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[Resolvido]Objeto pode ser visto dependendo do angulo?
4 participantes
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[Resolvido]Objeto pode ser visto dependendo do angulo?
O titulo ja diz praticamente tudo, sei que há perguntas parecidas mas nunca nenhuma consegui responder o que eu queria, para demonstrar o que eu quero vou mostrar essa imagem:
Verde = Pode ser visto;
Vermelho = Não pode ser visto;
O objetivo seria verificar se o objeto pode ser visto dependo do angulo de visão do personagem, ja consegui fazer com uma linha reta mas nunca com o fator do angulo.
Alguém pode me ajudar com essa duvida?
Flw!
Verde = Pode ser visto;
Vermelho = Não pode ser visto;
O objetivo seria verificar se o objeto pode ser visto dependo do angulo de visão do personagem, ja consegui fazer com uma linha reta mas nunca com o fator do angulo.
Alguém pode me ajudar com essa duvida?
Flw!
Última edição por gabrielsch em Qui 16 Ago 2012, 13:52, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido]Objeto pode ser visto dependendo do angulo?
tente isso
use no objeto que vai ser visto no raio de visão
use no objeto que vai ser visto no raio de visão
- Código:
dir=point_direction(OBJ_VISAO.x,OBJ_VISAO.y,x,y);
ANGLE_DIFF=abs(((((OBJ_VISAO.direction-dir)mod 360)+540)mod 360)-180);//diferença dos angulos
if(ANGLE_DIFF<45)
{
//então o objeto é visivel
}
Re: [Resolvido]Objeto pode ser visto dependendo do angulo?
Genial, Jiraya! Eu conhecia esse código de ANGLE_DIFF, mas jamais pensaria em usar ele nessa situação. Pra limitar a área de visão, basta adicionar um "and point_distance < limite".
Até VER o código sendo usado, eu pensaria em usar um objeto com uma sprite, como o foco de uma lanterna, pra servir de teste de colisão. O objeto-lanterna seguiria o objeto-visão (através de códigos no próprio objeto-visão) e teria eventos de colisão pra visibilidade.
Em ambos os casos, paredes são um problema, pois nenhuma das alternativas leva elas em conta. Acredito que um collision_line resolva isso.
Ainda tem o problema de visualizar um pedacinho do objeto mas, como a origem do objeto fica no centro, a collision_line retornar um objeto-bloqueia-visão. Mas isso já requer uma aproximação alternativa, mais elaborada (leia: "consome mais memória"), ao problema. Podemos ir a fundo, se for necessário.
Até VER o código sendo usado, eu pensaria em usar um objeto com uma sprite, como o foco de uma lanterna, pra servir de teste de colisão. O objeto-lanterna seguiria o objeto-visão (através de códigos no próprio objeto-visão) e teria eventos de colisão pra visibilidade.
Em ambos os casos, paredes são um problema, pois nenhuma das alternativas leva elas em conta. Acredito que um collision_line resolva isso.
- Código:
SE (é visível por qualquer meio acima){
SE (a collision_line retornou noone){
// aí é visível mesmo
}
ELSE {
SE (a collision_line retornou uma parede){
// aí é invisível
}
}
Ainda tem o problema de visualizar um pedacinho do objeto mas, como a origem do objeto fica no centro, a collision_line retornar um objeto-bloqueia-visão. Mas isso já requer uma aproximação alternativa, mais elaborada (leia: "consome mais memória"), ao problema. Podemos ir a fundo, se for necessário.
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Nossa
Parece que vocês gostam do geito mais dificl,não é mais facil você criar uma sprite por para elá seguir o image angle deste objto,e fazer comque se o player encostar nela siguinifica que ele está vendo,e bem mais facil e pratico não é nessesario este metodo complicado,mais se que sabe todo mundo iguinora minha resposta mesmo =(.flw
God_of_war425- Data de inscrição : 29/10/2011
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Re: [Resolvido]Objeto pode ser visto dependendo do angulo?
É que ela já foi comentada. Se você observar o segundo parágrafo de meu post anterior, é exatamente o que eu faria ANTES de ver a sugestão do Jiraya. Os parágrafos seguintes são a respeito do problema dessa idéia (e da outra também).God_of_war425 escreveu:mais se que sabe todo mundo iguinora minha resposta mesmo =(.flw
Mas "mais fácil" nem sempre significa "melhor".
O código do ANGLE_DIFF usa um bocado de operações de mod, o que é lento de ser calculado, enquanto não usa uma única sprite sequer - o que reduz um pouco o tamanho do arquivo.
E ele tem a vantagem de te dar a resposta instantaneamente. Usar um outro objeto e um evento de colisão pode fazer com que a resposta chegue um step atrasado (nem sempre isso acontece, é só um risco que existe). Não que um step de atraso costume influenciar no gameplay - acontece, mas é uma raridade.
Agora, tenha um mente um detalhe importante: deve-se usar um OBJETO, não uma SPRITE pra isso. Uma sprite não te retorna nada, não tem eventos de colisão, não sabe o que é place_meeting. Sprites servem pra ser desenhadas na tela, mais nada. Objetos, sim, tendo uma mask (que pode ser igual à sprite), podem definir se, naquela posição e naquele image_angle eles estarão colidindo ou não com outros objetos.
Infelizmente, não existe como fazer essa verificação com uma sprite diferente daquela usada pelo objeto.
A não ser literalmente mudando a sprite_index e depois voltando pra sprite_index anterior. Mas aí, você vai estar comendo uma quantidade ainda maior (e desnecessária) de memória.
Enfim, o que realmente importa é pesar as duas soluções na balança. O que é mais caro: tamanho do arquivo ou velocidade de processamento? Qual solução é mais RÁPIDA?
Eu não tenho as respostas pra essas perguntas e, no final das contas, acho que faria pouca diferença.
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Re: [Resolvido]Objeto pode ser visto dependendo do angulo?
Jiraya escreveu:tente isso
use no objeto que vai ser visto no raio de visão
- Código:
dir=point_direction(OBJ_VISAO.x,OBJ_VISAO.y,x,y);
ANGLE_DIFF=abs(((((OBJ_VISAO.direction-dir)mod 360)+540)mod 360)-180);//diferença dos angulos
if(ANGLE_DIFF<45)
{
//então o objeto é visivel
}
Dei uma estuda no código e consegui fazer o que eu queria, ja imaginava que teria que usar o mod.
Com certeza você vai estar nos créditos, muito obrigado.
God_of_war425 escreveu:Parece que vocês gostam do geito mais dificl,não é mais facil você criar uma sprite por para elá seguir o image angle deste objto,e fazer comque se o player encostar nela siguinifica que ele está vendo,e bem mais facil e pratico não é nessesario este metodo complicado,mais se que sabe todo mundo iguinora minha resposta mesmo =(.flw
No caso do meu jogo a visão do mapa é MUITO grande e por isso é inviável usar uma sprite muito grande para verificar isso, alias, ja tentei isso em outro jogo e não deu certo.
Mesmo assim foi uma tentativa.
Tópico Resolvido!
Flw!
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