g++ adpt gml compiler

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g++ adpt gml compiler

Mensagem por Jiraya em Qui 06 Out 2011, 09:32

Olá programadores!

Eu comecei a práticar a pouco tempo novos metodos de aplicação de sintaxe.
um ótimo alvo para isso foi tentar criar um compilador de códigos com game maker.

só para exclarecer, um compilador é um programa que executa comandos apartir de um código fonte.

de inicio tentei faze-lo todo manual fazendo operações byte por byte mas demonstrou ser algo meio ineficiente, pois não era tão rápido quanto esperado.
então decidi fazer apenas um adaptador ao compilador padrão do game maker.
este adaptador permitiria ao programdor usar linguagens como c++ e javascript junto com gml para criação do jogo/aplicativo.

ainda estando em versão beta, o adptador de compilador funciona.
ainda podem haver bugs, pois eu ainda não criei um token string para evitar que os comandos atravessem strings inoperantes.

sem mais delongas aqui estão os links de download
Compilador+GMK


bom, com os recursos padrão do game maker eu fiz um pequeno jogo exemplo, para testar todas as novas funcionalidades

Game Sample.exe

e o código fonte do jogo
Game Sample[SourceCode]


um breve exclarecimento sobre a nova sintaxe

javascript
function soma(x,y);//declara uma função
function soma(x,y)//declara a função com instrução
{
return(x+y);
};

inline function MAX(x,y)//declara uma função com processo de execução mais rápida
{
if(x>y)return(x);else return(y);
};//alerta: se usar várias funções com inline, o compilador não garante uma execução mais rápida

alert("Message");//função nativa, mostra uma janela com uma mensagem

this.y=10;//acessa a variavel local y

loadImage("filename");//carrega uma image
drawImage(ind,x,y);//desenha a imagem carregada

loadSound("filename");//carrega uma musica/som
playSound(ind,loop);//toca a musica carregada

c++[/c]
struct IMAGE;//declara uma estrutura

struct IMAGE//declara uma estrutura com propriedades
{
var width,heigth;
};

var OBJ=new IMAGE();//cria uma instancia da estrutura
OBJ.width=128;OBJ.height=128;//acessa as propriedades da estrutura

delete OBJ;//deleta a instancia da estrutura


podem haver mais funções,assim como bugs, pois ainda não é uma versão estavel.

[b]sobre os arquivos


o compilador compila arquivos .source para .gs
mas precisa haver um arquivo principal ou Main.source

arquivos .source são apenas arquivos de texto com extensão alterada.

coloque seu código num arquivo .source e execute o compilador então os comandos serão executados

você tambem podem incluir ou importar outros arquivos .source

por exemplo
Código:

#include<header.source>
isso incluira um arquivo .source na execução do arquivo atual
Código:

import header.source
isso fara o compilador juntar o arquivo header.source num unico arquivo.gs

por enquanto é só.

Jiraya

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Re: g++ adpt gml compiler

Mensagem por Convidad em Sex 07 Out 2011, 14:21

legal kara,bacana...
gosto da linguagem c,c++ pois é bem aberta a mudanças...gosto tbm de intercalar funções de linguagens diferentes....
mas gosto mesmo e de Batch-Script,GML é HTML

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