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Aula 3 - Nossas primeiras linhas

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Mensagem por reddragon Qui 29 Jan 2009, 17:36

Ola galera!!! Quero frisar que é importante seguir a ordem das aulas porque estarei falando coisas que provavelmente quem não acompanhou as aulas anteriores não entenderá porque eu disse isso ou mostrei por riso quem não leu elas peso, por favor, que para e elas. Obrigado.

Nesta aula já estou avisando não irei usar tantas imagem como na aula anterior estão por favos prestem bastante atenção no que eu escrever porque as explicações vão estar ali.

Perguntas e mais perguntas.

Galera, nesta aula iremos falar um pouco sobre um conceito de inteligência, sim, a inteligência que o GM usa para fazer os jogos. Ela é baseada em uma estrutura de pergunta e resposta que é bem simples e fácil de ser compreendida.

Um exemplo disso seria assim:

Se cor_do_carro = vermelho {frase = Meu carro é vermelho!}

Bom foi feito a pergunta e se for confirmado que sim vai aparecer à frase “Meu carro é vermelho!”, mas se por acaso não for? Pode ser fito assim:

Se cor_do_carro = vermelho {
frase = Meu carro é vermelho!}
se não{
frase = Meu carro não é da cor que eu queria.}

É um conceito fácil de ser entendido. Primeiro a pergunta depois resposta confirmada e por ultimo a resposta alternativa.

Bom claro que no GM se você fosse fazer isso ele não entenderia nada porque existem os comandos certos para cada coisa estão vamos traduzir:

Se = if (do inglês: se)
Se não = else (do inglês: se não)

Refazendo a freasse ficaria assim:

if cor_do_carro = vermelho {
frase = “Meu carro é vermelho!”}
else{
frase = “Meu carro não é da cor que eu queria.”}

Se você fizer assim lá no GM vai dar certo.

Quando se faz perguntas podemos usar meios de comparação diferente e eles são:

=igual
>maior
<menor
!=diferente
>=maior ou igual
<=menor ou igual

Podemos então fazer a seguinte comparação:

if valor_do_carro <= 1000 {
frase = “Vou compra meu carro”}
else{
frase = “Ainda não tenho dinheiro suficiente”}

Podemos testar mais de uma variável de uma vez só com duas outras palavras E e OU.

No GM usa se:

E = and
OU = or

Estão vamos comparar os dois de cima juntos:

Usando and:

if cor_do_carro = vermelho and valor_do_carro <= 1000 {
frase = “Vou compra o carro que eu quero”}
else{
frase = “Só to dando uma olhada”}

Pergunta 1Pergunta 2Resposta
VerdadeVerdade1º resposta
VerdadeFalso2º resposta
FalsoVerdadeiro2º resposta
FalsoFalso2º resposta

Usando or:

if cor_do_carro = vermelho or valor_do_carro <= 1000 {
frase = “Gostei desse carro”}
else{
frase = “Desse eu não gostei”}

Pergunta 1Pergunta 2Resposta
VerdadeVerdade1º resposta
VerdadeFalso1º resposta
FalsoVerdadeiro1º resposta
FalsoFalso2º resposta

Pra quem conhece isso é lógica booleana não precisa ser um mestre no assunto, mas é bom ter uma noção para não ficar boiando.

Agora que já conhecemos um pouco sobre o IF vamos utilizar a aula passada e vamos fazer a mesma coisa, mas com GML.

Primeiro abra a aula anterior e ela deve estar assim:

Aula 3 - Nossas primeiras linhas Comotavaiu0

Delete tudo apertando DELETE em baixo e confirme em YES, e deixe assim:

Aula 3 - Nossas primeiras linhas Comodeveficarls9

Logo após vamos adicionar o que vamos precisar, iremos precisar do evento STEP e da lib EXECUTE CODE da aba CONTROL.

Evento step ele e um evento que é executado em todo o “ciclo” e é isso que iremos precisar.

Execute code é a lib que iremos precisar porque é nela que iremos escrever nosso código.

Então faça o seguinte:

Aula 3 - Nossas primeiras linhas Fassaissoeg8

Aparecera uma tela assim:

Aula 3 - Nossas primeiras linhas Vaiabriissomi4

Agora escreva isso:

Código:
if keyboard_check(vk_up){y -= 5}
if keyboard_check(vk_down){y += 5}
if keyboard_check(vk_left){x -= 5}
if keyboard_check(vk_right){x += 5}

Aula que vem eu explico o que esta escrito ali.

tutorial feito por RedDragon
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Mensagem por felipecastro Sex 30 Jan 2009, 01:11

Boa reddragon aula super fantastica .
e eu pensando que sabia o basico de GML mais ainda faltava algumas coisas, Happy
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Mensagem por Gusba Sex 30 Jan 2009, 01:26

cara eu diria para vc ensinar a gurizada de uma forma mais formal, preparando-as para uma linguagem de alto nivel, dicas:

== | igual

colocar checagens dentro de (), e ; após uma linha de comando e uma identação um poco mais correta exemplo:

Código:
if (cor_do_carro == vermelho and valor_do_carro <= 1000) {
      frase = "Vou compra o carro que eu quero";
}
else {
      frase = "Só to dando uma olhada";
}
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Mensagem por reddragon Sex 30 Jan 2009, 18:25

felipecastro e Gusba faleu ai pelos posts Very Happy

felipecastro valeu pelo elogio.

Gusbavaleu pela critica, mas não menosprezando sua opinião quero dizer que isso é pelo estilo do maker.

Usar () é bom eu mesmo já tive de usar em um script mas era uma situação muito complexa.

E eu nunca vi diferença em usar == ou = se você souber posta ai q fica uma explicação complementar na minha aula
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Mensagem por Phillipe Sex 30 Jan 2009, 18:42

Muito boa a aula mesmo,bem explicado e claro! Very Happy
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Mensagem por Gusba Sex 30 Jan 2009, 18:46

cara, a diferença entre '=' e '==', no GM nao é visivel, mas em uma linguagem de alto nivel, como C

'=' é para vc atribuir valores, exemplo:

Código:
vida = 0;

'==' e para comparar valores exemplo:

Código:
if (vida == 0) {
    morto = true;
}

se vc nao seguir essa regra, o compilador de C apresentara erro, ou nao, mas seu script nao funcionara mesmo q o compilador nao apresente erro.

fora isso o tuto está muito bem explicado cara, parabens!
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Mensagem por cabritox Qui 05 Mar 2009, 21:40

ei pessoal tenho um duvida
eu sei um pouco de inglês e tipo o significado pelo oq eu entendo:

if keyboard_check(vk_up){y -= 5}
if keyboard_check(vk_down){y += 5}
if keyboard_check(vk_left){x -= 5}
if keyboard_check(vk_right){x += 5}

1- if é para ativar o script
2- keyboard é o teclado ou tecla q vai ser usada
3- check vai checar a tecla q vai usar ?
4- esse "vk" podem me da o significado ?
4- quando é a hora certa de usar as chaves e os parenteses?
5- up, down, left, rigth eu sei q é cima baixo direira e esquerda claro
6- o x e y é claro q é o local ou velocidade tipo assim
7- eu aprendi nem faz pouco tempo de -= e += q -= é menos ou igual e += é mais ou igual


alguem pode ler e me responder ?
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Mensagem por Wallacy Sebastian Qui 05 Mar 2009, 21:54

1 - ...
2 - ...
3 - check acho q significa isso
4 - vk usa quando o nome da tecla tem mais de duas letras, quando tiver só uma, aí se usa ord
5 - as chaves servem para iniciar um comando
6 - ...
7 - ...
ajudei?
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Mensagem por DDaniel Dom 03 maio 2009, 18:17

cara eu fico boiando só de ve presiso estudar mais study study
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Mensagem por kikloplop Dom 19 Jul 2009, 14:07

muito boa aula
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Mensagem por Zerei Ter 04 Ago 2009, 18:53

nem fiquei ancioso dessa vez
meu inngles ajudo da pa saber o q ta ali mas bom tuto vlwzao! to acompanhando todas hehe
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Mensagem por Trevor Belmont Ter 15 Set 2009, 13:37

To chegando meio atrasado mais, to prestando atenção thanks, reddragon...
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Mensagem por nextopan Sex 06 Nov 2009, 23:40

Nossaaaaa ! Eu sempre quiser aprender essas coisas, mas sempre achei muito complicado. Você acabou de me provar o contrário, achei bem simples ! Ótima aula !
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Mensagem por Miguel Hyuuga Sex 19 Fev 2010, 13:07

olha não sei enquanto aos outros mas estou achando essa aula aki não as outras, essa aki meio complicada...
não sei se sou eu q sou burro....
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Mensagem por neo Qua 02 Jun 2010, 15:17

Respondendo à pergunta 7 do Cabritox (se ainda não conseguiu resposta):

variáveis servem para armazenar valores, por exemplo:
Vamos supor que declaremos uma variavel com o nome de"num".
Para ela receber um valor segue-se abaixo:
num=1; (aqui num tem armazenado nele 1)

se você atribuir outro valor à variável "num", este valor vai sobrepor ao valor anterior e esta passará valer o novo valor atribuido:
num=2;(aqui num passa a valer dois)
Se você quiser somar um valor em uma variável ao invés de simplismente jogar o valor nela faça assim:
num=1+2;
desta forma "num" passará a valer 3. Esta mesmo procedimento pode ser feito assim:
num =1; (aqui num recebe 1)
num+=2; (aqui num soma 2 com o valor já existente na variável é o mesmo que num= 1+2;)
num agora passa a valer 3.
Ok?!
Espero ter contribuído : )
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Mensagem por giosepeluiz Qua 02 Jun 2010, 16:46

Boa a aula, parabéns...

Mas um detalhe, é melhor usar == (para igual) e = (para atribuição)... Por que? Na maioria das linguagens, o = é de atribuição... O Game Maker aceita ele para comparar, porém para evitar erros ao compilar, é indicado usar == para comparar...

E outra, o código fica mais compreensível para programadores e amadores...

carro = 1 // Atribuição
carro == 1 // Comparação (precisa-se de uma condicional ou laço de repetição)

Se não existisse esse padrão, "diferente" seria apenas ! (negação) e não != (negação da igualdade)...

Mas, parabéns...
Continue assim, ajuda bastante os iniciantes...
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Mensagem por giosepeluiz Qua 02 Jun 2010, 16:51

Para o pessoal que está perdido:

frase += 2

É o mesmo que

frase = frase + 2

"Frase" recebe ela e mais o valor 2...

E é diferente de

frase = 2

Onde, "frase" recebe 2 substituindo o valor antigo...
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Mensagem por Mystery_boy_maker Qua 02 Jun 2010, 18:39

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Evite duple post se voce esqueceu de algum detalhe use o botão editar ! no topo da mensagem, Alertado
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Mensagem por giosepeluiz Qua 02 Jun 2010, 18:44

Mystery_boy_maker escreveu:
giosepeluiz

Evite duple post se voce esqueceu de algum detalhe use o botão editar ! no topo da mensagem, Alertado

Ouch... Eu não esqueci... Postei duplicado com intenção...
Um item eh diferente do outro, não gosto de misturar explicações...

Mas valeu pelo aviso...
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Mensagem por BRUNO VICIANA Ter 29 Jun 2010, 22:23

BOA NOITE GENTE SOU NOVO NO GAME MAKER MAS MEU MAIOR PROBLEMA E A LINGUAGEM GAME MAKER MEU PROBLEMA E A FORMA DE ESCRITA
POR EXEMPLO SE EU ESTIVER TENTADO CRIAR UM JOGO DE TIRO E QUISER COLOCAR ASSIM
CLICK NO MAUSE DIREITO PARA DISPARAR
COMO EU ESCREVO ISSO EM GML
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