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[URGENTE]Sistema de Checkpoint

em Dom 24 Abr 2011, 15:16
Como fazer um sistema de checkpoint?

Spoiler:
Bem...eu vi em uma engine chamada "Sonic Revival Unleashed Engine" que tinha um sistema de checkpoint assim:

objCheckpointOpen

Collision com o Player:

Change instance into objCheckpointClosed, yes perfoming events.
Soun Play sndCheckpoint

objCheckpointClosed

Animation End:

Change sprite into sprCheckClosed with subimage0 and speed 1.

Mas eu vi uma roomLaunch com esse Creation Code (é uma parte do inteiro):

global.checkpoint=0;

E a room da fase 1 tinha esse Creation Code (é uma parte do inteiro):

if !global.checkpoint instance_create(objStartPlayer.x,objStartPlayer.y,objSonic)
else instance_create(global.x_start,global.y_start,objSonic);
objPlayer.shield=0;



Última edição por Supersonic933 em Dom 24 Abr 2011, 17:30, editado 1 vez(es)
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Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint

em Dom 24 Abr 2011, 16:14
Fiz uma engine pra mostrar um exemplo a você: check point by Shadow10
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Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint

em Dom 24 Abr 2011, 16:26
@Shadow10 escreveu:Fiz uma engine pra mostrar um exemplo a você: check point by Shadow10

Mas tem um jeito que não use game_save?
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Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint

em Dom 24 Abr 2011, 16:55
É você pode usar um tipo de start point.
Cria uma variavel e coloca ela como falsa, quando o player colidir com o obj_check_point ela se torna verdadeira, daí no step do player você coloca isso:
Código:
if vidas <=0 and check_point = true{
check_point = false;
self.x = obj_check_point.x;
}
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Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint

em Dom 24 Abr 2011, 17:03
@Shadow10 escreveu:É você pode usar um tipo de start point.
Cria uma variavel e coloca ela como falsa, quando o player colidir com o obj_check_point ela se torna verdadeira, daí no step do player você coloca isso:
Código:
if vidas <=0 and check_point = true{
check_point = false;
self.x = obj_check_point.x;
}

E no code quando ele morrer? Ele tem um death estilo mário.

obj_death;

Create:
Código:
sprite_index=spr_charX // atribuir um sprite morte

vspeed=-7
gravity=0.275
acc=0.05

Step:

Código:
if vspeed>=0 {
    if y>=room_height+16{
      lives-=1;  room_restart() }}

       
if global.h>0{
    global.h-=acc;
    global.h=max(global.h,0);}
if global.h<0{
    global.h+=acc;
    global.h=min(global.h,0);}
   
x+=global.h
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Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint

em Dom 24 Abr 2011, 17:38
Quando o objeto dele morrendo for destruido, faça o objeto criar o obj_jogador na posição do check-point.
O Alex FC tem uma engine que mostra o uso de check-point, mas o jogador nao tem a morte do geito que você quer, mas, é so fazer como eu falei acima.

Duvidas é so falar.
Espero ter ajudado.
blz
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Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint

em Dom 24 Abr 2011, 17:52
@Willy escreveu:Quando o objeto dele morrendo for destruido, faça o objeto criar o obj_jogador na posição do check-point.
O Alex FC tem uma engine que mostra o uso de check-point, mas o jogador nao tem a morte do geito que você quer, mas, é so fazer como eu falei acima.

Duvidas é so falar.
Espero ter ajudado.
blz
Mas qual é o código em que se cria o obj_jogador na posição do checkpoint?
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Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint

em Dom 24 Abr 2011, 17:54
Baseado no código do Shadow10, seria assim:
Destroy do obj_morre:
Código:
instance_create(obj_check_point.x,obj_check_point.y,obj_jogador)

Espero ter ajudado!
blz
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Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint

em Dom 24 Abr 2011, 18:07
@Willy escreveu:Baseado no código do Shadow10, seria assim:
Destroy do obj_morre:
Código:
instance_create(obj_check_point.x,obj_check_point.y,obj_jogador)

Espero ter ajudado!
blz

Mas se o player não encontar no checkpoint, acontecer room_restart normal?
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Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint

em Dom 24 Abr 2011, 18:14
A maneira de fazer isso é usando variaveis.
Crie um objeto chamado obj_controle, e coloque ele em cada room do jogo.
No create, declare essa variavel:
Código:
global.check_point=false
Qando o jogador encostar no check_point, coloque essa mesma variavel como true.

Agora, no objeto que vai criar o player novamente:
Código:
if global.check_point=true{
instance_create(obj_check_point.x,obj_check_point.y,obj_jogador)
}else{
room_restart();
}

Isso deve resolver.
blz
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Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint

em Dom 24 Abr 2011, 18:28
@Willy escreveu:A maneira de fazer isso é usando variaveis.
Crie um objeto chamado obj_controle, e coloque ele em cada room do jogo.
No create, declare essa variavel:
Código:
global.check_point=false
Qando o jogador encostar no check_point, coloque essa mesma variavel como true.

Agora, no objeto que vai criar o player novamente:
Código:
if global.check_point=true{
instance_create(obj_check_point.x,obj_check_point.y,obj_jogador)
}else{
room_restart();
}

Isso deve resolver.
blz

Mas quando o obj_morte sai da room, ele não faz nada. Já coloquei Outside Room/Instance Destroy e não funcionou.

Eu já falei o Step do obj_morte.
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Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint

em Dom 24 Abr 2011, 18:43
Você tem que colocar o código para criar o jogador no evento Destroy.
Se não conseguir, eu faço uma engine.
blz
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Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint

em Dom 24 Abr 2011, 18:44
@Willy escreveu:Você tem que colocar o código para criar o jogador no evento Destroy.
Se não conseguir, eu faço uma engine.
blz
No player, quando encostar numa coisa que o mata, change instance para o obj_morre.
No obj_morre, coloquei os codes no Destroy.
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Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint

em Dom 24 Abr 2011, 18:47
Está correto, era para estar funcionando...
Talvez seja algum conflito que esteja atrapalhando.
Vou montar uma engine, mas vou demorar um pouco...
blz
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Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint

em Dom 24 Abr 2011, 18:58
@Willy escreveu:Está correto, era para estar funcionando...
Talvez seja algum conflito que esteja atrapalhando.
Vou montar uma engine, mas vou demorar um pouco...
blz
Para lhe ajudar,mediafire.com ?l68den1d856rr18
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Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint

em Dom 24 Abr 2011, 19:59
É muito simples amigo.
No mesmo script da morte você coloca o código do check point.
Assim:
Código:
if vida-=1 and check_point = true{
//os seus códigos da morte + as linhas abaixo
game_restart();//reinicia a room
check_point = true;//a variavel continua sendo verdadeira pra evitar bugs
self.x = obj_check_point.x;//e o player se posiciona junto ao check point
}

Qualquer erro avisa aí!
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Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint

em Dom 24 Abr 2011, 20:41
@Shadow10 escreveu:É muito simples amigo.
No mesmo script da morte você coloca o código do check point.
Assim:
Código:
if vida-=1 and check_point = true{
//os seus códigos da morte + as linhas abaixo
game_restart();//reinicia a room
check_point = true;//a variavel continua sendo verdadeira pra evitar bugs
self.x = obj_check_point.x;//e o player se posiciona junto ao check point
}

Qualquer erro avisa aí!

Deu bug:

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Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint

em Dom 24 Abr 2011, 20:53
Pelo que eu vi no video, depois da morte o código da morte se repete junto com o código de entrar de volta na room ja com o check point.
em algum lugar d seu script o código da morte tem que ser separado do código do check point.
Manda a engine aí pra eu ver se resolvo
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Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint

em Dom 24 Abr 2011, 21:20
@Shadow10 escreveu:Pelo que eu vi no video, depois da morte o código da morte se repete junto com o código de entrar de volta na room ja com o check point.
em algum lugar d seu script o código da morte tem que ser separado do código do check point.
Manda a engine aí pra eu ver se resolvo

Eu não posso enviar a engine completa, já que estou ajudando o vdm842 a fazer o jogo.

Mas...
Step do obj_death:

Código:
    if global.check_point = true{
if vspeed>=0{
    if y>=room_height+16{
        room_restart()global.mortes +=1;}}
       
if global.h>0{
    global.h-=acc;
    global.h=max(global.h,0);}
if global.h<0{
    global.h+=acc;
    global.h=min(global.h,0);}
    global.check_point = true;//a variavel continua sendo verdadeira pra evitar bugs
    self.x = obj_CheckpointOpen.x;//e o player se posiciona junto ao check point
    sound_play(sndCheckpoint)
    }
   
        if global.check_point = false{
if vspeed>=0{
    if y>=room_height+16{
        room_restart()global.mortes +=1;sound_play(sndCheckpoint)}}
       
    }
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Re: [URGENTE]Sistema de Checkpoint

em Dom 24 Abr 2011, 21:57
é isso tira o room restart daí!
Código:
if global.check_point = false{
if vspeed>=0{
    if y>=room_height+16{
      >>>>>>>  room_restart()<<<<<<<<<
global.mortes +=1;sound_play(sndCheckpoint)}}
     
    }
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