GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Mudar cor do sprite durante o jogo

3 participantes

Ir para baixo

Mudar cor do sprite durante o jogo Empty Mudar cor do sprite durante o jogo

Mensagem por gabrielsch Qui 01 Set 2011, 14:52

Como fazer?
Exemplo: Tenho um sprite branco.. ou vermelho.
Quero mudar a cor dele para azul, mas tudo isso no meio do jogo, sem ter um sprite azul já criada!

Desde já agradeço!


Última edição por gabrielsch em Qui 01 Set 2011, 17:53, editado 1 vez(es)
gabrielsch
gabrielsch

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios : Mudar cor do sprite durante o jogo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Mudar cor do sprite durante o jogo Empty Re: Mudar cor do sprite durante o jogo

Mensagem por saim Qui 01 Set 2011, 16:49

Seja qual for a opção escolhida, irá requerer a versão pro.
A solução-padrão é:
Comece com o sprite em tons de cinza, desenhe ele usando draw_sprite_ext e defina a cor que você que misturar nele.
Mas existem opções mais sofisticadas, usando surfaces pra criar um sprite com várias cores diferentes ou até blend modes pra permitir usar um sprite que era colorido originalmente.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Mudar cor do sprite durante o jogo Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Mudar cor do sprite durante o jogo Empty Re: Mudar cor do sprite durante o jogo

Mensagem por reddragon Qui 01 Set 2011, 17:05

draw_sprite_ext(sprite,subimg,x,y,xscale,yscale,rot,color,alpha)

sprite = nome da sprite;

subimg = sub imagem da gif (0 a primeira 1, 2, ... para mudar a imagem)(use a variável image_index para movimentação normal da sprite);

x,y = coordenadas;

xscale, yscale para escala da imagem 0 para 0%, 1 para 100%;

rot = rotação da imagem, passe o angulo desejado de 0 a 360;

color = mistura a cor do sprite com a cor que você configurar, voce pode usar:

c_aqua
c_black
c_blue
c_dkgray
c_fuchsia
c_gray
c_green
c_lime
c_ltgray
c_maroon
c_navy
c_olive
c_orange
c_purple
c_red
c_silver
c_teal
c_white
c_yellow

cores pre definidas ou usar o comando make_color_rgb:

make_color_rgb(vermho,verde,azul)

vermho,verde,azul = o gral que a cor vai ser inserida (de 0 a 255);

alpha = transparência do sprite 0 para invisível a 1 para 100% visível.
reddragon
reddragon

Data de inscrição : 19/03/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 267
Prêmios : Mudar cor do sprite durante o jogo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Mudar cor do sprite durante o jogo Empty Re: Mudar cor do sprite durante o jogo

Mensagem por gabrielsch Qui 01 Set 2011, 17:50

saim escreveu:Seja qual for a opção escolhida, irá requerer a versão pro.
A solução-padrão é:
Comece com o sprite em tons de cinza, desenhe ele usando draw_sprite_ext e defina a cor que você que misturar nele.
Mas existem opções mais sofisticadas, usando surfaces pra criar um sprite com várias cores diferentes ou até blend modes pra permitir usar um sprite que era colorido originalmente.

No caso do "draw_sprite_ext" é possivel definir uma cor RGB ao invés de uma das cores padrões do Game Maker como: c_red, c_white...?

EDIT:

ASUHSAHUSUHASAUHUSAUH'
Reddragon deve ser vidente! Respondeu minha pergunta sem nem eu postar...
Mas ok, RESOLVIDO!
gabrielsch
gabrielsch

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios : Mudar cor do sprite durante o jogo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Mudar cor do sprite durante o jogo Empty Re: Mudar cor do sprite durante o jogo

Mensagem por saim Sex 02 Set 2011, 09:50

Além das cores RGB, você pode usar uma HSV ou hexadecimal.
Tem um tutorial sobre cores em minha assinatura, pode ser que valha a pena dar uma olhada.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Mudar cor do sprite durante o jogo Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Mudar cor do sprite durante o jogo Empty Re: Mudar cor do sprite durante o jogo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos