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Gêneros/Estilos de jogos

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Gêneros/Estilos de jogos Empty Gêneros/Estilos de jogos

Mensagem por Golpe Baixo Ter 10 Abr 2012, 19:41


Gêneros/Estilos de jogos



Aqui estão listados os principais gêneros/estilos de jogos, de acordo com o momento em que eu vou começar um projeto :

Plataforma :

Gênero muito conhecido por todos, é uma das escolhas que passam na minha mente quando vou começar um novo projeto, mas incrivelmente essa quase nunca é a escolha final. Um dos objetivos que quero alcançar é conseguir completar um jogo de plataforma decente e que não seja clichê (um bom game designer consegue fazer um clichê interessante, mas não sei se sou bom o bastante). As minhas principais referências desse item são Super Mario Bros. e Sonic the Hedgehog.

Puzzle :

Essa é a minha principal escolha. Puzzles são muito interessantes para mim, principalmente porque você tem que fazer o jogador pensar antes de fazer qualquer movimento ou escolha. Outro critério interessante para que essa seja a minha principal escolha é o público, geralmente puzzles são muito bem aceitos pelos jogadores, o que aumenta a possibilidade reconhecimento do seu projeto e uma possível comercialização.

Arcade :

Mesmo não sendo a primeira, é uma das possibilidades que tem mais peso na escolha final. Jogos arcade também são bem aceitos pelo público, já que os jogos desse gênero tendem a ser um jogo envolvente, que prende o jogador. A única coisa que é complicada de decidir é o que vai acontecer no jogo, a ideia principal; visto que os jogadores que escolhem esses jogos querem fazer pontos, é difícil achar alguma ideia que dê para fazer algo não repetitivo.

Side - Scrolling Shooters/ Shmups :

Ao contrário das outras, essa é uma opção que eu nunca escolhi. O motivo é que eu não me dou bem com jogos desse estilo, sempre que tento colocar minhas ideias em prática fica uma coisa muito estranha de se jogar. Sempre quis fazer um side - scrolling shooter, mas acontece isso sempre.



Bom, espero que vocês deem suas opiniões sobre isso, é bom compartilhar informações para que todos aprendam mais e mais os conceitos de desenvolvimento de jogos.
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Mensagem por Neutral Ter 10 Abr 2012, 20:06

Por-favor, ninguém fala em jogos educativos e jogos publicitários Gostei do resumo. Eu incluiria também topdown shooters, adventures/point 'n clicks, beat' em ups/ hack and slashs... Tem muita coisa a ser explorada.

Também é muito comum jogos que misturam diversos gêneros: Contra (Plataforma, Shooter, Arcade), 1213 (Adventure, Plataforma, Shooter)... As possibilidades são imensas.
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Mensagem por luiz_eldorado Ter 10 Abr 2012, 20:10

Achei boa esta lista com alguns generos. Mas acho que faltou algumas bem importantes, como Esporte, Corrida (não, não pode ficar dentro de esportes), Luta, FPS...
Dá pra dar uma boa melhorada, por isso recomendo isto pra você ler.
Até mais!
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Mensagem por Golpe Baixo Ter 10 Abr 2012, 20:15

Neutral :

Esses estilos que você citou são interessantes também, mas geralmente eu não levo em conta na hora de começar um projeto novo.

luiz_eldorado :

Sim, jogos de esportes e corrida são interessantes também (jogos de corrida são minha preferência quando vou jogar algum jogo), mas acho que você não compreendeu bem o objetivo do tópico. Razz

Esses itens que coloquei na lista são as escolhas que levo em consideração quando vou começar um novo projeto, não os que mais gosto. Claro que o objetivo principal não é espalhar a minha opinião, mas sim começar um assunto para que outras pessoas possam dar a sua também, inclusive você. Smile



Obrigado aos dois por comentarem.
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Mensagem por Neutral Ter 10 Abr 2012, 20:28

Esses estilos que você citou são interessantes também, mas geralmente eu não levo em conta na hora de começar um projeto novo.

Sim, claro, eu estava falando de mim mesmo xD.

Ah, tinha esquecido de comentar:

Um dos objetivos que quero alcançar é conseguir completar um jogo de plataforma decente e que não seja clichê

Acho que os "clichês" podem ser usados a seu favor também, alias, são usados com bastante frequência. Oque seriam dos FPS's sem o clássico barril explosivo ao estilo DOOM?
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Mensagem por Golpe Baixo Ter 10 Abr 2012, 21:03

Neutral :

Acho que os "clichês" podem ser usados a seu favor também, alias, são usados com bastante frequência. Oque seriam dos FPS's sem o clássico barril explosivo ao estilo DOOM?

Para mim, desde o CS para cá, todos os FPS são a mesma coisa, só alternam entre guerra e aliens/zumbis/monstros. Você não tem como fugir do clichê quando se trata de FPS, já em jogos de plataforma existem mais horizontes ainda não explorados, creio eu.
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Mensagem por gabrielsch Ter 10 Abr 2012, 23:19

Golpe Baixo escreveu:
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Acho que os "clichês" podem ser usados a seu favor também, alias, são usados com bastante frequência. Oque seriam dos FPS's sem o clássico barril explosivo ao estilo DOOM?

Para mim, desde o CS para cá, todos os FPS são a mesma coisa, só alternam entre guerra e aliens/zumbis/monstros. Você não tem como fugir do clichê quando se trata de FPS, já em jogos de plataforma existem mais horizontes ainda não explorados, creio eu.
Depois do meu favorito Quake 2 todos os jogos até hoje trazem apenas sangue, tiro descontrolado, jogabilidade rápida entre outros... Alias, até a própria
Source Engine se baseou no Quake! E fez um belo trabalho!

Mas voltado ao assunto do tópico:
Eu não crio um novo projeto e penso em um estilo de jogo, eu tenho uma ideia, penso no estilo que melhor se encaixa e depois crio um novo projeto.
Não sei se mais alguém faz isso, mas nunca se sabe!
 
Flw! sorrindo2
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Gêneros/Estilos de jogos Empty Re: Gêneros/Estilos de jogos

Mensagem por saim Qua 11 Abr 2012, 08:10

Voltamos à discussão de "como começar um projeto"...
Particularmente, eu sempre tento fazer um jogo sem me preocupar se ele poderia ser encaixado em alguma categoria. Penso no que poderia ser divertido e crio a engine principal, depois volto adicionando aquelas coisinhas que todo mundo adora (powerups, mini-puzzles, upgrades), além de tentar elevar ao máximo o aproveitamento de algumas idéias (tipo fazer o remake do jogo antes do jogo estar pronto).

Como minhas referências são de jogos bem caracterizados, acaba que normalmente dá pra encaixar o resultado final em alguma categoria (principalmente arcade ou puzzles), mas isso não é uma garantia.
Imagino o que sairia de alguém com essa metodologia e sem conhecimento nenhum de jogos consagrados.

Por algum motivo, a imensa maioria dos meus jogos (todos que eu me lembro agora) é em top-down. Acho que eu gosto da mobilidade em duas dimensões, de manter o jogador atento a todas as direções. Mas o projeto que eu tenho como "meu grande jogo" (ainda mantido em segredo, porque não sei se um dia vou chegar a produzir) é em plataforma.
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Mensagem por shatterhand2 Sex 13 Abr 2012, 17:50

Golpe Baixo escreveu:
Neutral :

Acho que os "clichês" podem ser usados a seu favor também, alias, são usados com bastante frequência. Oque seriam dos FPS's sem o clássico barril explosivo ao estilo DOOM?

Para mim, desde o CS para cá, todos os FPS são a mesma coisa, só alternam entre guerra e aliens/zumbis/monstros. Você não tem como fugir do clichê quando se trata de FPS, já em jogos de plataforma existem mais horizontes ainda não explorados, creio eu.

Portal quer conversar com você.

Dá pra fazer muita coisa com o gênero FPS, mas como é um dos gêneros mais populares, ninguém se arrisca.

Plataforma 2D não é exatamente um gênero muito popular atualmente, então o simples fato de uma empresa estar fazendo um jogo nesse gênero já é um risco... então já que é pra arriscar, o pessoal acaba tentando fazer coisas mais diferentes.

Mas mesmo nos FPS, veja Deus EX, System Shock, Robinson's Requiem, Hired Guns, Strife, Behind the Iron Gate, Portal (Se você considera-lo um FPS).. cada um desses são jogos são bem únicos.. o próprio Half-Life pode não parecer agora, mas era absurdamente original na época, e introduziu muita coisa no gênero que hoje temos como "normal".
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Gêneros/Estilos de jogos Empty Re: Gêneros/Estilos de jogos

Mensagem por GameMakerTutoriais Sex 13 Abr 2012, 21:50


FPS é um estilo fadado ao "arroz com feijão", não dá pra fugir muito do que já é, mas às vezes a gente se surpreende. O mercado desse gênero hoje é tão concorrido que quando eles resolvem fazer algo realmente bom, o bicho pega. Recomendo alguns também (além do Portal 2, que é espetacular):

-> Metroid Prime
-> Dead Island (difícil T_T)
-> Borderlands (maravilhoso)
-> Bullet Storm (o mais emocionante fps da geração 360, pau a pau com MW3 e Black Ops)

Desses que o shatterhand2 citou, só conheço mesmo o Deus EX, Strife, Portal e o Half-Life *_*. Esse "Behind the Iron Gate" parece ser antigo pra caramba. Pérola *__*

Valeu!
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Gêneros/Estilos de jogos Empty Re: Gêneros/Estilos de jogos

Mensagem por Neutral Sex 13 Abr 2012, 22:02

-> Bullet Storm (o mais emocionante fps da geração 360, pau a pau com MW3 e Black Ops)

MW3 é o típico estilo de FPS que não consigo jogar muito tempo... Não sei porque, talvez por ser muito "reto". O Bullet Storm e Black Ops já conheço, mas nunca cheguei a jogar.

Já que estão discutindo sobre FPS's, me lembrei dessa imagem aqui, que compara o level design dos FPS's a 20 anos e atualmente:

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Cof cof... MW3, Halo...
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Mensagem por Kaique_Staff Sex 13 Abr 2012, 22:17

Achei muito interessante essa imagem que o Neutral postou infelizmente é verdade as pessoas exageram nos gráficos ( particularmente é o que mais aprecio nos games (tanto que a parte mais fundamental do meu 360 é o cabo HDMI)) E esquecem da jogabilidade de que para um jogo ser interessante ele deve te mostrar que você deve fazer uma escolha o certo e o errado por isso gosto daqueles games com cutscenes que tem as opções tipo SALVAR SEU AMIGO, MATAR O INIMIGO.

acho muito importante a jogabilidade as coisas mudaram Mad
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Mensagem por PedroX Sex 13 Abr 2012, 22:37

Realmente, a ordem das ideias para mim é essa.
Sempre penso em plataforma, mas às vezes é difícil inovar.
Penso em puzzle, mas ideias são complicadas.
Penso em arcade (mais para nave), mas jogos de nave para mim acabam dando no mesmo.
Aí penso em carros, meu projeto atual.

Pensando em 3D, FPS é algo que acaba ficando muito igual.
Agora, há jogos 3D (os quais ainda não joguei) que são bem legais e não aparentam ser clichês. Por exemplo, Sonic, Mario Kart 3D (não sei o nome oficial), Prototype, Futebol (PES e FIFA), entre outros.

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Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

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Gêneros/Estilos de jogos Empty Re: Gêneros/Estilos de jogos

Mensagem por Golpe Baixo Sex 13 Abr 2012, 23:02

Pedrø :

É uma pena que só você tenha entendido o objetivo do tópico, mesmo que parecendo ser pela metade.



Já que agora o assunto é FPS, para mim a maioria são clichês. As empresas de hoje só querem aumentar a qualidade dos gráficos, o resto é a mesma porcaria. Alguns jogos já citados ai em cima que não fazem parte da maioria, tais como Portal, que podem até ser considerados FPS's decentes.
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