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como deixa o personagem parado
+3
GMaker 81
GALAXY GAMES
eliton perera
7 participantes
Página 1 de 1
como deixa o personagem parado
oi pessoal tudo bem com vcs do forum!sou novo aki e no game marker tbm
mas fiquei com uma duvida e desidi vim aki pergunta so um negocio sobre o movimento do personagem
consegui coloca suas sprites de direções
mas quando eu ando pra direita e esquerda ele fica parado e ñ correndo
e quando eu paro de andar ai ele corre parado
por favor alguem consegui resolver esse problema pra mim
mas fiquei com uma duvida e desidi vim aki pergunta so um negocio sobre o movimento do personagem
consegui coloca suas sprites de direções
mas quando eu ando pra direita e esquerda ele fica parado e ñ correndo
e quando eu paro de andar ai ele corre parado
por favor alguem consegui resolver esse problema pra mim
eliton perera- Data de inscrição : 04/11/2011
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Re: como deixa o personagem parado
Bem vc deve usar este código no pressionamento para direita :
t+
- Código:
hspeed=2
image_speed=.5
- Código:
hspeed=0
image_speed=0
image_index=0
t+
Última edição por TRFN em Sex 04 Nov 2011, 14:23, editado 1 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: como deixa o personagem parado
onde fica realesed_event
eliton perera- Data de inscrição : 04/11/2011
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Re: como deixa o personagem parado
veja estas imagens.
agora basta escolher as teclas. Este é o key_released xD
espero q esteja resolvido.
agora basta escolher as teclas. Este é o key_released xD
espero q esteja resolvido.
Convidad- Convidado
Re: como deixa o personagem parado
ata key relesed vlw
eliton perera- Data de inscrição : 04/11/2011
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Re: como deixa o personagem parado
Se já estiver resolvido avisa,caso tenha mais alguma dúvida me falas
Convidad- Convidado
Re: como deixa o personagem parado
ñ funciono
ela anda com a sprite correndo mas ela fica parada do mesmo jeito mas quando eu solto a tecla ele vai direto correndo
dai eu queria q ele correse com meu comando tipo se eu aperta a tecla ele corre e quando eu soltar ele muda pra sprite parada entendeu
ela anda com a sprite correndo mas ela fica parada do mesmo jeito mas quando eu solto a tecla ele vai direto correndo
dai eu queria q ele correse com meu comando tipo se eu aperta a tecla ele corre e quando eu soltar ele muda pra sprite parada entendeu
eliton perera- Data de inscrição : 04/11/2011
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Re: como deixa o personagem parado
qual game maker você está usando ?
Adapte o código q te dei
Adapte o código q te dei
Convidad- Convidado
Re: como deixa o personagem parado
Eu estou publicando uma engine aqui no fórum sobre isso agora, eu já faço ideia do que estar causando o bug, quando eu publicar dou um edit aqui com o link.
EDIT:
link da engine: https://gmbr.forumeiros.com/t19398-engine-sprite-mudar-de-acordo-com-a-tecla-precionada#145824
Se precisar de ajuda com o projeto é só me falar!
EDIT:
link da engine: https://gmbr.forumeiros.com/t19398-engine-sprite-mudar-de-acordo-com-a-tecla-precionada#145824
Se precisar de ajuda com o projeto é só me falar!
GALAXY GAMES- Games Ranking :
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Re: como deixa o personagem parado
Eu tambem tó com esse problema cara. eu te entendo
GMaker 81- Data de inscrição : 27/07/2012
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Re: como deixa o personagem parado
use no step:
Vlw
- Código:
if keyboard_check(vk_right) {sprite_index=spr_cor //aí você coloca o movimento, exemplo: x+=4, hspeed=6}
if keyboard_check(vk_left) {sprite_index=spr_cor //do mesmo jeito}
if keyboard_check_released(vk_left) or keyboard_check_released(vk_right) {sprite_index=spr_parado hspeed=0}
Vlw
Thiago_o_programador- Games Ranking :
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Re: como deixa o personagem parado
Bem
n sei se já está resolvido mas vo falar assim mesmo
vc disse q era iniciante e
pra sprite ficar parada quando vc soltar a tecla
coloque um evento keyboard para seu jogador e coloque ''no key''
(nenhuma tecla pressionada)
ai embaixo do item q coloca os codigos tem set variable
entao vc coloca a variavel image_speed
e coloca 0
isso se tiver pouca subimage
mas quando iniciante um erro q eu era acostumado
era colocar no evento keyboard right/left o comando change sprite
se for isso
crie um evento key press right/left e aí sim
colocar o comando change sprite
n sei se já está resolvido mas vo falar assim mesmo
vc disse q era iniciante e
pra sprite ficar parada quando vc soltar a tecla
coloque um evento keyboard para seu jogador e coloque ''no key''
(nenhuma tecla pressionada)
ai embaixo do item q coloca os codigos tem set variable
entao vc coloca a variavel image_speed
e coloca 0
isso se tiver pouca subimage
mas quando iniciante um erro q eu era acostumado
era colocar no evento keyboard right/left o comando change sprite
se for isso
crie um evento key press right/left e aí sim
colocar o comando change sprite
gutto- Data de inscrição : 12/06/2012
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Re: como deixa o personagem parado
Fiz uma engine para um topico com a mesma pergunta ontem, ja que ativaram o topico vou posta-la aqui também:
https://dl.dropbox.com/s/bc4kkk7ss1j7nid/Exemplo_de_movimenta%C3%A7ao.gmk?dl=1
Ta com as partes da troca de sprites comenta.
Flws te++
https://dl.dropbox.com/s/bc4kkk7ss1j7nid/Exemplo_de_movimenta%C3%A7ao.gmk?dl=1
Ta com as partes da troca de sprites comenta.
Flws te++
GabrielXavier- Games Ranking :
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x 0 x 1 x 1
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Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
aiai
Não sei se está resolvido mais vou postar assim mesmo.
No " Step " do objto player
if keyboard_check_released(vk_left)
{
sprite_index = spr_player_parado
image_xscale = -1
speed = 0//se não estiver uzando speed para andar retire isto,pois você pode estár //uzando x-=5
}
if keyboard_check_released(vk_right)
{
sprite_index = spr_player_parado
image_xscale = 1
speed = 0//se não estiver uzando speed para andar retire isto,pois você pode estár //uzando x-=5
}
Pronto!,se você está fazendo ele andar com x-=5 ou x+=5 retire o speed = 0 porque pode bugar a movimentação!.
O evento no key verifica se NENHUMA tecla está precionada então não funcionaria para ele.
Qualquer duvida diga,e erros tambem pois provavelmente você tera que adaptar o codigo para funcionar sem bugs.
Agora cazo não saiba fazer ele trocar sprite conforme a direção que está andando
No " Step " do obto player
if keyboard_check_(vk_left)
{
sprite_index = spr_player_correndo
image_xscale = -1
x-=5
}
if keyboard_check_(vk_right)
{
sprite_index = spr_player_correndo
image_xscale = 1
x+=5
}
Pronto!agora ele para e troca a sprite quando tiver correndo
No " Step " do objto player
if keyboard_check_released(vk_left)
{
sprite_index = spr_player_parado
image_xscale = -1
speed = 0//se não estiver uzando speed para andar retire isto,pois você pode estár //uzando x-=5
}
if keyboard_check_released(vk_right)
{
sprite_index = spr_player_parado
image_xscale = 1
speed = 0//se não estiver uzando speed para andar retire isto,pois você pode estár //uzando x-=5
}
Pronto!,se você está fazendo ele andar com x-=5 ou x+=5 retire o speed = 0 porque pode bugar a movimentação!.
O evento no key verifica se NENHUMA tecla está precionada então não funcionaria para ele.
Qualquer duvida diga,e erros tambem pois provavelmente você tera que adaptar o codigo para funcionar sem bugs.
Agora cazo não saiba fazer ele trocar sprite conforme a direção que está andando
No " Step " do obto player
if keyboard_check_(vk_left)
{
sprite_index = spr_player_correndo
image_xscale = -1
x-=5
}
if keyboard_check_(vk_right)
{
sprite_index = spr_player_correndo
image_xscale = 1
x+=5
}
Pronto!agora ele para e troca a sprite quando tiver correndo
God_of_war425- Data de inscrição : 29/10/2011
Reputação : 4
Número de Mensagens : 510
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x 0 x 0 x 0
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