Entrar
Últimos assuntos
» Colisões não funcionandopor RastaMaan Ontem à(s) 19:49
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Ontem à(s) 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
Side-Scroll infinito, tem como?
4 participantes
Página 1 de 1
Side-Scroll infinito, tem como?
Olá pessoal,
Estou fazendo um joguinho de carro estilo Carmagedoom, só que em 2D. E como ele é side-scroller (estilo plataforma) o que eu gostaria de fazer é que o cenário fosse infinito sem que, para isso, eu tenha que fazer um warp para o início da fase, toda vez que o personagem chegue ao fim da mesma.
Não consegui achar um exemplo, nem aqui e nem no fórum oficial da Yoyo Games, e até então não encontrei uma solução para o scroller infinito.
Peço que se alguém souber como sanar o meu problema, que poste aqui um exemplo ou código em GML ou DLL que me ajude!
Desde já, agradeço!
Estou fazendo um joguinho de carro estilo Carmagedoom, só que em 2D. E como ele é side-scroller (estilo plataforma) o que eu gostaria de fazer é que o cenário fosse infinito sem que, para isso, eu tenha que fazer um warp para o início da fase, toda vez que o personagem chegue ao fim da mesma.
Não consegui achar um exemplo, nem aqui e nem no fórum oficial da Yoyo Games, e até então não encontrei uma solução para o scroller infinito.
Peço que se alguém souber como sanar o meu problema, que poste aqui um exemplo ou código em GML ou DLL que me ajude!
Desde já, agradeço!
Re: Side-Scroll infinito, tem como?
Você quer dizer, a cena vai rolando infinitamente?
Se for isso, você pode colocar um background na room e, na aba "backgrounds", ativar a opção "Tile Vert." (ou "Tile Hor.", se a cena rola pra direita e esquerda) e colocar a velocidade com a qual você quer que o background role, no "Vert. Speed" ("Hor. Speed" no caso de ser horizontalmente).
Se for isso, você pode colocar um background na room e, na aba "backgrounds", ativar a opção "Tile Vert." (ou "Tile Hor.", se a cena rola pra direita e esquerda) e colocar a velocidade com a qual você quer que o background role, no "Vert. Speed" ("Hor. Speed" no caso de ser horizontalmente).
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Side-Scroll infinito, tem como?
Isso! Gostaria que a cena ficasse rolando infinitamente, até o jogador atingir pontos suficientes para mudar para o próximo nível.
Tentei fazer aqui do jeito que vc fez e, é e não é, do jeito que estou pensando. É, pq realmente funciona como esperado e o cenário fica rolando infinitamente. Mas, não é, pq eu não posso montá-lo com um tileset. Neste caso, eu teria que ter uma imagem pronta de toda a minha fase por inteiro e colocá-la como background.
Explicando melhor: gostaria de saber como faço para que o meu mapa, feito com tiles, role infinitamente e não como um background. Isso é possível no GM?
Obrigado e abraços!
Tentei fazer aqui do jeito que vc fez e, é e não é, do jeito que estou pensando. É, pq realmente funciona como esperado e o cenário fica rolando infinitamente. Mas, não é, pq eu não posso montá-lo com um tileset. Neste caso, eu teria que ter uma imagem pronta de toda a minha fase por inteiro e colocá-la como background.
Explicando melhor: gostaria de saber como faço para que o meu mapa, feito com tiles, role infinitamente e não como um background. Isso é possível no GM?
Obrigado e abraços!
Re: Side-Scroll infinito, tem como?
tem q tentar add velcocidade nos tiles, se eles forem maior q a room, redesenha no começo
Re: Side-Scroll infinito, tem como?
Gusba escreveu:tem q tentar add velcocidade nos tiles, se eles forem maior q a room, redesenha no começo
Como dar velocidade aos tiles?! Não faço idéia... tem algum exemplo que possa ajudar?
Re: Side-Scroll infinito, tem como?
opa, vc pode usar:
tile_set_position(id,x,y)
mas ia se meio complicado, acredito que com tiles nao vale a pena nao
tile_set_position(id,x,y)
mas ia se meio complicado, acredito que com tiles nao vale a pena nao
Re: Side-Scroll infinito, tem como?
Realmente, mover um por um iria exigir muito processamento e o jogo ficaria lento. Mas, estava dando uma olhada no manual do GM e encontrei essa função:
Só não entendi direito como usar e tb não encontrei nenhum tutorial!
- Código:
tile_layer_shift(depth,x,y) Shifts all tiles at the indicated depth layer over the vector x,y. Can be used to create scrolling layers of tiles.
Só não entendi direito como usar e tb não encontrei nenhum tutorial!
Re: Side-Scroll infinito, tem como?
cara, tenta desse jeito aki:
no create coloca de um objeto coloca isso :
scr = room_width;
no step coloca isso:
scr -= 1;
tile_layer_shift(depth,x,scr);
no lugar do depth vc coloca o numero da camada em q vc criou os tiles
no create coloca de um objeto coloca isso :
scr = room_width;
no step coloca isso:
scr -= 1;
tile_layer_shift(depth,x,scr);
no lugar do depth vc coloca o numero da camada em q vc criou os tiles
Re: Side-Scroll infinito, tem como?
É! Tb não serviu.
Já tentei de várias formas, mas essa função não consegue retornar ao ponto inicial, apenas rola a tela para uma direção desejada.
Já tentei de várias formas, mas essa função não consegue retornar ao ponto inicial, apenas rola a tela para uma direção desejada.
Re: Side-Scroll infinito, tem como?
Não entendi o que você quer dizer. Você quer uma room que "nunca acabe"? Que não importa o quanto o personagem vá andando, seja uma fase infinita?
Se for, acredito que seja impossível. Mas você pode tentar colocar que, periodicamente, mais inimigos sejam criados durante o tempo, aí o jogador poderia voltar na fase para matá-los.
Se for, acredito que seja impossível. Mas você pode tentar colocar que, periodicamente, mais inimigos sejam criados durante o tempo, aí o jogador poderia voltar na fase para matá-los.
Re: Side-Scroll infinito, tem como?
CPinheiro escreveu:Não entendi o que você quer dizer. Você quer uma room que "nunca acabe"? Que não importa o quanto o personagem vá andando, seja uma fase infinita?
Se for, acredito que seja impossível. Mas você pode tentar colocar que, periodicamente, mais inimigos sejam criados durante o tempo, aí o jogador poderia voltar na fase para matá-los.
É como se fosse um paralax scroll, que é infinito, não importa o quanto vc ande na fase ele sempre estaria se movendo conforme o personagem fosse andando na fase.
Pense em um background que se repete, era isso que eu queria. Ao chegar ao final da fase, retornasse para o início dela sem ser como um warp.
Vou exemplificar com um joguinho em flash, se chama zombie grinder:
http://www.viceland.com/se/v2n2/htdocs/zombiegrinder.swf
Re: Side-Scroll infinito, tem como?
pow meu, é só fazer como background andando, depois crie os objetos
Re: Side-Scroll infinito, tem como?
Gusba escreveu:pow meu, é só fazer como background andando, depois crie os objetos
Não é a mesma coisa. Eu não vou ter como adicionar as colisões se fizer como um background andando.
Re: Side-Scroll infinito, tem como?
claro que tem!!!, quais colisoes? a do chao é um bloco, o resto vc faz andar junto com os backs
Re: Side-Scroll infinito, tem como?
É?!
Bom, como é um carro, eu tenho um limite de baixo da fase, que é representado pelo muro, e em cima ficam os prédios. No meio fica a pista e os obstáculos e NPC's seriam plotados lá.
Queria saber como fazer a colisão do cenário andar com o background?
Bom, como é um carro, eu tenho um limite de baixo da fase, que é representado pelo muro, e em cima ficam os prédios. No meio fica a pista e os obstáculos e NPC's seriam plotados lá.
Queria saber como fazer a colisão do cenário andar com o background?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|