GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


[Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria

5 participantes

Ir para baixo

[Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria Empty [Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria

Mensagem por Ritton Seg 06 Fev 2012, 20:12

[Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria Pixerart

Aula 2: Colorimetria

[Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria Actions-go-next-iconNome: Pixel Art - Colorimetria
[Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria Actions-go-next-iconAutor: Ritton
[Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria Actions-go-next-iconDificuldade: Iniciante
[Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria Actions-go-next-iconFerramentas: MS Paint
[Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria Actions-go-next-iconDescrição: Noções básicas sobre cores, iluminação e sombreamento.

As cores não são nada mais que percepções visuais. Elas estão presentes em todos os elementos do cotidiano e podem ser captadas facilmente pelos olhos. Imaginem o que seria um mundo sem cor. São através delas que podemos diferenciar e separarmos todos os elementos que são captados durante a vida.

Assim, devemos saber que as cores são elementos importantes para as artes. Mas também devemos saber como trabalhar com elas. Não existem mistérios, basta apenas saber utilizá-las corretamente. A ciência que estuda as cores, a colorimetria, está em constante mudança, devido a diversa possibilidade de resultados.

Em Pixel Art, as aplicamos para tornarmos os elementos “vivos” que desenhamos. Mas é importante saber que o uso incorreto pode comprometer um trabalho. Devemos também saber diferenciá-las e nisso, as mesmas podemos dividir em quatro grupos: Cores Primárias, Secundárias, Terciárias e Neutras.

Cores Primárias: Fazem parte desse grupo as cores Vermelho, Amarelo e Azul.

Cores Secundárias: Constituem na mesclagem de duas cores primárias. Temos as cores Verde, Roxo e Laranja.

Cores Terciárias: São resultados da mesclagem de uma cor primária com uma ou duas secundárias. Temos um leque constituído de todas as outras cores.

Cores Neutras: São cores complementares que constituem pouco reflexo. Podemos citar o Branco e a variação de tons de Cinza.

Quando as utilizamos em desenhos, devemos saber aonde e como devem ser usadas, para que um trabalho não seja comprometido e possamos criar diferentes resultados.

Noções Básicas: Sistema RGB


Também é importante entendermos o RGB que foi dito na aula passada. RGB é abreviação da junção de Red, Green e Blue. Mas eles não servem apenas para mostrar essas cores. Além de serem cores primárias, o sistema RGB serve como um canal de luz que reproduz as cores perceptíveis pelo olho humano.

Representação:

Nossos olhos conseguem enxergar essas cores devido a luz projetada e captada. É importante entender um pouco desse sistema. Às vezes, o uso excessivo do sistema RGB acaba não sendo suportado pelos monitores coloridos.

Noções Básicas: Sistemas HSV e HSL


O sistema HSV é a abreviação do conjunto Hue (Matiz), Saturation (Saturação) e Value (Valor). O mesmo pode ser chamado de HSB, sendo o conjunto de matiz, saturação e brilho (brightness). Também temos o sistema HSL, que se baseia em basicamente todos os valores retirando o Brilho e trocando por Luminosidade.

Os mesmos funcionam de forma não-linear ao sistema RGB, sendo baseado nos valores dos itens que o compõe:

Matiz (Tonalidade): Verifica o tipo de cor, atingindo uma variação de valores de 0 a 360, porém a diferença em relação a alguns aplicativos, como o MS Paint, onde os valores distinguem-se entre 0 a 240. O mesmo serve para distinguir as cores através de termos como RGB.

Representação:

Saturação: Verifica o grau de pureza a qual a imagem está. Quanto menor o valor, mais escura a cor se encontra e quanto maior, mais "pura" a cor fica. Esse item é relacionado a mesclagem da cor pura em relação a uma branca ou preta.

Brilho & Luminosidade: O brilho verifica o brilho que a cor contém, enquanto a luminosidade serve para a verificar a concentração de luzes na cor.

Representação:

Ainda existem mais dois sistemas relacionados a estes: HSI & HCI.


Última edição por Ritton em Seg 12 Mar 2012, 16:50, editado 8 vez(es) (Motivo da edição : Atualização de Conteúdo!)
Ritton
Ritton

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/06/2011
Reputação : 2
Número de Mensagens : 673
Prêmios : [Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria Empty Re: [Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria

Mensagem por Machow8 Seg 06 Fev 2012, 23:15

Thopson1m: Muito legal esse seu tutorial, me fez lembrar muitas coisas sobre o pixel art, principalmente pelo fato que estou trabalhando em jogos que usam pixel art.

Edit: Realmente muito legal essa parte das cores e como usar elas pode dar uma melhor impressão das suas criações.
Estou gostando, e muito, desses seus tutoriais. Continue com eles!
Machow8
Machow8

Data de inscrição : 21/05/2011
Reputação : 16
Número de Mensagens : 625
Prêmios : [Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria Empty Re: [Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria

Mensagem por mrHarris Ter 07 Fev 2012, 02:35

Interessante esse tutorial. Eu estava procurando algumas aulas sobre pixel-art há um tempinho, só que decidi usar gráficos não originais no meu jogo.

Uma pergunta: existe algum programa específico para pixel-art, ou só o paint mesmo já resolve?

flw =)
mrHarris
mrHarris

Data de inscrição : 22/12/2009
Reputação : 4
Número de Mensagens : 265
Prêmios : [Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria Empty Re: [Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria

Mensagem por Thyago Ter 07 Fev 2012, 02:38

.acho o editor do game maker melhor que o paint para fazer pixel art
Thyago
Thyago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios : [Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria Empty Re: [Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria

Mensagem por saim Ter 07 Fev 2012, 08:57

Interessante, mas dá pra evoluir bastante nesse assunto.
- Você pode explicar como obter cores mais iluminadas e mais sombreadas usando os valores hsv (acho que dá pra digitar os valores tanto no paint quanto no editor do GM).
- Esse tutorial é o local perfeito pra introduzir o conceito de paletas de cores (que não achei nem na wikipedia). Se você puder esgotar esse assunto, eu serei um dos que utilizarão seu tutorial, não apenas para pixel art.
- Já que tocou no assunto de "cores quentes" e "cores frias", no círculo de cores, porque não mostrar os diferentes estilos de geração de cores (mono, contrast, triad, tetrad, analogic*)?

*não encontrei a tradução e preferi não arriscar

O tutorial é bom, mas tem potencial muito maior.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria Empty Re: [Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria

Mensagem por Ritton Ter 21 Fev 2012, 22:12

Obrigado pelos comentários. Bom, como não estou tão focado no desenvolvimento de jogos e sim nos meus estudos, mal tenho tempo de pesquisar e fazer novas aulas. Venho dizer que as aulas sofreram mudanças: Agora trabalharemos ao máximo com os três assuntos (Pixeis, Colorimetria e Geometria) que serão divididos em grupos, não tendo uma continuação entre as aulas.

Saim, obrigado por me ajudar no assunto. Fico lhe devendo a aula sobre Paleta de Cores para frente. Eu mudei o conteúdo, dando apenas algumas noções básicas para depois pegar um de cada vez e esgotar ao máximo. São tantas as possibilidades que uma aula não tem capacidade para tanto conteúdo.

Vou fazer um tópico para arquivar as aulas. Também estarei trabalhando na Apostila de Pixel Art que estou fazendo. Podem deixar que esgotarei ao máximo os assuntos. Ah, as aulas podem sofrer mudanças a qualquer momento.

Até mais!

Ps: Se demorar para eu postar a próxima aula é por causa dos estudos.
Ritton
Ritton

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/06/2011
Reputação : 2
Número de Mensagens : 673
Prêmios : [Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria Empty Re: [Pixel Art] Aula de Introdução: Colorimetria

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos