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Rampa, Colisão, Plataforma Fantasma.

em Qui 11 Out 2012, 18:39
Estou voltando com meu projeto principal e parei pra pensar, se eu naum resolver isso logo, vai dar merda depois *----* e eu sei bem disso Happy .

Enfim, eu queria saber qual a forma mais viavel de se fazer movimento em rapas (45º somente) e pular por baixo de uma plataforma e cair em cima dela (plataforma fantasma) , Eu gosto do jogo super mario world e queria algo parecido, ele anda em rampas e pula de baixo da plataforma pra cima Happy .
Obj ai, n quero mto esforço n como engines eu códigos, mas sim idéias Happy
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Re: Rampa, Colisão, Plataforma Fantasma.

em Qui 11 Out 2012, 22:16
Pra plataforma você pode checar se você está acima dela ou abaixo, se estiver acima retorna solido, caso contrário retorna não solido, se o player apertar vk_down ela deixa de ser solido e o player cai, e quando ele terminar de cair ela volta a ser sólida.

Para rampa recomendo usar um lib que o jiraya fez, não me recordo o nome, mas era muito boa com rampas.
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Re: Rampa, Colisão, Plataforma Fantasma.

em Sab 13 Out 2012, 12:04
O problema de reotrnar sólido ou não sólido, é que é solido é um valor global. sendo assim se outro obj com gravidade estivesse em cima da msm plataforma que o personagem ele iria cair tb não ?
obs: naum tenho certeza rsrs.
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Re: Rampa, Colisão, Plataforma Fantasma.

em Sab 13 Out 2012, 12:17
Faz o seguinte :
Cria o objeto plataforma fantasma, marque solido, o depth deixe -6 e coloque no step :
Código:
//Saber se o jogador esta acima ou abaixo do jogador, saber se apertou vk_down.
//Então, ficar solido ou nao.
if y>obj_player.y && !place_meeting(x,y,obj_player)&& !keyboard_check(vk_down){
solid=1
}else{
    if !place_meeting(x,y-1,obj_solido){
    solid=0
    }else{
    solid=1
    }
}

e no player na colisão com plataforma fantasma :
Código:
if other.solid{ //Se o outro objeto for solido
//Parar
move_contact_solid(direction,12)
vspeed=0
}
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Re: Rampa, Colisão, Plataforma Fantasma.

em Sab 13 Out 2012, 13:00
Fazer a plataforma fantasma eu sei.
O problema é que com a var sólido, todos os outros objs que estiverem em cima desta plataforma e o player estiver abaixo deles, eles vão cair pq o sólido da plataforma estará false. *---*
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Re: Rampa, Colisão, Plataforma Fantasma.

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