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[Resolvido]Dúvida com collision_point
4 participantes
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[Resolvido]Dúvida com collision_point
Bom, estou fazendo o Zombies 2 e estou com um problema, quando a bala atingir o x e y que foi clicado, ela vai ser destruída, para isso coloquei no create :
E no step :
Mas, quando ela atinge o x e y definido, ela não destrói, poderiam me ajudar???
Grato desde já !
- Código:
mxp=mouse_x
myp=mouse_y
move_towards_point (mouse_x,mouse_y,20)
E no step :
- Código:
if collision_point (mxp,myp,obj_balap1,1,1){
instance_destroy()
}
Mas, quando ela atinge o x e y definido, ela não destrói, poderiam me ajudar???
Grato desde já !
Última edição por Need 90 em Qui 05 Abr 2012, 11:14, editado 2 vez(es)
Re: [Resolvido]Dúvida com collision_point
Parece que tem 2 erros aí.
1 - A colisão está sendo verificada com o obj_balap1. Essa é a própria bala, o próprio objeto verificando se o ponto colide com ele, certo? Nesse caso, o argumento notme deveria ser false, senão a bala nunca vai aceitar a colisão com ela mesma.
2 - Você pergunta a respeito de collision_line (no título) mas usa collision_point. Pode ter sido um engano na hora de digitar o título, mas pode ter sido uma confusão na hora de escrever o código mesmo.
A velocidade de movimento é 20. Normalmente isso é maior que a sprite de uma bala. Se for o caso, existe a possibilidade do tiro passar batido pelo ponto (uma bala 10 x 10, num step está a 5 pixels de tocá-lo e, no step seguinte, está a 5 pixels após o ponto). Talvez checar se distância entre a bala e o ponto é menor que a velocidade seja mais eficiente.
1 - A colisão está sendo verificada com o obj_balap1. Essa é a própria bala, o próprio objeto verificando se o ponto colide com ele, certo? Nesse caso, o argumento notme deveria ser false, senão a bala nunca vai aceitar a colisão com ela mesma.
2 - Você pergunta a respeito de collision_line (no título) mas usa collision_point. Pode ter sido um engano na hora de digitar o título, mas pode ter sido uma confusão na hora de escrever o código mesmo.
A velocidade de movimento é 20. Normalmente isso é maior que a sprite de uma bala. Se for o caso, existe a possibilidade do tiro passar batido pelo ponto (uma bala 10 x 10, num step está a 5 pixels de tocá-lo e, no step seguinte, está a 5 pixels após o ponto). Talvez checar se distância entre a bala e o ponto é menor que a velocidade seja mais eficiente.
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Re: [Resolvido]Dúvida com collision_point
Então seria algo mais ou menos assim :
Qual é a tag Gml mesmo? Que deixa no formato de gml. Fica melhor de entender.
Eu tinha errado o titulo do tópico mesmo. Desculpe.
@Edit
Resolvido, fiz uma gambiarra aqui e funcionou.
- Código:
if distance_to_point (mxp,myp)<20{
instance_destroy()
}
Qual é a tag Gml mesmo? Que deixa no formato de gml. Fica melhor de entender.
Eu tinha errado o titulo do tópico mesmo. Desculpe.
@Edit
Resolvido, fiz uma gambiarra aqui e funcionou.
Re: [Resolvido]Dúvida com collision_point
É Need 90, isso deve funcionar.
A tag gml é gml mesmo.
Meu código
Não funciona mais. Vou tentar resolver isso.
A tag gml é gml mesmo.
- Código:
<gml>Meu código</gml>
Não funciona mais. Vou tentar resolver isso.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: [Resolvido]Dúvida com collision_point
Amigo, essa bala pode saltar o ponto de destino com "move_towards_point" mas também pode acontecer isso usando "speed" e "point_distance". Se você checar se o valor da distância que ela percorreu é maior ou igual, funciona, mas se for checar o ponto exato, pode não funcionar pelo mesmo motivo que o saim disse aí.
Se vc quer que ela chegue no ponto exato, tenta isso no step:
Falou!
Se vc quer que ela chegue no ponto exato, tenta isso no step:
- Código:
move_towards_point(
mxp,
myp,
min(20, point_distance(x, y, mpx, mpy))
);
Falou!
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Re: [Resolvido]Dúvida com collision_point
Ninja8086, esse seu código funciona se for colocado no step, só que o Need90 colocou o move_towards só no create.
Mas o dele também é bom. Em qualquer geometria, se a movimentação é numa velocidade V em direção a um ponto, em algum momento a distância até esse ponto SERÁ menor que V. Na verdade, se quiser usar <= (V/2), também pode-se afirmar que cedo ou tarde o teste retornará true.
Mas o dele também é bom. Em qualquer geometria, se a movimentação é numa velocidade V em direção a um ponto, em algum momento a distância até esse ponto SERÁ menor que V. Na verdade, se quiser usar <= (V/2), também pode-se afirmar que cedo ou tarde o teste retornará true.
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