CQ#14 OPINIÃO²

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CQ#14 OPINIÃO²

Mensagem por irlansn em Sab 25 Ago 2012, 19:58

Por favor, se for comentar leia TODO o tópico, obrigado:
Olá meu queridos,
Fiquei surpreso do resultado ter saído tão cedo, e gostei sim de minha colocação (5°), mas fui dar uma olhada na avaliação e achei ele meio injusta, o primeiro avaliador(Jiraya) foi perfeitamente justo, fez criticas de erros que eu mesmo percebi antes mesmo da avaliação, e entendeu perfeitamente o "objetivo" do jogo, fazendo os elogios dos pontos que é o "legal" no jogo.

avaliação do Jiraya:
Irlansn

Ultimate Space Invaders

Apresentacao
ficou otima
a barra de loading esta com um design muito bom

quanto aos menu
o design dos botoes estao muito belos, a organizacao meio isometrica cairam muito bem

a pagina de opcoes esta muito boa realmente profissional,
o design esta chamativo ousado, voce soube combinar.
os controles[botoes,checkbox] estao bem tematizados ao jogo isso e bom.

faltou colocar o efeito do mouse hover nas paginas de opcoes.

voltando ao menu, o botao continuar poderia estar desativado quando nao encontra-se nenhum jogo salvo.

a area de loja esta muito boa, tem varios itens que deixam o jogador curioso, realmente e tentandor, isso da um grande incentivo jogar para conseguir pontos e comprar itens.
muito bom!

~game play
a fisica quando o jogador colide com o planeta esta otima
meus parabens, e uma jogabilidade inovadora para esse tipo de jogo, voce conseguiu criar algo novo sem fugir do tema original.

quanto aos inimigos
deveria ter um padrao entre os tiros, pois se eles atirarem todos de uma vez ai fica dificil desviar.
quanto ao planeta, se voce se esconder atras, entao voce fica invuneravel, seria legal se os tiros dos inimigos destrui-sem partes do planeta, se eles destruirem por completo, seria fim do jogo.

voce poderia colocar mais efeitos nos tiros, como faiscas/estilha-ses quando colidem com algo.

esse e o tipo de jogo que eu jogaria no meu Android.

Graficos: 9.2/10
Audio:7/10
jogabilidade:10/10
criatividade:9.5/10

total:8,9

Mas a avaliação do PedroGabriel foi um pouco incoerente com o objetivo do jogo:

Foi uma ideia um tanto estranha colocar o jogo em "360" mas como os inimigos sempre ficam em cima acaba ficando meio inútil a parte do 360.

  1. o jogo só mantem esta "tradição" nas 4 primeiras fazes, para ir "treinando" o jogador, para o jogador ir se acostumando com os elementos do jogo. Tanto que tem uma imagem que disponibilizei de uma faze mais elevada:
  2. Como não tem função, se para o jogador se esconder dos tiros ele tem que ficar atras do planeta?!


Os inimigos atiram sempre todos ao mesmo tempo, cade a logica nisso?

Não intende bem esta pergunta retorica, mas o Jiraya citou augo no mesmo estilo. Como o jogador se esconde atras dos panetas, e os inimigos "perseguem" o jogador, se eles atirassem em momentos diferente ficaria impossível ter um "espaço livre" para atirar, e se ele não seguissem ficaria fácil achar um angulo que não passa-se nenhum tiro....

foi a pior ideia que já vi até pelo fato de no "space invaders" normalmente o jogador perder por que os inimigos chegam até você e não pelos tiros.

Essa até doeu, mas o objetivo não é fazer uma copia perfeita de todos os elementos do jogo, até porque assim seria muito chato e não teria criatividade nenhuma(fazer gráficos melhores é só uma questão de dom). O OBJETIVO do jogo, o ponto chave, o elemento surpresa, o que faz o jogo ser O jogo, é justamente você lembrar do jogo original, mas de uma forma diferente, eu não sai do tema original, nos temos planetas com seu intuído te gravidade (100% espaço) não vejo nenhuma motivo para os inimigos terem que encostar no player....

Os itens da loja são muito caros, como o jogo não chama lo jogar a jogar ele acaba ficando raro alguém comprar os itens do mesmo.

Meu caro, ODEIO jogos fáceis, e achei inclusive que o jogo esta MUITO fácil, a loja também é um ponto chave para o jogo, ela que incentiva o jogador a continuar jogando e ganhando estrelas, se o jogador ganhasse tudo "facinho" ele logo pararia de jogar, e não perderia horas jogando. É um jogo passa tempo(como Jetpack Joyride, cover orange, etc) ou seja é para quando o jogador não tiver nada para fazer ele ir jogando, até que um dia ele vai ser O cara no jogo.....

Os sons são meios que sem graça e os gráficos até que nem tanto, mas poderiam ser melhor eu acho, como por exemplo quando você vai numa fase e o triangulo é algo parecido com uma pizza mas não é uma pizza, muito estranho...

  1. A trilha sonora foi inspirada em outros grandes clássicos (não necessariamente atari) para aumentar a nostalgia. E foram escolhidos sons que lembrem espaço..... Mas de fato os sons de efeitos poderia dar uma melhorada e colocar mais, mas não que estejam "sem graça"....
  2. "os gráficos até que nem tanto" kkkk, essa eu até rir, meu querido, os graficos (em sua maioria) foram feitos por Gustavo Horn ele é praticamente um rei no photoshop, não acredito que você consegui desprezar o trabalho deste cara!!!!!
  3. "como por exemplo quando você vai numa fase e o triangulo é algo parecido com uma pizza mas não é uma pizza, muito estranho" e quem disse que é para ter sentido?!?! Essa é a graça, o jogo pode e deve ser esquisito, para as pessoas olharem e falarem: "como um planeta pode parecer uma pizza"... Você nunca ouviu falar de uma coisa chamada CRIATIVIDADE?


E essa página do Youtube que abri no começo em... Nem cheguei a tirar nota por causa dela, mas não deveria colocar isso em jogo para CQ e os inimigos precisam de muitos tiros para morrer.
Nas regras não dizia que eu não podia fazer "propaganda" de meu trabalho, o canal no youtube, acredito que não fui prejudicado justamente por isso....

Bom, resumindo, não acho que minha posição foi ruim, realmente teve gente MUITO melhor que eu, apenas não achei a avaliação coerente, dei uma olhada em outras avaliações e muitas também não eram muito coerente.... Não vejo como existir tanto contraste de um avaliador para outro.... como é que o primeira dá 9.5/10 e o segundo 3, ou 10/10 e 3?! É uma pena, a proposta do concurso é muito boa, muito bem trabalhada e etc, é uma pena que a avaliação não foi muito justa, espero que seja feita uma reavaliação pra não prejudicar as outras pessoas ou no minimo sirva de "lição" para os próximos concursos da GMBR...

Obrigado pela criticas irei melhorar o que concordo para a próxima versão do jogo, vlw
não reparem os erros de português escrevi nas pressas, kkkk

Por favor não tornem ou entendam o tópico como uma discussão/confusão, afinal assim não se resolve nada...
flw E agradeço pela atenção.....

irlansn

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Re: CQ#14 OPINIÃO²

Mensagem por PedroGabriel em Sab 25 Ago 2012, 20:39

Bom, realmente eu acho que quando fiz sua avaliação já estava um pouco cansado de avaliar tantos jogos e ainda mais por que a maioria que eu tinha avaliado não era o que se chame de "legal".

Chegando no seu jogo para avaliar ele eu percebi mesmo que estava digamos que "escrevendo agressivamente" até pensei em mudar mas acabei deixando assim mesmo, sobre a parte do 360 e todos atirarem ao mesmo tempo eu continuo com a ideia de que se cada uma tirasse em tempos diferentes o jogo ficaria bem mais legal. Os triângulos realmente pareciam pizzas e isso é uma coisa que vem de cada um pois cada um vê as coisas de maneira diferente.
Os itens da loja realmente eram muito caros e o jogo não prendia o player a continuar jogando até por que era algo muito repetitivo, ficar girando no planeta pulando de um lado para o outro e dando 3 ou 4 tiros em cada um para matar os mesmos. A parte deles ficarem em volta dos planetas até possa ter sido um engano mas realmente não acho que iriam fazer muita diferença, talvez aumentado um pouco em criatividade mas eu não chegaria a passar de 5 com a nota desse jogo, o Jiraya deu 9 bom foi por isso que tinha sido proposto o CQ ter pelo menos 5 avaliadores pois ai as diferenças e gostos de cada um seriam diminuídas mas pelo visto algo que falta aqui é gente para querer avaliar tantos jogos e dependendo do tema pode ser algo bem cansativo.
Como os primeiros jogos que fui vendo eram realmente fracos as minhas primeiras notas foram baixas, e então a média que eu fui dando acabou caindo de 2 a 5 e raramente algo como 6 e 7
a média do Jiraya foi de 5 a 8
talvez por isso a nota dele esteja tão alta, mas em relação aos outros jogos avaliados por ele fique próximo, já os meus foram baixos, mas em relação aos outros fique próximo.
Espero que no próximo CQ tenha bem mais do que 2 avaliadores, pois ai a variedade e precisão na hora de ter as notas vai ser algo sensacional, diferente de só duas pessoas avaliando e ainda mais todos os quesitos.

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Re: CQ#14 OPINIÃO²

Mensagem por irlansn em Sab 25 Ago 2012, 21:07

ok, entendo, de fato só dois avaliadores é muito pouco, cada pessoa gosta de uma coisa e etc....
Mas e agora?
(uma boa ideia era jogar todos, e depois ir jogando um por um e ir avaliando, é melhor demorar que ser injusto)
Vai ficar assim mesmo? tudo bem que eu também fui muito "radical" ao defender meu jogo, mas tem muita coisa que não da para engolir, falando serio, como por exemplo dizer que não faz sentido o 360°, se a temática base do jogo é essa.... e tem outras coisas também que não faz o menor sentido...
Acho que em uma avaliação deve se deixar o "gosto" de lado e fazer-se uma avaliação mais técnica, não desmerecendo o trabalho de William Lima(que só pelas imagens pare-se ter ficado MUITO bom) mas na própria avaliação foi sitado que existe bug no jogo... acho que este tipo de coisa que deveria ser levado em questão, afinal, as outras(em sua maioria) são muito pessoais e assim não é possível ter uma avaliação justa... Para se dar mais ênfase o gosto pessoal é necessário mais avaliadores... :/

agora afinal, o que será feito, uma "nova versão" da avaliação dando pelo menos as coisas gratuitas como o espaço no Hall of Fame| Logo do jogo na pagina principal por 15 dias| o espaço na SANDBOX| este tipo de coisa que ajuda e MUITO na divulgação do nosso trabalho... E não esquecer da anterior, como se tivesse 2 primeiros/2/3/4.. lugares?

Novamente obrigado pela atenção
flw

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Re: CQ#14 OPINIÃO²

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