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[URGENTE]Sistema de Checkpoint
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[URGENTE]Sistema de Checkpoint
Como fazer um sistema de checkpoint?
- Spoiler:
- Bem...eu vi em uma engine chamada "Sonic Revival Unleashed Engine" que tinha um sistema de checkpoint assim:
objCheckpointOpen
Collision com o Player:
Change instance into objCheckpointClosed, yes perfoming events.
Soun Play sndCheckpoint
objCheckpointClosed
Animation End:
Change sprite into sprCheckClosed with subimage0 and speed 1.
Mas eu vi uma roomLaunch com esse Creation Code (é uma parte do inteiro):global.checkpoint=0;
E a room da fase 1 tinha esse Creation Code (é uma parte do inteiro):if !global.checkpoint instance_create(objStartPlayer.x,objStartPlayer.y,objSonic)
else instance_create(global.x_start,global.y_start,objSonic);
objPlayer.shield=0;
Última edição por Supersonic933 em Dom 24 Abr 2011, 17:30, editado 1 vez(es)
Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint
Fiz uma engine pra mostrar um exemplo a você: check point by Shadow10
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Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint
Shadow10 escreveu:Fiz uma engine pra mostrar um exemplo a você: check point by Shadow10
Mas tem um jeito que não use game_save?
Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint
É você pode usar um tipo de start point.
Cria uma variavel e coloca ela como falsa, quando o player colidir com o obj_check_point ela se torna verdadeira, daí no step do player você coloca isso:
Cria uma variavel e coloca ela como falsa, quando o player colidir com o obj_check_point ela se torna verdadeira, daí no step do player você coloca isso:
- Código:
if vidas <=0 and check_point = true{
check_point = false;
self.x = obj_check_point.x;
}
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Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint
Shadow10 escreveu:É você pode usar um tipo de start point.
Cria uma variavel e coloca ela como falsa, quando o player colidir com o obj_check_point ela se torna verdadeira, daí no step do player você coloca isso:
- Código:
if vidas <=0 and check_point = true{
check_point = false;
self.x = obj_check_point.x;
}
E no code quando ele morrer? Ele tem um death estilo mário.
obj_death;
Create:
- Código:
sprite_index=spr_charX // atribuir um sprite morte
vspeed=-7
gravity=0.275
acc=0.05
Step:
- Código:
if vspeed>=0 {
if y>=room_height+16{
lives-=1; room_restart() }}
if global.h>0{
global.h-=acc;
global.h=max(global.h,0);}
if global.h<0{
global.h+=acc;
global.h=min(global.h,0);}
x+=global.h
Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint
Quando o objeto dele morrendo for destruido, faça o objeto criar o obj_jogador na posição do check-point.
O Alex FC tem uma engine que mostra o uso de check-point, mas o jogador nao tem a morte do geito que você quer, mas, é so fazer como eu falei acima.
Duvidas é so falar.
Espero ter ajudado.
O Alex FC tem uma engine que mostra o uso de check-point, mas o jogador nao tem a morte do geito que você quer, mas, é so fazer como eu falei acima.
Duvidas é so falar.
Espero ter ajudado.
Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint
Mas qual é o código em que se cria o obj_jogador na posição do checkpoint?Willy escreveu:Quando o objeto dele morrendo for destruido, faça o objeto criar o obj_jogador na posição do check-point.
O Alex FC tem uma engine que mostra o uso de check-point, mas o jogador nao tem a morte do geito que você quer, mas, é so fazer como eu falei acima.
Duvidas é so falar.
Espero ter ajudado.
Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint
Baseado no código do Shadow10, seria assim:
Destroy do obj_morre:
Espero ter ajudado!
Destroy do obj_morre:
- Código:
instance_create(obj_check_point.x,obj_check_point.y,obj_jogador)
Espero ter ajudado!
Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint
Willy escreveu:Baseado no código do Shadow10, seria assim:
Destroy do obj_morre:
- Código:
instance_create(obj_check_point.x,obj_check_point.y,obj_jogador)
Espero ter ajudado!
Mas se o player não encontar no checkpoint, acontecer room_restart normal?
Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint
A maneira de fazer isso é usando variaveis.
Crie um objeto chamado obj_controle, e coloque ele em cada room do jogo.
No create, declare essa variavel:
Agora, no objeto que vai criar o player novamente:
Isso deve resolver.
Crie um objeto chamado obj_controle, e coloque ele em cada room do jogo.
No create, declare essa variavel:
- Código:
global.check_point=false
Agora, no objeto que vai criar o player novamente:
- Código:
if global.check_point=true{
instance_create(obj_check_point.x,obj_check_point.y,obj_jogador)
}else{
room_restart();
}
Isso deve resolver.
Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint
Willy escreveu:A maneira de fazer isso é usando variaveis.
Crie um objeto chamado obj_controle, e coloque ele em cada room do jogo.
No create, declare essa variavel:Qando o jogador encostar no check_point, coloque essa mesma variavel como true.
- Código:
global.check_point=false
Agora, no objeto que vai criar o player novamente:
- Código:
if global.check_point=true{
instance_create(obj_check_point.x,obj_check_point.y,obj_jogador)
}else{
room_restart();
}
Isso deve resolver.
Mas quando o obj_morte sai da room, ele não faz nada. Já coloquei Outside Room/Instance Destroy e não funcionou.
Eu já falei o Step do obj_morte.
Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint
Você tem que colocar o código para criar o jogador no evento Destroy.
Se não conseguir, eu faço uma engine.
Se não conseguir, eu faço uma engine.
Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint
No player, quando encostar numa coisa que o mata, change instance para o obj_morre.Willy escreveu:Você tem que colocar o código para criar o jogador no evento Destroy.
Se não conseguir, eu faço uma engine.
No obj_morre, coloquei os codes no Destroy.
Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint
Está correto, era para estar funcionando...
Talvez seja algum conflito que esteja atrapalhando.
Vou montar uma engine, mas vou demorar um pouco...
Talvez seja algum conflito que esteja atrapalhando.
Vou montar uma engine, mas vou demorar um pouco...
Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint
Para lhe ajudar,http://www.mediafire.com/?l68den1d856rr18Willy escreveu:Está correto, era para estar funcionando...
Talvez seja algum conflito que esteja atrapalhando.
Vou montar uma engine, mas vou demorar um pouco...
Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint
É muito simples amigo.
No mesmo script da morte você coloca o código do check point.
Assim:
Qualquer erro avisa aí!
No mesmo script da morte você coloca o código do check point.
Assim:
- Código:
if vida-=1 and check_point = true{
//os seus códigos da morte + as linhas abaixo
game_restart();//reinicia a room
check_point = true;//a variavel continua sendo verdadeira pra evitar bugs
self.x = obj_check_point.x;//e o player se posiciona junto ao check point
}
Qualquer erro avisa aí!
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Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint
Shadow10 escreveu:É muito simples amigo.
No mesmo script da morte você coloca o código do check point.
Assim:
- Código:
if vida-=1 and check_point = true{
//os seus códigos da morte + as linhas abaixo
game_restart();//reinicia a room
check_point = true;//a variavel continua sendo verdadeira pra evitar bugs
self.x = obj_check_point.x;//e o player se posiciona junto ao check point
}
Qualquer erro avisa aí!
Deu bug:
Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint
Pelo que eu vi no video, depois da morte o código da morte se repete junto com o código de entrar de volta na room ja com o check point.
em algum lugar d seu script o código da morte tem que ser separado do código do check point.
Manda a engine aí pra eu ver se resolvo
em algum lugar d seu script o código da morte tem que ser separado do código do check point.
Manda a engine aí pra eu ver se resolvo
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Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint
Shadow10 escreveu:Pelo que eu vi no video, depois da morte o código da morte se repete junto com o código de entrar de volta na room ja com o check point.
em algum lugar d seu script o código da morte tem que ser separado do código do check point.
Manda a engine aí pra eu ver se resolvo
Eu não posso enviar a engine completa, já que estou ajudando o vdm842 a fazer o jogo.
Mas...
Step do obj_death:
- Código:
if global.check_point = true{
if vspeed>=0{
if y>=room_height+16{
room_restart()global.mortes +=1;}}
if global.h>0{
global.h-=acc;
global.h=max(global.h,0);}
if global.h<0{
global.h+=acc;
global.h=min(global.h,0);}
global.check_point = true;//a variavel continua sendo verdadeira pra evitar bugs
self.x = obj_CheckpointOpen.x;//e o player se posiciona junto ao check point
sound_play(sndCheckpoint)
}
if global.check_point = false{
if vspeed>=0{
if y>=room_height+16{
room_restart()global.mortes +=1;sound_play(sndCheckpoint)}}
}
Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint
é isso tira o room restart daí!
- Código:
if global.check_point = false{
if vspeed>=0{
if y>=room_height+16{
>>>>>>> room_restart()<<<<<<<<<
global.mortes +=1;sound_play(sndCheckpoint)}}
}
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