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Gravidade, movimentação e image_angle
4 participantes
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Gravidade, movimentação e image_angle
oi galera, basicamente o que quero fazer e um método de movimentação similar a esse, feito pela yoyogames:
http://html5.yoyogames.com/tntbf_lite/index.html
A gravidade consegui assim:
Mas não consigo fazer a movimentação! Já tentei de todos os jeitos, por favo, me ajudem!
GMK:http://www.4shared.com/file/ojaPo1Uc/teste_gravidade.html
Agradeço desde já
http://html5.yoyogames.com/tntbf_lite/index.html
A gravidade consegui assim:
- Código:
gravity_direction=point_direction(x, y, obj_centro_de_gravidade.x, obj_centro_de_gravidade.y)
gravity=1
- Código:
image_angle=point_direction(x, y, obj_centro_de_gravidade.x, obj_centro_de_gravidade.y)+90
Mas não consigo fazer a movimentação! Já tentei de todos os jeitos, por favo, me ajudem!
GMK:http://www.4shared.com/file/ojaPo1Uc/teste_gravidade.html
Agradeço desde já
Última edição por irlansn em Qua 22 Fev 2012, 23:10, editado 2 vez(es)
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Re: Gravidade, movimentação e image_angle
Voce quer que ele se mova "rodando", entendi. Voce tem que fazer algo assim:
Até mais!
- Código:
if keyboard_check(vk_left) {
x+=lengthdir_x(velocidade,image_angle+angulo) //angulo é a direcao: 0=direita, 90=cima... No caso seria 180
//mesma coisa com o y
Até mais!
Re: Gravidade, movimentação e image_angle
Basicamente, você precisa colocar a direção da gravidade para o objeto mais próximo.
Depois, ao pular, você precisa ver o ângulo.
Pela lógica seria assim:
Angulo 0º: pular em 180º
Angulo 90º: pular em 270º
Angulo 180º: pular em 0º
Angulo 270º: pular em 90º (seria o normal dos jogos)
Percebeu algum padrão?
Ele deve pular num ângulo 180º maior/menor (tanto faz).
Então, ao pular:
vspeed = sin(degtorad(direcao_gravidade+180))*vel_pulo;
hspeed = cos(degtorad(direcao_gravidade+180))*vel_pulo;
A gravidade fará voltar ao normal, então não precisa fazer ele 'cair'.
Agora, precisamos movimentar.
Se eu apertar esquerda:
direction = direcao_gravidade-90;
x-=cos(degtorad(direction))*vel;
y+=sin(degtorad(direction))*vel;
Se eu apertar direita:
direction = direcao_gravidade+90; //imagine ou desenhe para entender
x+=cos(degtorad(direction))*vel;
y+=sin(degtorad(direction))*vel;
Acho que está concluido.
Até mais!
Depois, ao pular, você precisa ver o ângulo.
Pela lógica seria assim:
Angulo 0º: pular em 180º
Angulo 90º: pular em 270º
Angulo 180º: pular em 0º
Angulo 270º: pular em 90º (seria o normal dos jogos)
Percebeu algum padrão?
Ele deve pular num ângulo 180º maior/menor (tanto faz).
Então, ao pular:
vspeed = sin(degtorad(direcao_gravidade+180))*vel_pulo;
hspeed = cos(degtorad(direcao_gravidade+180))*vel_pulo;
A gravidade fará voltar ao normal, então não precisa fazer ele 'cair'.
Agora, precisamos movimentar.
Se eu apertar esquerda:
direction = direcao_gravidade-90;
x-=cos(degtorad(direction))*vel;
y+=sin(degtorad(direction))*vel;
Se eu apertar direita:
direction = direcao_gravidade+90; //imagine ou desenhe para entender
x+=cos(degtorad(direction))*vel;
y+=sin(degtorad(direction))*vel;
Acho que está concluido.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Gravidade, movimentação e image_angle
luiz_eldorado escreveu:Voce quer que ele se mova "rodando", entendi. Voce tem que fazer algo assim:Só dei a ideia, nao tenho a ideia de um code concreto.
- Código:
if keyboard_check(vk_left) {
x+=lengthdir_x(velocidade,image_angle+angulo) //angulo é a direcao: 0=direita, 90=cima... No caso seria 180
//mesma coisa com o y
Até mais!
Não, não é andar girando, é andar em um objeto que é o centro da gravidade.
Não deu certo, quando ele anda, ele pula também. E não conheço os códigos cos, sin e degtorad então não pude entender o que esta erradoPedrø escreveu:Basicamente, você precisa colocar a direção da gravidade para o objeto mais próximo.
Depois, ao pular, você precisa ver o ângulo.
Pela lógica seria assim:
Angulo 0º: pular em 180º
Angulo 90º: pular em 270º
Angulo 180º: pular em 0º
Angulo 270º: pular em 90º (seria o normal dos jogos)
Percebeu algum padrão?
Ele deve pular num ângulo 180º maior/menor (tanto faz).
Então, ao pular:
vspeed = sin(degtorad(direcao_gravidade+180))*vel_pulo;
hspeed = cos(degtorad(direcao_gravidade+180))*vel_pulo;
A gravidade fará voltar ao normal, então não precisa fazer ele 'cair'.
Agora, precisamos movimentar.
Se eu apertar esquerda:
direction = direcao_gravidade-90;
x-=cos(degtorad(direction))*vel;
y+=sin(degtorad(direction))*vel;
Se eu apertar direita:
direction = direcao_gravidade+90; //imagine ou desenhe para entender
x+=cos(degtorad(direction))*vel;
y+=sin(degtorad(direction))*vel;
Acho que está concluido.
Até mais!
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Re: Gravidade, movimentação e image_angle
@ irlansn
@ Pedr\o\
Acho que as funcoes sin e cos fazem o mesmo que lengthdir. xD
Cara esvazie sua caixa de entrada, acho que esta cheia. E nao excluiram minha barra de warning. E porque a minha barra de alerta ta diferente da de warning? E...
É isso mesmo que eu quis dizer. É a mesma coisa que andar na Terra - voce nao vai cair ao ir ao outro lado da terra. Voce testou o codigo? O que deu de errado?irlansn escreveu:Não não é adar girando, é andar em um objeto que é o centro da gravidade.
@ Pedr\o\
Acho que as funcoes sin e cos fazem o mesmo que lengthdir. xD
Cara esvazie sua caixa de entrada, acho que esta cheia. E nao excluiram minha barra de warning. E porque a minha barra de alerta ta diferente da de warning? E...
Re: Gravidade, movimentação e image_angle
luiz_eldorado escreveu:@ irlansnÉ isso mesmo que eu quis dizer. É a mesma coisa que andar na Terra - voce nao vai cair ao ir ao outro lado da terra. Voce testou o codigo? O que deu de errado?irlansn escreveu:Não não é adar girando, é andar em um objeto que é o centro da gravidade.
testei, ele nen se meche
vou mandar o .gmk, espera ai que edito...
EDITE:
http://www.4shared.com/file/ojaPo1Uc/teste_gravidade.html
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Re: Gravidade, movimentação e image_angle
Aqui, achei uma engine na YOYO games.
http://sandbox.yoyogames.com/games/142398-360%C2%B0-gravity-engine
Acho que você queria se basear no jogo "MARU" ou "They need to be fed", o criador desses games que criou esta engine!
http://sandbox.yoyogames.com/games/142398-360%C2%B0-gravity-engine
Acho que você queria se basear no jogo "MARU" ou "They need to be fed", o criador desses games que criou esta engine!
Re: Gravidade, movimentação e image_angle
williammustaffa escreveu:Aqui, achei uma engine na YOYO games.
http://sandbox.yoyogames.com/games/142398-360%C2%B0-gravity-engine
Acho que você queria se basear no jogo "MARU" ou "They need to be fed", o criador desses games que criou esta engine!
Obrigado!!!
ps: podem trancar o tópico...
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