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por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
[Resolvido] image_angle
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[Resolvido] image_angle
Oi pessoal, estou com um problema no meu jogo que estou desenvolvendo: não sei muito sobre GML, logo, não conheço muitas funções (só as básicas XD), e queria saber aqui se existe alguma função que possa substituir a image_angle? pois essa função só é disponível na versão Pro do GM, e eu não tenho dinheiro(cartão de crédito), e também não quero crackear o GM.
Última edição por DavidBR em Sáb 25 Ago 2012, 19:04, editado 1 vez(es)
DavidBR- Data de inscrição : 15/08/2012
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Re: [Resolvido] image_angle
Dá pra substituir essa função de outro modo.
Passo-a-passo:
- Abrir o sprite.
- Clicar em Edit Sprite.
- Clicar no menu Animation -> Rotation Sequence -> Counter-Clockwise.
- No primeiro campo colocar quantas imagens diferentes vai ter (se você colocar 24, então a inclinação de cada vai ser 15º maior que a da anterior).
- Salvar as alterações.
Para facilitar, crie um script chamado angle_image.
Adicione o código a seguir no script:
Agora é só usar o seguinte código nas ocasiões que você usava image_angle:
angle_image(30);
Automaticamente ele vai definir a sub-imagem adequada.
Obs: na hora de editar o sprite, você pode colocar um valor grande, gerando uma inclinação mais precisa e tendo menos desempenho, e o contrário é verdadeiro.
Até mais!
Passo-a-passo:
- Abrir o sprite.
- Clicar em Edit Sprite.
- Clicar no menu Animation -> Rotation Sequence -> Counter-Clockwise.
- No primeiro campo colocar quantas imagens diferentes vai ter (se você colocar 24, então a inclinação de cada vai ser 15º maior que a da anterior).
- Salvar as alterações.
Para facilitar, crie um script chamado angle_image.
Adicione o código a seguir no script:
- Código:
image_single = round(1 + argument0 * image_number / 360);
Agora é só usar o seguinte código nas ocasiões que você usava image_angle:
angle_image(30);
Automaticamente ele vai definir a sub-imagem adequada.
Obs: na hora de editar o sprite, você pode colocar um valor grande, gerando uma inclinação mais precisa e tendo menos desempenho, e o contrário é verdadeiro.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: [Resolvido] image_angle
Muito obrigado Pedro
Já resolvi o problema, mas não entendi bem essa parte do "argument0", melhor ver alguns tutoriais.
Já resolvi o problema, mas não entendi bem essa parte do "argument0", melhor ver alguns tutoriais.
DavidBR- Data de inscrição : 15/08/2012
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Re: [Resolvido] image_angle
argument0 é esse valor que você vai colocar no Code que chama o Script :
angle_image(30)
esse valor '30' é o valor definido pelo code, mas a parte equivalente ao Script é na parte que está o argument0. então, aquele angle_image(30) que você está exexutando é na verdade isto:
image_single = round(1 + 30* image_number / 360);
entendeu?
angle_image(30)
esse valor '30' é o valor definido pelo code, mas a parte equivalente ao Script é na parte que está o argument0. então, aquele angle_image(30) que você está exexutando é na verdade isto:
image_single = round(1 + 30* image_number / 360);
entendeu?
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