[Resolvido][Ajuda] Colission + Image Index

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Resolvido [Resolvido][Ajuda] Colission + Image Index

Mensagem por Ritton em Dom 27 Nov 2011, 22:31

Olá pessoal! Estou com uma dúvida: Como que eu faço para mudar para uma sub-imagem diferente a cada colisão com o obj_player? Tipo, colidiu uma vez, vai para a image_index=1; colidiu de novo, vai para a image_index=2...

Alguém poderia me ajudar? Estou planejando fazer um projeto bem pequeno, mas fiquei um tempo sem mexer no Game Maker e acabei não praticando muito. Geralmente eu uso a lógica para executar algo, mas não consegui arrumar isso.

OBS: A sprite do obj_block começa no image_index=0 e a cada colisão, a próxima sub_imagem entra até ocorrer a destruição do obj_block.

Me desculpem pelas perguntas noobs, mas realmente estou precisando disso.

Até mais! investigador



Última edição por Ritton em Seg 28 Nov 2011, 12:47, editado 1 vez(es)

Ritton

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Resolvido Re: [Resolvido][Ajuda] Colission + Image Index

Mensagem por Lukbebalduke em Dom 27 Nov 2011, 23:16

No colission:

Código:
if image_index=0
image_index=1
if image_index=1
image_index=2
//etc..

Lukbebalduke

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Resolvido Re: [Resolvido][Ajuda] Colission + Image Index

Mensagem por Ritton em Dom 27 Nov 2011, 23:49

Isso não deu certo... Pois quando há a colisão, ele pula do image_index=0 para o image_index=2. Alguém sugere mais alguma coisa?

Até mais!

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Resolvido Re: [Resolvido][Ajuda] Colission + Image Index

Mensagem por itallo em Seg 28 Nov 2011, 00:00

[create]
img = 0
mimg = numero de imagens que tem a sheet

[evento_colisao]
img += 1
if img > mimg {img = 0}
image_index = img

é isso que você quer?

itallo

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Resolvido Re: [Resolvido][Ajuda] Colission + Image Index

Mensagem por Ritton em Seg 28 Nov 2011, 00:07

Mano, sinceramente eu não entendi o que você disse... Poderia explicar melhor o que significa cada coisa? Por favor, estou querendo saber isso faz horas...

Serei grato se puder ajudar! investigador

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Resolvido Re: [Resolvido][Ajuda] Colission + Image Index

Mensagem por saim em Seg 28 Nov 2011, 09:59

O CogumeloDoRock te deu os códigos prontinhos pra usar e, entre colchetes, os eventos em que você deve usá-los.

Lembre-se de garantir que a colisão só aconteça durente um step, ou seja, que após a colisão, o step seguinte não retorne "true" novamente pro teste de colisão.

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Resolvido Re: [Resolvido][Ajuda] Colission + Image Index

Mensagem por Ritton em Seg 28 Nov 2011, 10:56

Eu sei que os códigos estão prontos, mas o problema que eu não entendi o que significa o "img" e o "mimg". Eu estou deixando o link da engine:

Mario Bros. Engine

OBS: Colisão do obj_player com o obj_pow

Por favor, me mostrem o que eu devo fazer. Eu não quero os códigos prontos e sim a maneira que eu posso fazer isso...

Até mais!

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Resolvido Re: [Resolvido][Ajuda] Colission + Image Index

Mensagem por irlansn em Seg 28 Nov 2011, 11:46

oi,
percebe que seu jogo esta cheio de erros...

Então aproveitei e corrigi-los.
Tive que usar a lib: Plataforma, Por tanto instale-a antes de testar.

Mario Bros_irlansn.gmk

Espero que goste...

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Resolvido Re: [Resolvido][Ajuda] Colission + Image Index

Mensagem por GALAXY GAMES em Seg 28 Nov 2011, 12:07

Isso eu já vir se feito usando global :|. Isso é um jeito noob de se fazer mas vou te ensinar, mesmo assim: no create do player coloque assim:
Código:
global.colisoes=0

Colisão com o inimigo:

Código:
global.colisoes+=1

E no step coloque:

Código:
if global.colisoes=1
{
image_index=1
}

e vai fazendo a mesma coisa (só da parte do step as outras não) para cada sub imagem que ter, por exemplo, tem 3 sub imagens então fica assim:

Código:
if global.colisoes=1
{
image_index=1
}

if global.colisoes=2
{
image_index=2
}

if global.colisoes=3
{
image_index=3
}


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Resolvido Re: [Resolvido][Ajuda] Colission + Image Index

Mensagem por saim em Seg 28 Nov 2011, 12:11

CogumeloDoRock escreveu:[create]
img = 0
mimg = numero de imagens que tem a sheet

[evento_colisao]
img += 1
if img > mimg {img = 0}
image_index = img

Ritton escreveu:Eu sei que os códigos estão prontos, mas o problema que eu não entendi o que significa o "img" e o "mimg".

"img" é a imagem que será mostrada. "mimg" é o número de imagens disponíveis, ou seja, o índice da última imagem.

Analisando o código agora, acho que ficaria melhor assim:
[create]
Código:
image_speed = 0; //provavelmente já está assim
[colisão]
Código:
image_index += 1;

Com os cuidados que citei na última mensagem.

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