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Mensagem por DavidBR Qua 22 Ago 2012, 23:06

Oi pessoal, estou com um problema no meu jogo que estou desenvolvendo: não sei muito sobre GML, logo, não conheço muitas funções (só as básicas XD), e queria saber aqui se existe alguma função que possa substituir a image_angle? pois essa função só é disponível na versão Pro do GM, e eu não tenho dinheiro(cartão de crédito), e também não quero crackear o GM.


Última edição por DavidBR em Sáb 25 Ago 2012, 19:04, editado 1 vez(es)
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Mensagem por PedroX Sáb 25 Ago 2012, 11:55

Dá pra substituir essa função de outro modo.

Passo-a-passo:

- Abrir o sprite.
- Clicar em Edit Sprite.
- Clicar no menu Animation -> Rotation Sequence -> Counter-Clockwise.
- No primeiro campo colocar quantas imagens diferentes vai ter (se você colocar 24, então a inclinação de cada vai ser 15º maior que a da anterior).
- Salvar as alterações.

Para facilitar, crie um script chamado angle_image.
Adicione o código a seguir no script:

Código:
image_single = round(1 + argument0 * image_number / 360);

Agora é só usar o seguinte código nas ocasiões que você usava image_angle:

angle_image(30);

Automaticamente ele vai definir a sub-imagem adequada.

Obs: na hora de editar o sprite, você pode colocar um valor grande, gerando uma inclinação mais precisa e tendo menos desempenho, e o contrário é verdadeiro.

Até mais!

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

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Mensagem por DavidBR Sáb 25 Ago 2012, 19:02

Muito obrigado Pedro
Já resolvi o problema, mas não entendi bem essa parte do "argument0", melhor ver alguns tutoriais. Happy
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Mensagem por theguitarmester Sáb 25 Ago 2012, 19:23

argument0 é esse valor que você vai colocar no Code que chama o Script :
angle_image(30)
esse valor '30' é o valor definido pelo code, mas a parte equivalente ao Script é na parte que está o argument0. então, aquele angle_image(30) que você está exexutando é na verdade isto:
image_single = round(1 + 30* image_number / 360);

entendeu?
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