joystick virtual para android game maker studio

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joystick virtual para android game maker studio

Mensagem por migueltopsp em Seg 17 Set 2012, 12:46

ola, eu sou novo aqui no forum, mas gostava de saber se alguem poderia me fazer um tutorial ou explicar bem, como posso criar um pad anologico(joystick) no game maker studio.
estou a criar um jogo de plataforma e pretendo exportar para o android, alguem me ajuda

migueltopsp

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Re: joystick virtual para android game maker studio

Mensagem por Super Games em Seg 17 Set 2012, 12:57

Bom,
Você quer dizer usando um Joystick real ou simular um para ir apertando com o dedo com o android, pois eu sinceramente não entendi...

Super Games

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Re: joystick virtual para android game maker studio

Mensagem por saim em Seg 17 Set 2012, 13:45

Não acredito que exista um joystick real para android, então estou entendendo que trata-se de um virtual.

Eu já vi algumas variações de joystick virtual. Alguns aparecem na tela independente de onde você toca, outros são fixos e compostos por vários botões, outros ainda são compostos pela tela inteira (a personagem se move em função da área da tela tocada) e ainda há aqueles que precisam forçar a barra pra serem chamados de joystick, porque a personagem se move em direção à área tocada, assemelhando-se mais a uma movimentação por mouse, mesmo.
Como não vou entrar muito em detalhes, talvez a explicação sirva pra maioria deles.

Você vai fazer com que o joystick gere eventos na sua personagem, usando a declaração "with". Ao pressionar ou manter pressionado o joystick, ele deve enviar à personagem o comando.
Código:
with(objPersonagem){
  // movimenta
  }
Essa parte "invisível" do código (// movimenta) pode ser acionada por scripts. Assim, se o joystick for do tipo "drag", você pode executar um script cujos argumentos são a distância (do centro) e o ângulo atualmente presentes no joystick. Se forem botões fixos, pode ser um script cujo argumento é o botão pressionado. Ou, se você não gostar de scripts, pode ser um comando pra executar um evento de dentro do objeto, como um keyboard_press.

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Re: joystick virtual para android game maker studio

Mensagem por kadini em Seg 17 Set 2012, 14:32

Eu pessoalmente não vou responder ao topico pq não tenho GMS, mas já li que é possivel varias vezes, no forum do game maker oficial, ta em ingels claro, no forum basta seguires o que queres, 1º GMS e depois les o que lá está, o link não me lembro, mas basta ires lá e procurares desertesa que encontras o que quers....

Pessoalmente eu acho que falta um topico no GMBR para o GMS, só uma opinião.

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Re: joystick virtual para android game maker studio

Mensagem por saim em Seg 17 Set 2012, 14:50

kadini escreveu:Pessoalmente eu acho que falta um topico no GMBR para o GMS, só uma opinião.
Muita gente está pedindo essa seção. O Pedro até se mostrou disposto a criá-la, mas parece que não tem muita certeza de como seria seu formato. Vou dar uma pesquisada pra ver se já existe um tópico perguntando a respeito. Se não houver, vou criar um e pedir opiniões.

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Re: joystick virtual para android game maker studio

Mensagem por cascavelo em Ter 18 Set 2012, 11:07

ola, eu sou novo aqui no forum, mas gostava de saber se alguem poderia me fazer um tutorial ou explicar bem, como posso criar um pad anologico(joystick) no game maker studio

Você quer um pad virtual ou um joystick analógio virutal?
São coisa distintas.

O pad é bem fácil de fazer, existem várias formas:
- Você pode criar quadro objetos representando os direcionais.
- Você pode criar um objeto e atribuir virtual_keys ao display e o evento Draw Gui pra desenhar o Pad sempre na mesma posição.

Já um joystick análógico é mais difícil de fazer, supondo que você quer controlar a velocidade do personagem pelo avanço do direcional.
Se for isto é bem mais complicado.

Uma engine pronta de um Joystick analógico:
http://gmbr.forumeiros.com/t24089-joystick-analogico-para-touch-screen#179279

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Re: joystick virtual para android game maker studio

Mensagem por migueltopsp em Sex 21 Set 2012, 15:50

ok, o que eu queria dizer era joystick virtual, obrigado pela ajuda , vou experimentar, só um pequeno detalhe, no meu game maker studio não tenho a opçao virtual_keys, envez dessa opção tenho a opçao trigers, acham que é só do meu game maker studio ou no vosso tambem é assim??

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Re: joystick virtual para android game maker studio

Mensagem por cascavelo em Sex 21 Set 2012, 17:40

Trigers é outra coisa, acho que nem existe mais no GMS, faça o dowload e tente executar a engine, se der falta de alguma função é porque sua versão do GMS é antiga. Mas tem outras maneiras de fazer.

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Re: joystick virtual para android game maker studio

Mensagem por migueltopsp em Sab 22 Set 2012, 11:54

pois eu baixei a engine mas não a consigui executar, pois a minha versão é antiga e o game maker studio sempre que vai actualizar fecha e continua na mesma versão!!
mas o mais importante
como faço um joystick virtual para um jogo de plataforma no game maker studio??

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Re: joystick virtual para android game maker studio

Mensagem por cascavelo em Dom 23 Set 2012, 21:42

como faço um joystick virtual para um jogo de plataforma no game maker studio??

O mais fácil é fazer quatro objetos diferentes em formato de setas, coloque eventos para o click do botão esquerdo do mouse nos objetos e as direções que o player deve seguir. Depois é só colocar na room em formando uma cruz.

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Re: joystick virtual para android game maker studio

Mensagem por migueltopsp em Qui 27 Set 2012, 11:48

eu fiz isso mas as setas não seguiao o jogo, então eu pus elas a seguir a personagem, mas assim elas ficam a tremer, alguem me dá dicas de como resolver esse problema

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Re: joystick virtual para android game maker studio

Mensagem por saim em Sex 28 Set 2012, 08:01

Faça elas seguirem a view; no step das setas, coloque:
Código:
x = view_xview[0] + umValorDefinido;
y = view_yview[0] + outroValorDefinido;

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Re: joystick virtual para android game maker studio

Mensagem por migueltopsp em Sex 28 Set 2012, 17:55

não ajudou!! mas obrigado na mesma

migueltopsp

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Re: joystick virtual para android game maker studio

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