua história ela aponta o caminho para uma vila da região.
Um pequeno clã de sobreviventes que construíram suas casas dentro das ruínas de um palácio.
São muitos os contos sobre este clã possuir meios de acelerar o crescimento de duas plantações e por isso chamou sua atenção.

E assim nossos personagens sem nome seguem para a misteriosa vila mais conhecida como... bom, o nome fica por conta da sua imaginação.


Desenvolvimento

Primeira parte do jogo.
Eu já tinha em mente o conceito/estilo visual mas na prática é outra história.
Diferente do enredo os gráfico podem e devem ser aperfeiçoados mesmo depois já ter planejado o visual.
Como da para perceber pela imagem eu altero bastante os tiles.
São pequenos detalhes mas ajudam a deixa-lo um pouco menos monótono e mais funcional na hora de montar o terreno.









A resolução original é 285x160 que para melhor visualização e destaque dos pixel é aumenta em até 3 vezes ou mais se for em fullscreen.
Até agora todos os gráficos somam 63 cores e não pretendo aumentar mais o número.


Eu sempre desenhei em pixel art mas nunca tinha me preocupado em fazer todo o jogo com uma unica paleta de cores.
Ao contrário do que parece, usar poucas cores facilita mais o trabalho mesmo com muita diversidade entre as sprites.

Até agora o jogo se monstra viável para HTML5 além do Windows.

Sobre a história, enquanto desenvolvia decidi que o jogo não teria nem um diálogo.
Sem diálogos não preciso me preocupar com traduções.
Seria mais fácil lança-lo nos concursos da Yoyo Games e além disso achei o fato do jogador ter que interpretar a situação um ponto interessante, assim pode entender a história não importando a linguagem que fala.

O tempo está acabando e espero ter pelo menos 45 minutos de jogo ainda na versão para o concurso.
A parte mais difícil não é nem programar ou fazer os gráficos, é ter as idéias para as fazes e puzzles...
Eu sempre perco muito tempo nessas partes. nuu

Jogabilidade

Controle

  • Setas - movimento e pulo
  • Z - usar item
  • X - usar/ativar/desativar objetos
  • Tem suporte para joystick (recomendo o controle do XBox360)


É um jogo de plataforma.
Você deve usar a água que encontra pela fase para resolver os puzzles e abrir caminho fazendo as plantas crescerem ou saciando a sede dos seres que encontrar.


Download

Estou finalizando a cutscene que é basicamente o que descrevi no enredo.
Logo mais estará disponível para download.

Imagens













Última edição por Kabeção em Qui 29 Nov 2012, 17:02, editado 7 vez(es)

Kabeção

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Re: O Palácio de Sucata

Mensagem por leyon2.0 em Ter 06 Nov 2012, 16:55

nossa os graficos são perfecs , acho que seu projeto esta bem avançado bom temos elenco aqui .
pela historia vai ser um dugeon ao ar livre, na caminhada ate a vila de tão tão distante (você pediu para usar a imaginação) mas pera ai e um palacio de sucata ou um mundo de sucata pelo que vejo ele esta em uma especie de campo, a menos que esteja se refirimdo a vila distinta como se fosse o paraiso em sucata. gostei do jogo boa sorte

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Re: O Palácio de Sucata

Mensagem por cascavelo em Ter 06 Nov 2012, 17:31

Grande, realmente incrível a combinação de cores, não curto muito pixel art (sou meio traumatizado dos tempos em que eu queria representar graficamente algo e a tecnologia não permitia, jurássico!) mas quando o projeto é nitidamente trabalhado pra ser pixelado acho muito bonito, agora é esperar que a jogabilidade feche com chave de ouro.
Parabéns pela formatação do tópico, esperava algo assim dos concorrentes é o primeiro que realmente passa as informações deixando a audiência com gostinho de quero mais. Espero que os outros sigam seu exemplo pra divulgar os projetos.

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Re: O Palácio de Sucata

Mensagem por William Lima em Ter 06 Nov 2012, 19:39

Aparentemente é projeto belíssimo com um grande cuidado no desenvolvimento. Eu simplesmente amo gráficos nesse estilo e sei o quanto é trabalhoso fazer isso, principalmente os backgrounds...
Parabéns pela criatividade.

Aguardando um beta...

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Re: O Palácio de Sucata

Mensagem por Kabeção em Ter 06 Nov 2012, 20:21

@leyon2.0
É palácio de sucata porque foi o nome que imaginei já que aquela vila foi construída com entulhos sobre e nos arredores de um castelo.
Para todas as construção e até alguns robos eu estou desenhando para parecer com artesanato com coisas recicláveis como é os que são feitos hoje em dia. Depois mostro algumas imagens.

@cascavelo
Eu acho que a apresentação é essencial então edito bastante meus tópicos.
Mostrar o processo também é legal já que é um fórum para desenvolvedores. Desde quando inicio o projeto já tiro screenshots para mostrar. Sinto falta desse costume por aqui.

@William Lima
Viciei em pixel art. Very Happy
É o estilo que mais me identifico.
Sempre que sai um jogo desse tipo eu faço uma pausa pra jogar.

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Re: O Palácio de Sucata

Mensagem por BertFe em Ter 06 Nov 2012, 22:22

A pixel art não foi problema para você, eu acho que vou disputar o segundo lugar no CA quando vi esse jogo.
Fiquei babando nos gráficos e na história muito bem planejada, é totalmente incrível a combinação de cores que você usou.
Mas tenho uma pergunta: O jogo tem perigos?
Exemplos: assassinos mercenários atras de água, tempo limite, água limite, fogo, buracos, entulho, etc.

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Re: O Palácio de Sucata

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Ter 06 Nov 2012, 23:08

Esse jogo me lembrou o game "out of the word" da "interplay" visualmente falando,ja tive vontade de criar jogos assim ,mas ficava com receio da parte graficar ser arcaica demais,mas depois de ver seu projeto quem sabe no futuro eu resolva criar jogos assim, Smile

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Re: O Palácio de Sucata

Mensagem por Wiks em Qua 07 Nov 2012, 04:39

cara,ta demais so pelos gráficos e digo uma coisa jogos de concurso não dá eu não baixo pode vim até o papa mais pelo seus gráficos meu filho gráficos dignos de jogos indie cara vou baixar sem dúvida , mais as vezes eu me pego e choro porque eu não conseguo fazer esses gráficos exemplo? deixar ele assim em quadradinhos precisa de photoshop? para deixar tipo igual a foto do bertfe em pixel art?porque eu não conseguo e eu fico doido quereno quebra tudo chora mata alguem aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Zangado , ninguem me ensina depois se posta um tutorial como faiz? o primeiro jogo que quis fazer era assim mais não consegui vlw!

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Re: O Palácio de Sucata

Mensagem por Kabeção em Qui 29 Nov 2012, 17:46

Os perigos são basicamente os buracos que não podem faltar num jogo de plataforma, a água acabar ou alguma coisa destruir a muda que você tem que fazer crescer.

Para quem gostou da relação entre as cores o segredo está na hora de fazer a paleta.
Pela imagem dela ali encima você pode ver que uma cor vira outra diferente gradativamente ou as mudanças são bruscas mas as tonalidades são próximas.
E por estarem "próximas" na técnica as chances de combinarem são maiores.

Uma das imagens de cenário da cutscene.




Queria ter feito o solo do jogo irregular nesse estilo mas demoraria demais comparado a tiles simples.


Continuando com o desenvolvimento.

Já fiz bastante coisa.
Mais imagens:










O sistema de movimentação já está bem avançado com o que todo jogo de plataforma precisa ter. Funcionando bem para Android, Windows e HTML5.

Finalmente consegui deixar o sistema de salves no ponto!
Salva todo o estado da fase. Esse jogo é do tipo que você pode ir e voltar por fases que já passou descobrindo coisas que eram impossíveis de pegar em outra ocasião.
Foi uma maratona de bugs até conseguir deixar o sistema o mais automatizado e eficiente possível.

Pretendo lançar as demos durante o desenvolvimento até a terceira fase tanto para Windows quanto para HTML5 e o resto do jogo só pelo Android.

JoaoVanBlizzard escreveu:Esse jogo me lembrou o game "out of the word" da "interplay" visualmente falando,ja tive vontade de criar jogos assim ,mas ficava com receio da parte graficar ser arcaica demais,mas depois de ver seu projeto quem sabe no futuro eu resolva criar jogos assim,
Embora eu tenha me espirado mais no Cave Story meu estilo gráfico é mesmo um pouco parecido com a versão antiga de Out of the World, pixel art sem contorno e sem anti-serrilhado.

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Re: O Palácio de Sucata

Mensagem por Roooger em Sex 05 Dez 2014, 21:11

Eu lembro que quando você fez o tópico eu tive vontade de jogar, será que não vai rolar um link com uma versão inacabada (acho que você não acabou, não sei)?

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Re: O Palácio de Sucata

Mensagem por allan_machado49 em Sab 06 Dez 2014, 18:39

Pelas imagens seu jogo ta muito maneiro.

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Re: O Palácio de Sucata

Mensagem por Raule em Seg 08 Dez 2014, 22:27

Cara você é muito bom Very Happy
tá tudo muito perfeito lol!
Parabéns!! e assim que vc disponibilizar o game... quero ser um dos primeiro a baixar

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Re: O Palácio de Sucata

Mensagem por Kabeção em Ter 09 Dez 2014, 00:33

Ah, esse projeto!
Foi um dos que eu mais goste desde quando comecei nessa vida de desenvolver.
Até o começo desde ano eu ai editando ele de leve.

Agora que consigo fazer diversas animações e imagens em pouco tempo seria uma boa continuar ele mas sem data pra terminar e sem pixel-art.

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Re: O Palácio de Sucata

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