Conectar-se
Quem está conectado
30 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 30 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 22/10/2008
Número de Mensagens : 286
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal

em Qua 17 Dez 2008, 14:35
como algumas pessoas sabem o meu jogo tem 3 partes e agora eu estou fasendo a parte pacman.

o que acontece é que eu não quero que os inimigos fiquem se movendo aleatoriamente,eu quero que eles venham atacar(encostar) o personagem.mas lenbrando que isso é um jogo pacman ou seja desviando as pedras(aquelas coisas que tem para faser um labirinto).

eu to achando bem dificil apesar do meu incrivel conhecimento no gml(em uma escala de 0 a 999999999999999999999999999999999999999999999 eu tenho 2).
avatar
Data de inscrição : 03/08/2008
Número de Mensagens : 1156
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   : 1
   :
   :
Ver perfil do usuáriohttp://www.ciganospictures.hd1.com.br

Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal

em Qua 17 Dez 2008, 14:40
cara, usa o mp_potential_step, da uma olhada la no help do gm pra ti entende como ele funciona
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C - C
Data de inscrição : 14/11/2008
Número de Mensagens : 1166
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 9

Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://www.programaCODM.webs.com/

Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal

em Qua 17 Dez 2008, 15:16
bem eu faria assim...

Script(cria um Script ali do lado nas pastas e coloca o seguinte...):

Código:
{
  if (hspeed == 0)
  {
    if (random(3)<1 && place_free(x-4,y))
      { hspeed = -4; vspeed = 0;}
    if (random(3)<1 && place_free(x+4,y))
      { hspeed =  4; vspeed = 0;}
  }
  else
  {
    if (random(3)<1 && place_free(x,y-4))
      { hspeed = 0; vspeed = -4;}
    if (random(3)<1 && place_free(x,y+4))
      { hspeed = 0; vspeed =  4;}
  }
}

aí tu faz isto também(os efeitos a seguir coloque no inimigo):

Creat:

MOVE FIXED(aquele icone das setas...):

Directions: esquerda, direita, cima, baixo
Speed: 4

Step:

Check Grid(vá na aba control... é um ícone que é uma grade):

Snap hor: 32
Snap ver: 32

EXECUTE SCRIPT(um papel com uma seta verde, ta na aba control):

Script: ESCOLHA O SCRIPT QUE VOCÊ FEZ

Colision com a parede:

REVERSE HORIZONTAL(ícone que é umaseta dando a volta, ela tava indo para a direita e agora ta virada para a esquerda):

REVERSE VERTICAL(ícone que é uma seta dando a volta, ela tava indo para a cima e agora ta virada para baixo):

EXECUTE SCRIPT(um papel com uma seta verde, ta na aba control):

Script: ESCOLHA O SCRIPT QUE VOCÊ FEZ

Pronto... agora ele anda randomico pelo labirinto Happy

FLW perguntas e sejestões poste aqui Happy
avatar
Data de inscrição : 26/09/2008
Número de Mensagens : 890
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 11

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal

em Qua 17 Dez 2008, 15:29
@golfinho hipie assasino escreveu:[...]o que acontece é que eu não quero que os inimigos fiquem se movendo ALEATÓRIAMENTE,eu quero que eles venham atacar(encostar) o personagem[...]

Da pra usar o mp_potential_step mesmo, só que vc teria que fazer os sprites dos fantasmas do mesmo tamanho que os dos blocos, e nas opçoes dos sprites deles, desmarcar a opção "Precise Collision Checking" (Assim, independente do formato dos fantasmas, os sprites deles serão como quadrados, de jeito que eles fiquem sempre no meio dos corredores).
O único problema com isso é que daria para prender um fantasma num beco, pois ele tentaria o tempo inteiro ir na sua direção, independente de haver ou não caminho...
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C - C
Data de inscrição : 14/11/2008
Número de Mensagens : 1166
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 9

Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://www.programaCODM.webs.com/

Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal

em Qua 17 Dez 2008, 15:33
então junte os dois tipos... esse que postei junto com o mp_potential_step... aí o fantasma anda aleatóriamente te seguindo... entendeu ????

oO
avatar
Data de inscrição : 22/10/2008
Número de Mensagens : 286
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal

em Qua 17 Dez 2008, 15:41
eu tenho que por o mp_potential_step no scripit do inimigo, é isso?
me explica melhor porfavor.vcs esqueseram da escala que eu coloquei no inicio desse topico?
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C - C
Data de inscrição : 14/11/2008
Número de Mensagens : 1166
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 9

Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://www.programaCODM.webs.com/

Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal

em Qua 17 Dez 2008, 15:58
hehehe.... escala boa em? Very Happy

mas você coloca este script np Creat(acho)

mas tenta lá Happy
avatar
Data de inscrição : 03/08/2008
Número de Mensagens : 1156
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   : 1
   :
   :
Ver perfil do usuáriohttp://www.ciganospictures.hd1.com.br

Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal

em Qua 17 Dez 2008, 17:06
coloca no step do inimigo:

mp_potential_step(jogador.x,jogador.y,velocidade,true)

em "jogador" coloca o nome do objeto jogador, em "velocidade" coloca o velocidade q tu qué
avatar
Data de inscrição : 22/10/2008
Número de Mensagens : 286
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal

em Qua 17 Dez 2008, 17:58
obrigado
avatar
Data de inscrição : 22/10/2008
Número de Mensagens : 286
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal

em Sab 20 Dez 2008, 08:50
primeiramente eu gostaria de me desculpar pelo post duplo.

o mp_potential_step não foi muito bem o que e queria. os monstros só me seguem quando eu chego perto deles e eles não encostam no meu personagem. eles ficam a um milimitro(literalmente,eu medi com a regua) do jogador e ai eles FOGEM.
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C - C
Data de inscrição : 14/11/2008
Número de Mensagens : 1166
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 9

Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://www.programaCODM.webs.com/

Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal

em Sab 20 Dez 2008, 12:02
... cara não coloque os inimigos como solido... muito provavel que foi isto...
bem tente isto:

coloque o mp_potential_step (deixe na onde você já esta com ele Happy)
e no Step coloque assim

Código:

x = Player_1.x
y = Player_1.y
//Ps:. TROQUE O Player_1 pelo nome do seu Personagem principal Happy

FLW
tente isto se não der poste aqui denovo Happy
avatar
Data de inscrição : 22/10/2008
Número de Mensagens : 286
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal

em Sab 20 Dez 2008, 22:04
isso é no mesmo script(pice of code) do mp_potential ou é em um outro?

ps:virei um usuario ocasional,yahoo.
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C - C
Data de inscrição : 14/11/2008
Número de Mensagens : 1166
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 9

Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://www.programaCODM.webs.com/

Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal

em Sab 20 Dez 2008, 22:08
hehehe Happy

parabéns golfinho hipie assasino FLws Happy
avatar
Data de inscrição : 22/10/2008
Número de Mensagens : 286
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal

em Dom 21 Dez 2008, 13:41
não deu certo:todos os montros da fase vão na velocidade da luz(não foi literalmente dessa vez,mas foram rapido o suficiente pare eu ver eles uma vez e depois...)e aparecem atras do personagem pricipal(eu ainda não coloquei a colisão entre eles)e ai ficou um tanto quanto pior do que antes.se alguem tiver uma solução eu agradesso
avatar
Data de inscrição : 20/11/2008
Número de Mensagens : 350
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuáriohttp://lap1994.deviantart.com/

Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal

em Dom 21 Dez 2008, 13:47
Pra mim vc tem duas escolhas. Usa move_towards_point(player.x, player.y, speed(bota 4 q fik manero)) no step event ou cria uma inteligencia artificial mais aprimorada
avatar
Data de inscrição : 22/10/2008
Número de Mensagens : 286
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal

em Dom 21 Dez 2008, 15:42
deuquase certo.agora eles estão me seguindo de verdade mas eles não estão evitandoa as paredes como eu fasso para eles evitarem?
avatar
Data de inscrição : 03/08/2008
Número de Mensagens : 1156
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   : 1
   :
   :
Ver perfil do usuáriohttp://www.ciganospictures.hd1.com.br

Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal

em Dom 21 Dez 2008, 16:02
usa o mp_potential_step(aonde.x,aonde.y,velocidade,true)
avatar
Data de inscrição : 20/11/2008
Número de Mensagens : 350
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuáriohttp://lap1994.deviantart.com/

Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal

em Dom 21 Dez 2008, 16:11
Essa eh a parte q vc vai precisa duma inteligencia artificial. Ou entaum faz eles ficarem burros msm.
Se eles naum tiverem trombano na parede coloca o msm código q vc coloco no jogador pra q ele num passe dah parede nos inimigos.
O jogo q tem na yoyogames por exemplo, PACMAN, os inimigo era tudo stupido, andava de modo aleatório sem seguir o jogador mas msm assim o jogo era legal e dificil ateh
avatar
Data de inscrição : 03/08/2008
Número de Mensagens : 1156
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   : 1
   :
   :
Ver perfil do usuáriohttp://www.ciganospictures.hd1.com.br

Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal

em Dom 21 Dez 2008, 16:15
faz oq eu falei q ele desvia automatico com uma pequena inteligencia do proprio gm
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C - C
Data de inscrição : 14/11/2008
Número de Mensagens : 1166
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 9

Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://www.programaCODM.webs.com/

Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal

em Dom 21 Dez 2008, 17:14
inteligencia artificial para jogo estilo PAC MAN

Código:
{
  if (hspeed == 0)
  {
    if (random(3)<1 && place_free(x-4,y))
      { hspeed = -4; vspeed = 0;}
    if (random(3)<1 && place_free(x+4,y))
      { hspeed =  4; vspeed = 0;}
  }
  else
  {
    if (random(3)<1 && place_free(x,y-4))
      { hspeed = 0; vspeed = -4;}
    if (random(3)<1 && place_free(x,y+4))
      { hspeed = 0; vspeed =  4;}
  }
}

ta aí uma inteligência artificial.... num sei se vai ajuda muito oO mas testa aew...

PS:. Coloque este código na pasta Script e Executa no Step do inimigo

FLW Happy
Conteúdo patrocinado

Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal

Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum