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SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>
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GMBR :: Projetos :: Projetos Completos
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SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>
SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-
Engine: Game Maker 8
Estilo: Rpg 3D isométrico
início: 23/12/11
fim: 11/01/2011
Download: http://sandbox.yoyogames.com/games/192572-sÚper-marcos--a-ilha-de-mr-bug-
Imagens: http://dl.dropbox.com/u/43446077/Fotos%20de%20jogos/screen%20super%20marcos.png
O INÍCIO
Chovia muito,numa tarde de janeiro de 2012,
Marcos,um maker indie, estava programando seus jogos em casa,trancado no seu quarto.
Quando percebeu que seus jogos tinham bugs incomuns,sem causas aparentes.
Incessantemente,Marcos ficava falando consigo mesmo: "se eu pudesse,entraria lá dentro do PC, e resolveria eu mesmo".
Foi quando caiu um grande raio próximo a sua casa.
Marcos desmaiou,e dormiu por um longo tempo!
Ao acordar,não se lembrava de muitas coisas,apenas de ter visto um clarão,e de ter apagado!
Olhou em volta de si,e percebeu que não estava no seu quarto,aliás,não estava no seu mundo!
Ele estava noutra dimensão,denominada: A ilha de Mr Bug.
Ao entrar na atmosfera da ilha, os makers recebem novos dons, como o pulo gravitacional,que os tornam especiais e fortalecidos.
O INIMIGO
Mr Bug é um terrível maker, que conseguiu criar uma dimensão através da sua programação,
sua dimensão é alimentada pelos bugs existentes em todos os jogos do universo!
E por isso,ele insiste em atrapalhar os makers,para manter seu império!
Nesta ilha, milhares de makers estão presos,e são obrigados a trabalhar como escravos, na criação de bugs,
tudo isso por terem desafiado o terrível Mr.Bug.
O OBJETIVO
Agora, o Súper Marcos, carrega a responsabilidade de derrotar Mr.Bug,e libertar os makers presos,
para que os seres humanos possam continuar com os bons jogos !
HUD
Seu player tem uma Hud mostrada na tela,composta de ícones:
Coração-> Mostra a sua porcentagem de vida no jogo.
Raio-> Mostra o seu especial,ao enchê-lo,você pode liberar o poder máximo.
Poção->Mostra quantas poções de cura você tem(carrega no máximo 10).
Cifrão->Mostra a quantia de moedas que você possui(a cada 100 você ganha 1 poção).
AS CIFRAS
As cifras são ítens representados por um cifrão.
As amarelas valem 1$,e não desparecem quando são pegas,apenas mudam de cor, para indicar que vc já passou por ali.
As laranjadas valem 2$,e somem quando são pegas.
A cada 100 cifras completadas, você ganha 1poção de cura automaticamente.
CONTROLES
cetas -> corre
Espaço->pula(ataca)
B->ataca no Boss
M,N-> zoom
V->especial(quando a barra está cheia)
P->pause/resume
F1->ajuda
F4->resize tela
Esc->Sai.
-----
X->Usa Poção de cura.(quando tem a poção)
S->Tirar foto.
MAPA
Floresta->caverna->garden->castelo->Boss
Floresta
O desafio é chegar sozinho até a caverna.
O player poderá treinar seu ataque contra Caixotes de madeira.
E ainda encher um pouco do especial.
Há uma lenda,que diz existir um mapa que leva a um tesouro escondido lá.
caverna
Na caverna vc lutará contras os fantasmas,
que renascem rapidamente.
Ao final,tem uma barreira de pedra.
que só pode ser destruída com o especial.
garden
No garden vc encontra os minibugs,
você deve destruir todos para abrir a porta do castelo.
castelo
Você está próximo do Mr.Bug.
Ele estava te espiando das torres do castelo,e está tentando te clonar.
Vários clones já estão sendo preparados.
Destrua todos eles para abrir a porta final.
BOSS
Você recebe um novo poder, para lutar contra o boss,destrua-o e salve o mundo!
CRÉDITOS
Fontes: Súper Mário 64
Modelo e animação do char: Open source Zelda Drandula
Músicas de fundo:
Zelda The waker :
(131_Ocean)
(below_deck)
(chamberofthesages)
(DragonRoostIslandXGv1_1)
(EscapeCastle)
(Boss02)
(btest)
(remix)
Argumentos:
Galera,
após criar várias versões da Ilha dos makers, eu cheguei a este ponto do projeto,e tive que portá-lo para uma história de RPG, que o torna mais interessante.
Muita coisa do antigo projeto foi conservada,assim como algumas coisas foram adicionadas,
qualquer dúvida,podem perguntar.
Acompanhem as mudanças abaixo:
- Spoiler:
- -Tela de início mudada(antigo menu foi descartado).
-Novas telas de Game Over e Zeramento.
-Novo menu mult acesso,com novos botões.
-A Hud está diferente, agora com ícones e números.
-Novo sistema de ajuda,agora com mensagens no rodapé da tela(e sugestões inteligentes).
-Mapa refeito,compactado,invertido e organizado.
-FPS otimizado.
-Efeito do pulo removido.
-Novo atk.(O pulo deve ser certeiro agora.)
-Sistema de energia e descanso retirados.
-Shop descartado(juntamente com os ítens relacionados).
-Gráficos refeitos,estilo mais redondo e preciso.
-Vários bugs corrigidos.
-Novo sistema de cura.(por poções)
-Ganho de 1cura a cada 100moedas.(automático.)
-Não ganha mais moedas nas batalhas.
-Novo estilo de batalha contra o Boss.
-Todas as ias refeitas.
-Novo Muro.(Fica transparente quando se aproxima.)
-Área preta removida.(adicionado areia no local.)
-Novas fontes de texto.
-Novo Som do menu.
No mais, espero que a galera baixe e deixe a opnião aqui,principalmente se você jogou as antigas versões, não deixe de experimentar essa, que está muito melhor!
E se encontrarem qualquer bug,me avisem pra eu concertar na próxima released.
Última edição por mrbrum22 em Dom 22 Jan 2012, 15:01, editado 13 vez(es)
Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>
Muito Bom MrBrum22, eu fiquei surpreso que você esta melhorando muito seu conhecimento 3d, parabéns esse jogo ficou muito divertido, elogios a parte e vamos falar o jogo em geral.
A jogabilidade esta bem feita, mas faltou algumas instruções de controle no help do jogo, como pause, F1, F4 ,F5 ,F6 ,F9 ,Esc. Podia mudar a reação do player quando pressiona para descansar, como por exemplo sair algumas letras Z, como se tivesse dormindo, os saves eu acho que deveria ser salvo em um local específico, por exemplo num objeto que faz referencia a save, pois assim limita o jogador de salvar em qualquer lugar e evitar a ocorrer certas falhas...As IA faltou um pouco melhora-las, no castelo as copias simplesmente ficam parado e não fazem nada, e seria interessante se o jogo fosse com sistema rpgs, como level ups e experiencia adquirida conforme for passando e matando os inimigos.
Os gráficos foram modelos do jogo Zelda, mas foi bem encaixado com animação do andar e no momento que fica parado. Os efeitos podia ser bem mais feito, no caso o player pula e os rastros de poeira vão caminhando junto.
As músicas tem haver muito com o jogo, mas achei que faltou essa transição de uma música para outra ao passar em cada fase, principalmente quando enfrenta o final boss, para deixar aquela sensação de uma batalha com boss não como um mini boss ou inimigo comum.
A jogabilidade esta bem feita, mas faltou algumas instruções de controle no help do jogo, como pause, F1, F4 ,F5 ,F6 ,F9 ,Esc. Podia mudar a reação do player quando pressiona para descansar, como por exemplo sair algumas letras Z, como se tivesse dormindo, os saves eu acho que deveria ser salvo em um local específico, por exemplo num objeto que faz referencia a save, pois assim limita o jogador de salvar em qualquer lugar e evitar a ocorrer certas falhas...As IA faltou um pouco melhora-las, no castelo as copias simplesmente ficam parado e não fazem nada, e seria interessante se o jogo fosse com sistema rpgs, como level ups e experiencia adquirida conforme for passando e matando os inimigos.
Os gráficos foram modelos do jogo Zelda, mas foi bem encaixado com animação do andar e no momento que fica parado. Os efeitos podia ser bem mais feito, no caso o player pula e os rastros de poeira vão caminhando junto.
As músicas tem haver muito com o jogo, mas achei que faltou essa transição de uma música para outra ao passar em cada fase, principalmente quando enfrenta o final boss, para deixar aquela sensação de uma batalha com boss não como um mini boss ou inimigo comum.
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Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>
VLW, fico feliz em ver que gostou!
Tudo o que você citou aí,eu tinha planejado para o jogo.
MAs só que não deu tempo de por nessa versão.
Porque ficou muito em cima para o concurso.
Eu iniciei as projeções no dia 23/12 e iniciei os trabalho no dia 24/12 ao meio-dia, ficou muito corrido, aí num deu tempo de colocar tudo.
Mas a próxima versão será completa! Podem esperar!
Por causa dessa pressa , eu tive que mudar algumas coisas no projeto.
Por exemplo, os clones que ficam parados, eles estão sendo construídos pelo Mr.Bug, por isso ainda não tem IA.
As letras Zz quando ele descança eu tb já tinha planejado, assim como eu fiz no meu jogo SOLITÁRIO.
Os saves, eu nem iria deixar, mas como achei que poderia ser difícil zerar o jogo logo de cara, resolvi deixar de última hora.
Da próxima, eu vou otimizá-los.
O rastro da poeira é estratégico.
Ele é o seu atk,coloquei pra te acompanhar,pra matar os inimigos que você pula por cima.
A idéia de mudar as músicas é mais uma que eu pretendo colocar na próxima versão.
E o help,como tudo o que eu falei acima, foi feito com muita pressa,e não deu tempo de colocar direito!
Poderão notar que eu me increvi em cima da hora.
Mas é isso aí...
Como todo mudo sabe,meu negócio é participar!
E não queria ficar de fora do meu primeiro concurso anual na GMBR.
Tudo o que você citou aí,eu tinha planejado para o jogo.
MAs só que não deu tempo de por nessa versão.
Porque ficou muito em cima para o concurso.
Eu iniciei as projeções no dia 23/12 e iniciei os trabalho no dia 24/12 ao meio-dia, ficou muito corrido, aí num deu tempo de colocar tudo.
Mas a próxima versão será completa! Podem esperar!
Por causa dessa pressa , eu tive que mudar algumas coisas no projeto.
Por exemplo, os clones que ficam parados, eles estão sendo construídos pelo Mr.Bug, por isso ainda não tem IA.
As letras Zz quando ele descança eu tb já tinha planejado, assim como eu fiz no meu jogo SOLITÁRIO.
Os saves, eu nem iria deixar, mas como achei que poderia ser difícil zerar o jogo logo de cara, resolvi deixar de última hora.
Da próxima, eu vou otimizá-los.
O rastro da poeira é estratégico.
Ele é o seu atk,coloquei pra te acompanhar,pra matar os inimigos que você pula por cima.
A idéia de mudar as músicas é mais uma que eu pretendo colocar na próxima versão.
E o help,como tudo o que eu falei acima, foi feito com muita pressa,e não deu tempo de colocar direito!
Poderão notar que eu me increvi em cima da hora.
Mas é isso aí...
Como todo mudo sabe,meu negócio é participar!
E não queria ficar de fora do meu primeiro concurso anual na GMBR.
Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>
Muito bom o jogo, além der em 3D, o jogo tem uma excelente jogabilidade, efeitos bem elaborados, joguei bastante o seu jogo parabéns.
Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>
Obrigado ueliton!
Tava com pressa por causa do concurso, mas agora , eu vou refazer ele com mais calma,e mais qualidade, vlw!
Tava com pressa por causa do concurso, mas agora , eu vou refazer ele com mais calma,e mais qualidade, vlw!
Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>
mrbrum22
cara muito legal mesmo, seu jogo ta bem simples de td ainda porem me fez lembrar de um game que eu gostava muito o Croc, acho que vc deve seguir em frente com esse projeto gostei muito mesmo da engine, so uma pergunta fez a animação do player em que programa e como vc fez para o GM fazer leitura da animação ? Parabens manolo !!
cara muito legal mesmo, seu jogo ta bem simples de td ainda porem me fez lembrar de um game que eu gostava muito o Croc, acho que vc deve seguir em frente com esse projeto gostei muito mesmo da engine, so uma pergunta fez a animação do player em que programa e como vc fez para o GM fazer leitura da animação ? Parabens manolo !!
Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>
@thundercats:
Muito obrigado pelos elogios!
Os modelos não são externos, são modelados e animados no próprio GM,
por códigos,me baseei na engine do Zelda Open Source de Drandula, pra animar ele.
O resto eu fiz sozinho!
Muito obrigado pelos elogios!
Os modelos não são externos, são modelados e animados no próprio GM,
por códigos,me baseei na engine do Zelda Open Source de Drandula, pra animar ele.
O resto eu fiz sozinho!
Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>
eae brum
parabens pelo game, a mobilidade do player está muito legal.
eu achei os gráficos muito bons meu.
eu estou iniciando um projeto 3d justamente pra ter uma mobilidade dessas.
a animação do braço e perna vc fez em um programa do tipo anim8r e
importou? algo assim?
vlw
parabens pelo game, a mobilidade do player está muito legal.
eu achei os gráficos muito bons meu.
eu estou iniciando um projeto 3d justamente pra ter uma mobilidade dessas.
a animação do braço e perna vc fez em um programa do tipo anim8r e
importou? algo assim?
vlw
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Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>
@Eudes - Hyo:
Muito obrigado pelos elogios!
Os modelos não são externos, são modelados e animados no próprio GM,
por códigos,me baseei na engine do Zelda Open Source de Drandula, pra animar ele.
O resto eu fiz sozinho!
Muito obrigado pelos elogios!
Os modelos não são externos, são modelados e animados no próprio GM,
por códigos,me baseei na engine do Zelda Open Source de Drandula, pra animar ele.
O resto eu fiz sozinho!
Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>
Legal cara, gostei muito do seu jogo.
Ficou boa a câmera do player, os gráficos estão bons, e a IA os inimigos também ta legal, só achei meio estranhos os controles, mas depois consegui jogar.
Parabéns e boa sorte no concurso!
Flws.
Ficou boa a câmera do player, os gráficos estão bons, e a IA os inimigos também ta legal, só achei meio estranhos os controles, mas depois consegui jogar.
Parabéns e boa sorte no concurso!
Flws.
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Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>
nossa bem legal seu jogo , gostei dos objetos 3ds foi vc quem os fez, so achei cenario pouco vazio, o mais legal eo poder maximo do heroi .
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Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>
@livsk e @ULTRANOVA vlw pelos elogios.
Nova versão disponível:
Versão 1.1:
http://dl.dropbox.com/u/43446077/JOGOS/im1.1.rar
Agora que vi:
Nova versão disponível:
Versão 1.1:
http://dl.dropbox.com/u/43446077/JOGOS/im1.1.rar
Agora que vi:
- Spoiler:
- 600ª mensagem!
Última edição por mrbrum22 em Ter 27 Dez 2011, 14:27, editado 1 vez(es)
Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>
O Tiger avaliou o seu jogo:
- Spoiler:
- Jogabilidade
- O sistema de pause tem a o acesso a retornar o jogo, salvar, help e sair deixando mais interativo, mas que faltou o sistema de cura como na versão anterior que as vezes e necessário ou criar um shop.
- O dinheiro ficou até que desnecessário já que foi descartado o sistema de cura.
- As IAs foram melhorados um pouco, mas que algumas IAs ficaram meio que repetitivo como no caso dos clones reagirem da mesma forma que os monstros verdes
- A separação das fases retirou o retorno das fases anteriores
- O ataque do player contra o Boss ficou ruim em relação a retirada dos tiros, e tem que encostar no inimigo para poder machuca-lo.
- Faltou arrumar a parte do ao retornar para o menu do jogo e começar o novo jogo o personagem que tinha levado danos antes continua com o mesmo statu como tava anteriormente.
Bugs
- Ao pausar o game e retornar ao menu e logar o jogo, a música do menu continua tocando na fase, somente para quando vai para outra fase.
Gráficos
Os gráficos ficaram um pouco misturado, as janelas de explicação ficou ruim em relação a imagem do fundo, e o a imagem do game over ficou meio que feito no paint. Os menus de apresentação podia ser mais destacado.
Música/Efeito sonoros
As músicas combinaram com as fases em geral comparando com a versão anterior que tinha apenas uma música, os efeitos sonoros combinou com o jogo.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>
Parabéns pelo jogo.
Não tenho nenhuma noção de 3D no Game Maker, porém tenho um pouco em modelagem.
Se o gráfico já ficou assim trabalhando só com GM, imagine como ficaria com modelagens em programas 3D.
Continue o seu jogo cara, está muito bom.
Quando à nota do seu jogo, não sei se posso criticar , mas acho que merecia um B pelo esforço do projeto em geral - acho que tem jogos bem piores que tem essa nota.
Parabéns pelo jogo!
Não tenho nenhuma noção de 3D no Game Maker, porém tenho um pouco em modelagem.
Se o gráfico já ficou assim trabalhando só com GM, imagine como ficaria com modelagens em programas 3D.
Continue o seu jogo cara, está muito bom.
Quando à nota do seu jogo, não sei se posso criticar , mas acho que merecia um B pelo esforço do projeto em geral - acho que tem jogos bem piores que tem essa nota.
Parabéns pelo jogo!
Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>
@paladini vlw...
Tô trabalhando no próximo released,98% pronto já...
Corrigi todas as falhas citadas na avaliação!
E quanto à nota eu concordo!
Inclusive tem jogos no Hall da fama que não são tão superiores assim!
A modelagem em programas ficaria bom, mas comprometeria o desempenho!
Jajá postarei a nova versão,que tá ficando bem show.
Tô trabalhando no próximo released,98% pronto já...
Corrigi todas as falhas citadas na avaliação!
E quanto à nota eu concordo!
Inclusive tem jogos no Hall da fama que não são tão superiores assim!
A modelagem em programas ficaria bom, mas comprometeria o desempenho!
Jajá postarei a nova versão,que tá ficando bem show.
Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>
MUITO MASSA!!!!! o joga esta otimo!!!! você usou auguma dll?
Jogos XD- Data de inscrição : 02/01/2012
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x 0 x 0 x 0
Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>
@Jogos XD
vlw! não! não usei nenhuma dll, apenas as funções do próprio game maker.
Tópico atualizado
Mais um released lançado,
Versão 1.2:
vlw! não! não usei nenhuma dll, apenas as funções do próprio game maker.
Tópico atualizado
Mais um released lançado,
Versão 1.2:
Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>
paladini escreveu:pq não tem link para download da V1.2?
Desculpe, mas deu erro no upload aqui.
Em instantes vou postar o link.
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