[Discussão] Por que as equipes da GMBR não dão Certo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Discussão] Por que as equipes da GMBR não dão Certo?

Mensagem por Dancity em Dom 22 Jul 2012, 19:53

[Discussão] Por que as equipes da GMBR não dão Certo?

Primeiramente, acredito que esta seção seja a mais apropriada para eu postar este tópico, visto que jogos em equipe seriam muito valiosos para o crescimento produtivo do fórum. Me desculpe se já fizeram esta discussão antes mas este tema precisa ser reforçado, vamos discutir e achar soluções para um problema que eu vejo muito acontecer aqui no fórum. As equipes nunca terminam seus jogos, e os membros das equipes acabam desistindo.

Se vocês já estiveram numa equipe conte mais sobre como ela era, e quando digo que as equipes da GMBR não dão certo, eu digo a maioria, eu pessoalmente não vi nenhuma ter sucesso. Alías, teve uma sim, mas também não durou muito.

Minha equipe:
Eu estava numa equipe que tinha tudo para dar certo, tudo mesmo. Nós conseguimos reunir 3+ ótimos programadores, acho que dois desenhistas muito experientes, um sonoplasta que era muito bom também, e eu que cuidava da estrutura gráfica do jogo, da publicidade "Logos, banners etc." Enfim, era uma equipe completíssima, nós chegamos a "quase" conseguir um patrocínio com uma confeitaria da cidade de um de nossos membros, nada tão grande assim, afinal, nosso projeto era sem fins lucrativos, nós queriamos este patrocínio pra conseguir hospedar nosso site e etc.

1º Erro: Contato
Bem, no começo estávamos todos empolgados, nosso trabalho parecia ir bem. Mas éramos "isolados" não sabíamos o que acontecia dos outros lados, não sabíamos como ia o trabalho dos outros. O único que mediava isso era o líder da equipe, um de nossos programadores, ele fundou o grupo e ele dizia o que cada um tinha que fazer, o que eu acho corretíssimo.

2º Erro: Ausência
Agente se comunicava por um grupo fechado no MSN, mas era difícil encontrar todos os membros da equipe online, e como obviamente fazer este jogo não era nosso trabalho, era só diversão, nossa carga horária não permitia isso de forma alguma.

3° Erro: Brincadeira & Desmotivação
Chegou uma hora que nós não trabalhávamos muito, mas estávamos sempre no grupo com o objetivo de se divertir, era muito engraçado conversar com o pessoal da nossa equipe, muito mesmo. E bem, agente não recebia nada pra fazer aquilo, e nós pouco vimos como estava o trabalho dos outros, isso fez com que nossa motivação caísse. A brincadeira chegou a um ponto que eu fui mandado pra fora da equipe, eu me senti muito mal, por orgulho não pedi que me perdoasse, e que pararia de brincar. Não acho que eu brincava mais que os outros membros, nem mais, mas não reclamo do punimento mereci mesmo. A desmotivação fez com que alguns saíssem da nossa equipe, lembro que nossos desenhistas saíram e ficamos um bom tempo procurando por gente qualificada pra substituí-los.

4º Erro: Sonhamos alto demais.
O jogo que era planejado era algo épico, nossa ideias e mais ideias, ia ficar muito bom. Bem, o que agente não sabia era que agente não iria conseguir fazer um jogo tão complexo, não com os recursos que agente tinha. Não fomos capazes de saber nossos próprios limites e não conseguimos alcançar nossos objetivos.

5º Erro: Mudança de planos
Nossas ideias e sugestões mudaram o rumo do jogo diversas vezes, inutilizando o que já tinhamos produzido (o que já era pouco), agente tinha uma estória pronta mas não tinhamos um roteiro, e nem como seria o jogo.

Depois de que eu fui expulso da equipe, ela mudou de nome, afinal o líder achou que não seria ético continuar usando o Logo que eu fiz e até o nome que eu propus. Ele tentou colocar tudo em ordem novamente, e me prometeu que eu seria o primeiro a jogar o jogo quando ele estivesse pronto. Não demorou muito para que a nova equipe acabasse.

Ok, agora podem chorar e fazer um filme Very Happy
Vamos discutir!

Dancity

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1339
Data de inscrição : 11/01/2009
Notas recebidas : A
Reputação : 8
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Por que as equipes da GMBR não dão Certo?

Mensagem por Jiraya em Dom 22 Jul 2012, 20:16

não dão certo porque não leva a sério, não vê a equipe como uma responsabilidade.
ter um bom lider ja é uma estrutura para uma boa equipe.
é muito comum os artistas do grupo sairem, a solução para isso é usar gráficos temporários(caixas/blocos/circulos), isso mesmo parecendo "feio" é bem util, pois quando o artista chegar ja vai saber o que fazer, pois o unico trabalho dele vai ser substituir algo que ja existe.

eu confesso não fui o membro ideal para equipes, não levava projetos a sério...

um grande visionário disse uma vez "quando desistimos de algo uma parte do nosso futuro é apagada."
fiquei pensando como seria se eu tive-se terminado cada projeto que eu desisti.
foi o bastante para eu levar tudo o que eu fizer a sério, terminar do começo ao fim, sem se importar quanto tempo leve, o que importa é terminar e ter certeza que fiz o melhor.

quando terminar o gex da gmsdk, vou começar a criar um jogo, é muito provavel que irei reunir uma equipe, garanto que dessa vez o projeto será concluido. Happy

Jiraya

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1134
Data de inscrição : 20/03/2010
Notas recebidas : A+A
Reputação : 108
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 1

https://www.facebook.com/seito.washiro.7

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Por que as equipes da GMBR não dão Certo?

Mensagem por Dancity em Dom 22 Jul 2012, 20:25

Boa Jiraya, a minha equipe tinha sim um bom lider, o problema mesmo foi a falta de responsabilidade da moçada. Bom, no mínimo eu aprendi a lição.

Boa sorte com o teu projeto. Gostei da dica de colocar alguns gráficos temporariamente.

Dancity

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1339
Data de inscrição : 11/01/2009
Notas recebidas : A
Reputação : 8
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Por que as equipes da GMBR não dão Certo?

Mensagem por moisesBR em Dom 22 Jul 2012, 22:18

Vou contar o que acontece comigo, mas serviria pra qualquer outro caso, se der certo.
Absurdamente passei a acreditar que que não sei trabalhar em equipe, a idéia de ter uma obrigação me deixa nervoso, ao pensar na possibilidade de não conseguir cumprir o meu dever, ou não ter algo dentro do prazo estabelecido.
Mas sei que preciso entrar/criar uma equipe se eu quiser fazer algo, mas o fato que me preocupa, é o acima citado, e chego a pensar algumas alternativas:

Trabalho solitário
Depende da cabeça e conhecimento de cada. Está provado que se não temos conhecimento suficiente, precisaremos de ajuda, mas não quer dizer equipe. No caso estou tentando trabalhar sozinho, mas meu nível ainda não é suficiente e as vezes me vejo a beira do dezânimo, e por isso de vez em quando voces veem posts meus tentando entender umas coisinhas até simples. E não tendo com quem dividir o trabalho a possibilidades de desistir é alta, pois podemos travar numa parte e não ter mais idéias, sem falar que não podemos trabalhar todos aspectos do game.

Cooperativo
voce faz seu game sem intromissão de outros, do jeito que quer no caso a programação/jogabilidade(sprites sons temporários). O game em si está pronto só restando ao outro colocar sons, sprites e etc.


Estepes
Participaria da equipe como membro não-facultativo ou seja, participaria mas se não tivesse nada pra contribuir, não se sentiria obrigado, cobrado ou culpado, a falta deste poderia/deveria estar preenchida por outroS com a mesma função, e mesmo tendo outros(que já estavam participando previamente), também poderia participar quando tivesse algo, os de mesma função funcionariam com estepes.
É claro que na premiação só quem tivesse participado significadamente.

Eu acho perigoso ter apenas um pra cada ou várias funções. comparo aos 4 pneus de um carro se furar um tem estepe, e se estourar outro, principalmente se estiver longe de auxílio? Em contra-partida um carro comum não poderia carregar vários estepes!
Solução:
Não ir longe demais:trava novos horizontes
stepes demais: peso, falta de espaço desentendimentos(?) e como dividir premio?

moisesBR

Número de Mensagens : 873
Idade : 40
Data de inscrição : 24/10/2009
Reputação : 14
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

http://inprovise.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Por que as equipes da GMBR não dão Certo?

Mensagem por PedroX em Dom 22 Jul 2012, 22:24

Ao meu ver, o primeiro problema listado é o pior. Dele todos os outros derivam. Se não houver boa comunicação, os integrantes desanimam. Creio que se a equipe tiver um bom meio de se comunicar, haverá bem mais chance de dar certo. Mas, é claro, sempre há exceções.

Até mais!

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Idade : 21
Data de inscrição : 26/07/2008
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Por que as equipes da GMBR não dão Certo?

Mensagem por William Lima em Dom 22 Jul 2012, 23:07

Praticamente, o que geralmente acontece é que os membros não levam muito a sério essa idéia de trabalhar um projeto em grupo... Assim como o Pedro disse, muitas vezes esses membros ficam desmotivados e desanimados com o grupo pela falta de comunicação, talvez até pela falta de organização no estabelecimento das tarefas.
A comunicação frequente é essencial para que o grupo se mantenha ativo, não somente isso como também a disposição de cada membro em levar o grupo adiante, pois não adianta um se escorar no outro sem disposição nenhuma esperando que as coisas aconteçam sozinhas, assim o grupo tranca mesmo!

William Lima

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 426
Idade : 22
Data de inscrição : 10/09/2010
Notas recebidas : C+A+A+B+A
Reputação : 10
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 2
   : 2
   : 0

http://williammustaffa.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Por que as equipes da GMBR não dão Certo?

Mensagem por fonetico em Seg 23 Jul 2012, 00:07

Realmente Willian, uma falta de comunicação prolongada em um grupo desmotiva muito os membros. Confirmo isso por experiência própria. Desde que entrei na área de programação com o GM, eu já entrei em duas equipes, e as duas não deram certo.

A primeira porque tive medo de algo acontecer comigo, pois o líder do grupo (não direi o nick) depois de ter me convidado, queria levar a equipe muito a sério já de começo, tentando fazer parcerias com várias empresas "importantes" e ele queria ter uma comunicação melhor com os membros, por exemplo, conversando via microfone. Só que eu não tinha um mc, e como ainda não podia comprar, ele já queria me mandar um pelo correio, e com essa história de gente mau intencionada e tal, eu resolvi sair da equipe. Tudo isso me deu medo na verdade...

A segunda equipe foi mais uma grande falta de comunicação. Como teste, fiz primeiramente um projeto simples para o líder, pois ele queria ver meu potencial como programador. O projeto foi bem sucedido, mas infelizmente foi em vão, pois mais tarde ele nos manda mensagem de ter fechado a equipe, por ter se tornado algo muito desorganizado e ele não ter se achado um bom lider.

Nesses pensamentos, comecei a pensar também que muitas equipes não dão certo principalmente pelo fato da gente não conhecer as outras pessoas com a qual estamos trabalhando, afinal, nunca conversamos cara-a-cara, sempre via a internet. Acabamos não confiando em ninguém. Principalmente quando o papo fica sério, que ai envolve dinheiro e vira uma complicação só. É tudo muito relativo.

fonetico

Número de Mensagens : 1830
Idade : 21
Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Por que as equipes da GMBR não dão Certo?

Mensagem por Gonzo em Seg 23 Jul 2012, 00:52

se for pra fazer um game profissional, acho q tem q ter um investimento inicial, de tds da equipe, se não doer no bolso, as peças mais fracas do domino, vão cair e derrubar todos juntos. ressaca

Gonzo

Número de Mensagens : 927
Data de inscrição : 29/05/2012
Reputação : 33
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Por que as equipes da GMBR não dão Certo?

Mensagem por Mr.Brum em Seg 23 Jul 2012, 09:39

É um assunto muito delicado esse...

O problema é que os projetos perdem um pouco de importância para os membros diante das circunstâncias que o cercam:
-A questão de ser um hobby torna as coisas mais desleixadas,e deixa os membros menos comprometidos, por saberem que eles não tem nada a perder.
-Os casos de insucesso das euipes e tb dos projetos solos do fórum contribuem tb!! acredito que quando surgir um bom projeto aqui no fórum,ou uma equipe boa,comprometida e capaz, as pessoas vão ficar mais animadas e vão pegar o espírito da coisa.

No meu caso, como não tenho muito tempo livre e nem condições de ficar "hobbeando" sempre. Por isso eu não me comprometo com uma equipe no momento, ao invés disso, gosto de manter uma rede de contatos,via: fórum,msn,facebook,blog,email... e aí sempre que posso entro pra conversar com o pessoal.
Parece insano, mas pra quem cria seus jogos solitos,como eu, essa tática é interessante pra compartilhar o aprendizado e requerer opniões.



Mr.Brum

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 913
Idade : 25
Data de inscrição : 28/04/2011
Notas recebidas : D + D + C + C + D + B
Reputação : 41
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0

http://mrbrumgames.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Por que as equipes da GMBR não dão Certo?

Mensagem por Mentos e Coca-cola em Seg 23 Jul 2012, 09:51

bom, eu particularmente sempre criei jogos indie (apesar de ter deixados de fora), mas, ja tentei criar várias equipes, o que vi nelas é a falta de tempo, ou até mesmo pessoas do grupo não conseguirem gerenciar sua vida social e sua vida 'profissional' ao mesmo tempo, incopetência, claro, eu tenho também...
todas minhas equipes não estão mais de pé, hoje em dia eu crio jogos indies, mas, até queria ir para uma equipe responsável, de palavra, que é dificil de se encontrar hoje em dia, em 2010 quando entrei, até tinha umas equipes 'fixas', mas, eu era 'meio' Newbie, e decidi deixar pra lá, vacilo :/

bom, minha opnião e meu desabafo +)

Abraço Do Mentosinho xD

Mentos e Coca-cola

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 627
Idade : 18
Data de inscrição : 30/06/2010
Notas recebidas : D
Reputação : 15
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Por que as equipes da GMBR não dão Certo?

Mensagem por rafael3do em Seg 23 Jul 2012, 12:54

Uma equipe tem que ter muita determinação,respeitar seus limites,abusar de meios de comunicação (uma boa equipe tem que usar meios sofisticados como skype) ,trabalhar no projeto sempre que possivel,prazo em mente tem tudo no papel e todos os files para todos da equipe,amor com criação da games .

Você pode querer aprender mas se não tiver o dom não vai muito longe.

Uma equipe de criadores de jogos que ja fiz parte já lançou varios jogos mas não em game maker ela foi feita com um pessoal todo de MG de uma empresa onde eu trabalhava agente fazia joginhos para navegador jogos de celular jogos privados pois a linguagem a maioria das vezes era c++ entao pegavamos os files e editava muito.

Mas na questão do game maker agente ia ate bem mas a maioria deles não queria fazer jogos pequenos pois estavam com jogos grandes administravam muito dinheiro com vps pequenos entao criar jogos em game maker era inviavel mas tentamos so que nosso jogo sempre mostrava 0% para ninguem saber o valor oficial tiamos os files tudo online as sprites ia bem so que no primeiro mes nosso desenvolvedor de graficos conseguiu uma vaga no cefet ai saiu falou o motivo dai o projeto se fechou pois ele ja tinha feito todos os graficos de inicio eu diria que o jogo ja tava 40% pronto so que ninguem falava o valor real mas tinha movimento o char tinha monstro itens ataque fundo e 3 fases prontas menu carregar salvar menu pause info intro . mas como os graficos tinha sido feitos por uma pessoa colocar outra no lugar era cometer um erro enorme dai outro conseguiram parcerias com grandes privates da internet e so foram ficando ricos os serves que trabalhei la me renderam boa quantia o que me fez pagar 50 reais no projeto hoje em dia vivo com esse projeto sozinho ele ta em meus prendrives caderno apostila e espero um dia lançar ele .
para vocês terem noção que trabalhava de java la em um jogo private ganhava +- R$2 540 por mes so com donate
que pegava c++ em jogo private ganhava R$ 1 000 so de donate
tinha jogos que davam bem e outros nao hoje em dia existe so os bons ainda vejo aquela antiga equipe por ai mas não em game maker.

rafael3do

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 119
Idade : 21
Data de inscrição : 07/08/2011
Notas recebidas : D
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://www.equipe3do.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Por que as equipes da GMBR não dão Certo?

Mensagem por Dancity em Seg 23 Jul 2012, 20:18

Eu concordo com o Pedro que o pior erro foi a falta de contato, cara eu sinceramente acho muito difícil a equipe se entender só por skype. Se você tiver a oportunidade e conhecer alguns amigos que possam te ajudar, faça jogos com pessoas que você pode ter contato fixo, algumas coisas obviamente podem ser discutidas online mas uma discussão cara-a-cara eu acho fundamental. Não digo que é impossível você conseguir levar uma equipe pra frente com membros online, mas gerenciar o progresso de cada um é realmente difícil.

Não estou dizendo pra vocês aqui da GMBR marcarem encontros, e formarem equipes físicas, não seria legal se algo acontecesse com vocês.

Eu por exemplo penso em formar uma equipe com um amigo meu que vai fazer um Curso de C++ muito bom. Então é isso, vamos agarrando as oportunidades.

Você pensa em seguir na Carreira de Criação de Jogos?
SIM? Se você realmente acha que tem o potencial, invista, ache gente e monte uma micro empresa, sei lá, aluga uma kitnet e coloca uns computadores lá. Mas faça com gente de confiança. Se você fizer algum curso de programação isso vai te ajudar a conhecer gente interessada em desenvolvimento assim como você. Mas obviamente você terá que abandonar o GM.

Dancity

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1339
Data de inscrição : 11/01/2009
Notas recebidas : A
Reputação : 8
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Por que as equipes da GMBR não dão Certo?

Mensagem por gerudoking em Sab 04 Ago 2012, 15:52

Eu posso falar muito bem desse assunto,acreditem.
Já percebi em todas as equipes que fiz que realmente o maior problema é que não importa se todos pensarem nisso como obrigação,se um ver como brincadeira tá tdo quebrado e arrasado.Basta alguém fazer uma pequena piada com um erro de grafia de algum membro da equipe nos grupos de msn para que este revide a piada com outra brincadeira.Logo outros querem entrar,e isso acaba acontecendo.
O fato de que parece q nunca entra nenhum sonoplasta na maior parte das equipe(talvez por que pelo menos quando eu entrava eles eram mto pocos) tmb atrapalha,pois um jogo sem som desmotivava meus garotos.Quanto mais desmotivados,bastava apenas um problema,um defeito na programação,um erro num sprite ou um simples tédio que se abatia por todos para tudo cair.

Flws!

gerudoking

Número de Mensagens : 467
Idade : 19
Data de inscrição : 07/07/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Por que as equipes da GMBR não dão Certo?

Mensagem por nanos233 em Sab 04 Ago 2012, 16:20

gerudoking escreveu:Eu posso falar muito bem desse assunto,acreditem.
Já percebi em todas as equipes que fiz que realmente o maior problema é que não importa se todos pensarem nisso como obrigação,se um ver como brincadeira tá tdo quebrado e arrasado.Basta alguém fazer uma pequena piada com um erro de grafia de algum membro da equipe nos grupos de msn para que este revide a piada com outra brincadeira.Logo outros querem entrar,e isso acaba acontecendo.
O fato de que parece q nunca entra nenhum sonoplasta na maior parte das equipe(talvez por que pelo menos quando eu entrava eles eram mto pocos) tmb atrapalha,pois um jogo sem som desmotivava meus garotos.Quanto mais desmotivados,bastava apenas um problema,um defeito na programação,um erro num sprite ou um simples tédio que se abatia por todos para tudo cair.

Flws!

Má oe! Olha um que cuida de musicas aqui! Very Happy
Olha, sempre achei MUITO legal a ideia de fazer equipes mesmo que distantes! Mesmo que a equipe tenha se acabado, todos que participaram ganharam experiência, certo?
Todos que comentaram coisas construtivas aqui, com certeza já tiveram suas experiências e assim já puderam apontar diversos fatores que podem ter atrapalhado a equipe na qual estava presente. Quanto mais experiência, mais chances da próxima dar certo, mesmo que seja difícil!

Eu acho que quando uma equipe por aqui der certo, tendo uns 3~5 membros, vai ser motivo de muito mérito pela tamanha organização, equilíbrio emocional ao pensar em não abandonar, e vários fatores!
Sinceramente caras, enquanto houver vida, haverá esperança. Ainda acho que encontrarei uma galera séria pra um projeto bacana mesmo.

nanos233

Número de Mensagens : 383
Idade : 20
Data de inscrição : 19/07/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://myspace.com/rusty_bolts

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Por que as equipes da GMBR não dão Certo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:08


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum