Dois desenhos meus

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Dois desenhos meus

Mensagem por LincolnSalles em Qui 20 Set 2012, 11:54

Olá, entrei no fórum hoje de madrugada. Estou aqui no tópico de arte e exposição para postar 2 desenhos que fiz já tem um tempo. Não tenho um estilo rígido, procuro sempre tentar adequar o desenho ao tema na medida do possível. MAs esses 2 desenhos são livres, não são relacionados a tema nem projeto nenhum.

Nesse eu desenhei minha colega que estava sentada na minha frente e depois desenhei minha mão desenhando o desenho:



E esse eu fiz um desenho estilizado de uma colega minha:



Eu quero criar a arte para um jogo totalmente original, desde os personagens até os cenários. Para isso entrei no fórum a fim de aprender o necessário de Game maker. Ainda não sei se é realmente possível criar um jogo tipo super mario ou donkey kong com esse programa, mas to aqui no intuito de descobrir e aprender.
Espero que eu esteja postando no topico de arte e exposição.





Última edição por LincolnSalles em Sex 28 Set 2012, 04:43, editado 3 vez(es)

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Re: Dois desenhos meus

Mensagem por Misa em Qui 20 Set 2012, 11:57

Bem vindo.Eu tambem sou meio novo aqui no forum.

Post unido:
E ate que voce desenha bem,agora quero ver se voce he bom de fazer Sprites


Editado por William Lima:
Cuidado ao postar! Alerta por flood e post duplo!
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Re: Dois desenhos meus

Mensagem por theguitarmester em Qui 20 Set 2012, 12:38

LincolnSalles, gostei Muito de Seu Desenho, Pricipalmente do 1°, VocÊ desenha Muito bem, mas sabe Vetorizar(?)
No GameMaker pose-sim fazer um Mário, Donkey Kong, Bomberman, se pode quase qualquer coisa em 2D que se Imaginar, pode-se fazer em 3D, mas daí ja é muito pior de se fazer.
se você que ser Desenhista em um Jogo, eu estou aqui para programar! estou em um Projeto meu Chamado EscoraBall (Versão Pro), e estou redesenhando todos os Gráficos, vejo que você é bom de Desenho, e eu não sei fazer telas Boas(somente objetos pequenos, e +ou-), se você estiver Interesado me mande um MP(MPs)

Bem vindo.Eu tambem sou meio novo aqui no forum.
isto é FLOOD, sequido de Post Duplo
E ate que voce desenha bem,agora quero ver se voce he bom de fazer Sprites
Como você é Iniciante, só será advertido, mas Cuidado, foi assim que perdi minha barra(Quando Iniciei no Fórum).

Editado por William Lima:
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Re: Dois desenhos meus

Mensagem por LincolnSalles em Qui 20 Set 2012, 12:54

Ai que está. Nunca criei sprites até porque a 2 dias atrás não sabia nem o que era, e mesmo depois de pesquisar muito sobre isso não tenho certeza se entendi completamente o que é sprite ou não num jogo. Pelo que vi são as animações do personagem e alguns elementos animados do jogo. São as imagens para essas animações. Mas o tipo de imagem com poucas cores (até 255?) no estilo pixel art, é isso? (foi o que entendi dos exemplos que vi na net). Espero tirar essa dúvida aqui se estiver errado.
O que me levou a querer fazer um jogo foi o game Braid. Os desenhos que compõem a animação do personagem quando o mesmo em movimento são os sprites, é isso né? Os desenhos de fundo são os backgrounds...
Queria saber se outras imagens que compõem o cenário, sem ser o background, tipo imagens de objetos da cena tb são considerados sprites?
espero nao ter fugido aqui do tema no tópico errado, já que o objetivo inicial é mostrar 2 desenhos meus.

Quanto a vetorizar, sim, já usei muito o corel e sei vetorizar. Mas uma imagem vetorizada não é necessariamente um sprite ne? Ainda tenho duvidas quanto ao que seja um sprite...
Mas tb sei que isso é relativo, imagino que o mais importante seja noções de animação, luz e sombra, essas teorias elementares que precisará na hora de criar um sprite convincente de animação. Quanto a como fazer o sprite, pelo que pesquisei parece tranquilo. O lance mesmo do desafio creio ser a animação, ms posso estar errado.
Vl , to no inicio do inicio, rs

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Re: Dois desenhos meus

Mensagem por theguitarmester em Qui 20 Set 2012, 13:09

Pelo que sei(não sou especialista):

Sprites e Backgrouds e Tiles nada mais é do que imagens, Sprites diversas imagens, ou apenas 1, que podem ser animadas, isto é várias em, sequênci. Background é o Fundo(como dito), e Tile são como Backgrounds(até são backgrounds no GM) porém eles são digamos "Menores" do que Backgroud e seria como os chçao de cenário, mas só o desenho, porque o chão é feito com um OBJ_SOLID(apenas exemplo). resumindo, Sprites são usadas para animar os objetos, Backgrounds e Tlies não fazem nada, o são algo de Visual.

Mas o tipo de imagem com poucas cores (até 255?) no estilo pixel art, é isso? (foi o que entendi dos exemplos que vi na net)
Não, Todos jogos usam Sprites(de um modo ou de outro), e eles pode ser de Qualquer Resolução, tanto em 8bit a 24dit e mais(não sei direito dessa área!), Mortal Kombat, Street Fighter, Mario, são todos Personagens com Sprites.

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Re: Dois desenhos meus

Mensagem por LincolnSalles em Qui 20 Set 2012, 13:53

Obrigado pela informação sobre sprites.

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Re: Dois desenhos meus

Mensagem por saim em Qui 20 Set 2012, 15:56

Seus desenhos são muito bons. Mesmo. Você não vai ter problemas em conseguir participar de algum projeto, com esse talento.

Deixa eu falar um pouco sobre o que é desenhar pra games.
Sprites, como o theguitarmester disse, são as imagens usadas pelos objetos do jogo, podem ser feitas em qualquer estilo, em qualquer programa, mas tem um detalhe: elas têm que ser importadas pra dentro do jogo.
Isso isgnifica que simplesmente escanear um desenho feito à caneta vai gerar uma sprite retangular com algo dentro. Poucos jogos podem conviver com isso numa boa. Pra imensa maioria, as sprites precisam ter o fundo eliminado.
Se você já trabalha com vetorização, já conhece o conceito do canal alpha. Eliminar o fundo é colocar o alpha do fundo igual a zero.

Ok, estou demorando demais pra chegar na parte que realmente interessa, deixa eu soltar logo a informação: O programa (game maker) tem uma série de comandos que podem deformar a sprite produzida. Ela pode ser girada, esticada, invertida, colorida, misturada com outra sprite, enfim, dá pra alterar muita coisa a partir de uma imagem-base. O que eu quero dizer com isso é que você não precisa desenhar todas as possibilidades, alguma coisa pode, ou melhor, DEVE ser deixada sob responsabilidade do programador, que não sabe desenhar nadica de nada. Ou seja, o desenhista deve trabalhar em harmonia com o programador. Na verdade, o normal é que o desenhista atenda às demandas do programador, mas pode acontecer o contrário também.
alguns exemplos práticos:
- a personagem pode ter uma cabeça que olha pra uma direção independente do resto do corpo. Nesse caso, o desenhista faria a sprite "cabeça" e a sprite "corpo", deixando a direção da cabeça por conta do programador
- A cobrinha do joguinho de celular é um monte de sprites modulares. O desenhista desenhou a cabeça, um pedaço do corpo (ou diversos pedaços diferentes, depende se a versão do seu celular tem curvas suaves ou outros detalhes) e a cauda. O programador se encarregou de juntar os pedaços e de multiplicar o número de pedaços do corpo.
- Alguns poderes deixam a personagem colorida, pra dar a informação visual ao jogador de que aquele poder está ativo. Isso não é feito através da repetição de cada imagem, mas da colorização das imagens normais.
Conhecer um pouco de programação pode facilitar a visualização da utilização desses efeitos.

Outra coisa que um pouco de conhecimento do design de jogos (não de programação) pode ajudar é com relação a utilização de luz e sombras, que você falou. É que o programador tem o poder de deformar a sprite original, mas não de alterá-la. Então, se você faz uma imagem com iluminação vinda de uma direção e o jogo, que não fica parado, muda a posição dessa iluminação, então a sombra vai estar no lugar errado.
Claro que o programador pode girar a sprite, mas suponha que você tenha desenhado o Indiana Jones numa caverna escura. Você não espera que ele se deite no chão só pra tocha na parece continuar iluminando a barriga dele, certo? Nesse caso, o melhor seria não permitir que a tocha influenciasse na iluminação ou deixar tudo a cargo do programador (nos dois casos, para o desenhista, isso significa criar uma sprite com tons constantes).

Enfim, desenhe com todo seu talento, mas enquanto elabora seu trabalho, mantenha em mente a forma que suas imagens serão usadas no jogo.

PS: O game maker suporta alguns tipos específicos de arquivo de imagens. As imagens vetoriais devem ser transformadas.
Os formatos que eu sei que ele aceita são .bmp e .png e .gif. Tenho quase certeza que há outros, mas não sei quais são.

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Re: Dois desenhos meus

Mensagem por theguitarmester em Qui 20 Set 2012, 16:17

se você quizer fazer um Jogo estilo Mário ou o Própio(com Mehores Gráficos), faço a programação e Deixo os Desenhos com você, e a História e algumas fases com você e outros, ou nós mesmos.

Se Tiver Interessado, me fale.
Mas irei fazer mais uma Programação Base, com alguns itens.

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Re: Dois desenhos meus

Mensagem por LincolnSalles em Qui 20 Set 2012, 17:09

Muito obrigado Saim.
Claro, antes de começar qualquer projeto acredito que todos devem estar alinhados quanto ao objetivo, visual, clima que o jogo quer passar, etc. No cso do jogo Braid o programador levou 3 anos trabalhando na engine codigo do jogo e depois contratou um artista pra dar vida visualmente ao jogo. Mas pode ser o contrário, um desenhista precisar de um programador para dar vida aos seus personagens e mundos.
Porque sinceramente, tanto programação quanto desenho envolve tempo, acho difícil ser muito bom nas duas competências (nao digo impossível). Ainda tem o sonoplasta,... acaba sendo mesmo necessário uma equipe se quer se fazer algo grande e original (embora talvez tenha alguns que possam fazer algo realmente bom sozinhos, creio (como alguns jogos aqui no forum)).
Vc que entende de engine e dessa linguagem de programação gml, voce acha que da parte da programação é possível fazer um jogo com toda a animação presente em donkey kong, com toda aquela movimentação? digo, sem lentidão, no game maker? claro , acredito que da parte de quem vai desenhar será preciso otimizar as imagens para o jogo nao ficar pesado....
PQ eu li uma pagina de um programador dizendo que criou uma engine para Game Maker chamada "Game Engine Rune" em 2002, mas abandonou o projeto pq afirmou que o programa nao poderia trabalhar com uma taxa de quadros adequada ao projeto dele. Então.... é isso que eu quero descobrir, se um game rico visualmente (claro, com as imagens otimizadas para consumir menos espaço) pode ter uma velocidade adequada em Game Make. Como Donkey Kong. Tem a ver com a taxa de quadros?

Então, theguitarmester:

Eu ainda não tenho um projeto. Mas acredito que meu próximo post será no tópico de projetos, quando eu tiver os personagens, história e um conceito original que eu tente desenvolver. Mas uma coisa eu sei: nada de remakes ou usar qualquer personagens que já existam. Quero algo totalmente original, mas não podemos nos estender em projetos aqui pq nao é o topico de projetos.
Vou continuar a pesquisa sobre como otimizar os desenhos para games, e ir desenhando. Quando estiver mais preparado sei que terei um projeto. No caso eu cheguei agora, .... preciso aprender mais


Editado por William Lima:
Cuidado ao postar, você fez um post duplo. Posts unidos.
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Re: Dois desenhos meus

Mensagem por JuninFC em Qui 20 Set 2012, 19:42

caramba , tu desenha muito mesmo , tá de parabens . Eu nem frago desenhar na realidade n , só frago fazer sprites no pc msm kk

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Re: Dois desenhos meus

Mensagem por LincolnSalles em Sex 21 Set 2012, 00:41

Obrigado. Eu gosto de desenhar no papel e pintar no pc. Mas se pintar com lapis de cor, tinta ou outra coisa, tb é legal editar as cores no pc.

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Re: Dois desenhos meus

Mensagem por GabrielXavier em Sex 21 Set 2012, 02:11

Cara tu desenha D+
Nesse eu desenhei minha colega que estava sentada na minha frente e depois desenhei minha mão desenhando o desenho:
https://lh5.googleusercontent.com/-jOjkUMw8OTY/UFsmZ5pCxgI/AAAAAAAAAH8/SmzSh5MFT6k/s512/gfu.jpg
Gostei mais desse Happy .

Cara parabens continue desenhando assim, nota 100000000....
a como eu queria desenhar tão bem assim...
Aguardo o tal jogo com graficos 100% seus Happy (é claro neh se você for realmente fazer)...

OFF: Cara esse avatar seu me deixou assustado o.O são duas da matina e eu aqui sozinho fiquei meio assustado kkkkk....

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Re: Dois desenhos meus

Mensagem por LincolnSalles em Sex 21 Set 2012, 04:10

Esse avatar? kk. Achei engraçado o lance do assustado mesmo, pq tinha pensado em usar um avatar de uma foto minha que tinha feito uma montagem no photoshop com bastante sangue e olhos vermelhos e tal, acho que seri mais assustador, kk.
Mas pensando bem a imagem do Darth Vader tem uma presença assustadora mesmo né. Acho que é esse tipo de inspiração que nós devemos tentar ao querer passar uma atmosfera num jogo. Por exemplo: se vamos fazer um jogo que queremos um visual sombrio e assustador, é preciso todo um ambiente visual e sonoro pra isso, em todos os mínimos detalhes, até mesmo na fonte. Uma mísera fonte errada poderia diminuir a atmofera de um jogo? Eu acho que sim.

Fico pensando na mágica de Star Wars, se está mais no visual ou no enredo. Não podemos imaginar Star Wars sem aquelas naves em formato de pizza ou hamburgger, Darth Vader, sabre de luz e o enredo original da força e tal. E o som? Sem aquela voz robótica do Darth Vader sua presença não seria tão ameaçadora. / A originalidade é essencial então no video game também, como num filme. Não é só o gráfico. São muitos fatores mesmo, como diversão e outros.
Então saber desenhar seria só uma pequena parte do todo. Creio que a programção esteja em pé de igualdade, senão mais importante, visto que não adiantaria um visual fantástico sem a coisa acontecer. Talvez seria como a direção num filme. O Darth Vader todo imponente vindo, mas a câmera mostrando um angulo incorreto criando um impacto ínfimo.
To quase chegando a conclusão que som, desenho e programação estão em é de igualdede em importancia num jogo. Vl


Editado por William Lima:
Já foi avisado no seu post anterior sobre posts duplos.
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Re: Dois desenhos meus

Mensagem por saim em Sex 21 Set 2012, 10:15

LincolnSalles escreveu:To quase chegando a conclusão que som, desenho e programação estão em é de igualdade em importancia num jogo.
Pode terminar de chegar a essa conclusão. Aqui nós damos mais importância à programação porque é um fórum voltado à ferramenta da programação, mas cada recurso, quando inserido em qualidade no jogo, passa uma sensação de "wow, que droga que o jogo era e eu não tinha percebido".
Alguns jogos são elaborados para dispensar esse ou aquele recurso, são jogos minimalistas. Esses são exceções. Mas mesmo nessas exceções, eu acredito que a inserção de bons recursos podem melhorar o jogo.

LincolnSalles escreveu:Claro, antes de começar qualquer projeto acredito que todos devem estar alinhados quanto ao objetivo, visual, clima que o jogo quer passar, etc.
Embora não seja o que normalmente acontece, é o mais recomendável. Na pior das hipóteses, evita refazer um bocado de coisa. Na melhor, evita o abandono do projeto por perceber que ele é inviável quando já estiver em estado avançado.
Pra isso existe o game design document (GDD). Já falamos um bocado desse documento que ninguém faz (se pesquisar pelo fórum, tenho certeza que vai encontrar um pouco de informação), mas como você é novato, vou falar um pouco dele, de novo.
É um pedaço de papel ou arquivo de texto que contém uma descrição de como será o jogo. Não apenas a história, mas também o que acontecerá durante o jogo, como os elementos se comportarão, etc. Pode ser muito ou pouco detalhado, isso depende do quanto sua equipe está afiada, do quanto você confia no improviso dos seus colegas. Mesmo pra trabalhar sozinho é interessante fazer o GDD, pra você não perder o rumo durante o desenvolvimento (é muito fácil ter muitas idéias novas que podem mudar a direção do projeto).

LincolnSalles escreveu:voce acha que da parte da programação é possível fazer um jogo com toda a animação presente em donkey kong, com toda aquela movimentação? digo, sem lentidão, no game maker? claro , acredito que da parte de quem vai desenhar será preciso otimizar as imagens para o jogo nao ficar pesado...
Sem dúvida. Na verdade, acaba dependendo um pouco da máquina que vai rodar o jogo, mas um donkey kong é mole de funcionar.
Quero deixar claro que estou pensando no donkey kong country, do super NES. Nele, os gráficos foram gerados em 3D, mas NÃO SÃO 3D. Eles foram exportados pra um formato administrável (sei lá, .png?) e processados como qualquer gráfico normal. Então ter um monte de bananas girando na tela é menos complicado do que parece, são só objetos mudando de image_index.
Ahmn... image_index é a variável que corresponde à imagem da sprite sendo mostrada na tela. É que não sei o quanto você sabe, então é melhor presumir que não sabe nada.
Eu não sei como o game maker lida com gráficos 3D. O próprio mark overmars disse que não é muito legal, então nunca tentei seguir nessa vereda. Por outro lado, tem alguns membros aqui no fórum que estão adorando o 3D, mas não sei dizer o nível de complexidade que um projeto pode chegar antes do processamento começar a ser um problema.

LincolnSalles escreveu:PQ eu li uma pagina de um programador dizendo que criou uma engine para Game Maker chamada "Game Engine Rune" em 2002, mas abandonou o projeto pq afirmou que o programa nao poderia trabalhar com uma taxa de quadros adequada ao projeto dele. Então.... é isso que eu quero descobrir, se um game rico visualmente (claro, com as imagens otimizadas para consumir menos espaço) pode ter uma velocidade adequada em Game Make. Como Donkey Kong. Tem a ver com a taxa de quadros?
Acho que não. Essa questão de velocidade tem mais a ver com a programação do que com os desenhos em si. Na verdade, o desenhista tem muito pouco com o que se preocupar, é mais manter o estilo, desenhar nos tamanhos adequados e animar adequadamente.
É que o game maker sempre parte do princípio que tudo é o máximo. Então limitar sua paleta de cores só vale a pena pra manter um estilo; o programa está sempre consumindo a memória necessária pra mostrar todas as cores ao mesmo tempo. Reduzir o tamanho das sprites é bom, mas se isso significa sacrificar a jogabilidade... melhor manter as sprites grandes mesmo.
Enfim, as imagens pesam relativamente pouco quando comparadas com o peso de uma programação muito elaborada (ou pouco elaborada e mal feita).

Só pra constar: em aulas de animação, afirma-se que o olho humano capta uma frequencia de 24 imagens por segundo. A taxa de atualização padrão do game maker é 30 quadros por segundo (podendo variar).

Quanto a star wars:
Cara, assisti uns documentários a respeito da produção dos filmes (a primeira saga). Aquilo foi gambiarra atrás de gambiarra. Muito do design do filme é daquele jeito pra ser possível de ser feito, não porque é a melhor forma de se apresentar na tela.
Umas cenas no luke pilotando um hovercraft no deserto foram feitas com um braço mecânico segurando o lado do hovercraft que não é filmado. Isso impossibilita a câmera de pegar outro ângulo. As naves são todas maquetes, então não dava pra fazer aquelas cenas em que a câmera mostra uma panorâmica da nave, aproximando-se até chegar numa janela e partir pra atuação, como é comum hoje em dia. O Yoda é um boneco animado, tipo um fantoche mais high-tech, portanto não pode saltar e lutar como na nova trilogia.
Teve muito design que foi sacrificado pra viabilizar a filmagem. Naquela época, os grandes diretores de cinema tinham uma cabeça parecida com as dos ilusionistas de hoje.
Enfim, o impacto causado pelo filme deve muito ao visual, mas a longevidade do mesmo se deve mesmo é ao enredo.

Ah, a voz do darth vader não é do mesmo ator que vestia a máscara, que também não é o mesmo ator que TIRA a máscara. O R2D2 tinha um anãozinho dentro, que certa vez foi esquecido na hora do almoço (ele não conseguia sair sozinho). A frase "I am your father" foi filmada como "I killed your father" e depois trocada na edição de som (pra grande revelação não vazar antes do filme chegar às telas).

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Re: Dois desenhos meus

Mensagem por LincolnSalles em Sex 21 Set 2012, 11:20

Só tenho a agradecer por voce postar uma resposta tão explicativa, esclarecendo tanta coisa, muito obrigado.

É, eu já li sobre a organização, game designer, level design, programador, artista, sonoplasta, compositor, etc. O game design document é importantíssimo mesmo, é como o briefing no design.

Sei que o foco principal aqui é programação, claro, e que vamos nos focar no assunto da programação, mas não me impede de ter uma opnião que som, desenho e programação são importantes por igual num bom jogo "em geral".

Valeu mesmo pelas dicas.





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Re: Dois desenhos meus

Mensagem por saim em Sex 21 Set 2012, 13:27

LincolnSalles escreveu:Sei que o foco principal aqui é programação, claro, e que vamos nos focar no assunto da programação, mas não me impede de ter uma opnião que som, desenho e programação são importantes por igual num bom jogo "em geral".
Talvez eu tenha deixado uma impressão errada. O que eu quis dizer é isso mesmo: todos os recursos são igualmente importantes.
Só que aqui no fórum, você pode ficar com a impressão de que a programação é a parte mais importante de um jogo, porque a maioria dos assuntos giram em torno da programação.

Na verdade, ter membros que foquem mais em desenho ou sonoplastia, membros que entendam do assunto e frequentem o fórum, é meio que um sonho inatingível pra comunidade. Todo mundo que procura formar uma equipe começa com vagas pra desenhistas e sonoplastas. Até temos artistas de muito talento, mas a imensa maioria da comunidade é formada por programadores, os artistas acabam sobrecarregados ou disputados a tapa.

Ah, e acredito que se conseguir estabelecer uma discussão a respeito de recursos gráficos, debatendo técnicas, estilos, sei lá; a administração pode até aumentar o espaço pra isso (criar novas seções pra organizar os tópicos, por exemplo). Alguns dos nossos tutoriais até já focam outros programas.
Não posso falar pelos outros, é só uma impressão que eu tenho, mas acho que pode-se fazer isso sim.
Seria legal aprender a desenvolver sprites aqui na GMBR mesmo.

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Re: Dois desenhos meus

Mensagem por Dancity em Sex 21 Set 2012, 19:01

Cara, se você conseguir uma mesa digitalizadora e tempo pra aprender a usar algum programa de criação de imagem, você vai longe. Não vai se arrepender, são abertas inúmeras possibilidades que com uma caneta e um papel não seriam possíveis. Invista nisso e melhore cada vez mais seu estilo, parabéns!

Mas se você insistir na caneta, realmente vai ser muito difícil trabalhar com estas imagens, não impossível, mas será necessário uma edição meio pesada. Se você insistir em ficar na caneta, esboce tudo bem fraquinho à lápis e só marque de caneta o que é definitivo, vai facilitar para uma futura correção num programa de edição.

Abraços!

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Re: Dois desenhos meus

Mensagem por theguitarmester em Sab 22 Set 2012, 00:31

Estou em Mente um Projeto de um dos Melhores Filmes já Feitos THE MATRIX, quero fazer um jogo do1° e com cenas do Filme, só que quero fazer com gráficos bons, e a História Igual a do Filme, mostrando diversas Cenas do Filme no Jogo(Tenho os 3 Filmes Originais).
Sobre o jogo: O foco do jogo Seria Luta, mas diversas fase Seria Diferente, até porque no Filme há Perseguição, Luta, Cenas de Tiro, Correr, Pensar, queria passar tudo isso em um Jogo, logo, postarei um desenho que fiz do NEO da capa do Filme(mas não cehgo nem perto de você no Desenho!) e irei Vetorizá-lo.
Estaria Interessado em me Ajudar com esse Projeto?

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Re: Dois desenhos meus

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