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GameMaker HTML5 ou Stencyl ou GameSalad ou Construct 2?

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Mensagem por minored Dom 22 Abr 2012, 22:59

Olá, sou novo no fórum. Venho estudando qual programa seria mais adequado para a minha situação.

Situação: Fazer games em html5 para multi-plataformas e vende-los pela App Store, Google Play, etc..
Meu nivel em JavaScript é muito básico. Procuro algo que não necessite de um entendimento avançado em programação.


Andei pesquisando e encontrei: (opinião própria e sujeita a mudanças)

- Construct 2 : Achei muito didático e intuitivo. U$79,00 para desbloquear todas as funções e ter a licença para venda. Contra: Raros tutoriais em português.

- GameSalad : Não testei pois está na versão 0.9.92 beta, poucos tutoriais e custa U$299,00 a licença pelo que eu entendi. Talvez exista uma licença mais em conta para usuários solitários.

- Stencyl : Parece ser bem amigável e bem documentado. Contra: $79 por ano (Desktop e Flash) ou $149 por ano (multi-plataforma). Raros tutoriais em português.

- GameMaker HTML5 : $99,00. Grande acervo de tutorias em portugues por ser mais popular.

Uma pergunta newbie: Como eu posso testar o GamaMaker HTML5 se só tem pra baixar o 8.1?

Eu estou entre o Construct 2 e o GameMaker.

Queria uma opinião, é realmente isso ou eu estou viajando?

Tem alguma dica?

Existe um outro melhor que não foi citado?

E nesse caso qual você escolheria? (acho q perguntar isso num fórum de GM é sacanagem..)

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Mensagem por Arkd Dom 22 Abr 2012, 23:25

olha, eu ja testei quase todos esses, meno o Salad, e tem um motivo para eu estar neste fórum, claro, escolhi o Game Maker, alem de simplificado, ele tem possibilidades infitas, alem de criar jogos até 3D, um teste que eu fiz aqui no fórum de um game html5, pesquisa ali: DEMO HTML5 - Asteróides 2000
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Mensagem por PedroX Seg 23 Abr 2012, 06:00

Recentemente eu pesquisei algumas engines, vi essa Stencyl, pensei que seria boa, mas acabei não gostando. Baixei o Construct 2 e estou com ele aqui. Ainda não comecei a trabalhar nele. O Tululoo Game Maker também ajuda nisso. É grátis e simples, parecido com o GM em sua interface e linguagem. Quanto ao GM:HTML5, creio que para mim não irá valer a pena comprar. Talvez eu compre o GM:Studio, mas só talvez.

Até mais!

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

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Mensagem por Roooger Seg 23 Abr 2012, 11:42

Eu acho que ter tutorial ou não em português não seja faça tanta diferença... eu já testei o Construct 2 e sei que ele é realmente muito bom, uma vez eu vi o GameSalad e descobri que ele é só para MAC OS, não sei se mudaram, mas era.. e o Stencyl sinceramente não me dei muito bem...
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Mensagem por peixoto Seg 23 Abr 2012, 11:50

Olá,

Eu prefiro o GameMaker HTML5.Pelo simplesfato de ja ter me acostumado com o GM, então a versão HTML5 deve ser tão simples e boa quando o game maker 8 por exemplo.

E também por que nao testei os outros neh xD


Até
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Mensagem por kappyh Seg 23 Abr 2012, 11:56

Então Minored,
Estamos na mesma situação.
Estava procurando uma game engine para produzir jogos para mobile (android e iOS) e HTML5,na minha faculdade e no meu curso só ensinam UDK e Unity,que pra minha infelicidade a licença custa os olhos da cara pra quem quer trabalhar sozinho.(apesar das engines serem simples também e terem uma vasta gama de recursos :/)
Olha o GameSalad é muito fácil de mexer,sistema drag & drop também,o problema é que você tem que ter um MAC ,pois até o momento não temos uma versão para Windows --'.Em breve vão lançar um curso no portal Luciano Augusto que vai ensinar produzir games com GameSalad,se quiser usar a engine recomendo o investimento no curso,lá vai sempre ter alguém pra te ajudar.
Conheci o Game Maker através da versão Studio que parece que irá atender todas as minhas necessidades,baixei a versão beta e já estou fazendo alguns testes e está me agradando bastante.Estou aguardando ansiosamente pelo lançamento da versão final para que eu possa comprar a licença.
Em relação as outras game engines não vou opinar porque infelizmente não conheço. ;(
Espero que consiga decidir.
Smile
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Mensagem por William Hatake Seg 02 Jul 2012, 22:37

Construct 2 acho que é melhor de todos, pois é simples, você pode fazer o que quiser nele, menos jogo de visão 3D mais pode usar Gráfico 3D e a questão de ter Tutorial, se tu quer fica dependendo de tutorial português nem tente cria um jogo em qualquer engine porque nunca vai existir programação em português para começo, e se não sabe ler inglês use Google Tradutor e pronto .

Testei o GM mais não gostei por que ele é muito bagunçado, gera muitas pastas e da muito trabalho fica tudo no mesmo lugar, agora C2 já não e atualmente até agora eu e minha equipe trabalhamos com C2.
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Mensagem por vini_gd Qua 24 Out 2012, 00:36

Já testei o Tululoo, Stencyl works, RPG Maker e uso o GMaker 8.1 Pro(tenho o Studio(lite) mais pra mim só mudou o fundo pra preto esperava mais do editor de scripts).

Tululoo = Leve(4.1 MB e não precisa ser instalado)
Pra quem mexe no GM não sente tanta diferença.
O legal é que os jogos são para HTML5.

Stencyl Works = O sistema de fisica já vem configurado.
O problema é ter que ficar arrastando comandos como "if"
Se fosse digitado seria mais fácil.

RPG Maker = Fácil, Só que no final os jogos sempre ficam parecidos

GMaker = Fácil(pra quem manja de programação e lógica essenciais
para criação de jogos)


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Mensagem por Need 90 Qua 24 Out 2012, 12:40

Depende cara, você não citou todos os contras, por exemplo, o stencyl, só tem D&D, é raro um local para digitar, isso torna chato. Vou citar alguns que já testei :

Game Maker HTML5 : Não tem funções boas, o meu jogo de zombies(link na assinatura), era pra ser feito em html5, mas ele não tem suporte para os mais simples códigos, até hoje eu tenho ele e não serve pra nada.

Tutulo GM : Como o Vinicius citou acima (ei, eu que sou o Vinícius =P), o tutulo é uma ótima alternativa, um problema que achei nele é alguns códigos serem mais complicados, até na gravidade por não ter a variável gravity.

Scrath : acho que o nome é assim, ele é algo simples, com interface simples e só pode ser usado em D&D, é quase impossível fazer algo nele.

Wintermute : é um programa para criar jogos simples, e ainda assim, a interface é muito bagunçada e difícil de entender.

RPG Maker 2000 2003/XP/VX : ele é ruim por um motivo, se você analisar a fundo, todos os jogos parecem iguais, a não ser que você ache um jogo de plataforma nele.

Stencyl : é até legal, tem varias possibilidades, mas ainda assim não permite você digitar os códigos.

Construct 2 : faz tempo que eu usei ele, não me lembro de muita coisa, mas é uma plataforma poderosa, porém, complexa(no início, depois é fichinha).

Unity 3D : bom, não tenho muito o que dizer, baixei ele a dois dias, mas gostei muito, porém, pode ser um pouco complexo, pode-se usar varias linguagens para criar jogos nele (JavaScript, C# ou Boo (Python))
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Mensagem por neoonline Qua 24 Out 2012, 23:45

Bom sou iniciante no Mundo do Game Maker, Porem sou estudante de CG.
Primeiro, a galera tem que ver que nao é simplesmente sair pegando as engines e testando se são boas ou nao.

Procure primeiro saber, o que voce procura, existem game engines 2d (Side Scrolling) e 3d Game Engines ( Onde trabalha nos 3 eixos cartesianos). Existem diversas.
Mas eu penso que quem faz a ferramenta é o profissional que a esta utilizando.

Seja 2d ou 3d Engines, querendo ou não voce ira trabalhar com programação seja basico ao avançado, porem engines 2d muitas utilizão o D&D.
Ja os motores 3d, voce ira ter o dobro de trabalho, dificilmente ira fazer algum projeto sozinho. Digo por experiencia propria, nunca iniciei algo sozinho. (Modelagem 3D, Animação, Programação, Render) e dentro de cada area existe varias etapas para conclusão do mesmos.
Bom escrevi até demais, vlw espero que ajude em algo

Obs. Referente a RPG Maker, é uma engina para games RPG, mas como disse que faz a ferramente é quem esta sentado em frente a tela do pc, veja videos no youtube de projetos do mesmo. ja vi coisas impresionantes
isso na epoca que estava no 2003.
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