Aula 3 - Nossas primeiras linhas

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Qualidade Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por reddragon em Qui 29 Jan 2009, 17:36

Ola galera!!! Quero frisar que é importante seguir a ordem das aulas porque estarei falando coisas que provavelmente quem não acompanhou as aulas anteriores não entenderá porque eu disse isso ou mostrei por riso quem não leu elas peso, por favor, que para e elas. Obrigado.

Nesta aula já estou avisando não irei usar tantas imagem como na aula anterior estão por favos prestem bastante atenção no que eu escrever porque as explicações vão estar ali.

Perguntas e mais perguntas.

Galera, nesta aula iremos falar um pouco sobre um conceito de inteligência, sim, a inteligência que o GM usa para fazer os jogos. Ela é baseada em uma estrutura de pergunta e resposta que é bem simples e fácil de ser compreendida.

Um exemplo disso seria assim:

Se cor_do_carro = vermelho {frase = Meu carro é vermelho!}

Bom foi feito a pergunta e se for confirmado que sim vai aparecer à frase “Meu carro é vermelho!”, mas se por acaso não for? Pode ser fito assim:

Se cor_do_carro = vermelho {
frase = Meu carro é vermelho!}
se não{
frase = Meu carro não é da cor que eu queria.}

É um conceito fácil de ser entendido. Primeiro a pergunta depois resposta confirmada e por ultimo a resposta alternativa.

Bom claro que no GM se você fosse fazer isso ele não entenderia nada porque existem os comandos certos para cada coisa estão vamos traduzir:

Se = if (do inglês: se)
Se não = else (do inglês: se não)

Refazendo a freasse ficaria assim:

if cor_do_carro = vermelho {
frase = “Meu carro é vermelho!”}
else{
frase = “Meu carro não é da cor que eu queria.”}

Se você fizer assim lá no GM vai dar certo.

Quando se faz perguntas podemos usar meios de comparação diferente e eles são:

=igual
>maior
<menor
!=diferente
>=maior ou igual
<=menor ou igual

Podemos então fazer a seguinte comparação:

if valor_do_carro <= 1000 {
frase = “Vou compra meu carro”}
else{
frase = “Ainda não tenho dinheiro suficiente”}

Podemos testar mais de uma variável de uma vez só com duas outras palavras E e OU.

No GM usa se:

E = and
OU = or

Estão vamos comparar os dois de cima juntos:

Usando and:

if cor_do_carro = vermelho and valor_do_carro <= 1000 {
frase = “Vou compra o carro que eu quero”}
else{
frase = “Só to dando uma olhada”}

Pergunta 1Pergunta 2Resposta
VerdadeVerdade1º resposta
VerdadeFalso2º resposta
FalsoVerdadeiro2º resposta
FalsoFalso2º resposta

Usando or:

if cor_do_carro = vermelho or valor_do_carro <= 1000 {
frase = “Gostei desse carro”}
else{
frase = “Desse eu não gostei”}

Pergunta 1Pergunta 2Resposta
VerdadeVerdade1º resposta
VerdadeFalso1º resposta
FalsoVerdadeiro1º resposta
FalsoFalso2º resposta

Pra quem conhece isso é lógica booleana não precisa ser um mestre no assunto, mas é bom ter uma noção para não ficar boiando.

Agora que já conhecemos um pouco sobre o IF vamos utilizar a aula passada e vamos fazer a mesma coisa, mas com GML.

Primeiro abra a aula anterior e ela deve estar assim:



Delete tudo apertando DELETE em baixo e confirme em YES, e deixe assim:



Logo após vamos adicionar o que vamos precisar, iremos precisar do evento STEP e da lib EXECUTE CODE da aba CONTROL.

Evento step ele e um evento que é executado em todo o “ciclo” e é isso que iremos precisar.

Execute code é a lib que iremos precisar porque é nela que iremos escrever nosso código.

Então faça o seguinte:



Aparecera uma tela assim:



Agora escreva isso:

Código:
if keyboard_check(vk_up){y -= 5}
if keyboard_check(vk_down){y += 5}
if keyboard_check(vk_left){x -= 5}
if keyboard_check(vk_right){x += 5}

Aula que vem eu explico o que esta escrito ali.

tutorial feito por RedDragon

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por felipecastro em Sex 30 Jan 2009, 01:11

Boa reddragon aula super fantastica .
e eu pensando que sabia o basico de GML mais ainda faltava algumas coisas, Happy

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por Gusba em Sex 30 Jan 2009, 01:26

cara eu diria para vc ensinar a gurizada de uma forma mais formal, preparando-as para uma linguagem de alto nivel, dicas:

== | igual

colocar checagens dentro de (), e ; após uma linha de comando e uma identação um poco mais correta exemplo:

Código:
if (cor_do_carro == vermelho and valor_do_carro <= 1000) {
      frase = "Vou compra o carro que eu quero";
}
else {
      frase = "Só to dando uma olhada";
}

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por reddragon em Sex 30 Jan 2009, 18:25

felipecastro e Gusba faleu ai pelos posts Very Happy

felipecastro valeu pelo elogio.

Gusbavaleu pela critica, mas não menosprezando sua opinião quero dizer que isso é pelo estilo do maker.

Usar () é bom eu mesmo já tive de usar em um script mas era uma situação muito complexa.

E eu nunca vi diferença em usar == ou = se você souber posta ai q fica uma explicação complementar na minha aula

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por Phillipe em Sex 30 Jan 2009, 18:42

Muito boa a aula mesmo,bem explicado e claro! Very Happy

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por Gusba em Sex 30 Jan 2009, 18:46

cara, a diferença entre '=' e '==', no GM nao é visivel, mas em uma linguagem de alto nivel, como C

'=' é para vc atribuir valores, exemplo:

Código:
vida = 0;

'==' e para comparar valores exemplo:

Código:
if (vida == 0) {
    morto = true;
}

se vc nao seguir essa regra, o compilador de C apresentara erro, ou nao, mas seu script nao funcionara mesmo q o compilador nao apresente erro.

fora isso o tuto está muito bem explicado cara, parabens!

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por cabritox em Qui 05 Mar 2009, 21:40

ei pessoal tenho um duvida
eu sei um pouco de inglês e tipo o significado pelo oq eu entendo:

if keyboard_check(vk_up){y -= 5}
if keyboard_check(vk_down){y += 5}
if keyboard_check(vk_left){x -= 5}
if keyboard_check(vk_right){x += 5}

1- if é para ativar o script
2- keyboard é o teclado ou tecla q vai ser usada
3- check vai checar a tecla q vai usar ?
4- esse "vk" podem me da o significado ?
4- quando é a hora certa de usar as chaves e os parenteses?
5- up, down, left, rigth eu sei q é cima baixo direira e esquerda claro
6- o x e y é claro q é o local ou velocidade tipo assim
7- eu aprendi nem faz pouco tempo de -= e += q -= é menos ou igual e += é mais ou igual


alguem pode ler e me responder ?

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Mensagem por Wallacy Sebastian em Qui 05 Mar 2009, 21:54

1 - ...
2 - ...
3 - check acho q significa isso
4 - vk usa quando o nome da tecla tem mais de duas letras, quando tiver só uma, aí se usa ord
5 - as chaves servem para iniciar um comando
6 - ...
7 - ...
ajudei?

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Mensagem por DDaniel em Dom 03 Maio 2009, 18:17

cara eu fico boiando só de ve presiso estudar mais study study

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por kikloplop em Dom 19 Jul 2009, 14:07

muito boa aula

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por Zerei em Ter 04 Ago 2009, 18:53

nem fiquei ancioso dessa vez
meu inngles ajudo da pa saber o q ta ali mas bom tuto vlwzao! to acompanhando todas hehe

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por Trevor Belmont em Ter 15 Set 2009, 13:37

To chegando meio atrasado mais, to prestando atenção thanks, reddragon...

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Mensagem por nextopan em Sex 06 Nov 2009, 23:40

Nossaaaaa ! Eu sempre quiser aprender essas coisas, mas sempre achei muito complicado. Você acabou de me provar o contrário, achei bem simples ! Ótima aula !

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por Miguel Hyuuga em Sex 19 Fev 2010, 13:07

olha não sei enquanto aos outros mas estou achando essa aula aki não as outras, essa aki meio complicada...
não sei se sou eu q sou burro....

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Mensagem por neo em Qua 02 Jun 2010, 15:17

Respondendo à pergunta 7 do Cabritox (se ainda não conseguiu resposta):

variáveis servem para armazenar valores, por exemplo:
Vamos supor que declaremos uma variavel com o nome de"num".
Para ela receber um valor segue-se abaixo:
num=1; (aqui num tem armazenado nele 1)

se você atribuir outro valor à variável "num", este valor vai sobrepor ao valor anterior e esta passará valer o novo valor atribuido:
num=2;(aqui num passa a valer dois)
Se você quiser somar um valor em uma variável ao invés de simplismente jogar o valor nela faça assim:
num=1+2;
desta forma "num" passará a valer 3. Esta mesmo procedimento pode ser feito assim:
num =1; (aqui num recebe 1)
num+=2; (aqui num soma 2 com o valor já existente na variável é o mesmo que num= 1+2;)
num agora passa a valer 3.
Ok?!
Espero ter contribuído : )

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por giosepeluiz em Qua 02 Jun 2010, 16:46

Boa a aula, parabéns...

Mas um detalhe, é melhor usar == (para igual) e = (para atribuição)... Por que? Na maioria das linguagens, o = é de atribuição... O Game Maker aceita ele para comparar, porém para evitar erros ao compilar, é indicado usar == para comparar...

E outra, o código fica mais compreensível para programadores e amadores...

carro = 1 // Atribuição
carro == 1 // Comparação (precisa-se de uma condicional ou laço de repetição)

Se não existisse esse padrão, "diferente" seria apenas ! (negação) e não != (negação da igualdade)...

Mas, parabéns...
Continue assim, ajuda bastante os iniciantes...

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por giosepeluiz em Qua 02 Jun 2010, 16:51

Para o pessoal que está perdido:

frase += 2

É o mesmo que

frase = frase + 2

"Frase" recebe ela e mais o valor 2...

E é diferente de

frase = 2

Onde, "frase" recebe 2 substituindo o valor antigo...

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por Mystery_boy_maker em Qua 02 Jun 2010, 18:39

giosepeluiz

Evite duple post se voce esqueceu de algum detalhe use o botão editar ! no topo da mensagem, Alertado

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por giosepeluiz em Qua 02 Jun 2010, 18:44

Mystery_boy_maker escreveu:
giosepeluiz

Evite duple post se voce esqueceu de algum detalhe use o botão editar ! no topo da mensagem, Alertado

Ouch... Eu não esqueci... Postei duplicado com intenção...
Um item eh diferente do outro, não gosto de misturar explicações...

Mas valeu pelo aviso...

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por BRUNO VICIANA em Ter 29 Jun 2010, 22:23

BOA NOITE GENTE SOU NOVO NO GAME MAKER MAS MEU MAIOR PROBLEMA E A LINGUAGEM GAME MAKER MEU PROBLEMA E A FORMA DE ESCRITA
POR EXEMPLO SE EU ESTIVER TENTADO CRIAR UM JOGO DE TIRO E QUISER COLOCAR ASSIM
CLICK NO MAUSE DIREITO PARA DISPARAR
COMO EU ESCREVO ISSO EM GML

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por Dancity em Ter 29 Jun 2010, 22:43

BRUNO VICIANA escreveu:BOA NOITE GENTE SOU NOVO NO GAME MAKER MAS MEU MAIOR PROBLEMA E A LINGUAGEM GAME MAKER MEU PROBLEMA E A FORMA DE ESCRITA
POR EXEMPLO SE EU ESTIVER TENTADO CRIAR UM JOGO DE TIRO E QUISER COLOCAR ASSIM
CLICK NO MAUSE DIREITO PARA DISPARAR
COMO EU ESCREVO ISSO EM GML

1-Ei cara, não fale com Caps Lock Ativada, na internet, simula que o que vc está falando é um grito
2-Abra um tópico só pra sua pergunta, ok? Ela não tem nada a ver com os posts acima.
3-Explique melhor, agente não sabe como está seu jogo e não será apenas com uma linha curta em gml pra fazer um obj disparar

Na minha opinião não dá pra te ajudar, sorry :/

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por BRUNO VICIANA em Qua 30 Jun 2010, 08:20

a me desculpe se nao fui claro
eu nao sei usar a linguagem do game maker e eu estou querendo aprender
mas nao entendo nada sobre a linguagem game maker
eu nao entendo quando devo colocar o if as aspas ponto a virgula etc a frase em vermelho foi dada como exemplo como eu so quero aprender
eu dei um exemplo de disparo

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por The Wizard em Qua 30 Jun 2010, 08:37

no codigo
if keyboard_check(vk_up){y -= 5}
if keyboard_check(vk_down){y += 5}
if keyboard_check(vk_left){x -= 5}
if keyboard_check(vk_right){x += 5}
voce podia mudar y por vspeed e x por hspeed,alguem podia me falar a diferença entre esses dois

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por CLS em Qua 30 Jun 2010, 09:47

Guga games escreveu:no codigo
if keyboard_check(vk_up){y -= 5}
if keyboard_check(vk_down){y += 5}
if keyboard_check(vk_left){x -= 5}
if keyboard_check(vk_right){x += 5}
voce podia mudar y por vspeed e x por hspeed,alguem podia me falar a diferença entre esses dois

A diferença é que no HSPEED você define a velocidade horizontal,e no VSPEED você define a velocidade vertical.
Espero ter ajudado!

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por Indy em Sex 25 Mar 2011, 14:53

neo escreveu:Respondendo à pergunta 7 do Cabritox (se ainda não conseguiu resposta):

variáveis servem para armazenar valores, por exemplo:
Vamos supor que declaremos uma variavel com o nome de"num".
Para ela receber um valor segue-se abaixo:
num=1; (aqui num tem armazenado nele 1)

se você atribuir outro valor à variável "num", este valor vai sobrepor ao valor anterior e esta passará valer o novo valor atribuido:
num=2;(aqui num passa a valer dois)
Se você quiser somar um valor em uma variável ao invés de simplismente jogar o valor nela faça assim:
num=1+2;
desta forma "num" passará a valer 3. Esta mesmo procedimento pode ser feito assim:
num =1; (aqui num recebe 1)
num+=2; (aqui num soma 2 com o valor já existente na variável é o mesmo que num= 1+2;)
num agora passa a valer 3.
Ok?!
Espero ter contribuído : )


Para atribuir valores a variaveis nao se usa o :=
?
Por que eu acho qe é so no C# que é o igual.
Mas, não sei como é no game maker *-*

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por saim em Seg 28 Mar 2011, 17:30

Indy escreveu:
Para atribuir valores a variaveis nao se usa o :=
?
Por que eu acho qe é so no C# que é o igual.
Mas, não sei como é no game maker *-*
No game maker, tudo é mais fácil.
Quer declarar uma variável? Use "variável=valor".
Quer atribuir um valor? Use "variável=valor".
Quer checar um valor? Use "if variável=valor". Usar "if variável==valor" também funciona, mas não é necessário.

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por renanzin123 em Sab 25 Jun 2011, 23:16

kra espero que logo-logo de para fazer um jogo meu irmão ta loco por um jogo tipo tibia sabe!E isso ai até eu que não sabia porcaria nenhuma desse maker ja ta melhorzim sabe!Daqui a poco vo traze o game pa voces ve!E por favor esplica bem esplicadinho as coisa ta eu tenho so 9 anos!

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por JV Justino em Sab 25 Jun 2011, 23:20

renanzin123 escreveu:kra espero que logo-logo de para fazer um jogo meu irmão ta loco por um jogo tipo tibia sabe1
Cuidado para não reviver tópicos muito antigos. Mas não se preocupe, essa regra não se aplica a tutoriais. Além disso, o criador nem entra mais no fórum...

Como você é novo no fórum, sugiro que leia as Regras.

Até mais! E fique atento as datas de tópicos!

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por Dancity em Sab 25 Jun 2011, 23:57

Espero mesmo não ter que trancar esse tópico. Só usem o para perguntas com relação ao tutorial do reddragon. Mais nada.

João vitor, deixe a moderação com a moderação, não crie mensagens só para alertar outros usuários. Só alertando aqui pra não causar mais problemas.

Abraços

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por Comple_Sonic em Qua 03 Ago 2011, 11:24

Mais um tutorial muito bom Reddragon, logo logo terá jogos novos por aqui (se eu ler tudo os tutoriais o meu logo será feito)

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por LCS em Qua 03 Ago 2011, 12:26

Comple_Sonic
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LCS

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

Mensagem por Sete em Seg 22 Out 2012, 22:36

Muito bom! Era exatamente esse o tipo de material de estudo que venho procurando faz algum tempo.

Parabens RedDragon.

Sete

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Qualidade Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas

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