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Rampas, um paradoxo
2 participantes
Página 1 de 1
Rampas, um paradoxo
Opa pessoal, estava aqui sem nada pra fazer e daí tive uma ideia que pode revolucionar os jogos de plataforma da GMBR(Caraca luiz, ainda nessa? É que eu to ajudando um povin com GM e me veio na cabeça que posso criar uma super engine de plataforma).
Chega de conversa, o negócio é o seguinte:
Vendo uma engine de Sonic(A revival), vi que para se movimentar usavam o seguinte código:
Pensei em usar o gravity_direction para fazer a gravidade sempre seguir o angulo em que a rampa faz o player andar. Preciso de ajuda, será que um simples lengthdir presta ou terei de fazer um código extenso igual na revival?
E mais, pense comigo. Se em um jogo de plataforma normal usamos:
Creio que terei de ler o tuto do saim sobre lengthdir.
Aguardo repostas...
Chega de conversa, o negócio é o seguinte:
Vendo uma engine de Sonic(A revival), vi que para se movimentar usavam o seguinte código:
- Código:
x+cos(angulo)
Y-sin(angulo)
Pensei em usar o gravity_direction para fazer a gravidade sempre seguir o angulo em que a rampa faz o player andar. Preciso de ajuda, será que um simples lengthdir presta ou terei de fazer um código extenso igual na revival?
E mais, pense comigo. Se em um jogo de plataforma normal usamos:
- Código:
if place_free(x,y + 1)
{
gravity = 1
}
else
{
gravity = 0
}
Creio que terei de ler o tuto do saim sobre lengthdir.
Aguardo repostas...
Re: Rampas, um paradoxo
Para fazer isso, basta usar as funções trigonométricas.
Mas se a gravidade for de acordo com o ângulo, ele ficará parado no teto.
Mesmo assim, vou mostrar de uma forma mais simples:
Mas se a gravidade for de acordo com o ângulo, ele ficará parado no teto.
Mesmo assim, vou mostrar de uma forma mais simples:
- Código:
x+=lengthdir_x(gravidade, direction);
y+=lengthdir_y(gravidade, direction);
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: Rampas, um paradoxo
Beleza, assim fica melhor. Mas como relacionar a direção com o angulo da rampa?
Eu fiz assim, no create de um parent das rampas:
ang=radtodeg(arctan(sprite_width/sprite_heigth));
E na colisão do player com a rampa:
ang=other.ang
Mas o player ainda afunda(sem gravidade) quando colido com rampas de inclinações diferentes
Eu fiz assim, no create de um parent das rampas:
ang=radtodeg(arctan(sprite_width/sprite_heigth));
E na colisão do player com a rampa:
ang=other.ang
Mas o player ainda afunda(sem gravidade) quando colido com rampas de inclinações diferentes
Re: Rampas, um paradoxo
ang=radtodeg(arctan(sprite_width/sprite_heigth));
O tangente é o ângulo oposto pelo adjacente. Sendo assim, seria sprite_height/sprite_width.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
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