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Editar sprites em tempo de programação
4 participantes
GMBR :: Projetos :: Assets & Recursos
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Editar sprites em tempo de programação
Boa noite, galera'
Me perdoem se for uma pergunta repetida, mas eu não consegui encontrar nada relacionado. É o seguinte: eu queria saber quais são todos os comandos que eu posso usar para editar sprites em tempo de programação.
Tentando explicar melhor: o que mais me interessa, é usar os efeitos glow, alpha e colorize na sprite em tempo de programação, através de scripts.
Alguém conhece?
Grato!
Me perdoem se for uma pergunta repetida, mas eu não consegui encontrar nada relacionado. É o seguinte: eu queria saber quais são todos os comandos que eu posso usar para editar sprites em tempo de programação.
Tentando explicar melhor: o que mais me interessa, é usar os efeitos glow, alpha e colorize na sprite em tempo de programação, através de scripts.
Alguém conhece?
Grato!
Mikasuki- Data de inscrição : 28/01/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 33
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Re: Editar sprites em tempo de programação
Mano, o do Alpha você pode utilizar no DRAW
Já esse glow e Colorize, acho que não existe.
Mas claro, voce pode fazer umas gambiarras =D
...
Voce está montando um software de desenho? 0.0
- Código:
draw_set_alpha(0.5) // vai de 0 até 1
Já esse glow e Colorize, acho que não existe.
Mas claro, voce pode fazer umas gambiarras =D
...
Voce está montando um software de desenho? 0.0
Re: Editar sprites em tempo de programação
- Código:
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,color,alfha
este codigo usas no draw e dá para iditares varias coisas na imagem num unico codigo como tamanho, angulo, cor e alfha
um exemplo:
- Código:
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,c_red,.5)
teste e vais ver
kadini- Data de inscrição : 02/03/2012
Reputação : 4
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Re: Editar sprites em tempo de programação
Essa dica do kadini provavelmente vai resolver seu problema.
Existem algumas variáveis que seria interessante você pesquisar, também: image_blend e image_alpha. Se você controlar essas variáveis, não vai sequer precisar usar o draw_event.
Quanto ao efeito "glow", a coisa é mais complicada, porque requer uma engine. Não basta mudar um aspecto da sprite, você precisa de algo além dela. Por exemplo, uma mask branca desenhada por cima da sprite, com alpha variando de zero a um. Ou diversas masks desenhadas por trás da sprite com alpha baixo, levemente deslocadas, dando a impressão de uma radiação luminosa. Não existe só uma forma de se conseguir uma iluminação da personagem.
ACHO que existem tutoriais a respeito aqui no fórum. Se não aqui, em algum lugar da internet eu tenho certeza que existe. Procure por "iluminação", "glow" ou "luz".
Existem algumas variáveis que seria interessante você pesquisar, também: image_blend e image_alpha. Se você controlar essas variáveis, não vai sequer precisar usar o draw_event.
Quanto ao efeito "glow", a coisa é mais complicada, porque requer uma engine. Não basta mudar um aspecto da sprite, você precisa de algo além dela. Por exemplo, uma mask branca desenhada por cima da sprite, com alpha variando de zero a um. Ou diversas masks desenhadas por trás da sprite com alpha baixo, levemente deslocadas, dando a impressão de uma radiação luminosa. Não existe só uma forma de se conseguir uma iluminação da personagem.
ACHO que existem tutoriais a respeito aqui no fórum. Se não aqui, em algum lugar da internet eu tenho certeza que existe. Procure por "iluminação", "glow" ou "luz".
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
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Re: Editar sprites em tempo de programação
Pois é, eu até experimentei usar o draw algumas vezes, porém o objeto simplesmente sumiu na execução! Eu costumo jogar os script todos em um unico objeto, quando se trata de um personagem para o jogo. Só consegui usar bem o codigo draw quando criei um único objeto para executar apenas este código. Só assim funcionou, não sei por que.
Creio que as variáveis que o saim citou poderia ajudar a tingir o meu verdadeiro objetivo. Vou pesquisar mais sobre elas. Quanto ao glow, eu estava pensando em fazer na marra mesmo, uma série de sprites sem o efeito, e a mesma serie copiada, mas com os efeitos editados manualmente. Só achei que encheria muita linguiça, tanto em material quanto na hr de programar...
Mas a gente improvisa! Obrigado a todos! Vocês são 1000!
Creio que as variáveis que o saim citou poderia ajudar a tingir o meu verdadeiro objetivo. Vou pesquisar mais sobre elas. Quanto ao glow, eu estava pensando em fazer na marra mesmo, uma série de sprites sem o efeito, e a mesma serie copiada, mas com os efeitos editados manualmente. Só achei que encheria muita linguiça, tanto em material quanto na hr de programar...
Mas a gente improvisa! Obrigado a todos! Vocês são 1000!
Mikasuki- Data de inscrição : 28/01/2010
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Re: Editar sprites em tempo de programação
Erro comum. É que, pra simplificar, o game maker tem um evento de draw built-in. Se você coloca qualquer coisa dentro do draw (mesmo que seja só um comentário), esse built-in some e você precisa desenhar a sprite "manualmente".Mikasuki escreveu:Pois é, eu até experimentei usar o draw algumas vezes, porém o objeto simplesmente sumiu na execução!
Essa é uma forma de chamar, mesmo. Só que encheção de linguiça melhora muito a percepção do jogo pelo jogador. Gráficos bonitos são inúteis? Talvez, mas podem fazer seu jogo ser escolhido entre outros com a mesma jogabilidade. Você parece ser iniciante, então tudo bem se você focar mais na engine principal do que no acabamento, mas mantenha na sua cabeça que o acabamento é importante. E não é simples dar um bom acabamento, algumas engines de efeitos especiais são muito mais complicadas que uma engine completa de plataforma (por exemplo).Mikasuki escreveu:Só achei que encheria muita linguiça, tanto em material quanto na hr de programar...
saim- Games Ranking :
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