Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

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Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por Mauricio em Dom 03 Jul 2011, 16:44

Olá.

A nova versão que saiu a poucos dias do GM 8.1.106 corrigiu um bug chato que tinha (salvar caracteres ascii em texto), que impedia do meu sistema de save criptografado funcionar. Ótimo!

Porém introduziu um novo bug tão chato ou pior...
Estou lendo de um arquivo txt os textos que serão exibidos na tela (pois assim posso fazer o jogo em 2 linguas), usando o comando file_text_read_string . Isto sempre funcionou sem problemas. Mas agora na nova versão toda palavra que é lida assim e tem acento, (como á, é, ç, ã) dá uma loucura quando exibe na tela, fica um Ý no lugar.

Já viram este problema ? Tb tem gente reclamando que nesta versão a leitura de INI não funciona mais... Mas isso não testei.

Tem forma de corrigir isso? Estragou tudo agora........ Sad
Cada patch corrige algo e estraga outro, tá complicado......

Mauricio

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por .:Allison:. em Dom 03 Jul 2011, 16:56

Bom, não sei à qual fins alguém usa essa nova versão quando existe um do mesmo nível sem bugs. Tenta usar o Game Maker 80 mesmo, ele supri todas as minhas necessidades programáticas.

.:Allison:.

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por fredcobain em Dom 03 Jul 2011, 18:29

Veja se mudando a fonte vc tem resultados diferentes.

fredcobain

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por Mauricio em Dom 03 Jul 2011, 19:33

Independe da fonte, pode ser com qualquer uma.

Não uso mais o GM8 pois o 8.1 corrigiu outros bugs que tinha...
É só resolver esse último e pronto, finalmente tudo funciona...

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por GameMakerTutoriais em Dom 03 Jul 2011, 22:56

Oi Maurício!

Amigo, não sei ao certo o que pode estar acontencendo, isso nunca aconteceu comigo mas talvez seja bom levar em conta a codificação do texto. Existem duas codificações comuns, a ANSI e a Unicode. Sinceramente eu nunca tentei usar outra além da Ansi no Game Maker, mas quem sabe pode ser isso...

Tenta converter o arquivo de texto da seguinte forma: Abra ele no bloco de notas e vá no menu Arquivo -> Salvar como... Na parte de baixo do diálogo de salvar, há uma caixa onde se pode escolher a codificação do arquivo, salve em Ansi e tenta abrir no jogo de novo.

Mesmo assim se não der, eu fiz um esqueminha básico de importação de strings usando leitura binária do arquivo, ficou bem simples mas acredito que deva ajudar a resolver esse problema:

http://www.4shared.com/file/JujEYWQc/binary_strings_gm8.html

Abraços e boa sorte

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por Mauricio em Dom 03 Jul 2011, 23:33

Hmm, boa dica, mas não deu certo. Estava como ANSI, salvei como unicode (e todas as outras opções possíveis) e nestes casos ele não encontrava a tag para ler o texto. É que no meu txt tenho indicações dos textos, como:

#botao1
Texto_do_botão
#botao2
Texto_do_botão2

etc. Se o script não encontra a tag ele retorna que não achou. Foi isso que houve em todas as opções fora ANSI (que era o default, já estava)

O teu sistema de leitura binária pode funcionar, porém fiquei na dúvida em como ler blocos de string inteiros para poder achar minhas tags do jeito binário?

O script que uso hoje para achar as tags e retornar o texto da linha de baixo é:


Código:

// ler string em txt depois de TAG
// (txt,TAG)

while !file_text_eof(argument0)
            {
                textotmp = file_text_read_string(argument0);
                if textotmp == argument1 {
                                        file_text_readln(argument0)
                                        escreve = file_text_read_string(argument0)
                                        return escreve
                                       
                                    } else
                file_text_readln(argument0);
            }
escreve =  "NÃO ENCONTRADO NO ARQUIVO"

return escreve

Como posso fazer algo igual com binário? Ele não lê só pedaço a pedaço sem poder pegar um bloco de string direto?

Obs: no último update do GM 8.1, diz que agora o editor de código é todo unicode. Então se você tinha código com acentos, deve reescrever, pois ele não reconhece. Mas como eu não tinha nenhuma string hardcoded, não foi problema. Achei que sua sugestão do unicode no txt poderia funcionar por causa disso, mas pelo jeito não tem ligação com o problema.

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por GameMakerTutoriais em Dom 03 Jul 2011, 23:50

Da mesma forma como você usa as tags de texto, também dá pra fazer "tags binárias" no arquivo. Por exemplo, nesse script que eu enviei pra você de exemplo, ele procura pela sequência de dois bytes 13 e 10, que correspondem ao caret line em um arquivo de texto. Podemos encarar esses dois bytes como uma tag também.

No seu caso, você pode usar ele tranquilo, é só fazer o seguinte. Toda vez que você usar a file_text_read_string_ext(), basta conferir se o retorno dela será #botao1.

Eu vou te mandar um exemplo agora...


Última edição por Ninja8086 em Qua 28 Mar 2012, 13:26, editado 1 vez(es)

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por Thopson1m em Seg 04 Jul 2011, 00:39

E por esse e outros motivos pelos quais eu não baixei o GM 8.1, ficarei no aguardo pela versão Pro, pois essa sim, valera apena.
Só espero que eles corrijam todos esses erros na versão Pro logo logo.
(Escrita pelo iPad 2, então, perdoem-me pela falta de assentos) Razz


Última edição por Zignaw em Seg 04 Jul 2011, 00:44, editado 1 vez(es)

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por GameMakerTutoriais em Seg 04 Jul 2011, 00:42

Maurício, o exemplo:

Código:
http://www.4shared.com/file/UtX4szHk/binary_string_tag_gm8.html

Desculpe ter demorado, eu tive que mudar uma coisa nele pra achar a posição certa no binário... Smile

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por Mauricio em Seg 04 Jul 2011, 00:58

Obrigado pela ajuda!
Seu sistema funciona de acordo com seu exemplo, porém o bug continua...
Ele joga na tela o texto certo mas qualquer acerto fica com letra maluca, ou seja, o problema não é ser texto ou binário... é algo que leitura em disco mesmo... será bug novo desta última versão?

Veja na imagem, 2 primeiras linhas pegas do arquivo, tem acento destruido.
Outra linha coloquei direto no código um texto sem ler do arquivo, mostrando como o acento fica ok.

http://imageshack.us/photo/my-images/40/bugni.jpg/

Oh céus... ainda sem solução Sad

Zignaw: só há versão GM 8.1 lite (free) e standard (paga). Estou usando a paga. O nome Pro não tem mais...

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por Joton em Seg 04 Jul 2011, 01:06

o meu gm8 quando escrevo textos no "str" que tenha ÃO ou Ç não aparecem na tela, em vez de Chão, tive que escrever Chao pra não ter nem um problema, não sei que isso é um bug do GM, ou só acontece no meu --\' Shocked Go

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por GameMakerTutoriais em Seg 04 Jul 2011, 09:31

Bom, então isso eu penso que não é problema de leitura e sim de interpretação. Há um problema que não é leitura nem codificação, nem de fonte. Mas vamos tentar outra solução... Você disse que digitando no código o texto fica perfeito, certo?

Então tenta fazer o seguinte... Cria um script novo, cola as strings que você precisa nele e exporta o script para um arquivo de texto. Você clica com o botão direito no script e pede a opção "Export selected script", e usa esse exportado como o arquivo de texto.

Se mesmo assim não funcionar, a única solução que me vem na cabeça é tentar usar uma fonte por sprites. Se vc optar por isso, esse tutorial pode ajudar também:

http://gmbr.forumeiros.com/t572-um-sistema-de-textos-diferente

Edit

O Gm8 é bom, mas ainda tem bugs mesmo. Eu que tinha tomado a 8 como definitiva agora voltei a usar a 6.1, que apesar de ser um pouco mais lenta ainda é a melhor na minha opinião, justamente por causa desses bugs da 8. Mexi na 8, revirei achei bugs de criação de rooms, bug nos paths, as surfaces são mais problemáticas, algumas funções tiveram mudanças completamente desnecessárias (e até ridículas).

Esses dias tive que mudar um projeto todo, portá-lo da 8 pra 6 quase que "no braço", porque estava já cansado de bugs com surfaces. E foi cansativo por que eram quase 500 recursos pra mudar, depois disso, tomei raiva da 8, vou esperar a 9 agora...

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por Thopson1m em Seg 04 Jul 2011, 10:13

Essa versão 8.1 está cheia de bugs, eu aconselho a vcs esperarem pela versão Pro dela, pois acredito que eles irão fixar tudo lá.

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por Mauricio em Seg 04 Jul 2011, 13:29

Eu fiz o esquema de colar o texto no scprit e exportar ele, importando no código depois. Mas ficou a mesma coisa.

Se fizer uma fonte custom (bitmap) será que resolveria? Pois se o GM lê com problema do txt, ele provavelmente iria mapear todos os acentos para o caracter "Ý" de qualquer forma....
Acho que estou em um beco sem saída... o jeito é submeter o bug para o site de bug tracker da yoyo e esperar. Porém ia submeter o jogo para um festival e agora vou perder o prazo... Sad

O GM8 é mais rápido no load do jogo (muito mais rápido que o 7), passar tudo para versão antiga nesse momento não dá...

Irá ter uma versão nova PRO do GM8.1? No site da yoyo fala do GM Studio, isso é outra versão mais cara que exportaria para iphone, pad, etc... né? Deve demorar para sair...

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por Mauricio em Seg 04 Jul 2011, 18:37

Saiu novo update: 107
Com isso o sistema de ler em binário parece estar funcionando!
Ler via texto comum ainda não dá...

Porém o sistema de usar caracteres especiais estragou de novo...
Eu tinha uma arquivo de save que usava scprit para criptografar, funcionava blz no 8.0. Mas no 8.1 ele não mantinha as letras especiais do jeito original e corrompia o save.
Agora no update 106 resolveram, mas deu este problema dos acentos quando é lido em disco a string.

Mas no último update 107 voltou a dar o mesmo problema de não manter os caracteres especiais... meu sistema de save voltou a não funcionar...
Foi incluido um ansi_char, um tipo de var especial para string? Não entendi bem, alguém testou?

Por exemplo aqui tem dois arquivos, uma para 8.0 e outro para 8.1. Uso o script de scriptografia como mostrar na tela uma frase. Deveria ter o resultado igual mas no 8.1 não mantem as letras embrulhadas corretas e com isso a frase original não consegue ser descriptografada...
http://www.mediafire.com/?jo2a2biqdqt4ioa

Editado por LCS: Cuidado com o post duplo, isso é contra as regras do fórum.
Alertado

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por Thopson1m em Seg 04 Jul 2011, 18:46

Concordo com vc, Mauricio, mas se Deus quiser, tudo vai ser solucionado na próxima versão. Happy
Mas precisava dar double-post, ao invés de simplesmente editar o comentário anterior?
Ainda mais colocando link de algo que deveria estar na sua assinatura..
:|

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por Mauricio em Seg 04 Jul 2011, 20:09

Como voltou o problema, comentei de novo o que tinha acontecido, mas enfim.

O link não tem ligação com minha assinatura, é só um arquivo exemplo para testar o que tinha dito.

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por GameMakerTutoriais em Seg 04 Jul 2011, 20:14

Entendo. Esse novo update e esse ansi_char ainda não tive a oportunidade de testar, é como eu tinha dito, deixei a 8* um pouco de lado depois desses problemas todos e voltei a usar a 6.1...

Mas você disse que o sistema binário então funciona? Ou ainda fica com o "Ý"?

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por Thopson1m em Seg 04 Jul 2011, 20:15

Ok, ok, só falei isso tudo por que não quero ver vc perdendo sua barra de warning, pois é difícil, para não dizer impossível, recuperá-la.
Dica: Quando precisar, edita seu comentário e coloque "EDIT:" e após isso escreva o que vc precisa. Happy

Ok, LCS, pode deixar e desculpe! Mad


Última edição por Zignaw em Seg 04 Jul 2011, 20:32, editado 1 vez(es)

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por Mauricio em Seg 04 Jul 2011, 20:30

Blz Zignaw!

Ninja8086, usando seu exemplo de sistema binário, lendo arquivo do disco, funciona blz com acentos... Basta colocar uma fonte com character range - all, claro.

Isso me deixaria feliz se o problema antigo não tivesse voltado.... Mas como incluíram a tal ansi_char, vou pesquisar mais sobre ela, é a única pista que tenho.

Diz no help:
ansi_char(val) Returns a string containing the character with raw BYTE value set.
NOTE: This will not, and should not be display, but it will save correctly to disk for use in encoding.

Fiz um teste pegando uma string qualquer usando ansi_char("minha string"), colocando numa outra var; tentei exibir isso na tela, fica em branco...
Tentei gravar num arquivo de texto, fica em branco...
Tentei gravar num arquivo binário, fica em branco...

Sad

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por GameMakerTutoriais em Seg 04 Jul 2011, 20:38

Essa função parece que vai retornar só o caractere, e não a string inteira. Se mesmo assim ainda fica em branco de todo jeito, então o jeito vai ser usar bitmap como fonte.

Você tinha perguntado sobre o problema persistir na fonte bitmap, isso eu não posso afirmar, mas mesmo que persistisse ainda daria pra fazer uma troca do valor ascii do bitmap com acento.

Por exemplo, se o char "â" que é 227 em ascii não funciona, eu o colocaria no lugar do "-" que é 45, e toda vez que eu digitasse "-" ao invés do bitmap "-" estaria a letra "ã".

Mas isso daria muito trabalho!

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por Thopson1m em Seg 04 Jul 2011, 20:41

Poxa.., é pior do que pensei! Rolling Eyes
Se toda vez formos ter que fazer isso, vai dar muito trabalho e vai interferir no tempo de criação de jogos para concurso.
Realmente espero que eles corrijam isso no GM 8.1 Pro. Shocked


Última edição por Zignaw em Seg 04 Jul 2011, 20:48, editado 1 vez(es)

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por Mauricio em Seg 04 Jul 2011, 20:45

É, seria trabalho demais...
Vou postar o bug no site de bugs da yoyo e aguardar...

E ainda todos os acentos como á é ó, acaba tudo indo parar no Ý, então complica mais ainda.

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por Thopson1m em Seg 04 Jul 2011, 20:52

Nessa frase a seguir(que peguei emprestado da minha assinatura para servir como exemplo):

Estou ocupado com diversos projetos que envolvem criação de jogos, então, ficarei não tão ativo por tempo indefinido aqui no fórum, mas, sempre que possível, venho visitar esse fórum para ver as novidades e poder ajudar no que eu puder.

Até que não fica TÃO difícil de entender, levando em conta todas as letras assentoadas serem substituídas por Ý, mas imagina criar frases ENORMES com um MONTE de letras assentuadas, aí complica bastante..
A solução seria deixar as frases sem assento, tendo que colocar assentos nelas após elas serem interpretadas, dando trabalho mesmo assim.. Mad

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por Mauricio em Sex 08 Jul 2011, 18:56

Bem, passado alguns dias, vieram novas atualizações do GM, postei bugs no site de bugs da yoyo, tive algumas respostas e solucionei parcialmente o problema.

Conforme o amigo comentou aqui, uma solução é ler o texto em disco por binário, apesar disso ser mais complexo e demorado para processar do que em texto.

Mas com o feedback no site de bugs da yoyo, conseguir ler via modo texto normal e usar uma função para "limpar" o texto e poder exibir na tela da forma correta com os acentos ok.

Mas isso só funciona se eu criar um txt manualmente em disco e ler pelo programa. Se criar via código um txt (um jogo que escreva em disco alguma coisa [com acento] em um txt), não dá certo ler de volta!! Mesmo com o script de "limpeza" não funciona. Mesmo abrindo no windows o txt e estar tudo ok (visualmente) - o jogo não consegue ler o conteúdo e exibir direito na tela... (no lugar dos acentos ficam coisas malucas)
Só dá certo criando o aquivo previamente na mão...

Mas preciso que funcione das 2 formas... pois uma é um txt que tem o texto que será visto in game (tenho 2 - inglês e português - para o jogo ficar multilanguage), mas tb tenho um sistema custom de save que salvo em disco dados do jogo, assim como a data e horário que foi salvo. Quero poder mostrar isso na tela mas fica tudo errado com este bug... O que poderá ser?

Aqui tem o link da página do bug que submeti, fala do problema e tem anexo como exemplo uns projetos simples demonstrando o erro.

http://bugs.yoyogames.com/view.php?id=1358

Valeu a força.

Mauricio

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por GameMakerTutoriais em Sex 08 Jul 2011, 21:22

Código:
Mas isso só funciona se eu criar um txt manualmente em disco e ler pelo programa. Se criar via código um txt (um jogo que escreva em disco alguma coisa [com acento] em um txt), não dá certo ler de volta!! Mesmo com o script de "limpeza" não funciona. Mesmo abrindo no windows o txt e estar tudo ok (visualmente) - o jogo não consegue ler o conteúdo e exibir direito na tela... (no lugar dos acentos ficam coisas malucas)

Tem como me mandar 2 textos? Tem que ser exatamente o mesmo texto, com a mesma formatação e tal, porém um tem que ser feito "na mão" e o outro "por código"

Se for possível não posta o texto aqui copiando e colando não, me manda o arquivo de cada um separado, tem como?

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por Mauricio em Sex 08 Jul 2011, 21:39

Sim, fiz um exemplo para isso, está anexo lá no link do bug que submeti no bugs.yoyogames.com (veja no post anterior). Lá tem um zip com exemplos. Tem um text feito na mão junto (que lê perfeito) e um mini jogo que cria um txt, basta rodar (que lê com problema).
Obs: tem que fazer login para acessar o site, se não quiser pegue aqui direto o zip http://www.mediafire.com/?kzraum510x0935k

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por GameMakerTutoriais em Sex 08 Jul 2011, 22:06

Na verdade eu não tenho a versão 8.1. Nesse ficheiro tem 3 projetos do gm8 e só um arquivo de texto.

O que eu queria era dois arquivos de texto, um feito no braço e um salvo via código, pra eu poder passar um pente fino neles e ver onde estão as diferenças. Por isso que o texto em si, dentro do arquivo, tem que ser igual porque eu vou comparar byte a byte...

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por Mauricio em Sex 08 Jul 2011, 22:14

Ah, ok.
Segue arquivo feito na mão http://www.mediafire.com/?59v6dwycbuuwe8u
Feito pelo jogo http://www.mediafire.com/?m58go5cwm69sovg

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por GameMakerTutoriais em Sex 08 Jul 2011, 22:30

Não sei se serão boas notícias mas espero que sim... o problema maior está na codificação dos arquivos. Eu já entendi como funciona, vou fazer pra você uma função de conversão binária de um pra outro e vice versa.

Daí você pode trabalhar com eles convertendo de um pra outro quando for necessário. Mas eu preciso que me faça um último favor: crie um arquivo de texto via código com todos os caracteres com acento que você vai usar, separados por espaço e me mande ele, tem como? Tipo assim:

Código:
Á É Í Ó Ú á é í ó ú ã Ã

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por Mauricio em Sab 09 Jul 2011, 00:42

Ok. Coloquei estes, será que esqueci de algum? Todos os acentos possíveis...
"Á É Í Ó Ú á é í ó ú ã Ã Õ õ ç Ç à À ê Ê ô Ô"

http://www.mediafire.com/?dbys9h0hxycbgel

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por Mauricio em Dom 10 Jul 2011, 03:26

Descobri também outra coisa... o sistema de gravação de ini do GM agora não suporta caracteres especiais (símbolos diferentes da tabela ascii) que é usado em caso de criptografia. Há algum bug ai...

Por exemplo, mando em anexo um "jogo" simples. Se apertar ENTER ele cria em disco um arquivo com um valor criptografado. Logo em seguida lê do disco, descriptografa e mostra na tela o conteúdo original, tudo ok.

Se apertar ESPAÇO faz a mesma coisa mas usando o sistema ini. Porém não grava direito os caracteres no disco e ai não permite descriptografar e mostrar direito na tela.

Se alguém puder dar uma olhada e uma luz...

http://www.mediafire.com/?9qq8nbgu7m8bv9p


Deveria gravar isso no disco: 6¡Ø±Y‡À„pª™­µÚ
Mas usando ini fica assim: 6??Y????p?????????G?g?l?<??&????!?j

Tenho um sistema de save customizado com vários slots, e isso está quebrando com tudo.

Editado por LCS: Post duplo de novo, leia as regras.
Na próxima infração perderá 25% da barra.
Alertado.


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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por GameMakerTutoriais em Dom 10 Jul 2011, 18:29

Oi Maurício. Tudo bom?

Eu acertei na codificação que ele usa, o nome dela é a UTF-8. Tô vendo como funciona esse padrão direitinho pra gente tentar arrumar uma conversão pra esse problema.

Mas ideia seria o seguinte: depois de gravar (apertando espaço) o ini, a gente iria convertê-lo para o ANSI, porque pelo que tá parecendo, ele tá gravando com formato UTF-8 onde ele não é aceito (ini)

Eu pelo menos não encontrei nenhum script que faça isso para o GM, então acho que se a gente conseguir vai ser o primeiro pra esse problema.

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por Mauricio em Dom 10 Jul 2011, 18:42

Pois é... não sei que bagunça pessoal da yoyo fez no GM8.1, corrigiram algumas questões do 8 mas criaram vários outros problemas de fontes, string etc... Certamente isso iria ajudar muita gente, pois um save customizado (criptografado) é essencial para muitos jogos. E o ini deixa tudo ir automaticamente em slots, muito melhor que modo texto comum.

Te desejo sorte na conversão!
Caso não consiga te responder depois é porque devo viajar nesta terça, ficando um tempo fora, retorno assim que possível. Valeu a força.

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por GameMakerTutoriais em Seg 11 Jul 2011, 17:18

Maurício, fiz uma primeira versão do script. Se você puder dar uma experimentada nele e me dar um retorno se resolveu o problema... Espero que ajude!

Esse problema das novas versões do GM é cabuloso Shocked

Link : http://bit.ly/q2yc75

O projeto do GM8 que eu estou mandando tem 2 scripts, um para converter arquivos ansi para utf8 e o outro faz o processo reverso. Se isso resolver o problema eu vou fazer um tópico lá na seção de scripts e deixar ele disponível pro pessoal.

Abraços e boa sorte! blz


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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por Mauricio em Seg 11 Jul 2011, 17:45

Olá.

Fiz a conversão mas não mudou nada. Na realidade depois que salva no arquivo já salva errado com ????? - que seriam os caracteres perdidos, mal convertidos. Teria que de alguma forma converter o dado para o formato correto e só então gravar em disco.
O programador da yoyo comentou sobre meu bug no site. Ele sugeriu usar um encode base64 para salvar em disco com mais segurança. Passou link para script que passa de 64 para bytes e o contrário. Fazendo texto com uma string simples, uma frase normal, ok dá para passar para base64 gravar (não gera caracter especial) e depois ler e converter de volta. Mas se uso criptogria no processo (que gera caracteres especiais ) o negócio se perde.... Ele comentou outras coisas que não entendi bem... Disse que com o script de criptografia estou trabalhando com byte buffers que isso não gera uma string correta, precisaria gerar de alguma forma... Como?

Se quiser dar uma olhada nos comentários do bug, pode dar uma luz.

http://bugs.yoyogames.com/view.php?id=1358

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por GameMakerTutoriais em Seg 11 Jul 2011, 18:23

Muito cabuloso scratch

Olha, já que esse jeito de criptografar tá dando problema com o funcionamento nativo GM, acho que a melhor alternativa então seria mudar a criptografia.

Existem várias outras que usam codificação só com números ao invés de caracteres especiais (e muito seguras), com certeza esse tipo de criptografia não daria erro.

Se você resolver tentar estamos aí pra ajudar se precisar! blz Mesmo assim tomara que consigam resolver esse bug para as próximas versões do GM

Abraços!

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por Mauricio em Seg 11 Jul 2011, 23:20

Seria uma solução, mas esta criptografia funciona blz em arquivo modo texto normal do GM, só dá problema com o sistema ini dele, isso que é misterioso...

Enfim, recomenda alguma criptografia simples que não use letras especiais?

Abrs,

Mauricio

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

Mensagem por GameMakerTutoriais em Qui 14 Jul 2011, 22:20

Pois é, uma coisa tão comum como ini e a Yoyo ainda deixou passar esse bug...

Bom a criptografia eu sei que o Jiraya postou aqui no fórum há um tempo atrás um script muito bom! O esquema de criptografia é bem famoso e dizem que é inquebrável, mas não conheço muito sobre ele pra te confirmar se é possível usar só números...

Pelo Jiraya:
http://gmbr.forumeiros.com/t12204-extensaospeedhash-criptografacao

Pelo Hatzo Enkiri:
http://gmbr.forumeiros.com/t16820-extensao-e-codigo-em-gmlcrypt-decrypt

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Re: Nova versão GM 8.1.106 - Bug com leitura de texto

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