SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

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Nota B SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por Mr.Brum em Sab 24 Dez 2011, 23:49




SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-

Engine: Game Maker 8
Estilo: Rpg 3D isométrico
início: 23/12/11
fim: 11/01/2011
Download: http://sandbox.yoyogames.com/games/192572-sÚper-marcos--a-ilha-de-mr-bug-
Imagens: http://dl.dropbox.com/u/43446077/Fotos%20de%20jogos/screen%20super%20marcos.png

O INÍCIO
Chovia muito,numa tarde de janeiro de 2012,
Marcos,um maker indie, estava programando seus jogos em casa,trancado no seu quarto.
Quando percebeu que seus jogos tinham bugs incomuns,sem causas aparentes.
Incessantemente,Marcos ficava falando consigo mesmo: "se eu pudesse,entraria lá dentro do PC, e resolveria eu mesmo".
Foi quando caiu um grande raio próximo a sua casa.
Marcos desmaiou,e dormiu por um longo tempo!
Ao acordar,não se lembrava de muitas coisas,apenas de ter visto um clarão,e de ter apagado!
Olhou em volta de si,e percebeu que não estava no seu quarto,aliás,não estava no seu mundo!
Ele estava noutra dimensão,denominada: A ilha de Mr Bug.
Ao entrar na atmosfera da ilha, os makers recebem novos dons, como o pulo gravitacional,que os tornam especiais e fortalecidos.

O INIMIGO
Mr Bug é um terrível maker, que conseguiu criar uma dimensão através da sua programação,
sua dimensão é alimentada pelos bugs existentes em todos os jogos do universo!
E por isso,ele insiste em atrapalhar os makers,para manter seu império!
Nesta ilha, milhares de makers estão presos,e são obrigados a trabalhar como escravos, na criação de bugs,
tudo isso por terem desafiado o terrível Mr.Bug.

O OBJETIVO
Agora, o Súper Marcos, carrega a responsabilidade de derrotar Mr.Bug,e libertar os makers presos,
para que os seres humanos possam continuar com os bons jogos !

HUD
Seu player tem uma Hud mostrada na tela,composta de ícones:
Coração-> Mostra a sua porcentagem de vida no jogo.
Raio-> Mostra o seu especial,ao enchê-lo,você pode liberar o poder máximo.
Poção->Mostra quantas poções de cura você tem(carrega no máximo 10).
Cifrão->Mostra a quantia de moedas que você possui(a cada 100 você ganha 1 poção).


AS CIFRAS
As cifras são ítens representados por um cifrão.
As amarelas valem 1$,e não desparecem quando são pegas,apenas mudam de cor, para indicar que vc já passou por ali.
As laranjadas valem 2$,e somem quando são pegas.
A cada 100 cifras completadas, você ganha 1poção de cura automaticamente.


CONTROLES
cetas -> corre
Espaço->pula(ataca)
B->ataca no Boss
M,N-> zoom
V->especial(quando a barra está cheia)
P->pause/resume
F1->ajuda
F4->resize tela
Esc->Sai.
-----
X->Usa Poção de cura.(quando tem a poção)
S->Tirar foto.

MAPA
Floresta->caverna->garden->castelo->Boss

Floresta
O desafio é chegar sozinho até a caverna.
O player poderá treinar seu ataque contra Caixotes de madeira.
E ainda encher um pouco do especial.
Há uma lenda,que diz existir um mapa que leva a um tesouro escondido lá.

caverna
Na caverna vc lutará contras os fantasmas,
que renascem rapidamente.
Ao final,tem uma barreira de pedra.
que só pode ser destruída com o especial.

garden
No garden vc encontra os minibugs,
você deve destruir todos para abrir a porta do castelo.

castelo
Você está próximo do Mr.Bug.
Ele estava te espiando das torres do castelo,e está tentando te clonar.
Vários clones já estão sendo preparados.
Destrua todos eles para abrir a porta final.

BOSS
Você recebe um novo poder, para lutar contra o boss,destrua-o e salve o mundo!


CRÉDITOS

Fontes: Súper Mário 64

Modelo e animação do char: Open source Zelda Drandula

Músicas de fundo:
Zelda The waker :
(131_Ocean)
(below_deck)
(chamberofthesages)
(DragonRoostIslandXGv1_1)
(EscapeCastle)
(Boss02)
(btest)
(remix)

Argumentos:
Galera,
após criar várias versões da Ilha dos makers, eu cheguei a este ponto do projeto,e tive que portá-lo para uma história de RPG, que o torna mais interessante.
Muita coisa do antigo projeto foi conservada,assim como algumas coisas foram adicionadas,
qualquer dúvida,podem perguntar.
Acompanhem as mudanças abaixo:
Spoiler:
-Tela de início mudada(antigo menu foi descartado).
-Novas telas de Game Over e Zeramento.
-Novo menu mult acesso,com novos botões.
-A Hud está diferente, agora com ícones e números.
-Novo sistema de ajuda,agora com mensagens no rodapé da tela(e sugestões inteligentes).
-Mapa refeito,compactado,invertido e organizado.
-FPS otimizado.
-Efeito do pulo removido.
-Novo atk.(O pulo deve ser certeiro agora.)
-Sistema de energia e descanso retirados.
-Shop descartado(juntamente com os ítens relacionados).
-Gráficos refeitos,estilo mais redondo e preciso.
-Vários bugs corrigidos.
-Novo sistema de cura.(por poções)
-Ganho de 1cura a cada 100moedas.(automático.)
-Não ganha mais moedas nas batalhas.
-Novo estilo de batalha contra o Boss.
-Todas as ias refeitas.
-Novo Muro.(Fica transparente quando se aproxima.)
-Área preta removida.(adicionado areia no local.)
-Novas fontes de texto.
-Novo Som do menu.

No mais, espero que a galera baixe e deixe a opnião aqui,principalmente se você jogou as antigas versões, não deixe de experimentar essa, que está muito melhor!
E se encontrarem qualquer bug,me avisem pra eu concertar na próxima released.



Última edição por mrbrum22 em Dom 22 Jan 2012, 15:01, editado 13 vez(es)

Mr.Brum

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por Tiger em Dom 25 Dez 2011, 08:18

Muito Bom MrBrum22, eu fiquei surpreso que você esta melhorando muito seu conhecimento 3d, parabéns esse jogo ficou muito divertido, elogios a parte e vamos falar o jogo em geral.
A jogabilidade esta bem feita, mas faltou algumas instruções de controle no help do jogo, como pause, F1, F4 ,F5 ,F6 ,F9 ,Esc. Podia mudar a reação do player quando pressiona para descansar, como por exemplo sair algumas letras Z, como se tivesse dormindo, os saves eu acho que deveria ser salvo em um local específico, por exemplo num objeto que faz referencia a save, pois assim limita o jogador de salvar em qualquer lugar e evitar a ocorrer certas falhas...As IA faltou um pouco melhora-las, no castelo as copias simplesmente ficam parado e não fazem nada, e seria interessante se o jogo fosse com sistema rpgs, como level ups e experiencia adquirida conforme for passando e matando os inimigos.
Os gráficos foram modelos do jogo Zelda, mas foi bem encaixado com animação do andar e no momento que fica parado. Os efeitos podia ser bem mais feito, no caso o player pula e os rastros de poeira vão caminhando junto.
As músicas tem haver muito com o jogo, mas achei que faltou essa transição de uma música para outra ao passar em cada fase, principalmente quando enfrenta o final boss, para deixar aquela sensação de uma batalha com boss não como um mini boss ou inimigo comum.

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por Mr.Brum em Dom 25 Dez 2011, 11:31

VLW, fico feliz em ver que gostou!
Tudo o que você citou aí,eu tinha planejado para o jogo.
MAs só que não deu tempo de por nessa versão.
Porque ficou muito em cima para o concurso.
Eu iniciei as projeções no dia 23/12 e iniciei os trabalho no dia 24/12 ao meio-dia, ficou muito corrido, aí num deu tempo de colocar tudo.
Mas a próxima versão será completa! Podem esperar!

Por causa dessa pressa , eu tive que mudar algumas coisas no projeto.
Por exemplo, os clones que ficam parados, eles estão sendo construídos pelo Mr.Bug, por isso ainda não tem IA.
As letras Zz quando ele descança eu tb já tinha planejado, assim como eu fiz no meu jogo SOLITÁRIO.
Os saves, eu nem iria deixar, mas como achei que poderia ser difícil zerar o jogo logo de cara, resolvi deixar de última hora.
Da próxima, eu vou otimizá-los.
O rastro da poeira é estratégico.
Ele é o seu atk,coloquei pra te acompanhar,pra matar os inimigos que você pula por cima.
A idéia de mudar as músicas é mais uma que eu pretendo colocar na próxima versão.
E o help,como tudo o que eu falei acima, foi feito com muita pressa,e não deu tempo de colocar direito!
Poderão notar que eu me increvi em cima da hora.

Mas é isso aí...
Como todo mudo sabe,meu negócio é participar!
E não queria ficar de fora do meu primeiro concurso anual na GMBR.


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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por Ueliton em Dom 25 Dez 2011, 12:28

Muito bom o jogo, além der em 3D, o jogo tem uma excelente jogabilidade, efeitos bem elaborados, joguei bastante o seu jogo parabéns.

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por Mr.Brum em Dom 25 Dez 2011, 12:36

Obrigado ueliton!
Tava com pressa por causa do concurso, mas agora , eu vou refazer ele com mais calma,e mais qualidade, vlw!

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por thundercats em Dom 25 Dez 2011, 13:29

mrbrum22

cara muito legal mesmo, seu jogo ta bem simples de td ainda porem me fez lembrar de um game que eu gostava muito o Croc, acho que vc deve seguir em frente com esse projeto gostei muito mesmo da engine, so uma pergunta fez a animação do player em que programa e como vc fez para o GM fazer leitura da animação ? Parabens manolo !!

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por Mr.Brum em Dom 25 Dez 2011, 13:54

@thundercats:
Muito obrigado pelos elogios!
Os modelos não são externos, são modelados e animados no próprio GM,
por códigos,me baseei na engine do Zelda Open Source de Drandula, pra animar ele.

O resto eu fiz sozinho!



Mr.Brum

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por Eudes - Hyo em Dom 25 Dez 2011, 14:01

eae brum
parabens pelo game, a mobilidade do player está muito legal.
eu achei os gráficos muito bons meu.
eu estou iniciando um projeto 3d justamente pra ter uma mobilidade dessas.
a animação do braço e perna vc fez em um programa do tipo anim8r e
importou? algo assim?
vlw

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por Mr.Brum em Dom 25 Dez 2011, 14:15

@Eudes - Hyo:
Muito obrigado pelos elogios!
Os modelos não são externos, são modelados e animados no próprio GM,
por códigos,me baseei na engine do Zelda Open Source de Drandula, pra animar ele.

O resto eu fiz sozinho!

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por Livsk em Dom 25 Dez 2011, 14:34

Legal cara, gostei muito do seu jogo.

Ficou boa a câmera do player, os gráficos estão bons, e a IA os inimigos também ta legal, só achei meio estranhos os controles, mas depois consegui jogar.

Parabéns e boa sorte no concurso!

Flws.

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por ULTRANOVA em Dom 25 Dez 2011, 22:23

nossa bem legal seu jogo , gostei dos objetos 3ds foi vc quem os fez, so achei cenario pouco vazio, o mais legal eo poder maximo do heroi .

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por Mr.Brum em Dom 25 Dez 2011, 23:50

@livsk e @ULTRANOVA vlw pelos elogios.
Nova versão disponível:
Versão 1.1:
http://dl.dropbox.com/u/43446077/JOGOS/im1.1.rar


Agora que vi:
Spoiler:
600ª mensagem! Laughing


Última edição por mrbrum22 em Ter 27 Dez 2011, 14:27, editado 1 vez(es)

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por PedroX em Seg 26 Dez 2011, 18:29

O Tiger avaliou o seu jogo:
Spoiler:
Jogabilidade

- O sistema de pause tem a o acesso a retornar o jogo, salvar, help e sair deixando mais interativo, mas que faltou o sistema de cura como na versão anterior que as vezes e necessário ou criar um shop.
- O dinheiro ficou até que desnecessário já que foi descartado o sistema de cura.
- As IAs foram melhorados um pouco, mas que algumas IAs ficaram meio que repetitivo como no caso dos clones reagirem da mesma forma que os monstros verdes
- A separação das fases retirou o retorno das fases anteriores
- O ataque do player contra o Boss ficou ruim em relação a retirada dos tiros, e tem que encostar no inimigo para poder machuca-lo.
- Faltou arrumar a parte do ao retornar para o menu do jogo e começar o novo jogo o personagem que tinha levado danos antes continua com o mesmo statu como tava anteriormente.

Bugs
- Ao pausar o game e retornar ao menu e logar o jogo, a música do menu continua tocando na fase, somente para quando vai para outra fase.

Gráficos

Os gráficos ficaram um pouco misturado, as janelas de explicação ficou ruim em relação a imagem do fundo, e o a imagem do game over ficou meio que feito no paint. Os menus de apresentação podia ser mais destacado.

Música/Efeito sonoros

As músicas combinaram com as fases em geral comparando com a versão anterior que tinha apenas uma música, os efeitos sonoros combinou com o jogo.
Ele lhe concedeu um conceito C.

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por paladini em Seg 02 Jan 2012, 11:48

Parabéns pelo jogo.


Não tenho nenhuma noção de 3D no Game Maker, porém tenho um pouco em modelagem.

Se o gráfico já ficou assim trabalhando só com GM, imagine como ficaria com modelagens em programas 3D.

Continue o seu jogo cara, está muito bom.

Quando à nota do seu jogo, não sei se posso criticar , mas acho que merecia um B pelo esforço do projeto em geral - acho que tem jogos bem piores que tem essa nota.

Parabéns pelo jogo!

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por Mr.Brum em Seg 02 Jan 2012, 13:32

@paladini vlw...
Tô trabalhando no próximo released,98% pronto já...
Corrigi todas as falhas citadas na avaliação!
E quanto à nota eu concordo!
Inclusive tem jogos no Hall da fama que não são tão superiores assim!

A modelagem em programas ficaria bom, mas comprometeria o desempenho!

Jajá postarei a nova versão,que tá ficando bem show.

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por paladini em Seg 02 Jan 2012, 13:44

blz cara, no aguardo =D

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por Jogos XD em Seg 02 Jan 2012, 17:22

MUITO MASSA!!!!! o joga esta otimo!!!! você usou auguma dll?

Jogos XD

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por Mr.Brum em Seg 02 Jan 2012, 17:44

@Jogos XD
vlw! não! não usei nenhuma dll, apenas as funções do próprio game maker.

Tópico atualizado
Mais um released lançado,
Versão 1.2:

Mr.Brum

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por paladini em Seg 02 Jan 2012, 18:11

pq não tem link para download da V1.2?

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por Mr.Brum em Seg 02 Jan 2012, 18:14

paladini escreveu:pq não tem link para download da V1.2?

Desculpe, mas deu erro no upload aqui.
Em instantes vou postar o link.

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por Lauro em Seg 02 Jan 2012, 18:20

Gostei bastante do estilo do jogo, mas vi 3 coisas estranhas no gameplay do projeto....
1- o inimigo apanha apenas quando eu estou em cima dele, não seria melhor se apanhasse quando eu estou "aterrissando" do pulo?
2- O clone não tem animação.
3-Como recupera vida?
Fora isso, o jogo esta belíssimo.Estou na fase dos clones.
Qualquer outra coisa estranha aviso ok?

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por Mr.Brum em Seg 02 Jan 2012, 21:22

Lauro escreveu:Gostei bastante do estilo do jogo, mas vi 3 coisas estranhas no gameplay do projeto....
1- o inimigo apanha apenas quando eu estou em cima dele, não seria melhor se apanhasse quando eu estou "aterrissando" do pulo?
2- O clone não tem animação.
3-Como recupera vida?
Fora isso, o jogo esta belíssimo.Estou na fase dos clones.
Qualquer outra coisa estranha aviso ok?
1-essa maneira de matar o inimigo serve para adiantar o jogo.Assim você não precisa ficar pulando extamente em cima do inimigo,e de quebra pode matar mais de um ao mesmo tempo.
2- Isso já foi concertado,tá na versão que vou postar hoje(1.2).
3-Nessa versão aí, não como! Mas na versão que vou postar hoje(1.2) tem.

Vou fazer um teste com o pulo que você disse, qualquer coisa eu o acrescento na
versão 1.3 .


Galera, tô tendo problemas com a net por causa da chuva, mas em breve vou postar o download da versão 1.2.

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por Lauro em Seg 02 Jan 2012, 21:50

Mas se fosse assim seria melhor se ele soltasse uma espécie de "magia" que saísse quando ele pulasse seria um peido, ou pior =S

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por irlansn em Seg 02 Jan 2012, 23:36

Eu só tenho uma palavra para descrever seu jogo: PERFEITO!!!

Você usou apenas GML Question

irlansn

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por Mr.Brum em Qua 04 Jan 2012, 16:13

@irlansn , Sim! Usei só gml(mais uma vez)!
Galera, tive muitos problemas com a net esses dias, mas enfim,consegui upar a nova versão:
http://dl.dropbox.com/u/43446077/JOGOS/Ilha%20dos%20Makers%201.2.rar

Peço aos avaliadores que reavaliem o projeto quando for possível...

Obrigado a todos,que estão baixando e opinando aqui no tópico!

Mr.Brum

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por paladini em Qua 04 Jan 2012, 19:06

Estou jogando, depois dou uma avaliada.

Vlw cara,até +

-eediitt ---

Sei que não vale nota e não vai contar muito, mas tá ai. Vou ser bem crítico porque vi esse tópico aqui hoje: http://gmbr.forumeiros.com/t20177-gmbr-futuro-obscuro

Gráficos:
Os gráficos estão ruins, se esforce para melhorar mais. Sei que trabalhar com 3D no GM é phoda, mas tente conseguir um modelador externo ou faça você mesmo em programas como Blender ou 3DSMax. Se esforçe mais com os gráficos, principalmente pois se parecem de jogos 8 bits.

HUD:
A HUD não está com uma aparência muito boa. Ela está bem localizada, mas melhore a aparência dela, coloque fundos, identifique as HUDS com textos ou ícones indicando o que cada um é.

Jogabilidade:
A jogabilidade está boa, os movimentos estão bem fluídos (até demais). Uma coisa que percebi e achei um pouco ruim que o controle do personagem é meio estranho, mas acho que não precisa de grandes mudanças. As fases estão legais e gostei muito de os mapas serem colados. Estranhei a utilidade do dinheiro, pois até aonde eu joguei não tinha uso para isso. A colisão com os inimigos não está muito boa, principalmente com os inimigos da fase do Jardim (acho que é a terceira).

Bugs:
Presenciei alguns bugs como em um ponto de spawn dos inimigos eles ficarem parados, e quando eu pulo em cima eu mato vários deles e perco bastante vida também. É como se tivesse uns 10 fantasmas no mesmo lugar e em um pulo matasse tudo.

Menu:
Achei os sprites e som do menu ruins. A idéia dos cubos no menu ficou legal, mas eles ficaram de má qualidade (pixelizados, sei lá). Você não salvou como JPEG ao invés de PNG as imagens do menu?

Trilha Sonora:
Um dos pontos mais positivos do jogo são os sons, que combinam com o tema e o momento do jogo. Acho que não precisam ser mudados, talvez só o do menu principal que não gostei. Acho que uma música mais leve no menu principal seja boa.

Sugestões
- Melhorar a interface gráfica da HUD;
- Melhorar o sistema de colisão com o inimigo (principalmente aqueles do "Jardim");
- Colocar um som melhor e melhorar o gráfico do menu principal;
- Arrumar o bug citado na 2ª fase;
- Criar uma utilidade para o dinheiro: criar uma loja de itens, onde você pode comprar itens. Seria legal assimilar os itens com o tema do jogo (programação). Algo do tipo de você poder usar o dinheiro para comprar um compilador, dai você fica mais seguro (com mais defesa); entendeu a idéia?
- Criar um fundo para onde não existe o "cenário". Nos cantos dos cenários, após a área limite do personagem é apenas preto. Poderia colocar um estilo deferente de terra e separar com um murro.

Acho que era isso ai cara. Parabéns por conseguir fazer esse jogo 3D, mas se você melhorasse alguns desses itens ele ficaria extraordinário. Mãos a obra que você consegue - não precisa fazer em um modelador, só melhora as texturas. Eu sei que você consegue, a parte mais difícil você já fez.

Vou dar MINHA nota (não confunda com a dos julgadores do fórum):

C


Falows,
Fernando P.

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por Mr.Brum em Qua 04 Jan 2012, 23:19

bom, vamos à resposta:
-as sprites do menu serão melhoradas.
-o som do menu será trocado.(também não gostei muito.)
-os gráficos estão dentro do padrão para gml, meu propósito para esse jogo é usar apenas gml,dispensando modeladores externos. Como pedido, vou caprichar nas texturas e ver o que eu posso melhorar nos modelos.
-As huds,Eu procurei identificar elas pela cor, mas já que não deu certo, vou preparar algo para a próxima versão.
-O dinheiro tem utilidade sim, basta apertar P(pause),clicar na seta direita,clicar em Shop, e escolher o ítem que se deseja comprar.
-eu acho que você estava matando o fantasma no local que ele nasce, assim virava um loop, vc mata,ele nasce... Vou corrigir isso!
-a questão do shop, ele já existe, porém vou ampliá-lo na próxima versão,seguindo suas dicas.
-A área preta,eu vou substiuíla,talvez por areia(Tem a ver com ilha!),e talvez água! Mas os muros, eu terei que ver, porque o muro horizontal da parte de baixo,tapa o player e alguns inimigos,e atrapalha na hora do jogo.
-A colisão com os minibugs do jardim, eu tenho que ver, como faço, porque a intenção era justamente a de ficar "beliscando o player", ams axo que você está reclamando da garrada que o player dá neles, se for , eu mudarei isto!


Cara, muito obrigado mesmo , pelo comentário, vou seguir suas dicas e melhorar o jogo, pra chegar na versão final bem limpo e divertido!

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por paladini em Qua 04 Jan 2012, 23:37

mrbrum22 escreveu:bom, vamos à resposta:
...
Cara, muito obrigado mesmo , pelo comentário, vou seguir suas dicas e melhorar o jogo, pra chegar na versão final bem limpo e divertido!

Valeu por compreender o que precisa ser melhorado. Quanto aos gráficos, dando uma melhorada tá bom, não precisa usar modeladores externos não (mas faria um grande bem ao seu jogo).

Peço desculpas quanto ao shop, realmente nem vi. Seria legal adicionar itens no shop como aquele exemplo que eu dei do compilador.

Quanto a HUD, pode deixar com aquelas cores, só dê uma melhorada no visual, por exemplo, você teve que identificar as cores na ajuda do jogo, e você tem que lembrar que são poucos que vêem o arquivo de ajuda. Acho que na HUD você poderia deixar mais sugestivo o que significa cada barrinha daquelas, por exemplo colocando ícones do lado das barrinhas, por exemplo o verde (energia), poderia colocar um raiozinho, a vida, um coração.

Quando aos muros de baixo você poderia deixá-los transparentes porém deixando a estrutura do muro à vista. Esse princípio acho que foi usado no The Sims alguma vez. Veja um exemplo em um modelador (ia ficar diferente, mas é uma solução real para esse problema):



Valeu cara, até mais!

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por Mr.Brum em Qui 05 Jan 2012, 00:03

Gostaria que você testasse a parte do shop e me falasse o que acha, compre os ítens,e veja a hud e os testem,depois me fala o que achou!

Quanto ao muro, ainda vou tentar outra coisa,acho que fica meio estranho , modelar ele em wireframe, talvez eu faça ele texturizado quando o player estiver longe e wireframe quando estiver perto, poderia ser uma boa!

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por paladini em Qui 05 Jan 2012, 12:42

mrbrum22 escreveu:Gostaria que você testasse a parte do shop e me falasse o que acha, compre os ítens,e veja a hud e os testem,depois me fala o que achou!

Quanto ao muro, ainda vou tentar outra coisa,acho que fica meio estranho , modelar ele em wireframe, talvez eu faça ele texturizado quando o player estiver longe e wireframe quando estiver perto, poderia ser uma boa!

Eu fiz o que você falou, não cheguei a testar tudo pois fechei o jogo sem querer e sem salvar (=X). Mas cheguei a comprar a Mapa do Tesouro. Achei a HUD do mapa do tesouro boa - só acho que o gráfico pode ficar melhor.

Quanto ao menu de pause eu achei igual ao do menu principal, precisa melhorar pois os cubos estão pixelizados.

Já no menu de compras achei bem ruim. Aquele negócio que abre é muito ruim para identificar o que cada item faz. O bom seria criar uma room só pra isso, e tipo, nela colocar uma descrição mais detalhada de cada item com um ícone ou imagem representando o que você vai comprar. Para comprar um botão de compras.

Acho que é isso cara, quando tiver um tempo eu testo os outros itens.

Falou, até mais.

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por Mr.Brum em Qua 11 Jan 2012, 02:24

@paladini vlw por testar,melhorei muitas das partes que a gente debateu.

Argumentos:
Galera,
após criar várias versões da Ilha dos makers, eu cheguei a este ponto do projeto,e tive que portá-lo para uma história de RPG, que o torna mais interessante.
Muita coisa do antigo projeto foi conservada,assim como algumas coisas foram adicionadas,
qualquer dúvida,podem perguntar.
Acompanhem as mudanças abaixo:
Spoiler:
-Tela de início mudada(antigo menu foi descartado).
-Novas telas de Game Over e Zeramento.
-Novo menu mult acesso,com novos botões.
-A Hud está diferente, agora com ícones e números.
-Novo sistema de ajuda,agora com mensagens no rodapé da tela(e sugestões inteligentes).
-Mapa refeito,compactado,invertido e organizado.
-FPS otimizado.
-Efeito do pulo removido.
-Novo atk.(O pulo deve ser certeiro agora.)
-Sistema de energia e descanso retirados.
-Shop descartado(juntamente com os ítens relacionados).
-Gráficos refeitos,estilo mais redondo e preciso.
-Vários bugs corrigidos.
-Novo sistema de cura.(por poções)
-Ganho de 1cura a cada 100moedas.(automático.)
-Não ganha mais moedas nas batalhas.
-Novo estilo de batalha contra o Boss.
-Todas as ias refeitas.
-Novo Muro.(Fica transparente quando se aproxima.)
-Área preta removida.(adicionado areia no local.)
-Novas fontes de texto.
-Novo Som do menu.

No mais, espero que a galera baixe e deixe a opnião aqui,principalmente se você jogou as antigas versões, não deixe de experimentar essa, que está muito melhor!
E se encontrarem qualquer bug,me avisem pra eu concertar na próxima released.

Download: http://dl.dropbox.com/u/43446077/JOGOS/Super%20Marcos.rar

Tópico atualizado.

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por paladini em Qua 11 Jan 2012, 09:44

Olá cara, não vou comentar muito o jogo nem jogar muito agora porque logo vou viajar.

Gostei muito da nova HUD, ficou muito mais clara e precisa - embora no início eu tenha confundido Energia com cansaço (não vi que não tinha mais).

Os novos fantasmas na fase 2 estão ótimos, assim como o personagem que aparentemente não está tão pixelizado.

Gostei do sistema de ajuda, mas por exemplo na terceira room acho que tá escrito isso:

"Dica: Destrua todos os minibugs para abrir o portão da próxima fase. Restantes: 8" (é algo do tipo). Acho que você poderia deixar essa frase por 5 segundos, e depois disso deixar só "Restantes: 8". Não só nessa fase, mas nas outras também.

O novo menu de entrada ficou muito bom, gostei muito mesmo - acho que poderia ter um coqueiro em um canto da imagem, ACHO que ficaria legal. O que ficou legal também foi o muro com aquele efeito que eu falei (você deixou transparente, não do jeito que eu falei, mas ficou melhor, parabéns).

Um ponto importante também na 2ª fase: ela ficou meio estranha, não sei se foi proposital, mas o personagem não fica centralizado na tela, ele fica na parte de cima da tela - com isso você vê mais o que tá embaixo do que em cima.

O que eu não gostei foi o novo menu de pause, sei lá, os ícones não ficaram bons. Reveja ele para próxima versão.

Acho que por enquanto é isso, quando voltar eu vejo melhor o jogo.

Fui cara, parabéns pelo jogo, melhorou muito. Até mais.
Fernando P.


Última edição por paladini em Qua 11 Jan 2012, 13:10, editado 1 vez(es)

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por Mr.Brum em Qua 11 Jan 2012, 12:48

vlw cara,
eu tô sempre anotando as suas sugestões e dos outros que comentam aqui, pra ir melhorando o jogo.
Quanto ao menu, estou aberto a dicas, se puderem me ajudar,ficarei grato...
O menu ficou ruím,porque fui eu quem desenhei o pixel art,(Sou péssimo!) rsrsrs, na verdade aquilo é um cubo 3d, que eu tinha colocado girando, mas aí resolvi deixar ele parado!
Logo sairá a versão 0.2, aguardem!

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por paladini em Qua 11 Jan 2012, 12:51

Ok, pq mudou de nome o jogo?

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por Mr.Brum em Sex 13 Jan 2012, 00:14

paladini escreveu:Ok, pq mudou de nome o jogo?

Porque eu resolvi reformular o jogo.
A idéia principal do jogo, eu tive baseada no súper mário 64.
E desde o início se chamaria Súper Marcos.
Porém, como o prazo para o concurso era pequeno, eu resolvi deixar o
´Súper Marcos pra outra ocasião, e fazer meio que um mod, pro concurso.
Passado o concurso, eu ia continuar no título antigo, mas ele será usado para um outro projeto, que pretendo iniciar em breve,e já até havia comentado aqui no fórum antes! Então resolvi retomar a idéia inicial, do Súper Marcos, e agora pretendo lançar a versão final antes do início do CQ10, se tiver boa aceitação ,eu quero fazer mais versões,igual a do súper mário mesmo, e tornar o jogo, um título sem fim, como os RPGs bem sucedidos que a gente conhece!

Atualização:
Jogo hospedado na YOYO Games:
http://sandbox.yoyogames.com/games/192572-sÚper-marcos--a-ilha-de-mr-bug-

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Nota B Re: SÚPER MARCOS-A ilha de Mr Bug-<3D>

Mensagem por Tiger em Sex 13 Jan 2012, 06:06

Bom com as mudanças que você falou anteriormente, e com as melhorias do jogo, eu vejo que você não desistiu do projeto, comparando com as versões antigas seu jogo melhorou bastante mesmo, principalmente na programação das Ias, eu vi que eles agora estão um pouco mais inteligente, e os status e o pause estão mais agradáveis visualmente, mas o problema e que eu senti a falta de menus logo entrei no título do jogo, não precisa descartar as opções que tem no pause dentro do jogo, só acho que uns menus ia ficar melhor do que entrar numa fase no zero e logar na fase onde salvou.

E também reparei um bug que logo que entro na última fase do boss, quando eu salvo nesse local e saio do jogo e vou logar nessa fase, a música da primeira fase entra nessa última fase, testei com outros saves, e cheguei numa conclusão que a última fase parece que pausa a música lá e continua com a música em uma fase que logar, agora o resto das fases quando eu vou logar estão normais.
As fontes de letras acho que se poderia preenche-las com cores no fundo do que transparente, pois na fase 2 elas somem ou é difícil de enxerga-las.

Seria bom se tivesse um mini mapa no lado direito em cima, pois assim permitiria o jogador enxergar mais detalhadamente aonde está, e esse mini mapa indicaria as moedas, caixas, o player e os inimigos em volta.
Os saves acho que se poderia fazer a opção de salvar em cima de outro save do que aumentar vários saves. E colocar os saves locais na fase, isso é fácil basta colocar a colisão do player num objeto que você for colocar como save e no momento que ele colidi e apertar um botão o jogo já esta salvo naquele local, isso limitaria do jogador salvar em qualquer lugar.

Bom então seu conceito agora vai para


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Mensagem por Mr.Brum em Sex 13 Jan 2012, 13:56

Bom,
O bug do sav tava muito pior, eu fui corrigindo até chegar nesse status,e agora vou corrigi-lo novamente.
Gostei da avaliação,talvez se eu recebesse um A,eu pararia por aqui,embora ainda tenha muito o que melhorar. Vou rever as partes que você citou, e procurar melhorá-las pra chegar ao conceito A.

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