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Room infinita??
+3
Lukbebalduke
adão
Verde955
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Room infinita??
eu vi algumas versões de minecraft 2d no youtube feitas no game maker , que o sistema de "terrain generator" era identico ao de minecraft, o player ficava andando por um bom tempo mas o mundo era infinito, queria saber se existe possibilidade disso acontecer, room ser infinita? se alguem souber fazer isso fala pf vlw glr.
Verde955- Data de inscrição : 07/04/2012
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Re: Room infinita??
não sei se tem;
mas use tamanhos imensos parra seus rooms por exenplo 999999x999999
asim seu room seria praticamente infinito
mas use tamanhos imensos parra seus rooms por exenplo 999999x999999
asim seu room seria praticamente infinito
adão- Data de inscrição : 22/03/2012
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Re: Room infinita??
Criei aqueles sitemas em que quando vc chega numa estremidade da room sai na outra
Lukbebalduke- Games Ranking :
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Re: Room infinita??
adão escreveu:não sei se tem;
mas use tamanhos imensos parra seus rooms por exenplo 999999x999999
asim seu room seria praticamente infinito
isso não deixaria o jogo com "lag"?
Verde955- Data de inscrição : 07/04/2012
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Re: Room infinita??
então pode por 9999x9999 nau teria lag e se ker infinito use oque o pinpi falou
adão- Data de inscrição : 22/03/2012
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Re: Room infinita??
Eu faço o seguinte...
Coloco no draw de todos os objetos um código que desenha eles mesmos para que ao sair da room não apenas desapareça e apareça na outra extremidade, mas que seja também desenhado para não ficar feio... juntamente com um código que o faz ser teletransportado para o outro lado da extremidade da room.
E no player eu coloco o código para a view ficar sempre com o player como centro.
Códigos:
Draw de objetos em geral:
E no objeto player você adiciona esse código juntamente com o anterior:
Acho que é isso, nem cheguei a testar, testa aí!
Coloco no draw de todos os objetos um código que desenha eles mesmos para que ao sair da room não apenas desapareça e apareça na outra extremidade, mas que seja também desenhado para não ficar feio... juntamente com um código que o faz ser teletransportado para o outro lado da extremidade da room.
E no player eu coloco o código para a view ficar sempre com o player como centro.
Códigos:
Draw de objetos em geral:
- Código:
//"teletransporta"
if x>room_width{x=0}
if x<0{x=room_width}
//desenha o objeto
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y)
//desenha na horizontal
draw_sprite(sprite_index,image_index,x+room_width,y)
draw_sprite(sprite_index,image_index,x-room_width,y)
//desenha na vertical da room
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y+view_height)
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y-view_height)
E no objeto player você adiciona esse código juntamente com o anterior:
- Código:
view_xview=x-view_wview/2
view_yview=y-view_hview/2
Acho que é isso, nem cheguei a testar, testa aí!
Re: Room infinita??
igual ao minecraft? Claro, mas só se vc quiser que seu FPS va a -32
nao recomendo mapas infinitos, um usuario aqui do forum fez um gerador de mapas, e só pra fazer um mapinha pequeno ja lago tudo aqui no pc, imagina um mapa infinito
(obs.: se fosse só pra direita, tudo bem, mas se for fazer infinitamente para a esquerda, buga, pq o game maker precisa que o player esteje em uma room, e uma view nao pode seguir para a esquerda (menos de 0))
um bom geito de fazer isso seria fazendo o player parado, mas com objetos se movendo, e a room, com um tamanho de 640x480 gerasse objetos por fora (-32 por exemplo), e uma INI poderia guardar os blocos para que quando o player voltasse lá, encontrasse o que fez...
de qualquer modo, isso é dificil, tome como base, o minecraft do site, aquele com um mundo bem pequeno ;D
té mais
nao recomendo mapas infinitos, um usuario aqui do forum fez um gerador de mapas, e só pra fazer um mapinha pequeno ja lago tudo aqui no pc, imagina um mapa infinito
(obs.: se fosse só pra direita, tudo bem, mas se for fazer infinitamente para a esquerda, buga, pq o game maker precisa que o player esteje em uma room, e uma view nao pode seguir para a esquerda (menos de 0))
um bom geito de fazer isso seria fazendo o player parado, mas com objetos se movendo, e a room, com um tamanho de 640x480 gerasse objetos por fora (-32 por exemplo), e uma INI poderia guardar os blocos para que quando o player voltasse lá, encontrasse o que fez...
de qualquer modo, isso é dificil, tome como base, o minecraft do site, aquele com um mundo bem pequeno ;D
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Re: Room infinita??
Não buga não, Já fiz isso muitas vezes... mas você tem que manusear a view manualmente... assim como disse no code que passei antes:(obs.: se fosse só pra direita, tudo bem, mas se for fazer infinitamente para a esquerda, buga, pq o game maker precisa que o player esteje em uma room, e uma view nao pode seguir para a esquerda (menos de 0))
- Código:
view_xview=object_player.x-view_wview/2
ele dará uma espécie de loop ná room mas de uma forma contínua!
Re: Room infinita??
William Lima escreveu:Não buga não, Já fiz isso muitas vezes... mas você tem que manusear a view manualmente... assim como disse no code que passei antes:(obs.: se fosse só pra direita, tudo bem, mas se for fazer infinitamente para a esquerda, buga, pq o game maker precisa que o player esteje em uma room, e uma view nao pode seguir para a esquerda (menos de 0))De um lado você está certo... porque a view não seguirá negativamente... mas quando player chegar a ter seu valor x<0 ele irá lá para o outro lado da room sem um notória mudança de sprites ou de posição de view...
- Código:
view_xview=object_player.x-view_wview/2
ele dará uma espécie de loop ná room mas de uma forma contínua!
o problema é que depois de um tempo o cara vai chegar ao mesmo ponto, ou sua casa, n sei, ai vai perde a graça do jogo, tipo, o minecraft gera mais world, mas nunca chega ao mesmo ponto (eu tentei, n da)
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Re: Room infinita??
Ficaria melhor de um jeito que, não so o minecraft, mas tambem o terraria(Minecraft e terraria tem os mesmos gêneros,porem com dimensão diferente), mario, sonic, e etc.
E o seguinte, eu não sei como fas, mas alguem aqui do forum pode saber:
Você já reparou que no mario você chuta a casca de tartaruga e vc deixa ela rolar alem da view, longe mesmo, depois que você anda na tal direção, não tem buraco, mas tem parede, ai vem a questão, porque a casca não voltou?
Ai quando vc volta onde a tartaruga estava no inicio, e ela esta la inteira, sinistro não?
Você pode fazer com que os blocos e tal, sejam apagados a uma certa distancia, e criadas no mesmo logar, tambem a uma certa distancia.
Tente fazer isso com o que você já aprendeu com o GM, use como treino.
E so isso, FUI...
E o seguinte, eu não sei como fas, mas alguem aqui do forum pode saber:
Você já reparou que no mario você chuta a casca de tartaruga e vc deixa ela rolar alem da view, longe mesmo, depois que você anda na tal direção, não tem buraco, mas tem parede, ai vem a questão, porque a casca não voltou?
Ai quando vc volta onde a tartaruga estava no inicio, e ela esta la inteira, sinistro não?
Você pode fazer com que os blocos e tal, sejam apagados a uma certa distancia, e criadas no mesmo logar, tambem a uma certa distancia.
Tente fazer isso com o que você já aprendeu com o GM, use como treino.
E so isso, FUI...
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
Re: Room infinita??
É impossível a room ser infinita, você precisaria de memória infinita.
Você pode simular uma room infinita, destruindo os objetos e criando novos nas posições em que estavam.
No concurso de jogos infinitos houve várias ideias boas, se lhe interessar, veja.
Resumindo, não é possivel. Só é possivel simular.
Você pode simular uma room infinita, destruindo os objetos e criando novos nas posições em que estavam.
No concurso de jogos infinitos houve várias ideias boas, se lhe interessar, veja.
Resumindo, não é possivel. Só é possivel simular.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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