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Colisão entre objetos
5 participantes
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Colisão entre objetos
Como faz quando um objeto colidir em um certo lugar do outro objeto esse mesmo objeto se mova? :|
Wallacy Sebastian- Data de inscrição : 11/12/2008
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Re: Colisão entre objetos
No objeto que vc quer colidir, set o evento colisão com o player, e execute code:
Espero ter ajudado, flw
- Código:
if (other.x)>x{
x+=SPEED //em SPEED vc coloca a velocidade do seu personagem qdo anda
}
if (other.x)<x{
x-=SPEED //em SPEED vc coloca a velocidade do seu personagem qdo anda
}
Espero ter ajudado, flw
Juninho- Data de inscrição : 11/08/2008
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Re: Colisão entre objetos
vc quer saber o lugar???
use um for aninhado com outro for para varrer a sprite a procura de colisoes, assim vc sabera a posição exata da colisao
use um for aninhado com outro for para varrer a sprite a procura de colisoes, assim vc sabera a posição exata da colisao
Re: Colisão entre objetos
KKKKK, juninho q player? Naum tem player é só o objeto xD
Wallacy vc precisa ser mais descritivo. O mais básico é usar as bbox pra se orientar.
No evento de colisão de um objeto com o outro vc pode usar o IF com a bbox pra saber se colidiu emcima, embaixo ou dos lados do outro objeto:
if y<other.bbox_top //emcima
if y>other.bbox_bottom //embaixo
if x>other.bbox_right //a direita
if x<other.bbox_left //a esquerda
Outro caso seria se vc quiser saber se um objeto colidiu em uma area dentro de outro objeto(a bala acertou o olho do chefaum, o unico ponto fraco na maioria das vezes) Aew vc iria precisar usar uma mascara(mask)
E por ultimo pra fazer q um objeto se mova tem inumeras maneiras. Vc precisa ser mais especifico. Pra cima? Pra baixo? Pra direção oposta ao outro objeto? Na direção do outro objeto? Em direção a lua? Ao boteco? A prassa da sé? xD
Wallacy vc precisa ser mais descritivo. O mais básico é usar as bbox pra se orientar.
No evento de colisão de um objeto com o outro vc pode usar o IF com a bbox pra saber se colidiu emcima, embaixo ou dos lados do outro objeto:
if y<other.bbox_top //emcima
if y>other.bbox_bottom //embaixo
if x>other.bbox_right //a direita
if x<other.bbox_left //a esquerda
Outro caso seria se vc quiser saber se um objeto colidiu em uma area dentro de outro objeto(a bala acertou o olho do chefaum, o unico ponto fraco na maioria das vezes) Aew vc iria precisar usar uma mascara(mask)
E por ultimo pra fazer q um objeto se mova tem inumeras maneiras. Vc precisa ser mais especifico. Pra cima? Pra baixo? Pra direção oposta ao outro objeto? Na direção do outro objeto? Em direção a lua? Ao boteco? A prassa da sé? xD
Re: Colisão entre objetos
Outro caso seria se vc quiser saber se um objeto colidiu em uma area dentro de outro objeto(a bala acertou o olho do chefaum, o unico ponto fraco na maioria das vezes) Aew vc iria precisar usar uma mascara(mask)
cara, desenvolvi esse script q salva a posição wolrd de uma colisao:
- Código:
for ( h = 0 ; h <= sprite_width ; h += 1 ) {
for ( v = 0 ; v <= sprite_height ; v += 1 ) {
if (position_meeting(x + h, y + v, other)) {
colisao_x = x + h;
colisao_y = y + v;
}
}
}
Re: Colisão entre objetos
Naum rola. Há muitos erros alem disso acho q agente devia esperar ele nos dar uma descrição mais descritiva do q deseja.
Re: Colisão entre objetos
foi mal não expliquei direito msm :|
por exemplo: o player colide em cima do objeto, aí eu queria que esse objeto fosse
para baixo, tipo se colidir na esquerda o objeto vai pra direita, se a colisão for na direita o objeto vai para a esquerda.
por exemplo: o player colide em cima do objeto, aí eu queria que esse objeto fosse
para baixo, tipo se colidir na esquerda o objeto vai pra direita, se a colisão for na direita o objeto vai para a esquerda.
Wallacy Sebastian- Data de inscrição : 11/12/2008
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Re: Colisão entre objetos
KKKKK, juninho q player? Naum tem player é só o objeto xD
por exemplo: o player colide em cima do objeto [...]
Hmm, parece que tem player sim.
É só fazer assim:
No evento do player colidir com o objeto, coloque isso:
other.x += hspeed;
other.y += vspeed;
Seu jogo deve ser visto de cima, certo?
Se seu personagem pode andar na diagonal, para evitar erros faça assim:
No evento do player colidir com o objeto:
if ((bbox_right < other.bbox_left) || (bbox_left > other.bbox_right))
other.x += hspeed;
else if ((bbox_bottom < other.bbox_top) || (bbox_top > other.bbox_bottom))
other.y += vspeed;
Não testei mas acho que funciona.
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: Colisão entre objetos
vlw
mas o objeto esta movendo só para a direita e para baixo.
como faz pra mover pra esquerda ou pra cima?
mas o objeto esta movendo só para a direita e para baixo.
como faz pra mover pra esquerda ou pra cima?
Wallacy Sebastian- Data de inscrição : 11/12/2008
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Re: Colisão entre objetos
pow cara, examina bem o code, acredito que vc tem capacidade para fazer, queremos que vc aprenda, pelo menos tente!
Re: Colisão entre objetos
[code]
if direita = true{
if ((bbox_right < other.bbox_left) || (bbox_left > other.bbox_right)){
other.x += 5;
}else{
other.x -= 5;
}
}
if baixo = true{
if ((bbox_top < other.bbox_bottom) || (bbox_bottom > other.bbox_top)){
other.y += 5;
}else{
other.y -=5;
}
}
enfim, consegui
if direita = true{
if ((bbox_right < other.bbox_left) || (bbox_left > other.bbox_right)){
other.x += 5;
}else{
other.x -= 5;
}
}
if baixo = true{
if ((bbox_top < other.bbox_bottom) || (bbox_bottom > other.bbox_top)){
other.y += 5;
}else{
other.y -=5;
}
}
enfim, consegui
Wallacy Sebastian- Data de inscrição : 11/12/2008
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