alguem sabe uma forma de trabalhar com muitos objetos sem cair o fps ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resolvido alguem sabe uma forma de trabalhar com muitos objetos sem cair o fps ?

Mensagem por Daniel Machado Alves em Seg 01 Ago 2011, 21:40

e ae galera,é o seguinte,eu to fazendo um jogo estilo sandbox,(minecraft,terraria etc)e estou lidando com muitos objetos,aproximadamente 10mil+ objetos de 16x16 de sprite em uma room de 480y 6400x,eu fiz um sistema randomico de criação de terreno,funciona que é uma beleza,porem quando chega em 10mil objs + na room o fps começa a cair,alguem sabe um modo de melhorar o fps,por enquanto só cheguei a uma forma,mudar e room a cada tantos pixels,tanto para os lados quanto para baixo e cima,mas acho que ia ficar meio tosco assim,então venho aqui ver se alguem tem uma forma melhor de se fazer isso.
vlw galera!

Edit:Consegui Very Happy,obrigado Henrique-HB e Janx,vlw

Última edição por Daniel Machado Alves em Ter 02 Ago 2011, 16:37, editado 1 vez(es)

Daniel Machado Alves

Número de Mensagens : 33
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Resolvido Re: alguem sabe uma forma de trabalhar com muitos objetos sem cair o fps ?

Mensagem por Henrique-HB em Seg 01 Ago 2011, 23:29

Mas essas 10 mil instancias não precisam estar ativas, deixe rodando apenas as instancias de uma determinada área, como as que estão dentro da view.

Além de desativar, vale lembrar que o ideal para terrenos são tiles, não objetos. É comum mesmo assim criar um objeto para colisão, que irá possuir inúmeras instancias distribuídas pelos tiles, o problema é que mesmo assim ainda pode ser um pouco pesado.

A solução seria desenvolver um sistema de colisões e interação por tiles, se não me engano o Jiraya aqui do fórum já criou um exemplo com um sistema de colisões básico por tiles, pode ser o ponto de partida para o seu projeto.

flw................

Henrique-HB

Número de Mensagens : 114
Reputação : 6
Prêmios
   : 0

Resolvido Re: alguem sabe uma forma de trabalhar com muitos objetos sem cair o fps ?

Mensagem por Daniel Machado Alves em Seg 01 Ago 2011, 23:54

e como eu ativo só os obj que estão na room,e usando tiles como eu coloko e tiro um tiles em código ???

Daniel Machado Alves

Número de Mensagens : 33
Reputação : 0

Mensagem por Henrique-HB em Ter 02 Ago 2011, 00:08

Daniel Machado Alves escreveu:e como eu ativo só os obj que estão na room,e usando tiles como eu coloko e tiro um tiles em código ???

Para desativar: instance_deactivate_region()
Para os tiles: tile_add() e tile_delete()

Todos esses métodos estão descritos no manual do game maker, só dar uma olhada. Smile

flw............

Henrique-HB

Número de Mensagens : 114
Reputação : 6
Prêmios

Mensagem por Janx em Ter 02 Ago 2011, 13:00

Se for desativar objetos, lembre-se de ATIVAR objetos importantes como objetos "controladores" que normalmente ficam na posição 0,0 e seriam desativados por estarem fora da tela.

O melhor sistema é:
1- desativar TODAS as instancias
2- ativar a região da tela
3- ativar os objetos controladores, que podem estar fora da tela.

Isso você faria durante todos os steps, ou quando houvesse movimento da câmera (De preferencia).

Janx

Número de Mensagens : 2417
Reputação : 14
Prêmios
   : 2

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:43

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: