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Room infinita??

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Room infinita??

Mensagem por Verde955 em Seg 09 Abr 2012, 19:48

eu vi algumas versões de minecraft 2d no youtube feitas no game maker , que o sistema de "terrain generator" era identico ao de minecraft, o player ficava andando por um bom tempo mas o mundo era infinito, queria saber se existe possibilidade disso acontecer, room ser infinita? se alguem souber fazer isso fala pf vlw glr.
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Re: Room infinita??

Mensagem por adão em Seg 09 Abr 2012, 20:06

não sei se tem;
mas use tamanhos imensos parra seus rooms por exenplo 999999x999999
asim seu room seria praticamente infinito
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Re: Room infinita??

Mensagem por Lukbebalduke em Seg 09 Abr 2012, 20:07

Criei aqueles sitemas em que quando vc chega numa estremidade da room sai na outra
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Re: Room infinita??

Mensagem por Verde955 em Seg 09 Abr 2012, 20:22

@adão escreveu:não sei se tem;
mas use tamanhos imensos parra seus rooms por exenplo 999999x999999
asim seu room seria praticamente infinito

isso não deixaria o jogo com "lag"?
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Re: Room infinita??

Mensagem por adão em Seg 09 Abr 2012, 21:02

então pode por 9999x9999 nau teria lag e se ker infinito use oque o pinpi falou
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Re: Room infinita??

Mensagem por William Lima em Seg 09 Abr 2012, 21:29

Eu faço o seguinte...
Coloco no draw de todos os objetos um código que desenha eles mesmos para que ao sair da room não apenas desapareça e apareça na outra extremidade, mas que seja também desenhado para não ficar feio... juntamente com um código que o faz ser teletransportado para o outro lado da extremidade da room.
E no player eu coloco o código para a view ficar sempre com o player como centro.

Códigos:
Draw de objetos em geral:


Código:

//"teletransporta"
if x>room_width{x=0}
if x<0{x=room_width}
//desenha o objeto
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y)
//desenha na horizontal
draw_sprite(sprite_index,image_index,x+room_width,y)
draw_sprite(sprite_index,image_index,x-room_width,y)
//desenha na vertical da room
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y+view_height)
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y-view_height)

E no objeto player você adiciona esse código juntamente com o anterior:
Código:

view_xview=x-view_wview/2
view_yview=y-view_hview/2

Acho que é isso, nem cheguei a testar, testa aí!
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Re: Room infinita??

Mensagem por Tedi Ripper em Seg 09 Abr 2012, 22:30

igual ao minecraft? Claro, mas só se vc quiser que seu FPS va a -32
nao recomendo mapas infinitos, um usuario aqui do forum fez um gerador de mapas, e só pra fazer um mapinha pequeno ja lago tudo aqui no pc, imagina um mapa infinito
(obs.: se fosse só pra direita, tudo bem, mas se for fazer infinitamente para a esquerda, buga, pq o game maker precisa que o player esteje em uma room, e uma view nao pode seguir para a esquerda (menos de 0))
um bom geito de fazer isso seria fazendo o player parado, mas com objetos se movendo, e a room, com um tamanho de 640x480 gerasse objetos por fora (-32 por exemplo), e uma INI poderia guardar os blocos para que quando o player voltasse lá, encontrasse o que fez...

de qualquer modo, isso é dificil, tome como base, o minecraft do site, aquele com um mundo bem pequeno ;D

té mais
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Re: Room infinita??

Mensagem por William Lima em Seg 09 Abr 2012, 22:37

(obs.: se fosse só pra direita, tudo bem, mas se for fazer infinitamente para a esquerda, buga, pq o game maker precisa que o player esteje em uma room, e uma view nao pode seguir para a esquerda (menos de 0))
Não buga não, Já fiz isso muitas vezes... mas você tem que manusear a view manualmente... assim como disse no code que passei antes:
Código:
view_xview=object_player.x-view_wview/2
De um lado você está certo... porque a view não seguirá negativamente... mas quando player chegar a ter seu valor x<0 ele irá lá para o outro lado da room sem um notória mudança de sprites ou de posição de view...
ele dará uma espécie de loop ná room mas de uma forma contínua!
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Re: Room infinita??

Mensagem por Tedi Ripper em Seg 09 Abr 2012, 22:41

@William Lima escreveu:
(obs.: se fosse só pra direita, tudo bem, mas se for fazer infinitamente para a esquerda, buga, pq o game maker precisa que o player esteje em uma room, e uma view nao pode seguir para a esquerda (menos de 0))
Não buga não, Já fiz isso muitas vezes... mas você tem que manusear a view manualmente... assim como disse no code que passei antes:
Código:
view_xview=object_player.x-view_wview/2
De um lado você está certo... porque a view não seguirá negativamente... mas quando player chegar a ter seu valor x<0 ele irá lá para o outro lado da room sem um notória mudança de sprites ou de posição de view...
ele dará uma espécie de loop ná room mas de uma forma contínua!

o problema é que depois de um tempo o cara vai chegar ao mesmo ponto, ou sua casa, n sei, ai vai perde a graça do jogo, tipo, o minecraft gera mais world, mas nunca chega ao mesmo ponto (eu tentei, n da)
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Re: Room infinita??

Mensagem por superrafao em Seg 09 Abr 2012, 22:45

Ficaria melhor de um jeito que, não so o minecraft, mas tambem o terraria(Minecraft e terraria tem os mesmos gêneros,porem com dimensão diferente), mario, sonic, e etc.
E o seguinte, eu não sei como fas, mas alguem aqui do forum pode saber:
Você já reparou que no mario você chuta a casca de tartaruga e vc deixa ela rolar alem da view, longe mesmo, depois que você anda na tal direção, não tem buraco, mas tem parede, ai vem a questão, porque a casca não voltou?
Ai quando vc volta onde a tartaruga estava no inicio, e ela esta la inteira, sinistro não?
Você pode fazer com que os blocos e tal, sejam apagados a uma certa distancia, e criadas no mesmo logar, tambem a uma certa distancia.
Tente fazer isso com o que você já aprendeu com o GM, use como treino.
E so isso, FUI...
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Re: Room infinita??

Mensagem por PedroX em Ter 10 Abr 2012, 14:16

É impossível a room ser infinita, você precisaria de memória infinita.
Você pode simular uma room infinita, destruindo os objetos e criando novos nas posições em que estavam.
No concurso de jogos infinitos houve várias ideias boas, se lhe interessar, veja.

Resumindo, não é possivel. Só é possivel simular.

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