GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Hoje à(s) 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


[resolvido ]Direitos?

3 participantes

Ir para baixo

[resolvido ]Direitos? Empty [resolvido ]Direitos?

Mensagem por moisesBR Qui 29 Mar 2012, 00:39

A seguir, é realmente uma(s) dúvida(s) que levam a gente se manter na sombra afim de proteger nossos interesses financeiros, improváveis, mas nao impossíveis.

Nós users, quando criamos um game, caso ele venha ser uma adaptação, clone ou lgo do tipo que lembre um game famoso, nem cogitamos a idéia de assegurar algum direito sobre este ou aquele game, por que tal já possui dono.
Aí alguem diz: "criei o game do mário!" Se tratando do GM, eu diria que ele poderia ter criado a engine e olhe lá que até isso já tem dono! Ele apenas adaptou e pode ter sim criado algumas funções! Pois se observarmos, obrigatoriamente em algum lugar terá: seta prá direita o personagem vai pra direita e inevitavelmente ele terá que usar algo tipo "if keyboardcheck..."

Agora se criamos algo novo, inédito, no caso o roteiro, as idéias do game, sprites alias o conteúdo digamos... total, fora as enguines que fatalmente/provávelmente sao sempre as mesmas... Minha pergunta nesse caso é:
se postarmos algo do tipo aqui no GMBR, Há possibilidade de assegurarmos algum direito a uma criação pessoal?
Digamos assim:
Tenho a idéia, conteúdo, roteiro completo, personagens e sprites para criar um jogo do tipo de aventura, multiplataforma, decido postar e o que acontece(?)

a)-Minhas criações são usados em games profissionais e eu não ganho nem um obrigado! Zangado (produtores desconhecidos ou não (olheiros dentro do gmbr(?))) investigador
b)-Todos gostaram vale a pena produzi-lo com melhorias, e me fazem boa proposta. Aí vô pra galera! sunny
c)-Outro user leva a fama mesmo eu sendo o primeiro a postar e tendo como provar e conheço todo o projeto. Sou acusado de plágio. scratch
d)-Meu game é um lixo! Sou motivo de chacota. bravo nervoso
e)-parte do meu jogo está bom e outros nao, e algumas se parecem com o projeto de alguem. tonto

O que fazer? resguardar em cartório antes? patentear? há riscos em postar?
Reconheço que muitos de nos iremos demorar a chegar a isso (e os que chegam somem(?)).


Última edição por moisesBR em Dom 29 Abr 2012, 11:46, editado 1 vez(es)
moisesBR
moisesBR

Data de inscrição : 24/10/2009
Reputação : 15
Número de Mensagens : 885
Prêmios : [resolvido ]Direitos? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1


http://inprovise.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido ]Direitos? Empty Re: [resolvido ]Direitos?

Mensagem por Mannoroth Qui 29 Mar 2012, 02:32

uma dica q aprendi nos meus estudos da faculdade, é que é preferivel patentear no INPI em vez de cartório, o cartório e publico e as pessoas tem acesso, e podem fazer algo contra vc ou seu jogo, mesmo q nao dê em nada e possivel alguma dor de cabeça, o mais seguro é no INPI.
Tanto no caso d registrar nos correios quanto no caso dos cartórios será muito mais difícil provar que você criou o software se outra empresa ou pessoa tiver o software registrado no INPI posto que o processo do INPI envolve diversas pessoas, logo, para empresas é muito mais efetivo registrar o software no INPI.

quanto a ele terá que usar algo tipo "if keyboardcheck...", isso é função do game maker, se o cara comprou a versão paga do game maker ele tem direitos de usar da função mesmo, e se nao pagou e tá usando a versão lite ainda sim é legal e nao dá problema.

Uma coisa q tenho visto por aqui é que se esquecem que o roteiro tbm é alvo de plágio mesmo, como você falou moisesBR, e está certo. Já falaram q se o cara nao usar seus graficos ou sons, não dá plagio (uso de recursos) mas na verdade a defesa dos direitos autorais por lei preza muito o roteiro por ser 'criação de espirito' como chamam na lei, a parte tida como 'obra literária' do software.

Se suas criações foram usadas em games profissionais dando lucro a alguem, saiba que é irrenunciável o direito do autor ganhar 5% no minimo de lucros provenientes de direitos autorais. Se alguem ganhar às custas de criação sua, tu pode processar e a pessoa tera q pagar, salvo engano, tudo q ganhou, e mais indenização por danos morais se for o caso.

se alguma parte do seu projeto se parecer com projeto de alguem, isso e coincidencia e nao gera nada, mas isso vai a juízo se a parte q achar q foi copia assim se manifestar, te acusar, processar, e isso vai dos argumentos da defesa e tal, cada caso é um caso, ele vai tentar provar q tu teve como copiar, e tu tem q de alguma forma q provar q nao copiou. Em todo caso, se houver duvidas, o acusado de plagio nao é punido (in dubio pro reo).

O entendimento é q tu tem 5 anos pra se manifestar se alguem violou direitos autorais teus.

sobre o ponto c), se tu tem como provar q tu é o autor, o usuario que te acusou de plagio, tu pega ele e processa ele por calúnia. Acusar de plagio nao é brincadeira, e tu ainda ganha indenização no processo de calúnia e difamação (se todos te verem como plagiador).
Outra coisa importante, pra todos os efeitos, direitos autorais independe de registro ou patente, se alguem patenteou primeiro q tu uma obra que tu criou, tu pode processar a pessoa, provar q a obra foi tu que criou. Mas é mais seguro registrar. A minha dica é, se tu for fazer uso comercial do que tu criou, registra patente no INPI pra nao precisar ficar provando nada depois.
Mannoroth
Mannoroth

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D+D
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 841
Prêmios : [resolvido ]Direitos? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido ]Direitos? Empty Re: [resolvido ]Direitos?

Mensagem por moisesBR Qui 29 Mar 2012, 22:09

Valeu. Acho que o registro no INPI "caba" com essa "medorreia" What a Face . E acho que essa questão pode ajudar outros com dúvidas semelhantes.

O esquisito é que, tentei fazer essa pergunta tipo uma suposição, desviando o foco, mas pelo modo que falei, diz claramente que se refere a mim...(?) envergonhado
Na verdade, é besteira! Por mais idiota que seja, pretenção é o que nos move.

Curiosidade: por que não colocam no fórum uma enquete pra saber as intenções dos users, ou já tem?
moisesBR
moisesBR

Data de inscrição : 24/10/2009
Reputação : 15
Número de Mensagens : 885
Prêmios : [resolvido ]Direitos? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1


http://inprovise.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido ]Direitos? Empty Re: [resolvido ]Direitos?

Mensagem por shatterhand2 Qui 29 Mar 2012, 22:59

Qualquer pessoa que tenha "interesses financeiros" com criação de jogos, ou aprende a programar, ou então procure ter interesse em outra coisa.

É simples assim.

Ideia todo mundo tem. Eu tenho bilhões de ideias pra filmes, games, seriados, livros e o escambau.

O que vale mesmo é produzir.
shatterhand2
shatterhand2

Data de inscrição : 21/10/2009
Reputação : 11
Número de Mensagens : 649
Prêmios : [resolvido ]Direitos? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


http://bananabytes.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido ]Direitos? Empty Re: [resolvido ]Direitos?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos