GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Hoje à(s) 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


[TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS

+2
rafasgb
victor_aco
6 participantes

Ir para baixo

VICACO - [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS Empty [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS

Mensagem por victor_aco Dom 26 Jun 2011, 14:38

Nome: COMO E QUANDO USAR ALARMS
Descrição: Aprenda como usar alarms e quando eles vão ser úteis dentro do seu jogo.
Nível de dificuldade: iniciante
Requerimentos: Versão do GM 6/7/8 - Pro/Lite

ALARMS

O QUE SÃO?
Alarm é um evento que é executado depois de um tempo. Para entender melhor você pode compra-lo com uma bomba relógio que depois de um tempo programado pelo terrorista (você) ela explode (faz o que você quer).
Na versão 8.0 do GM você tem 12 alarms por objeto para usar e abusar, começando de 0 a 11.
VICACO - [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS 58702241

COMO USO ALARMS?
Para que os alarms funcionem primeiro você precisa pensar o tempo que vai demorar para ele acontecer e quando vai começar a contar este tempo. Por exemplo, se você quer que o alarm 0 execute depois de 10 segundos começando a contar quando o objeto foi criado, você deve colocar o código no create do objeto:
Código:
alarm[0]=10*room_speed;
Para quem não sabe, room_speed é igual a 1 segundo no jogo, então basta multiplicarmos os segundos que queremos pela room_speed.
Se você estiver usando outro alarm basta trocar o número que está entre os colchetes.

Nosso alarm já ta programado para acontecer depois de 10 segundos que o objeto foi criado, mas quando o tempo acaba ele ainda não faz nada, esse é o segundo passo para se usar um alarm. No nosso exemplo quando o tempo acabar o alarm vai criar um objeto qualquer e colocar o alarm a voltar acontecer depois de 15 segundos.
Para isso criamos o evento do alarm (Add Event > Alarm > 0 ):
VICACO - [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS 62500642

Dentro do evento vamos adicionar o seguinte código:
Código:
instance_create(x,y,obj_qualquer)
alarm[0]=15*room_speed;

DESATIVANDO UM ALARM
Para desativar um alarm basta setá-lo como -1. Ex:
Código:
alarm[0]=-1;

CUIDADO COM ALARMS EM EVENTOS QUE SE REPETEM (STEP, DRAW, ETC)
É preciso tomar cuidado em setar alarms em eventos que se repetem porque eles irão ficar setando o step a todo momento. Por exemplo:
No Step você coloca:
Código:
alarm[0]=10*room_speed
Quando o alarm[0] for diminuir, o step vai executar de novo e "falar" que ele é igual a 10*room_speed. Isso vai acontecer sempre fazendo com que o alarm nunca execute. Uma solução é colocar o cidgo dentro de um if, por exemplo:
Código:
if (contar_alarm==true)
{
alarm[0]=10*room_speed;
contar_alarm=false;
}
Quando o Step for executar de novo contar_alarm vai ser igual a false e o alarm não será setado.

QUANDO USO ALARMS?
Os alarms podem ser usados para várias coisas relacionadas a tempo dentro de um jogo. Eu irei explicar como usar o alarm para criar um relógio com contagem regressiva e como fazer ganhar uma vida de 30 em 30 segundos.
Para criar um relógio com minutos e segundos precisamos declarar a variável minutos no create:
Código:
minutos=5;//coloque os minutos que você quer que comece
Você deve estar se perguntando, e os segundos? Para os segundos vamos usar o próprio alarm. Para isso vamos setar o alarm[0] para disparar depois de 60 segundos. Para isso coloque depois do código acima:
Código:
alarm[0]=60*room_speed;

Adicione o evento alarm 0 e nele coloque o código:
Código:
minutos-=1;
alarm[0]=60*room_speed;//começa os segundos de novo

Agora só falta mostrar na tela, colocando no draw:
Código:
draw_text(x,y,string(minutos)+":"+string(floor(alarm[0]/room_speed)));



Para criar um sistema que ganha uma vida de 30 em 30 segundos colocamos no create:
Código:
alarm[1]=30*room_speed;
global.vidas=3;

Crie um evento alarm 1 e coloque nele:
Código:
global.vidas+=1;
alarm[1]=30*room_speed;

VÍDEO



CONCLUSÃO
Bom pessoal espero que vocês tenham aprendido com o tutorial e estou aberto a sugestões, criticas e dúvidas.


Última edição por victor_aco em Dom 24 Jul 2011, 01:14, editado 1 vez(es)
victor_aco
victor_aco

Data de inscrição : 25/03/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 666
Prêmios : VICACO - [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

VICACO - [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS Empty Re: [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS

Mensagem por rafasgb Dom 26 Jun 2011, 14:42

Perfeito!
Você soube cobrir todo a assunto dos alarms de uma forma clara e objetiva, sem enrolação e sem ser simples demais.
A parte mais importante com certeza foi explicar que quando você coloca um alarm em um step da vida ele nunca acontece.

Excelente material Smile
rafasgb
rafasgb

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A
Data de inscrição : 19/05/2008
Reputação : -32
Número de Mensagens : 581
Prêmios : VICACO - [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

VICACO - [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS Empty Re: [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS

Mensagem por LCS Dom 26 Jun 2011, 15:04

Muito bom tutorial victor, Vai ajudar bastante gente pois há varios tópicos de dúvidas sobre alarms e com o teu tutorial com certeza eles irão se achar.
Muito bom mesmo cara, essa de desativar o alarm eu não sabia xD

flws
LCS
LCS

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A
Data de inscrição : 09/03/2010
Reputação : 43
Número de Mensagens : 1035
Prêmios : VICACO - [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.www.ww.www

Ir para o topo Ir para baixo

VICACO - [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS Empty Re: [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS

Mensagem por PedroX Dom 26 Jun 2011, 22:54

Muito bom Victor.
Gosto dos seus tutoriais, pois são simples, objetivos e fáceis de entender.
A parte de desativar o alarm também foi bem lembrada.
Continue assim.

Até mais!

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : VICACO - [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

VICACO - [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS Empty Re: [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS

Mensagem por victor_aco Dom 24 Jul 2011, 01:15

Vídeo adicionado ao tutorial. Resolvi o problema do mouse, agora só tenho que comprar um microfone novo =D
victor_aco
victor_aco

Data de inscrição : 25/03/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 666
Prêmios : VICACO - [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

VICACO - [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS Empty Re: [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS

Mensagem por Super Games Dom 24 Jul 2011, 08:52

Realmente um tutorial para aqueles que querem aprender sobre os Alarms, o tutorial está de parabéns, e foi bom ter adicionado um vídeo, facilitou eu ver o tutorial xD. Espero mais Tutoriaiss Vicaco.
Super Games
Super Games

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2799
Prêmios : VICACO - [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Java
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

VICACO - [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS Empty Re: [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS

Mensagem por victor_aco Dom 24 Jul 2011, 12:07

Obrigado Super Games. Eu vou manter este padrão pros próximos tutoriais que virão, uma versão em texto e uma versão em vídeo, assim fica mais fácil das pessoas entenderem.
victor_aco
victor_aco

Data de inscrição : 25/03/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 666
Prêmios : VICACO - [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

VICACO - [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS Empty Re: [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS

Mensagem por GameMakerPortugal Qua 27 Jul 2011, 16:41

Octimo tutorial, espero que faça muitos mais. ;D
GameMakerPortugal
GameMakerPortugal

Data de inscrição : 02/07/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 21
Prêmios : VICACO - [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

VICACO - [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS Empty Re: [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos